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Trensurb reduz intervalo das viagens entre Canoas e Novo Hamburgo

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A Trensurb reduziu de 20 para 18 minutos o intervalo das viagens no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho, em Canoas. Esta janela entre as viagens valerá para os dois sentidos, em todos os dias de operação e durante todo o horário de funcionamento das estações, que é das 6h às 21h. O passe-livre, implementado no retorno das operações durante a enchente, segue válido. 

Usuários que precisam se deslocar entre Canoas e Porto Alegre devem utilizar o serviço de ônibus da empresa Transcal, que liga a Estação Mathias Velho ao Terminal Conceição, no centro de Porto Alegre. A tarifa dos ônibus é de R$ 6,85.

Após quase um mês sem circulação, a Trensurb iniciou em 30 de maio uma operação emergencial. Inicialmente, os intervalos entre trens eram de 35 minutos, com a necessidade de uma baldeação entre composições na estação Unisinos. Ao longo das últimas semanas, os intervalos diminuíram e a baldeação entre trens deixou de ser necessária. 

Segundo a Trensurb, a previsão para que a circulação entre as estações Canoas/La Salle e Farrapos, em Porto Alegre, seja retomada é de 150 dias. A demora se dá em razão da necessidade de substituir equipamentos importados, não disponíveis no Brasil à pronta-entrega. Já as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado só devem ser reabertas em 2025. Recentemente, a empresa concluiu a primeira etapa de limpeza destas estações. 

Informações: Diário Gaúcho

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BRT Sorocaba oferece infraestrutura de bicicletários nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga

A intermodalidade é um cenário futuro necessário e possível para o equilíbrio do transporte nas grandes cidades. Em Sorocaba, utilizar a bicicleta e o ônibus para realizar trajetos já é uma realidade e o sistema BRT oferece facilidades que incentivam o acesso aos bicicletários dos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga.   

Segundo o Instituto Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes, quando a distância origem-destino é de até 7 km, a bicicleta é o meio mais eficiente e que oferece vantagens ao passageiro.

Entre os principais benefícios ao utilizar a bicicleta integrada ao ônibus, destacam-se:  a possibilidade de fazer viagens mais rápidas e com menos tempo, quem anda de bicicleta favorece a sua saúde e qualidade de vida e a bicicleta não polui e proporciona deslocamentos mais econômicos e ecológicos.
Em estudo recente feito pelo Instituto Aromeiazero junto com o BRT Sorocaba e o Cittamobi, identificou-se que 43,2% dos usuários do transporte coletivo fazem trajetos superiores a 7,5 km. Isso significa que este é um público potencial para a realização de um deslocamento intermodal, no qual uma parte pode ser feita de BRT e a outra de bicicleta, facilitando e otimizando o tempo de viagem.

“Moro há 3 km do terminal Ipiranga. Eu vou lá, deixo a bicicleta no bicicletário do terminal. Aí,  pego o BRT e vou até o centro da cidade onde trabalho. Na volta, faço a mesma coisa. O legal é que eu ando de bicicleta nas ruas calmas do meu bairro. Já nas avenidas com trânsito pesado, eu vou de BRT que é bem mais seguro”, destaca Letícia Marques, vendedora e usuário do transporte coletivo.

Atualmente, todos os terminais BRT possuem infraestrutura com bicicletário onde as bikes podem ser guardadas em ambiente confinado, monitorado por câmeras e com zeladoria. Quem chega até um desses terminais pode solicitar o acesso a um funcionário, colocar a sua bicicleta em encaixes com ganchos verticais e deixá-la travada no espaço. 

O bicicletário do terminal Vitória Régia oferece 32 vagas, do terminal São Bento são 25 e do Ipiranga 6. Todos os terminais são equipados com banheiros e bebedouros que dão suporte para que o passageiro possa trocar de roupa e se hidratar. No terminal Ipiranga, além de ter acesso seguro ao bicicletário, o “passageiro-ciclista” tem uma oficina mecânica para consertos rápidos e emergenciais com bomba de ar, chaves diversas e alguns itens para reparo.

A cidade de Sorocaba é um verdadeiro convite a pedalar. No total, são 125 km de infraestrutura cicloviária, sendo 110 km de ciclovias, 7 km de ciclofaixas e 8 km de ciclorrotas.

