Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

BRT Metropolitano de Belém está com 65% das obras concluídas

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O Governo do Pará intensificou os esforços em direção à mobilidade urbana sustentável para a Região Metropolitana de Belém, com a aquisição de 40 ônibus elétricos e a progressão significativa das obras do BRT Metropolitano, que chegou a marca de 65% de sua conclusão.

No início do mês, o governador do Pará, Helder Barbalho, conheceu a Lat.Bus Transpúblico 2024, a maior feira de transporte coletivo e mobilidade da América Latina, realizada em São Paulo, onde pode acompanhar de perto o modelo de ônibus elétrico que estará à disposição da população paraense a partir de 2025. 

O governo estadual realizou um investimento para a aquisição de 40 unidades do veículo elétrico e 225 ônibus Euro 6. Todos os modelos dos transportes adquiridos pelo Governo do Pará contam com ar-condicionado, Wi-Fi, tomada de energia e ferramentas de acessibilidade.

Na expectativa para a mudança da realidade da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém, o morador de Ananindeua, Felipe Almeida, espera que os novos veículos elétricos possam trazer mais dignidade aos usuários do sistema, além de contribuir para a redução de emissão de carbono.

“A minha expectativa é que a nova frota possa trazer um pouco mais de conforto aos passageiros, além de benefícios ao meio ambiente, pois já é de praxe encontrar veículos sem manutenção alguma, com peças internas quebradas, extremo calor e lotação”, destacou Felipe.

Os novos ônibus representam um avanço notável em termos de sustentabilidade, incorporando tecnologias que minimizam a emissão de carbono e melhoram a qualidade do ar. “Estamos comprometidos em transformar a mobilidade urbana em Belém, não apenas para melhorar o trânsito, mas para garantir um futuro mais sustentável” afirmou Helder Barbalho.

A escolha por veículos elétricos reflete uma política ambiental consciente, alinhada com as metas globais de sustentabilidade e preparando a região para ser uma vitrine durante a COP 30.

Além da comodidade dos novos veículos, o sistema do BRT Metropolitano vai resolver um problema histórico de mobilidade urbana na região que liga os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Com pistas exclusivas para os ônibus que integram o sistema, além da redução do tempo de viagem dos cidadãos que precisam utilizar o transporte público.

“Eu espero melhorias na logística de trânsito, no ir e vir, de casa para o trabalho. O povo se arrisca indo de madrugada para pegar os ônibus no final da linha para poder ir sentado, isso tem sido um tormento para o povo que usa o transporte coletivo”, contou Cristhian Martins, morador de Marituba. 

No primeiro semestre de 2024, a obra alcançou a marca de 65% do total executado. As pistas de concreto, que são os corredores exclusivos dos ônibus do BRT, estão 80% executadas e os túneis, 100% prontos.

Legado da COP 30

A realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, em novembro de 2025, é uma oportunidade para demonstrar ao mundo as iniciativas locais que estão voltadas para o desenvolvimento sustentável. O BRT Metropolitano é uma peça central neste panorama, que não apenas vais facilitar o deslocamento dentro da região metropolitana, como também servir como um modelo de transporte público eficiente e ecológico. 

Os terminais integrados em Ananindeua e Marituba e as novas infraestruturas como passarelas, viadutos e arborização complementam o projeto, garantindo que o legado da COP 30 perdure por gerações.

Informações: Diário do Pará

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960