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Tatuzão da Linha 2-Verde chega à estação Anália Franco

quinta-feira, 27 de junho de 2024

O maior Tatuzão da América Latina chegou nesta quinta-feira (27) à futura estação Anália Franco, concluindo mais um ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. Com investimento de R$ 13,3 bilhões do Governo do Estado, a obra vai expandir a linha da Vila Prudente até a Penha.

Ao longo do percurso, a tuneladora Shield percorreu 1,6 km desde o início no canteiro do Complexo Rapadura, retirando 141 mil m³ de terra. Este trecho recebeu 873 anéis de concreto para revestimento das paredes do túnel, que compreende as estações Vila Formosa e Anália Franco. Neste último ciclo de escavação, iniciado em maio no poço Coxim, na região da Vila Formosa, foram 400 metros de extensão com 253 anéis instalados.

Agora, a máquina passará por um período de manutenção por cerca de 20 dias, antes de retomar a escavação com destino à futura estação Santa Clara, parando antes no poço Cestari. O destino final desta etapa é o poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da estação Vila Prudente (já em operação) -, passando também pela estação Orfanato. Depois que concluído este trecho, o Shield é desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura e concluindo todo o túnel.

Tatuzão

Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.

A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Ampliação da Linha 2-Verde

A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

Informações: Metrô SP

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Terminal José de Alencar interliga o Centro de Fortaleza a diversas regiões da cidade; veja linhas

O Terminal José de Alencar inicia sua operação nesta quinta-feira (27/06), a partir de 5h, e reunirá 31 linhas de ônibus regulares distribuídas entre as três plataformas existentes. Serão 55 mil passageiros beneficiados diariamente e a previsão é de que sejam realizadas, em média, 1.060 viagens, com um total de 133 veículos/dia.

As linhas que irão operar no novo terminal interligam o Centro da cidade aos outros terminais de Fortaleza, facilitando o deslocamento dos usuários. Para tanto, nove pontos de parada localizadas nas ruas Castro e Silva, Pedro I e General Sampaio e na Av. Tristão Gonçalves serão desativadas, já que o embarque e desembarque passa a ser realizado no Terminal José de Alencar. Haverá opções para diversos bairros, como Antônio Bezerra, Parangaba, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna e Bom Jardim.


Outra ponto importante é que a integração será feita por meio de Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos. “O novo terminal é aberto, então, o passageiro pode utilizar a integração temporal no intervalo de duas horas e deve estar atento”, explica Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Em BH, Nova estação do Move na Amazonas começa a ser erguida em 2 anos

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A implantação do sistema BRT (Move) na avenida Amazonas, em Belo Horizonte, prevê intervenções em cerca de 39 km de vias da capital, além da construção de uma estação de integração no bairro Gameleira, região Oeste da cidade. As informações foram apresentadas pela prefeitura nesta quarta-feira, 19 de junho, quando o prefeito Fuad Noman (PSD) anunciou o início dos estudos do projeto, que devem durar até 2 anos e meio. A previsão é de que as obras comecem no fim de 2026.

A avenida Amazonas tem 9 km de extensão, ligando o Centro de BH às regiões Oeste e do Barreiro, chegando até o limite com Contagem, na região metropolitana. No entanto, a administração municipal estima que 39,6 km de vias passarão por algum tipo de tratamento durante as obras. 

"As ruas do entorno da avenida Amazonas precisam ser preparadas para potencializar o projeto, conectando o corredor Amazonas às estações Barreiro e Diamante", explica o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira.

Um dos pontos principais do projeto é a construção de uma estação de integração no cruzamento das avenidas Amazonas e Tereza Cristina, no bairro Gameleira. Ao contrário dos terminais de transferência, que são menores e ficam ao longo das avenidas, os de integração são maiores e ligam as linhas do Move às dos bairros. Alguns exemplos são as estações Venda Nova, Pampulha e Barreiro.
Já as estações de transferência, similares às das avenidas Paraná, Antônio Carlos e Cristiano Machado, serão instaladas nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel. Segundo a prefeitura, os ônibus do Move neste novo corredor circularão em pistas e faixas exclusivas à esquerda, na Amazonas e na Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e de Contagem. "Haverá ganho de acessibilidade e mobilidade. Essa estruturação do Corredor Amazonas diminuirá o tempo de deslocamento no vetor Oeste da cidade", afirma o secretário.