“Falar sobre a intermodalidade é refletir sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. A bicicleta é uma ferramenta muito além do lazer que muitos imaginam, ela é transporte, é saúde e também é inclusão social. Ela é democrática e uma parceira da mobilidade. Quanto mais pessoas utilizarem a bicicleta integrada ao ônibus, melhor será. Poderemos ter um futuro com a visão no coletivo e pensando no bem-estar de todos. O sistema BRT Sorocaba incentiva para que mais pessoas embarquem nessa ideia”, finaliza Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba. 

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Prefeitura lança app para melhorar a mobilidade urbana de Belém

O Fórum Nacional de Mobilidade Urbana realizado de 19 a 21 de junho, em Belém, reuniu representantes de 17 estados e mais de 35 cidades brasileiras na discussão e troca de experiências sobre mobilidade, eletromobilidade, eleições, segurança veicular e educação no trânsito. Também foi espaço para a apresentação de soluções de mobilidade usando ferramentas tecnológicas. 

Em meio à exposição do painel da titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, quando ela apresentou o sistema de transporte da cidade e os projetos visando à COP -30, foi lançado oficialmente na cidade o aplicativo Cittamobi, que permite aos usuários do transporte coletivo por ônibus de Belém contar efetivamente com uma ferramenta que vai incrementar a mobilidade urbana na capital paraense.

Aplicativo

O Cittamobi é um aplicativo de mobilidade que já chega a Belém com 145 mil downloads e 31 mil interações sobre pontos turísticos. A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, em parceria com a empresa Cittamobi, lançou o aplicativo com informações sobre o sistema de transporte de Belém, como os horários programados de chegada dos ônibus e rotas de destino, entre outros serviços.

A diretora de produto, Emanuele Cassimiro, apresentou e lançou o aplicativo, que chega a Belém para qualificar e modernizar a relação passageiro e transporte público, bem como gestores e operadores de sistemas de transporte público coletivo, que passam a contar com a operação do aplicativo, que é conhecido nacionalmente.
“Com essa parceria, que objetiva ampliar os serviços e modernizar a mobilidade urbana, os usuários poderão acompanhar melhor os horários das linhas de ônibus, programar suas rotas de deslocamentos e destino. Assim os usuários conseguem programar melhor seu deslocamento, evitando contratempos e atrasos”, pontuou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges. 

“Belém será mais uma cidade brasileira a contar com o Cittamobi, que entregará para os passageiros do transporte público cada vez mais qualidade de vida, além de contribuir com o sistema de transporte público e a cidade como um todo. Com nosso aplicativo, os passageiros poderão fazer um planejamento de suas viagens e ter uma experiência de deslocamento nos ônibus mais qualificada. Assim, poderão ser cada vez mais estimulados a usar o transporte público”, destaca Emanuele Cassimiro.

Pontos turísticos 

A Cittamobi mapeou os principais pontos turísticos da cidade para incluir no aplicativo e, com isso,  o usuário tem acesso à localização dos pontos mais próximos. É uma experiência para que os usuários consigam viver a cidade, seja se deslocando a pé ou de ônibus. “Pensando nisso, a gente está entregando também a indicação dos pontos turísticos no aplicativo, onde o usuário também consegue saber o horário de funcionamento, para que consiga saber como chegar ao local usando o transporte público ou mesmo fazer o deslocamento a pé”, pontuou Emanuele Cassimiro. 

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur). Segundo Emanuele, antes mesmo do lançamento, o aplicativo já contava mais de 31 mil interações turísticas. 

Cittamobi Acessibilidade

Além disso, o  aplicativo Cittamobi Acessibilidade, exclusivo para pessoas com deficiência visual, entrega autonomia de deslocamento. É um aplicativo desenvolvido com foco na experiência das pessoas com deficiência visual. Ele é todo criado em voice over, então a pessoa pode dizer para o aplicativo para onde quer se deslocar e o Cittamobi Acessibilidade vai indicar todas as informações necessárias até a pessoa chegar ao seu destino, sem precisar mexer no celular. Ele também funciona muito bem para deslocamentos a pé. 

"A dinâmica é viver a cidade. É também ter autonomia e independência, esse é o grande propósito da acessibilidade", finalizou a diretora de produto do Cittamobi.

