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No DF, Mais 25 novos ônibus reforçam a mobilidade na região norte

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana. Nesta segunda-feira (26), mais 25 novos ônibus da Viação Piracicabana foram entregues para atender os passageiros de Sobradinho, Planaltina, Varjão, Lago Norte, Cruzeiro, Plano Piloto e Sobradinho. Com os 40 veículos entregues em julho e mais 60 que chegarão em breve, serão 125 novos ônibus a beneficiar quem utiliza o transporte público nessas regiões.

A vice-governadora Celina Leão ressalta que a entrega desses ônibus faz parte do transporte público em todo o DF, que envolve também uma série de obras, como a terceira faixa da BR-020, em Planaltina, por onde circulam cerca de 80 mil veículos diariamente. A modernização da frota, avalia, também leva em consideração o cuidado do GDF com o meio ambiente.

“Desde o primeiro dia de gestão, nosso governador Ibaneis Rocha está investindo na infraestrutura do DF para garantir a mobilidade na nossa cidade, uma questão prioritária para a nossa gestão. E com os novos ônibus, teremos a frota mais sustentável do país, com tecnologia que reduz drasticamente a emissão de poluentes. Tudo isso sem aumentar tarifa”, destaca.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explica que os ônibus vão permitir ampliar a oferta de horários e linhas, principalmente nas regiões que mais precisam desse reforço – como o bairro Nova Colina -, assim como ajustes de linhas e horários em Sobradinho II.

“Até o final do ano, contando com as demais regiões, serão mais de 400 ônibus entregues. E a nossa frota se consolida como a menos poluente e a mais nova do Brasil. A média de idade será de menos de três anos e meio, muito nova e moderna”, afirma.

Até o final do ano, com a expectativa de entregar mais de 400 ônibus em todo o DF, estará garantida a renovação de toda a frota de 3 mil ônibus que circulam na capital. Cerca de 2,7 mil ônibus já foram substituídos. Tudo isso sem aumentar as passagens e com uma frota média de apenas três anos e meio.

Os 25 ônibus entregues em Sobradinho têm capacidade para 80 passageiros, sendo 38 sentados e 42 em pé. Eles possuem tecnologia Euro 6, que regula emissões de poluentes com a redução significativa de emissão de gases nocivos ao meio ambiente. No quesito segurança, contam com controle de estabilidade e sistema de torque que impede aceleração inadequada.

Na última semana, também foram recebidos 90 novos ônibus que vão circular no sistema do BRT do Gama e de Santa Maria, quando foi anunciada também a compra internacional de 18 vagões do Metrô-DF para substituir os antigos do modelo Série 1.000.

Informações: Agência Brasília

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Em João Pessoa, Sintur destaca aumento de 117% no uso da Integração no transporte urbano

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), o uso do sistema de integração temporal urbana na capital paraibana registrou um crescimento de 117% entre 2020 e 2024.

Em 2020, ano em que a integração física no Terminal do Varadouro deu lugar à integração eletrônica, seguindo a tendência em todo Brasil, a média mensal de integrações temporais urbanas no transporte coletivo de João Pessoa foi de 284.294. No primeiro semestre deste ano, até junho de 2024, essa média mensal subiu para 619.035 integrações, representando um aumento expressivo de 117% em comparação com a média do período anterior.

“A integração temporal é, antes de tudo, um avanço tecnológico, o que é verificado em toda atividade. Ela significa segurança pro passageiro do ônibus e também comodidade, pois não é mais preciso se deslocar até um ponto específico, como era o Terminal do Varadouro e a mudança de um ônibus para outro pode ser feita em qualquer terminal ou em qualquer parada da cidade, dentro do tempo da integração, que é de 60 minutos. Inclusive, se ocorrer eventual erro, o passageiro pode utilizar qualquer canal de comunicação do Sintur-JP, registrar uma reclamação e ter eventual valor ressarcido”, afirmou Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur.

Benefícios do uso da integração temporal
Desde a implementação da bilhetagem eletrônica em João Pessoa, em 2006, o sistema de transporte coletivo da capital oferece aos passageiros a integração temporal. Esse benefício permite que os clientes utilizem duas linhas de ônibus diferentes, pagando apenas uma passagem, bastando para isso, que a troca seja feita dentro de um intervalo de 60 minutos.