A prefeitura aponta os seguintes benefícios com a implantação do BRT na Amazonas:

garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;
aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
melhorar a segurança nas travessias de pedestres;
permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;
racionalizar a operação com a otimização da frota;
reduzir os custos do transporte público;
facilitar a integração com os outros modos de transporte;
compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.
De onde vem o dinheiro

Os recursos para as obras virão de um financiamento de US$ 80 milhões (R$ 437 milhões na cotação atual) com o Banco Mundial. Outros US$ 20 milhões (R$ 109 milhões) virão dos cofres da prefeitura.

Informações: O Tempo

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Volkswagen apresenta a segunda versão do e-Volksbus com recarga rápida

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) começa a testar uma segunda versão do e-Volksbus com nova geração de baterias. O modelo começa a rodar com baterias feitas de íons de lítio, porém com óxido de nióbio na composição. Na prática, a tecnologia permite recarga ultrarrápida, com autonomia máxima obtida até 10 minutos.

No entanto, por causa da alta potência, a autonomia do veículo cai para 60 km. Para efeito de comparação, o e-Volksbus com bateria convencional de íons de lítio tem alcance de até 250 km. Porém precisa da recarga noturna e mais investimento em infraestrutura de carregamento.

Conforme o vice-presidente de tecnologia da VWCO, Rodrigo Chaves, a segunda geração de baterias com recarga rápida atende 90% das operações metropolitanas. Mesmo porque o carregamento vai ocorrer por pantógrafos que podem ser instalados nos terminais.
Modelo começa a ser testado na prática no fretamento de funcionários da CBMM
Ou seja, enquanto ocorre o embarque e desembarque de passageiros, o ônibus pode ser recarregado. Além disso, em relação ao investimento na infraestrutura, essas recargas de oportunidade devem garantir uma redução de até 50% no potencial de custo.

O ônibus com bateria de nióbio ainda não tem data para chegar ao mercado. Todavia, o modelo conta com quatro packs de baterias de 15 a 30 KWh. Mas existe a possibilidade de colocar mais dois pacotes, conforme o tipo de operação.

Já o seu sistema de recarga é de 300 kW, com autonomia de 60 km. Assim, entregando 35% mais densidade energética conforme a VWCO.

Outra vantagem é a redução de tara do veículo, graças ao motor elétrico e os pacotes de baterias mais compactos frente aos veículos que necessitam de recarga noturna. O que, segundo Chaves, pode trazer vantagens relacionadas ao custo total de operação. Afinal, o veículo com a menor tara pode levar mais passageiros.

Seja como for, essa nova versão conta com sistema de tração elétrica, tem piso alto e é destinado ao fretamento. Com a vantagem de não precisar de intervenção humana para a sua recarga, já que o pantógrafo pode estar disponível nas rotas.

Protótipo da VWCO entra em testes com a CBMM
O nióbio presente na bateria do e-Volksbus é fornecido pela CBMM. E a Toshiba é a fabricante da bateria equipada no veículo. Portanto, ambas as empresas, junto com a Volkswagen deram início aos testes práticos com o ônibus elétrico.

O ônibus, ainda protótipo, vai rodar em uma rota fixa nas instalações da CBMM, no transporte de funcionários, em Araxá, MG. Assim, a VWCO poderá avaliar o desempenho e durabilidade do veículo, bem como validar os testes de engenharia.

Para isso, os componentes serão monitorados em tempo real para que seja possível fazer a análise de comportamento. Conforme a evolução dos testes, a Volkswagen deve produzir uma pequena frota. Dessa forma, avaliar a tecnologia nas operações de potenciais clientes.

Seja como for, o modelo está configurado sobre o chassi de 18 toneladas com carroceria Comil. E pode transportar até 38 passageiros. 

Conforme a fabricante, o e-Volksbus faz sua estreia no mercado em agosto durante a LatBus, maior evento de ônibus que ocorre de 4 a 8 de agosto em São Paulo. E também nesse período a Volkswagen dará início a produção seriada do modelo.

Nessa versão, o e-Volksbus estreia com baterias tradicionais, de íon de lítio, com a necessidade de recarga noturna. O que vai requerer investimentos nas garagens das operadoras. Esse modelo conta com variações de 8 e 12 packs de baterias. E seu sistema de recarga é de 150 kW. O que garante autonomia entre 200 km e 250 km. Dependendo do tipo de carregador, a recarga ocorre entre de 2 e 3 horas.

Como novidade, a VWCO anunciou que graças à plataforma modular flexível, a marca terá condições de produzir uma versão micro, de 9 metros, e a superarticulada de 23 metros. Por ora, o primeiro modelo a estrear no segundo semestre é o Padron de 13 metros.

