Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Bilhete Único de Fortaleza completa 11 anos com 1,6 milhão de integrações realizadas mensalmente

quarta-feira, 26 de junho de 2024

O Bilhete Único de Fortaleza completa 11 anos da implantação no transporte público da Capital. Entre os benefícios do cartão, está a possibilidade de realizar a integração ou transbordo gratuitamente em qualquer ponto da cidade no intervalo de duas horas. Para utilizar a integração, basta o passageiro solicitar seu Bilhete Único ou utilizar a carteira estudantil e abastecê-la com créditos. Desde 2013, a bilhetagem eletrônica já é uma realidade. Existem três tipos de cartões disponíveis: Existem três tipos de cartões disponíveis para pagamento de passagens: Bilhete Único (BU), Bilhete Único para Pessoa com Mobilidade Reduzida e Vale Transporte Empresa ou Avulso. Com a carteira estudantil, é possível realizar integração desde que a mesma esteja abastecida com créditos.

Possibilitar ao cidadão diversas formas de integração faz com que seja possível oferecer ao passageiro o melhor deslocamento por meio dos ônibus. “Com o uso das integrações e da bilhetagem eletrônica, podemos realizar estudos que revelam padrões de perfil do usuário, demanda transportada, padrões de deslocamento e outros que podem melhorar o atendimento ao usuário final”, considera Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Números

Atualmente, o número de passageiros que contam com o Bilhete Único, seja avulso ou com o benefício associado à empresa, e com a carteira estudantil abstecida de créditos chega a 1.275.512, representando 91,7%, enquanto que percentual de pagantes com dinheiro alcança somente 8,93%. Para Leonardo Ribeiro, designer, utilizar o Bilhete Único lhe proporciona grande economia de tempo e dinheiro. Diariamente, Leonardo sai do Álvaro Weyne, onde mora, em direção ao trabalho no Montese e faz a integração no Centro. “Eu transferi o valor do Vale Transporte que recebo da empresa para o Bilhete [Unico, evitando passar por dois terminais (Antônio Bezerra e Parangaba), o que aumentava o meu tempo de viagem em torno de uma hora e meia tanto na ida quanto na volta ao trabalho”, explica.

Outro resultado relevante diz respeito à média de integrações realizadas que chega a quase 1,6 milhão mensalmente. Entre as linhas mais utilizadas para integração, está a linha 855 Bezerra de Menezes/Washington Soares (2.019), em seguida a linha 712 Cj. Palmeiras/Papicu (1.959).

Entre as gratuidades, o número de idosos beneficiados que são maiores de 65 anos chega a 348.519. Enquanto que as pessoas com deficiência que não possuem renda chegam a 45.109 cartões gratuidade ativos com ou sem acompanhantes. Já o total de carteiras estudantis ativas em 2024 chega a 227.945. Desde sua criação, em 2013 até o momento, já foram emitidos 51.046 Bilhetinhos para crianças de 2 a 7 anos incompletos.

Pagamento por Pix

Além dos cartões de transporte como Bilhete Único, os fortalezenses contam também com o pagamento via Pix. Em 2023, mais de 294 mil passagens foram pagas através da modalidade. Em 2024, o número já ultrapassou 149 mil. A opção está integrada ao aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, em que o usuário deve clicar em Recarga para ser direcionado à página de recargas e adquirir o QR Bus, que funciona como um bilhete digital que os passageiros podem adquirir e utilizar ao embarcar nos ônibus. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência mais rápida e conveniente para os usuários do transporte público. O aplicativo Meu ônibus é amplamente utilizado pelos usuários do sistema de transporte da cidade. 

Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus, enfatiza que a tecnologia é parte integrante de um conjunto de iniciativas voltadas para facilitar a experiência dos usuários do transporte coletivo, visando garantir conveniência e agilidade. "A inclusão do Pix como uma opção de pagamento nos ônibus contribui para que todos possam embarcar sem complicações. Tanto visitantes quanto moradores que não possuem o cartão Bilhete Único precisam apenas gerar um bilhete pelo aplicativo para chegar ao destino desejado com tranquilidade", destaca.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960