Atualmente, a integração no transporte coletivo é feita por meio do cartão de passagem NuBus, que é um produto do Sintur-JP, proporcionando maior conveniência aos passageiros, que não precisam mais se deslocar até um terminal físico para aproveitar a integração.
Como explica Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, "o cartão é um terminal de integração na palma da mão, permitindo a troca de ônibus sem custo adicional dentro do período estipulado, inclusive, podendo ser integrado, com outras cidades da região metropolitana, como Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita, com desconto de 50% no valor da segunda passagem" e finalizou: “além de tudo isso, 91% dos passageiros que utilizam ônibus em João Pessoa, já utilizam o cartão eletrônico de passagem, então, todos esses passageiros já estão aptos a integração temporal”.

Com a adoção da integração temporal no Terminal do Varadouro, um outro importante ganho foi verificado naquele equipamento: no mesmo espaço, foram abrigados os passageiros do transporte metropolitano, onde há uma plataforma exclusiva para as linhas dos ônibus de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Conde.

A integração temporal simplifica trajetos, como o do bairro Valentina de Figueiredo ao Bessa. Usando esse exemplo, antigamente os passageiros precisavam ir até o Terminal do Varadouro, no Centro, para fazer a integração. Com a integração temporal, é possível descer em qualquer ponto da cidade, como na Avenida Epitácio Pessoa, pegar outro ônibus e completar o trajeto pagando uma única passagem.

É importante ressaltar algumas regras da integração temporal: linhas circulares não integram entre si, assim como linhas que fazem parte do mesmo terminal e ônibus da mesma linha.

Informações: g1 PB

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BRT Metropolitano de Belém está com 65% das obras concluídas

O Governo do Pará intensificou os esforços em direção à mobilidade urbana sustentável para a Região Metropolitana de Belém, com a aquisição de 40 ônibus elétricos e a progressão significativa das obras do BRT Metropolitano, que chegou a marca de 65% de sua conclusão.

No início do mês, o governador do Pará, Helder Barbalho, conheceu a Lat.Bus Transpúblico 2024, a maior feira de transporte coletivo e mobilidade da América Latina, realizada em São Paulo, onde pode acompanhar de perto o modelo de ônibus elétrico que estará à disposição da população paraense a partir de 2025. 

O governo estadual realizou um investimento para a aquisição de 40 unidades do veículo elétrico e 225 ônibus Euro 6. Todos os modelos dos transportes adquiridos pelo Governo do Pará contam com ar-condicionado, Wi-Fi, tomada de energia e ferramentas de acessibilidade.

Na expectativa para a mudança da realidade da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém, o morador de Ananindeua, Felipe Almeida, espera que os novos veículos elétricos possam trazer mais dignidade aos usuários do sistema, além de contribuir para a redução de emissão de carbono.

“A minha expectativa é que a nova frota possa trazer um pouco mais de conforto aos passageiros, além de benefícios ao meio ambiente, pois já é de praxe encontrar veículos sem manutenção alguma, com peças internas quebradas, extremo calor e lotação”, destacou Felipe.

Os novos ônibus representam um avanço notável em termos de sustentabilidade, incorporando tecnologias que minimizam a emissão de carbono e melhoram a qualidade do ar. “Estamos comprometidos em transformar a mobilidade urbana em Belém, não apenas para melhorar o trânsito, mas para garantir um futuro mais sustentável” afirmou Helder Barbalho.

A escolha por veículos elétricos reflete uma política ambiental consciente, alinhada com as metas globais de sustentabilidade e preparando a região para ser uma vitrine durante a COP 30.

Além da comodidade dos novos veículos, o sistema do BRT Metropolitano vai resolver um problema histórico de mobilidade urbana na região que liga os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Com pistas exclusivas para os ônibus que integram o sistema, além da redução do tempo de viagem dos cidadãos que precisam utilizar o transporte público.

“Eu espero melhorias na logística de trânsito, no ir e vir, de casa para o trabalho. O povo se arrisca indo de madrugada para pegar os ônibus no final da linha para poder ir sentado, isso tem sido um tormento para o povo que usa o transporte coletivo”, contou Cristhian Martins, morador de Marituba. 

No primeiro semestre de 2024, a obra alcançou a marca de 65% do total executado. As pistas de concreto, que são os corredores exclusivos dos ônibus do BRT, estão 80% executadas e os túneis, 100% prontos.

Legado da COP 30

A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, em novembro de 2025, é uma oportunidade para demonstrar ao mundo as iniciativas locais que estão voltadas para o desenvolvimento sustentável. O BRT Metropolitano é uma peça central neste panorama, que não apenas vais facilitar o deslocamento dentro da região metropolitana, como também servir como um modelo de transporte público eficiente e ecológico. 