Informações: Estradão
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Bilhete Único de Fortaleza completa 11 anos com 1,6 milhão de integrações realizadas mensalmente

O Bilhete Único de Fortaleza completa 11 anos da implantação no transporte público da Capital. Entre os benefícios do cartão, está a possibilidade de realizar a integração ou transbordo gratuitamente em qualquer ponto da cidade no intervalo de duas horas. Para utilizar a integração, basta o passageiro solicitar seu Bilhete Único ou utilizar a carteira estudantil e abastecê-la com créditos. Desde 2013, a bilhetagem eletrônica já é uma realidade. Existem três tipos de cartões disponíveis: Existem três tipos de cartões disponíveis para pagamento de passagens: Bilhete Único (BU), Bilhete Único para Pessoa com Mobilidade Reduzida e Vale Transporte Empresa ou Avulso. Com a carteira estudantil, é possível realizar integração desde que a mesma esteja abastecida com créditos.

Possibilitar ao cidadão diversas formas de integração faz com que seja possível oferecer ao passageiro o melhor deslocamento por meio dos ônibus. “Com o uso das integrações e da bilhetagem eletrônica, podemos realizar estudos que revelam padrões de perfil do usuário, demanda transportada, padrões de deslocamento e outros que podem melhorar o atendimento ao usuário final”, considera Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Números

Atualmente, o número de passageiros que contam com o Bilhete Único, seja avulso ou com o benefício associado à empresa, e com a carteira estudantil abstecida de créditos chega a 1.275.512, representando 91,7%, enquanto que percentual de pagantes com dinheiro alcança somente 8,93%. Para Leonardo Ribeiro, designer, utilizar o Bilhete Único lhe proporciona grande economia de tempo e dinheiro. Diariamente, Leonardo sai do Álvaro Weyne, onde mora, em direção ao trabalho no Montese e faz a integração no Centro. “Eu transferi o valor do Vale Transporte que recebo da empresa para o Bilhete [Unico, evitando passar por dois terminais (Antônio Bezerra e Parangaba), o que aumentava o meu tempo de viagem em torno de uma hora e meia tanto na ida quanto na volta ao trabalho”, explica.

Outro resultado relevante diz respeito à média de integrações realizadas que chega a quase 1,6 milhão mensalmente. Entre as linhas mais utilizadas para integração, está a linha 855 Bezerra de Menezes/Washington Soares (2.019), em seguida a linha 712 Cj. Palmeiras/Papicu (1.959).

Entre as gratuidades, o número de idosos beneficiados que são maiores de 65 anos chega a 348.519. Enquanto que as pessoas com deficiência que não possuem renda chegam a 45.109 cartões gratuidade ativos com ou sem acompanhantes. Já o total de carteiras estudantis ativas em 2024 chega a 227.945. Desde sua criação, em 2013 até o momento, já foram emitidos 51.046 Bilhetinhos para crianças de 2 a 7 anos incompletos.

Pagamento por Pix

Além dos cartões de transporte como Bilhete Único, os fortalezenses contam também com o pagamento via Pix. Em 2023, mais de 294 mil passagens foram pagas através da modalidade. Em 2024, o número já ultrapassou 149 mil. A opção está integrada ao aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, em que o usuário deve clicar em Recarga para ser direcionado à página de recargas e adquirir o QR Bus, que funciona como um bilhete digital que os passageiros podem adquirir e utilizar ao embarcar nos ônibus. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência mais rápida e conveniente para os usuários do transporte público. O aplicativo Meu ônibus é amplamente utilizado pelos usuários do sistema de transporte da cidade. 

Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus, enfatiza que a tecnologia é parte integrante de um conjunto de iniciativas voltadas para facilitar a experiência dos usuários do transporte coletivo, visando garantir conveniência e agilidade. "A inclusão do Pix como uma opção de pagamento nos ônibus contribui para que todos possam embarcar sem complicações. Tanto visitantes quanto moradores que não possuem o cartão Bilhete Único precisam apenas gerar um bilhete pelo aplicativo para chegar ao destino desejado com tranquilidade", destaca.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Em Ribeirão Preto, 32 novos ônibus são entregues a população

O anúncio dos novos veículos contou com a participação do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo; do vice-presidente do consórcio PróUrbano, Esdras Ribeiro da Silva, além de autoridades do Legislativo e da administração municipal.

Com ano de fabricação/modelo 2024/2025, os 27 ônibus padrons (modelos de maior capacidade estrutural) que foram entregues possuem cores roxa e branca como predominante e detalhes em verde em referência às linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. 