Informações: Belém.com.br

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Mais de mil ônibus do DF já aceitam cartões de crédito e débito como forma de pagamento

Falta apenas uma semana para que os 2.900 ônibus do Distrito Federal comecem a adotar cartões de crédito ou débito como pagamento das passagens, além do BRB Mobilidade. Os novos validadores estão em fase de instalação nos coletivos. Até o momento, há aproximadamente mil veículos habilitados para aceitarem pagamentos com cartões e por aproximação. A previsão é que até 1º de julho todos os coletivos já estejam com os equipamentos habilitados.

Apesar de a novidade ainda ser pouco conhecida pelos usuários do transporte coletivo, os passageiros da linha 0.116, que corta a Asa Norte, aprovaram. “Isso é  maravilhoso. Eu não sabia que já estava valendo. Vai facilitar muito a vida do passageiro, que muitas vezes não tem dinheiro trocado. Com o celular também vai ser ótimo; se esquecer o cartão ou a carteira, tem como pagar por aproximação”, avaliou a gerente administrativa Rosângela Carneiro Luz, 58.

Já para a cobradora da Piracicabana Alcione da Silva, 48, o principal benefício da nova medida é a segurança que vai ganhar no trabalho: “Eu nunca sofri um assalto dentro do ônibus, mas sempre tinha medo. Agora os bandidos sabem que não temos dinheiro dentro do coletivo, então isso não vai ser mais um atrativo para eles, e a gente pode trabalhar mais tranquilo também. Eu já comecei a reparar que nos últimos dias o pagamento em espécie diminuiu bastante”.
A nova medida visa modernizar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF), além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços. Segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos. 

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno José Andrade Gonçalves, o fim do pagamento das passagens em dinheiro será gradativo, conforme adesão dos usuários. “Até o final de junho, todos os ônibus já estarão com o novo sistema. O pagamento em dinheiro, por sua vez, será extinto aos poucos, começando pelas linhas em que esse método já é, usualmente, pouco utilizado pelos passageiros. A previsão é que até final do ano, o dinheiro em espécie não esteja mais em circulação nos coletivos”, detalhou o chefe da pasta.

Bilhetagem

Atualmente, existem seis tipos de cartões do Sistema de Bilhetagem: Mobilidade, Vale-Transporte, Estudantil, Especial, Criança e Sênior. Entre 15 de maio e o dia 20 deste mês, o BRB registrou 15,8 mil novos cartões Mobilidade no DF. 

Para recarregar, bem como solicitar um novo cartão, o Governo do Distrito Federal (GDF) dispõe de 128 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito e Pix. Os mais de 280 mil usuários do aplicativo BRB Mobilidade também podem adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app, e o valor fica disponível em, no máximo, cinco minutos.

O estudante e jovem aprendiz Israel Mota, 16, utiliza a linha 0.116 da Piracicabana todos os dias para ir ao trabalho. Normalmente, ele usa o vale-transporte, mas os novos métodos de pagamento trazem segurança para quando esquecer a carteira em casa. “Muito legal essa nova tecnologia. Quando eu não estiver com o meu cartão, sei que poderei pagar com cartão via aproximação, muito mais fácil e rápido também”, elogia o rapaz.

Integração

O pagamento de passagem com cartão bancário (débito ou crédito) não permite integração. Os cartões Mobilidade e Vale-Transporte são os que garantem ao passageiro fazer até três embarques no mesmo sentido, no prazo máximo de até três horas entre o primeiro e o último embarques. É possível, por exemplo, combinar uma parte do trajeto por meio de micro-ônibus, depois embarcar no metrô ou BRT e completar o percurso em outra linha de ônibus.

A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus, estações do metrô e nos terminais rodoviários. Atualmente, os ônibus do DF cobram passagens de R$ 5,50 (longa e metrô), R$ 3,80 (ligação de RAs) e R$ 2,70 (curta). Mas o valor máximo da passagem integrada para quem utiliza cartão de transporte é de R$ 5,50, mesmo que o passageiro utilize trajetos de diferentes preços.

Informações: Agência Brasília

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População de Boa Vista ganha 8 novos ônibus e aplicativo que acompanha veículos em tempo real

A população que utiliza o transporte público em Boa Vista agora conta com oito novos ônibus, modernos e equipados. Na tarde desta segunda-feira, dia 24, o prefeito Arthur Henrique entregou os veículos em solenidade no Parque do Rio Branco. Somado aos oito veículos entregues há dois meses, já são 16 novos ônibus integrados à frota da capital no primeiro semestre de 2024.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito destacou a modernidade e o conforto dos veículos. São ônibus acessíveis, permitindo que cadeirantes os utilizem sem dificuldades, graças aos elevadores. Eles também possuem carregadores para celulares.