Os terminais integrados em Ananindeua e Marituba e as novas infraestruturas como passarelas, viadutos e arborização complementam o projeto, garantindo que o legado da COP 30 perdure por gerações.

Informações: Diário do Pará

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Faixa de ônibus é liberada por tempo indeterminado em Cuiabá

A secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni autorizou a livre circulação nas faixas exclusivas de ônibus na avenida Historiador Rubens de Mendonça por tempo indeterminado. A medida foi publicada nesta sexta-feira (23.08) na Gazeta Municipal.

A medida considera o avanço das obras do BRT [Ônibus de Transporte Rápido] na Avenida Historiador Rubens de Mendonça [Avenida do CPA] e o interesse coletivo em maior fluidez no trânsito na referida avenida.

Conforme a publicação, a livre circulação nas faixas exclusivas de ônibus compreende o trecho compreendido entre o Pantanal Shopping até a Avenida Mato Grosso (em ambos sentidos).

Informações: VG Notícias

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Justiça concede liminar que suspende licitação do transporte público da Grande Aracaju

A Justiça de Sergipe determinou, nessa sexta-feira (23), a suspensão da licitação do transporte público da Grande Aracaju. O pedido de suspensão foi feito através de uma uma ação popular. O Ministério Público de Sergipe já havia pedido a nulidade da licitação e a abertura de um outro processo.

No entendimento da juíza Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível , a atuação do consórcio não está em conformidade com o edital. A licitação do transporte público da Grande Aracaju foi lançada no dia 20 de junho pelo Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano, e prevê a contratação de duas empresas para operar as frotas de ônibus nos quatro municípios que fazem parte do Consórcio: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Empresas já foram anunciadas

O Consórcio do Transporte Público Metropolitano oficializou, no dia 20 de agosto, as empresas de ônibus que venceram o edital para realizar o serviço na capital e mais três municípios da Grande Aracaju, a partir de 2025.
A empresa Auto Nossa Senhora Aparecida, de Minas Gerais, ficou responsável pelas frotas no primeiro lote que engloba as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já o segundo lote foi para Viação Atalaia, responsável por operar nas cidades de Aracaju e São Cristóvão. A primeira etapa do consórcio foi concluída no início deste mês.

Informações: g1 

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Em Fortaleza,Terminal José de Alencar recebe 6 novas linhas de ônibus


O Terminal José de Alencar, no Centro de Fortaleza, recebeu seis novas linhas de ônibus que irão operar no equipamento a partir deste sábado (24).

São elas:

111 - Jardim Iracema /Centro
112 - Álvaro Weyne /Centro
114 - Cj Nova Assunção /Fco Sá
115 - Jardim Guanabara /Centro
014 - Aguanambi/ Rodoviária
Conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as seis linhas estarão distribuídas em duas plataformas para o embarque e desembarque dos passageiros, proporcionando mais conforto e comodidade para quem utiliza o transporte público.

Com a ampliação, o Terminal José de Alencar passa a funcionar com 37 linhas de ônibus, interligando as linhas da região com outros terminais de Fortaleza.

Linhas do Terminal José de Alencar

Plataforma A1

220 - Sargento Hermínio /Centro
389 - Ant Bez/Jovita Feitosa /Centro
200 - Antônio Bezerra /Centro
405 - Parque 2 irmãos /Expedicionários
406 - Planalto A Sena /Expedicionários
407 - José Walter/Expedicionários /Centro

Plataforma A2

401 - Montese /Parangaba
421 - Montese/Lagoa /Parangaba/ED
411 - Montese/Lagoa/ Centro
012 - Circular 2 /Centro
901 - Dom Luiz /Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz /Centro
360 - Siqueira/J Pessoa /Centro
374 - Aracapé /Centro
403 - Parangaba/ Expedicionários /Centro

Plataforma B1

111 - Jardim Iracema /Centro
112 - Álvaro Weyne /Centro
114 - Cj Nova Assunção /Fco Sá
115 - Jardim Guanabara /Centro
331 - Conj Esperança /Centro
333 - Bom Jardim /Centro
710 - Cj Ceará/Bonsucesso /Centro
709 - Cj Ceará/ /Centro

Plataforma B2

387 - Jardim Jatobá /Centro
316 - Genibaú /Centro
385 - Cj Ceará /Centro
350 - Av José Bastos /Lagoa
371 - Parangaba /José Bastos