Já os outros cinco ônibus também disponibilizados ao município, são do modelo já em operação na cidade, sendo o midi (estrutura intermediária maior que os micro-ônibus). 

Todos os 32 veículos já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

“No mês de julho, continuaremos com as etapas finais da renovação da frota com a entrega de mais 43 ônibus convencionais e 27 veículos do modelo padron, assim chegando a soma de 306 novos ônibus entregues ao município, sendo a única frota do Brasil 100% renovada com a tecnologia Euro 6 que emite menos poluentes e mais sustentável”, disse o prefeito.
Ainda, o chefe do Executivo destacou que os ônibus padrons, que irão rodar nos corredores exclusivos, são mais silenciosos, garantindo maior comodidade aos passageiros. “Com isso, a cidade passa a ser modelo para o país, e mais uma vez Ribeirão chega na frente diante da capacidade de se organizar e oferecer um transporte público de qualidade”, ressaltou.

O diretor superintendente da RP Mobi disse que os 27 modelos padrons possuem uma suspensão e estrutura lateral que facilita o embarque dos usuários ao subir no ônibus. “Os padrons contam com pintura diferenciada, vidro colado para melhor climatização no interior, além do embarque com duas catracas e para o motorista transmissão automática”, destacou.

Os novos veículos contarão com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) recém inaugurado na RP Mobi. Ainda, também terão a opção de pagamento com uma nova tecnologia embarcada ao novo sistema que permitirá aos usuários pagar os créditos de acesso ao veículo com cartões nas funções débito ou crédito. “Esperamos dinamizar ainda mais o serviço para garantir qualidade a todos os interessados pelo transporte coletivo urbano”, disse Galli.

Sobre os novos ônibus

Os novos ônibus são totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

Também contam com suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.

Os itinerários são em Led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroceria, para facilitar a visualização das linhas. A nova frota, que está sendo entregue em etapas até o mês de julho, conta com os benefícios amplamente anunciados como ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Prefeitura lança linha do BRT que conecta os terminais Campo Grande e Deodoro

 A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, inaugurou, neste domingo (23/6), a linha 67 do BRT, que liga o Terminal Campo Grande ao Terminal Deodoro, na Zona Oeste. O novo serviço, denominado Conexão BRT, passa por nove bairros e faz 16 paradas em pontos de ônibus convencionais ao longo do percurso, incluindo a Avenida Brasil.

– Um dos principais problemas para quem está usando o BRT – e já melhorou muito – tem sido conseguir ônibus para chegar nos terminais, especialmente o Terminal de Deodoro. Então, essa conexão BRT vai ser uma linha normal, só que mais rápida e com ônibus novos. A gente começa com esse primeiro, que vai ligar os terminais de Campo Grande e Deodoro, sem precisar pagar mais uma passagem. Essa é mais uma melhoria em nosso sistema de transportes – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Foram disponibilizados 20 ônibus novos do modelo padron para este trajeto. Diferentemente dos demais modelos do BRT, esses veículos terão catraca interna para embarque de passageiros na rua. Estão previstos intervalos de 10 minutos nos horários de pico e operação 24 horas por dia, todos os dias da semana. A previsão é de que a viagem dure aproximadamente uma hora. O serviço, operado pela Mobi-Rio, aceitará apenas pagamentos com os cartões Riocard e Jaé. A passagem custa R$ 4,30, valor praticado nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

– A linha 67 será um serviço muito importante para a população da Zona Oeste e vai conectar três corredores: Transoeste, Transolímpica e Transbrasil. O serviço vai passar de 10 em 10 minutos nos horários de pico e está integrado ao sistema BRT. Ou seja, se o passageiro pegar esse ônibus na rua e depois o BRT convencional vai contar apenas como uma passagem – disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Nos terminais Campo Grande e Deodoro, os passageiros da linha 67 devem embarcar e desembarcar normalmente na plataforma do BRT. Nas paradas realizadas durante o percurso, o serviço funcionará como nos ônibus convencionais, mas é importante frisar que não será aceito pagamento em dinheiro.

