Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

VLT do Subúrbio deve ter a mesma tarifa do metrô de Salvador, diz presidente da CTB

domingo, 16 de junho de 2024

Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento disse, nesta sexta-feira (14), que as tarifas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), previsto para ser entregue em outubro de 2027, devem se aproximar das do metrô. Ainda não há um valor definido.

O início das obras foi autorizado na manhã desta sexta-feira. O modal será implementado como substituição dos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que deixaram de rodar em 2021. Cada passagem de trem custava R$0,50. Caso o VLT adote o valor pago no metrô de Salvador, os passageiros pagarão R$3,60 a mais em cada viagem, que custa R$4,10. 

Segundo a CTB, o aumento do preço se deve ao sistema mais moderno do modelo que será estabelecido.

Recentemente, um levantamento feito pelo CORREIO apontou que, entre fevereiro de 2021 e abril deste ano, as pessoas que utilizavam a linha de trens entre Paripe e Calçada nos cinco dias úteis perderam, em média, R$6,7 mil desde a desativação do antigo modal.

Esses passageiros tiveram que desembolsar mais dinheiro para se deslocar, já que passaram a pagar passagens dos ônibus entre R$4,20 no início de 2021 a R$5,20 atualmente.

Os trens transportavam 10 mil pessoas por dia. Para o VLT, de acordo com a CTB, a previsão é que 100 mil pessoas embarquem diariamente em alguma das 34 paradas. Serão três trechos: Ilha de São João x Calçada, Paripe x Águas Claras e Águas Claras x Piatã.

Informações: Correio 24 Horas

READ MORE - VLT do Subúrbio deve ter a mesma tarifa do metrô de Salvador, diz presidente da CTB

Ponta Grossa lança “Conecta PG”: nova era na bilhetagem do transporte coletivo


A prefeita Elizabeth Schmidt de Ponta Grossa anunciou o programa “Conecta PG”, que revolucionará o sistema de bilhetagem do transporte coletivo municipal.

Anteriormente sob controle da concessionária, a nova medida trará dois novos cartões de pagamento, o Cartão Benefício e o Cartão Embarque, gerenciados pela Prefeitura para melhor fiscalização e rastreamento em tempo real dos veículos.

A iniciativa visa modernizar o transporte, aumentar a eficiência e proporcionar maior comodidade aos usuários, complementando outras ações como a redução da tarifa e a abertura de nova licitação para o serviço.

Informações: Mobilidade Curitiba

READ MORE - Ponta Grossa lança “Conecta PG”: nova era na bilhetagem do transporte coletivo

Marcopolo avança na descarbonização com lançamento do ônibus elétrico Attivi

Em um compromisso com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros, a Marcopolo, principal fabricante brasileira de ônibus, está investindo no desenvolvimento do Attivi, um veículo elétrico disponível em versões integral, com chassi e carroceria da própria marca, e também em parceria com as principais montadoras globais.

A versão integral do Attivi oferece configurações adaptáveis para atender às condições operacionais exigidas pelas operadoras brasileiras. As primeiras oito unidades vendidas do modelo serão entregues à cidade de Porto Alegre. O modelo já foi demonstrado em várias cidades brasileiras, incluindo Curitiba, São Paulo, Goiânia, Salvador e Angra dos Reis.

“Como a principal fabricante brasileira de ônibus, estamos prontos para contribuir com a implantação do transporte coletivo eletrificado no Brasil. A eletromobilidade é uma das nossas principais iniciativas para a descarbonização, e o Attivi Integral é uma solução que se beneficia da tradição e confiança de uma marca presente no mercado há 75 anos”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Diferenciais do Attivi Integral

O Attivi Integral é totalmente desenvolvido no Brasil, com uso predominante de componentes fabricados por empresas brasileiras, incluindo itens eletroeletrônicos. O veículo incorpora um conceito inovador para o transporte coletivo urbano. Além disso, a Marcopolo oferece planos de serviços para garantir total assistência e segurança aos operadores, incluindo atendimento pós-venda, peças de reposição, sistema de recarga e manutenção das baterias.
Os veículos destinados a Porto Alegre terão capacidade para transportar 81 passageiros, com 40 em pé e 41 sentados, incluindo poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado, e baterias com autonomia de até 280 km e tempo de recarga de até quatro horas.

Expansão da produção
Em dezembro de 2023, a Marcopolo anunciou investimento de R$ 50 milhões para a produção do Attivi Integral na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A unidade emprega atualmente dois mil colaboradores e deve ampliar seu quadro de funcionários em até 20% com o início da produção dos modelos elétricos. A planta de São Mateus produz 16 veículos em média por dia e passará a ter capacidade para fabricar até 26 ônibus diariamente com a inclusão do Attivi.

Com esses investimentos e avanços, a Marcopolo reforça seu papel na transição para um transporte público mais sustentável e eficiente, alinhado às necessidades contemporâneas de mobilidade urbana e preservação ambiental.