Plataforma C1

404 - Aeroporto/Benfica/Rodoviária /Centro
014 - Aguanambi/ Rodoviária
670 - Sítio São João/ Centro
011 - Circular 1 /Centro
502 - Vila União /Centro

Plataforma C2

305 - Bela Vista /Centro
310 - C Universitários/Pan Americano /Centro
303 - Igreja São Raimundo /Centro
308 - Lagoa/ Demócrito Rocha/ Centro

Informações: g1 Ceará

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VLT de Salvador irar operar sem catracas e terá multa alta para quem não pagar

A chegada, nos próximos anos, do VLT de Salvador tende a mudar a lógica do transporte na capital baiana, aproximando o modelo soteropolitano daquele que já acontece nas grandes cidades do mundo. Isso porque a maioria das paradas do novo modal não terá catracas de acesso aos trens.

De acordo com o planejamento da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a ideia é que os trens do VLT tenham validadores internos. Ou seja: o passageiro entraria no vagão e teria que, voluntariamente, se dirigir a uma máquina e aproximar seu cartão de passagem da tela, pagando a tarifa.

Esse é o modelo existente na maioria das grandes cidades da Europa que possuem VLT — ou “tram”, como chamam por lá —, mas também no Rio de Janeiro, que é visto pelo governo da Bahia como uma referência para a implantação da ideia em Salvador.

A ideia é não ter bloqueios com catracas na maioria das paradas do VLT, aplicando o modelo de pagamento voluntário no modal, com fiscalização interna nos trens.

“A ideia é que tenhamos validadores dentro dos trens e que só algumas estações tenham bloqueio. Principalmente, as estações maiores e as de ponta. A parada de Paripe, por exemplo, que a gente entende que terá uma demanda maior. Aqui na Calçada também teríamos catracas. Mas a maioria seria com um cartão sendo validado dentro do trem”, disse Ana Cláudia.

“Obviamente, com fiscalização embarcada. De vez em quando, o fiscal vai entrar e verificar se seu bilhete foi validado. Com essa proposta, a gente ganha tempo para as pessoas e a gente vai mudando a forma de trabalhar o transporte”, acrescentou a presidente da CTB.

Além da Estação Calçada e de Paripe, também deve haver catracas em Periperi, Ilha de São João, Águas Claras e Bairro da Paz. Nas outras 29 paradas do VLT, porém, os usuários poderão acessar o trem livremente.

“É óbvio que a gente acaba pegando referências de outros estados para adotar. A gente vai buscar esse número, provavelmente com o VLT do Rio, pelas características semelhantes das cidades e também por não ter bloqueio. Então, a gente deve adotar um percentual de inadimplência parecido”, confirmou Ana Cláudia.

Para inibir aqueles que podem pensar em usar o VLT sem pagar a tarifa, a ideia do governo é estabelecer uma multa alta, entre R$ 300 e R$ 500, para aqueles que adentrarem aos vagões e não pagarem a passagem nos validadores. No Rio, os valores variam de R$ 170 a R$ 255.

A fiscalização, a ser realizada pela operadora do sistema, ficará responsável por determinar a sanção, a ser aplicada pelo Poder Público.

“Da mesma forma que a gente aceita uma certa inadimplência, a gente tem que investir, por outro lado, na fiscalização, para gerar uma mudança de hábito na população. Na hora que ele burlar a tarifa de transporte e tiver que pagar uma multa de R$ 500, ele vai aprender que nunca mais deve fazer isso”, argumentou a presidente da CTB.

Informações: A Tarde

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Ciclovias e ciclofaixas avançam nas capitais brasileiras

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Mobilidade urbana, melhora na qualidade de vida, diminuição nas taxas de poluição, economia de tempo e dinheiro. São inúmeras as vantagens que a expansão das redes cicloviárias em grandes centros urbanos pode trazer. Apesar dos incontestáveis benefícios, a ampliação da malha cicloviária cresce em ritmo muito aquém da necessidade: no último ano, a malha de ciclovias e ciclofaixas nas capitais cresceu 4%, passando de 4.196 km em 2022 para 4.365 km em 2023 – um acréscimo de 169 km no período de um ano.

O monitoramento foi feito pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), que ouviu todas as prefeituras das capitais brasileiras por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O período considerado pelo levantamento foi de junho de 2022 a junho de 2023.

Na média, cada uma das capitais brasileiras possui 161,7 km de ciclovias e ciclofaixas em 2023.