– Hoje, a Prefeitura lançou mais um serviço importante para os usuários do BRT. A nova linha 67 vai operar 24 horas. Mais dignidade e conforto para os passageiros – destacou a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Plano operacional da nova linha:

Serviço 67 (Terminal Campo Grande/Terminal Deodoro)
Serviço 67 (Terminal Deodoro/Terminal Campo Grande)

Reconstrução do transporte público carioca

No fim de 2016, o sistema BRT dispunha de cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início de 2021, antes da intervenção municipal, este número não passava de 120, e a maioria em estado extremamente precário. Além disso, 46 estações se encontravam fechadas. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. No total, foram 120 estações revitalizadas nos três corredores. Este ano, a Prefeitura iniciou a operação do quarto corredor do sistema BRT, o Transbrasil, que conta com 17 estações e dois terminais, Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza.

Ao assumir a operação do BRT, a Prefeitura do Rio tinha como objetivos resgatar a eficiência do sistema e devolver uma boa prestação de serviço aos usuários. Em março de 2021 ocorreu a intervenção do sistema e, em fevereiro de 2022, foi decretada a caducidade do contrato de concessão, em função do descumprimento por parte dos concessionários de obrigações contratuais de prestação de um serviço de transporte público adequado. A Mobi-Rio passou a ser responsável pela operação do BRT.

A iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza, Deodoro, Magarça e Mato Alto. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade, e os passageiros voltaram a confiar no BRT.

Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje, a média é de 450 mil passageiros/dia em todo o sistema.

Atualmente, a nova frota é de 518 amarelinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus. Com mais ônibus circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59% e, na Transolímpica, de 63%.

A reconstrução do transporte público carioca inclui ainda a implantação gradual do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município. Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus em 1º de junho de 2022, que possibilitou a retomada e/ou criação de 170 serviços de ônibus na cidade. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Informações: Prefeitura do Rio

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Mais de R$ 14 bilhões do Novo PAC são destinados para mobilidade urbana sustentável

Durante a celebração dos 70 anos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizada nesta quarta-feira (19), o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que os investimentos do Novo PAC dão a dimensão da importância da Mobilidade Urbana  para o Ministério das Cidades e para o governo do presidente Lula.

“Anunciamos recentemente mais de R$ 14 bilhões  do Novo PAC para a mobilidade urbana sustentável. São recursos destinados à conclusão de obras em andamento e à seleção de novos projetos em cidades de médio e grande porte do País”, afirmou Jader Filho.

Outro destaque foi o programa Refrota em que serão destinados  R$ 10,5 bilhões com  a expectativa de substituir cerca de 5.350 equipamentos antigos por veículos muito mais eficientes e menos poluentes, em 98 municípios brasileiros, incluindo 2.292 ônibus elétricos, 3.019 ônibus Euro 6 e 39 veículos sob trilhos.

“A operação tem como mote a integração da eficiência energética com o baixo consumo de combustível, contribuindo assim com a redução das emissões de CO2”, garantiu.

Durante o evento, que contou com uma mesa integrada por representantes de todos os Poderes da República, o ministro Jader Filho disse que “o Brasil é favorecido por ter uma entidade tão necessária para o seu desenvolvimento como a CNT. Sempre foi uma parceira do ministério na construção das políticas e no diálogo construtivo com o Governo Federal.  Juntos, construiremos um futuro mais sustentável e eficiente”.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, afirmou que a CNT representa a voz de uma atividade indispensável para o progresso brasileiro. “Não restam dúvidas de que investir no transporte é uma aposta assertiva e certeira no crescimento econômico, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população”, falou.

Sob o lema O Transporte Move o Brasil, a Confederação intensificou a defesa dos interesses dos transportadores brasileiros, junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário. “Isso porque temos a consciência da necessária união de esforços, envolvendo os poderes públicos e a sociedade, para avançar em uma agenda de aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura, de modernização do ambiente negocial e do arcabouço regulatório nacional”, explicou Vander.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elencou a atuação conjunta de importantes atores, como a CNT, vêm mudando cenários no Brasil.
Alckmin citou a melhoria da condição das rodovias, o Programa Mover, voltado à renovação da indústria automotiva, e a reforma tributária, que, segundo ele, trará mais eficiência econômica. 

“O PIB pode crescer mais com a reforma tributária, que desonera totalmente o investimento e a exportação”, disse. Nesse sentido, ele fez um contraponto entre o mundo e o Brasil. “O volume de comércio exterior do mundo cresceu 0,8% e o do Brasil, 8%. Nós crescemos 10 vezes mais que a média mundial”.

Para esse resultado, “o transporte e a logística são essenciais, assim como o trabalho da CNT. Estou muito feliz de estar aqui na celebração dos 70 anos da entidade”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o secretário- executivo do Ministério dos Transportes, George Palermo Santoro.

*Com informações da Agência CNT Transporte Atual
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