“Esses novos veículos possuem sistemas de climatização muito mais avançados, proporcionando um conforto térmico superior, tudo pensado para garantir mais conforto às 23 mil pessoas que utilizam o transporte público de Boa Vista diariamente”, informou Arthur.
Ele também adiantou que os novos veículos serão inseridos nas rotas com maior demanda. “Eles vão entrar nas linhas mais procuradas e utilizadas pela população e nas maiores rotas, sempre visando o conforto de quem utiliza o transporte público”, detalhou.

App permite que população acompanhe ônibus em tempo real
Outra grande novidade apresentada durante a solenidade foi a adesão de Boa Vista ao aplicativo Bus2. Disponível para iPhone e Android, ao inserir a cidade em que a pessoa está, o app permite aos usuários acompanharem em tempo real a localização dos ônibus.

“O aplicativo informa em quantos minutos o ônibus estará chegando na parada mais próxima, evitando a necessidade de sair antes e ficar aguardando no ponto”, explicou Arthur Henrique. “Assim, o passageiro pode sair de casa sabendo exatamente quando o ônibus vai passar, entrar em um veículo climatizado e seguir para seu destino com maior comodidade”, completou.

O app Bus2, que já opera em diversas cidades do Brasil, além de permitir o acompanhamento em tempo real, também facilita a identificação das linhas de ônibus que chegarão mais rapidamente e apresenta todas as opções de rotas disponíveis.

Reconhecimento facial - A modernização do transporte público de Boa Vista não se limita apenas à frota de veículos. Recentemente, a Prefeitura implementou um sistema de reconhecimento facial nas catracas dos ônibus. Esta tecnologia visa aumentar a segurança dos passageiros, garantindo que apenas o dono do cartão consiga utilizá-lo, além de coibir fraudes e melhorar a eficiência do controle de embarque.

Novo sistema de bilhetagem eletrônica conta com reconhecimento facial
Recarga online - Outro avanço significativo é o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que permite a recarga online dos cartões de transporte. Os usuários podem realizar recargas de forma prática e conveniente, utilizando ChatBot e formas digitais de pagamento, permitindo que os passageiros recarreguem seus cartões de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocarem até um ponto de recarga física.

Informações: Prefeitura de Boa Vista
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Scania investe em tecnologia para fabricar ônibus elétrico urbano

Na linha de montagem de chassis da Scania, que ocupa uma área de 2.870 m2 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), há um espaço vazio que aguarda uma instalação especial: a dos equipamentos necessários para a produção de chassis para ônibus elétricos.

A partir de março de 2025, os 90 colaboradores do setor passarão também a fabricar o chassi que fará a Scania ingressar, definitivamente, na eletrificação veicular, como parte do plano Jornada da Mobilidade Sustentável da companhia.

O calendário prevê o início das vendas em agosto desse ano e as entregas dos veículos aos clientes a partir de setembro do ano que vem. Segundo a Scania, dos 18 chassis produzidos diariamente, três serão do ônibus elétrico.

A implementação do chassi elétrico K 230E B4x2LB exigirá desembolso de R$ 60 milhões, valor que integra o ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões no período de 2025 a 2028 e será empregado, por exemplo, para a compra de ferramental, adaptações na produção e treinamento dos funcionários.

“O ônibus elétrico 100% Scania vem se somar às soluções já disponíveis do nosso portfólio, como os motores a gás e biometano e o biodiesel”, afirma Paulo Moraes, vice-presidente de vendas e marketing da Scania Latin America.

O transporte sustentável da Scania começou há quatro anos, com a chamada Jornada do Gás, com investimento de R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024 em veículos movidos a gás.

Concorrência pesada

Com o anúncio, a Scania entra no jogo dos ônibus elétricos urbanos no País. A concorrência é pesada. A Volvo já anunciou que produzirá o modelo BZL, a Mercedes-Benz tem o eO500U, a Volkswagen Caminhões e Ônibus divulgou que venderá o e-Volksbus a partir de 2025 e a Eletra é representada pelo e-Bus.
Os chineses também atuam no mercado brasileiro. Enquanto a BYD oferece as versões D9W, D9A, D11A e D11B, a Ankai está chegando com quatro modelos (OE-06, OE-08, OE-10 e OE-12).