Informações: Estadão
READ MORE - Marcopolo avança na descarbonização com lançamento do ônibus elétrico Attivi

Governo quer empréstimo de R$ 100 milhões para comprar novos veículos para metrô de Teresina

O governo do Piauí encaminhou ao Poder Legislativo um Projeto de Lei solicitando autorização para contratar uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF). O empréstimo, no valor de até R$ 100 milhões, destina-se à aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para Teresina.

O projeto visa a extensão da linha ferroviária para novos bairros da Região Sudeste e a otimização da Linha 1 - Sudeste, com a redução dos intervalos entre trens e aumento da capacidade de atendimento aos passageiros.

Na justificativa aos deputados, o projeto de lei argumenta que, desde 2019, Teresina enfrenta um colapso no sistema convencional de ônibus e elenca que isso desencadeou um aumentando a demanda por alternativas eficientes como o VLT.

A estimativa é de que o projeto aumentará a demanda de passageiros em cerca de 4 mil pessoas por dia, beneficiando principalmente trabalhadores e estudantes que se deslocam para o centro da cidade e a Região do Grande Dirceu.

A Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP) será responsável pela execução do programa de renovação da frota.

Informações: Cidade Verde

READ MORE - Governo quer empréstimo de R$ 100 milhões para comprar novos veículos para metrô de Teresina

Em Porto Alegre, 94% das linhas já estão operando após as fortes chuvas

quinta-feira, 13 de junho de 2024

O transporte público em Porto Alegre acompanha a retomada das atividades e já atinge 94% de oferta de viagens em relação ao período anterior ao evento climático. A demanda de passageiros também acompanhou este movimento e passou de 80%, do último balanço no dia 5, para 86% do volume de usuários transportados antes da enchente.

“O  transporte é parte fundamental nesta reconstrução da nossa cidade. Mas é preciso entender que a circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus, que garante agilidade ao atendimento emergencial, pode comprometer a regularidade da operação”, avisa o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Todas as notificações sobre as linhas, rotas alteradas e a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, estão atualizadas no aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android.

Todos os terminais de ônibus alagados no Centro Histórico já voltaram à operação normal. E somente oito linhas seguem desativadas temporariamente, todas em áreas ainda comprometidas pela enchente: duas circulares da madrugada, duas linhas alimentadoras do bairro Anchieta e outras duas da região do aeroporto e do Humaitá com suas respectivas derivações. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana  e a Empresa Pública de Transporte e Circulação EPTC realizam uma análise diária da operação para reforçar as linhas que apresentam maior demanda e assim adequar às necessidades dos usuários. Devido ao comprometimento da malha viária nas áreas ainda impactadas com o alagamento, sobretudo nas regiões mais afetadas como os bairros Anchieta, Humaitá, 4º Distrito e região das ilhas, algumas linhas ainda sofrem desvios e mudanças para não deixar a população sem atendimento.

Linhas desativadas temporariamente:

C5 - Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento

M21 - Corujão Baltazar/Assis Brasil

A135 - Alimentadora Elisabeth/Sarandi/Triângulo

A60 - Alim. Triângulo/Assis Brasil/Fiergs até F. Ferrari

704.1 - Humaitá/A.J.Renner/Dona Teodora

704.2 - Humaitá/Ernesto Neugebauer

705.2 - Aeroporto/Ceasa

705.3 - Aeroporto/Ceasa/Fecomércio

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

READ MORE - Em Porto Alegre, 94% das linhas já estão operando após as fortes chuvas

Em Salvador, Linha B4 do BRT já atende estações do Itaigara e Parque da Cidade

Os passageiros que utilizam a linha B4 - Lapa x Pituba contarão com paradas em mais dois terminais do sistema BRT Salvador. As estações Parque da Cidade e Itaigara, que fazem parte do trecho 1, passaram a receber, a partir desta quarta-feira (12), os coletivos da B4. A medida visa atender os usuários da linha que precisam chegar nestes destinos. A linha B4 segue no modelo de operação assistida, circulando todos os dias, das 9h às 15h.

"Essa ampliação no atendimento da linha B4 faz parte da operação assistida que visa justamente aperfeiçoar o serviço e garantir que usuários tenham ainda mais qualidade no atendimento", afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Embarque
As Estações Parque da Cidade e Itaigara contam com duas áreas de embarque, identificadas pelas letras "A" e "B". Na plataforma A, os usuários embarcam na linha B4 exclusivamente com destino a Pituba.

Já na plataforma B, é possível realizar o embarque no sentido Lapa. Os terminais continuam atendendo as demais linhas que já estão em operação: B1 - Estação BRT Rodoviária x Estação BRT Pituba, B2 - Estação BRT Rodoviária x Praça Nossa Senhora da Luz e a B3 - Estação BRT Rodoviária x Pituba (via Paulo VI).

Passageiros
O BRT Salvador transporta atualmente mais de 1,3 milhão de passageiros por mês. Até o final deste ano, serão incorporados mais 51 ônibus à frota, totalizando 102, entre eles veículos elétricos. Com isso, será possível criar mais duas linhas para o modal: a B5, que vai ligar a rodoviária à Lapa, e a B6, que vai fazer o trajeto entre a Lapa e o aeroporto pela orla, por meio do BRS.