É importante ressaltar que os dados contemplam apenas as estruturas segregadas e exclusivas para a circulação de bicicletas. Por esta razão, ciclorrotas e outras estruturas compartilhadas com veículos motorizados não fazem parte dos 4.365 km totais considerados – apenas as ciclovias e as ciclofaixas estão incluídas no monitoramento.

“A construção de mais ciclovias e ciclofaixas é um ponto fundamental no incentivo à mobilidade e mostra o interesse dos municípios em trazer soluções para os deslocamentos urbanos. Oferecer segurança e local apropriado ao uso da bicicleta pode trazer mudanças positivas gigantescas no dia a dia das pessoas e das cidades, contribuindo em vários aspectos. Que esse viés de alta se mantenha e que avance em todas os municípios brasileiros”, comenta André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike.

Todas as prefeituras das 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal, foram ouvidas na pesquisa. Dentre as cidades que mais cresceram em quilômetros implantados, a que mais evoluiu em números percentuais foi Palmas-TO, com 39,8% de acréscimo. Em seguida estão Maceió-AL (aumento de 27%) e Brasília-DF com aumento de 20,8% – confira mais na lista logo abaixo.

Utilizando a comparação entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente, o principal destaque é Florianópolis-SC, com 22,96 km a cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Brasília-DF, com 21,79 km a cada 100 mil habitantes, e Palmas-TO, com 20,48 km a cada 100 mil habitantes – veja mais na lista abaixo.

Neste comparativo com o número da população, São Paulo-SP aparece na 19ª posição – mesmo tendo a maior malha cicloviária segregada, com 689,1 km.

2023 é o segundo ano consecutivo em que a Aliança Bike realiza o levantamento das ciclovias e ciclofaixas das capitais brasileiras. O objetivo é construir uma série histórica, que funcione como uma base de dados para o acompanhamento da evolução da infraestrutura cicloviária brasileira. O monitoramento não analisa a qualidade das infraestruturas e não pode ser considerado sinônimo de toda a malha cicloviária do país, pois foram consideradas apenas as capitais

Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2023:

São Paulo-SP: 689,1 km
Brasília-DF: 636,89 km
Rio de Janeiro-RJ: 487 km
Fortaleza-CE: 419,2 km
Salvador-BA: 306,64 km
Curitiba-PR: 245,7 km
Recife-PE: 174,3 km
Florianópolis-SC: 131,86 km
Belém-PA: 116,5 km
Belo Horizonte-MG: 105,78 km

Maiores crescimentos (%) em ciclovias e ciclofaixas implantadas – de 2022 a 2023:

Palmas-TO: 39,8%
Maceió-AL: 27%
Brasília-DF: 20%
Teresina-PI: 12,8%
João Pessoa-PB: 12,27%
São Luís-MA: 11,11%
Campo Grande-MS: 9,57%
Florianópolis-SC: 8,47%
Rio de Janeiro-RJ: 8,22%
Boa Vista-RR: 7,85%

Maiores malhas cicloviárias em relação à população residente:

Florianópolis-SC: 22,96 km/100 mil habitantes
Brasília-DF: 21,79 km/100 mil habitantes
Palmas-TO: 20,48 km/100 mil habitantes
Rio Branco-AC: 20,44 km/100 mil habitantes
Vitória-ES: 19,49 km/100 mil habitantes

O que são ciclovias e ciclofaixas

Embora sejam estruturas segregadas dos veículos automotores, ciclovias e ciclofaixas possuem diferenças entre si. De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro – e ratificado no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume VIII, Sinalização Cicloviária – ciclovia é uma “pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum”; e ciclofaixa é uma “parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica”.

Portanto, ciclovias podem usar grades, blocos de concretos, canteiros ou mesmo altura diferente da via de rodagem dos demais veículos para garantir uma segregação física.

Já as ciclofaixas funcionam na mesma pista de rolamento dos veículos automotores, mas com faixas pintadas exclusivas para ela. Podem contar com sinalização viária como tachões, balizadores e placas para delimitar o espaço específico para o tráfego de ciclistas.

Sobre a Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike tem em seu escopo de atuação a defesa do setor e da economia da bicicleta no país, sempre visando o interesse coletivo. A entidade é formada por mais de  mais de 170 empresas e organizações associadas, abrangendo fabricantes, montadores, importadores, varejistas e lojistas, espalhados por mais de 20 estados.

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Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br

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