A chegada do novo chassi não vai desfazer a parceria da Scania com a encarroçadora Caio e a empresa de soluções de energia WEG. Nessa nova fase de descarbonização, a montadora de caminhões e ônibus busca outros acordos para viabilizar ainda mais seu chassi elétrico entre os potenciais clientes.

Assim como nos automóveis de passeio movidos a bateria, a infraestrutura é uma preocupação permanente no ecossistema da eletrificação de veículos pesados.

“Não descartamos investir na instalação de estações de recarga dentro dos postos de serviço e das próprias concessionárias Scania”, diz Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento da Scania. “De toda forma, começamos a eletrificação pelos ônibus porque já existe uma infraestrutura instalada nos centros urbanos. Vale lembrar que os pontos de recarga dos automóveis são compatíveis com os ônibus da Scania.”

Bateria diferente

Apesar de toda a preparação para a linha de montagem do chassi na planta de São Bernardo, nem tudo será feito internamente.

A bateria que vai impulsionar o ônibus da Scania – produzida em parceria com a empresa sueca Northvolt – chega como componente importado. “No entanto, há planos de nacionaliza-la futuramente”, revela Gallao.

O executivo acredita que o Brasil pode assumir papel de liderança na geração de energia verde destinada aos veículos elétricos. Mas aponta um risco. “O grande problema está na distribuição dessa energia. O balanceamento ideal da rede é uma solução que pode levar dez anos”, diz.

A bateria do primeiro ônibus elétrico da Scania, que entregará autonomia entre 250 e 300 km, levou dois anos para ser desenvolvida e traz uma novidade. O lítio está presente na estrutura do componente, mas, em vez de ferro e fosfato, a fabricante adotou níquel, manganês e cobalto.

“A bateria NMC oferece melhor densidade energética, com a recarga que demora de 150 a 170 minutos. No entanto, ela é mais frágil. Por isso, sua instalação no teto do veículo ajuda a protegê-la das irregularidades do piso das vias brasileiras”, explica.

Gallao conta que, para aumentar a vida útil da bateria, o ideal é trabalhar sempre na faixa entre 10% e 75% de carga. Ou seja, sem funcionar nos extremos.

Regeneração de energia

O ônibus da Scania trará uma tecnologia existente em alguns automóveis elétricos: a recuperação de energia quando o motorista tira o pé do acelerador. “Nesse momento, o motor vira fonte de regeneração de energia”, destaca.  

Esse sistema, porém, implica em um problema: o consumo excessivo dos pneus. “Além do peso do veículo, aumentado devido ao pacote de baterias, a recuperação de energia desgasta tanto os pneus quanto a aceleração normal”, acentua Gallao.

Pensando nisso, a Scania já selou uma parceria com a Goodyear para o fornecimento de uma linha de pneus mais robustos e resistentes, destinada à eletromobilidade. “Esses pneus podem comprometer um pouco o conforto, mas isso será compensado pela eficiência da suspensão pneumática do veículo”, garante.   A tecnologia também estará a serviço dos clientes que comprarem o ônibus elétrico da Scania – cujo preço estimado hoje é de R$ 2 milhões. O aplicativo My Scania manterá o motorista informado sobre a autonomia da bateria no inicio de uma viagem. Se ela estiver sem carga suficiente, a plataforma consegue localizar um ponto de recarga mais próximo.

Informações: Mobilidade Estadão
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Em BH, Fiscalização na Estação São Gabriel marca cinco meses de Tolerância Zero

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta terça-feira (25) na Estação São Gabriel mais uma operação da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público. A ação de fiscalização ocorreu nas linhas alimentadoras, que trazem os passageiros do bairro até a estação. Agentes da Sumob, da BHTrans e da Guarda Municipal abordaram cinco veículos, foram emitidas 38 autuações e todos tiveram a Autorização de Tráfego (AT) recolhida por irregularidades como problemas na operação dos elevadores, freio de porta inoperantes, luzes de sinalização e extintores com defeito.