Com a implementação, o trajeto entre a rodoviária e a Lapa será feito em cerca de 16 minutos. A Estação BRT Vasco da Gama entrará em operação ainda neste mês, e o horário de funcionamento do trecho 2 será ampliado com o avanço desta fase piloto, que é avaliada a cada 15 dias.

Informações: Correio

READ MORE - Em Salvador, Linha B4 do BRT já atende estações do Itaigara e Parque da Cidade

VLT de Brasília, prometido para Copa de 2014, ainda não foi implantado

Obras anunciadas para a Copa do Mundo de 2014 foram entregues de forma incompleta em Brasília, como em outras cidades do país. Dez anos depois, uma das principais promessas para o período, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ainda não saiu do papel.

O modal ligaria o aeroporto ao Plano Piloto, mas o processo de implantação na via W3, uma das principais de Brasília, só foi iniciado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal em 2019.

Iniciado em 2009, ainda no governo de José Roberto Arruda, condenado em 2023 por improbidade administrativa, o projeto tinha um orçamento prévio de R$ 276 milhões. A obra foi totalmente embargada em 2011, quando a Justiça anulou o contrato de execução do projeto após as suspeitas de irregularidades no processo de licitação.

No lugar do prometido, o governo entregou a tempo da Copa o sistema BRT (Bus Rapid Transit), em junho de 2014, cujos pontos foram implantados gradualmente na cidade.

O projeto do VLT passou por audiência e consulta públicas, e, atualmente, está sob análise do Tribunal de Contas do DF. O custo previsto é de mais de R$ 2 bilhões.

A promessa é 24 estações ao longo de 16,3 km de vias, entre a Hípica e o Terminal da Asa Norte, passando pela via W3 Sul e Norte. Na segunda fase, com extensão de 6,1 km, o VLT ligará a Hípica ao aeroporto e terá 4 estações.

Entre as promessas, também estava a expansão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek que foi concluída a tempo. Foram R$ 2,6 bilhões gastos, segundo a Inframérica, administradora do aeroporto desde 2012.

Duas salas de embarque foram construídas e entregues, os Píeres Sul e Norte. As obras foram feitas em 18 meses e entregues em 24 de maio de 2014.

No entanto, outras obras, como os túneis no trecho entre o centro de convenções e o estádio Mané Garrincha, também não foram concluídas no prazo.

Desde 2007, quando foi anunciado que o Brasil sediaria a Copa de 2014, cinco estações de metrô foram entregues na Linha Verde. A inauguração de duas novas estações só veio acontecer em 2020, com a abertura da 106 Sul Cine Brasília e da 110 Sul.

Por outro lado, o contrato para expansão da outra linha —Samambaia— só foi assinado em março deste ano.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, responsável pelo modal, firmou no dia 3 de março o contrato com o consórcio CG–JFJ.

A ampliação, cuja previsão para ser concluída é de quatro anos, será de 3,6 km, a partir do atual terminal Samambaia, com um custo de R$ 320 milhões. Os recursos partem do governo do Distrito Federal e da Caixa Econômica Federal, por meio de convênio estabelecido no âmbito do programa PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

Com a assinatura do contrato, a próxima etapa é a assinatura da ordem de serviço, quando se inicia o processo de estudos e detalhamentos para o projeto da obra. O prazo para apresentar o projeto executivo final é de seis meses a partir da assinatura da ordem.

No novo trajeto, o plano é construir duas estações, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico. Também está prevista a construção de uma subestração retificadora e a implantação dos sistemas fixos referentes à expansão. Uma vez concluída, a obra deve contemplar 10 mil pessoas.

MARIANA BRASIL
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

READ MORE - VLT de Brasília, prometido para Copa de 2014, ainda não foi implantado

Prefeitura de Votorantim adquire novos ônibus para o transporte coletivo municipal

A Prefeitura de Votorantim adquiriu três novos ônibus para o transporte coletivo público municipal. Os veículos já estão em circulação e foram disponibilizados para atender as linhas 3111 - Vila Nova até Vila Irineu, 3128 - Vila Nova até o Shopping, e 3116 - Itapeva até Jataí.

Os novos ônibus substituíram veículos antigos. Contam com 40 assentos, rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCDs), ar-condicionado, conexão USB, wi-fi e seguem com o padrão utilizado no sistema de transporte de Votorantim.

Além dos novos ônibus, o governo municipal também tem implantado estruturas de novas paradas de ônibus com cobertura e piso tátil. O planejamento prevê a instalação de 200 abrigos nessa primeira fase de melhorias no transporte público.  

Cada abrigo de ônibus instalado pela Prefeitura conta com três assentos e espaço para cadeirantes. O objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) com a colocação desses novos equipamentos é proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do transporte público municipal de Votorantim.

A Semob informa ainda que uma readequação nas linhas já está em fase final de estudos. A meta é incluir novos horários para melhor atender o usuário do transporte coletivo municipal.

Informações: Prefeitura de votorantim

READ MORE - Prefeitura de Votorantim adquire novos ônibus para o transporte coletivo municipal

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960