Entre as linhas fiscalizadas estão a 806, 815 e 826, que estão entre as mais reclamadas pelos usuários na capital. A escolha das linhas alimentadoras da Estação São Gabriel para serem fiscalizadas é fruto de um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo da capital pelas equipes da Sumob, levando também em consideração as solicitações feitas pelos passageiros.
O superintendente de mobilidade da SUMOB, André Dantas, destaca que nesses cinco meses da política de Tolerância Zero foram fiscalizados mais de 13 mil ônibus na capital. Todo esse trabalho tem o objetivo de proporcionar a melhor qualidade para o transporte coletivo. “A Prefeitura de Belo Horizonte tem alcançado resultados importantes, como ter a frota de menor idade média entre as capitais do país, com 5 anos e 4 meses. Isso é fruto de um empenho que possibilitou mais de 730 ônibus novos no último ano. Todas as melhorias do transporte coletivo da capital se somam às ações diárias das equipes de fiscalização, que têm sido um trabalho inigualável e único no Brasil”, enfatizou André Dantas.

Cinco meses de Tolerância Zero

Em cinco meses da Operação Tolerância Zero foram 1.930 ações de fiscalização e 13.407 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média de mais de 630 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 14.084 autuações, 474 ATs recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais-, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.

Essas ações têm resultando em mais qualidade no transporte da capital e em uma mudança de postura por parte das empresas. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades.  Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Estudo sugere melhorias em pontos de ônibus para reduzir percepção de espera

Estudo encomendado pela Prefeitura de Campo Grande como parte da revisão do PDTMU (Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana) está propondo uma série de melhorias nos pontos de ônibus do transporte público da cidade. O objetivo principal é tornar mais eficiente a experiência dos usuários do transporte coletivo, reduzindo a percepção de tempo de espera e aumentando a atratividade do sistema como um todo.

O relatório elaborado pela empresa Logit Engenharia Consultiva, contratada para desenvolver o projeto, destaca a importância da infraestrutura dos pontos de ônibus para a qualidade do serviço. Conforme o estudo, Campo Grande enfrenta grandes desafios relacionados à falta de padronização e à manutenção inadequada dos pontos de parada, fatores que impactam negativamente na experiência dos passageiros.
Segundo o estudo, a melhoria da infraestrutura dos pontos de ônibus tem potencial para atrair mais usuários ao transporte coletivo. Entre as propostas estão a instalação de boa iluminação nos arredores para garantir segurança durante períodos noturnos, a adequação do pavimento das calçadas para melhorar a acessibilidade e evitar acidentes, além da inclusão de mobiliário urbano adequado, como abrigos contra intempéries climáticas, assentos e lixeiras.

Um dos destaques do projeto é a introdução de pontos de ônibus avançados em locais estratégicos. Esses pontos permitem que o ônibus faça a parada para embarque e desembarque de passageiros diretamente na faixa de rolamento, o que reduz o tempo de manobra e aumenta a velocidade e confiabilidade do serviço. A medida também pode melhorar o espaço público ao longo das ruas, criando áreas para espera, estacionamento de bicicletas e outros dispositivos.

De acordo com a proposta, os pontos de ônibus serão classificados de acordo com a demanda e hierarquia de cada localidade, garantindo que todas as áreas da cidade se beneficiem das melhorias planejadas. Além disso, a revisão do plano diretor do transporte incluirá uma projeção de fases das intervenções, levando em consideração o orçamento disponível para investimentos em mobilidade urbana.

"A melhoria dos pontos de parada não é apenas uma questão estética, mas sim uma medida estratégica para tornar o transporte coletivo mais atrativo e eficiente", destacou o relatório. A expectativa é que as mudanças propostas não apenas aumentem a satisfação dos usuários atuais, mas também incentivem novos usuários a optarem pelo transporte público, contribuindo para a redução do tráfego e melhoria da qualidade de vida na cidade.

O próximo passo do projeto será a elaboração da minuta da lei, consolidando as metas e estratégias definidas no estudo atual. A revisão do plano e a regulamentação da aplicação da Política Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana estão previstas no Projeto de Lei nº 11.332/24, que está na pauta de votação dos parlamentares de terça-feira (25).

Na manhã desta segunda-feira (24), representantes da população participaram de audiência pública sobre a revisão do PDTMU (Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Campo), na Câmara Municipal, para apontar diversos problemas da cidade como falta de acessibilidade nas ruas e a situação do transporte público. 

Informações: CAMPO GRANDE NEWS

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