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Em SP, Centrais de Achados e Perdidos da CPTM, EMTU e Metrô contabilizam 53,8 mil itens esquecidos no início de 2024

terça-feira, 11 de junho de 2024

As Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) registraram 53.864 objetos esquecidos pelos passageiros só este ano. Graças ao trabalho de busca ativa desenvolvido pelas CAPs da CPTM, do Metrô e da EMTU, 16.188 desses itens já foram devolvidos a seus donos.

Em comparação, 146.697 objetos foram encontrados nos transportes metropolitanos ao longo de todo o ano de 2023. Ou seja, cerca de 402 itens em média foram esquecidos diariamente nos trens e estações da CPTM e do Metrô e também nos ônibus e terminais gerenciados pela EMTU. Desses, 44.260 foram devolvidos a seus donos.

Na CPTM, por exemplo, a busca ativa consiste em uma tarefa investigativa que envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe da CAP realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

Itens diversos esquecidos

Em 2023, os principais objetos esquecidos foram cartões diversos, bilhetes de transporte, documentos pessoais, carteiras e crachás. A lista permaneceu igual nos primeiros meses deste ano, com o acréscimo de itens como chaves e celulares.
Porém, a lista de itens inusitados não para de crescer, incluindo muletas, lavatórios, malas de viagem, carrinhos de bebê e até de supermercado, dentaduras, cadeiras de rodas, muletas, cédulas do mundo inteiro e cédulas antigas, medalhas, discos antigos, livros raros, mala de viagem com roupas, luvas de box, maca de massagem, objetos sexuais e instrumentos musicais diversos.

A CAP da CPTM foi criada em outubro de 1999, mas passou a contabilizar os dados em maio de 2006. Até maio de 2024, a central registrou 1.286.353 itens esquecidos por passageiros e foram devolvidos 420.431 para seus donos. Já no Metrô, desde 2010, quando o sistema de sua CAP foi informatizado, foram encontrados 1.122.662 objetos nos trens e estações. Desses, 304.996 foram recuperados por seus donos.

Dicas para passageiros
Para evitar a perda de objetos, é crucial que os passageiros fiquem atentos aos seus pertences nas viagens e verifiquem se estão com todos os itens antes de desembarcar. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Como recuperar os pertences
Os itens esquecidos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM, e por 90 dias nas centrais do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Após esse período, os documentos são entregues ao órgão emissor, outros objetos são doados a instituições ou ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP) e os cartões bancários são destruídos por segurança.

O passageiro que tenha perdido algum pertence deve comparecer à Central de Achados e Perdidos correspondente e comprovar que o item é de sua propriedade. A consulta de documentos e objetos podem ser realizadas por telefone e presencialmente nos endereços abaixo. No caso do Metrô, também é possível realizar a consulta de objetos identificados pelo site (Link).

Serviço: Centrais de Achados e Perdidos
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CPTM - Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô - Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, Linha 4-Amarela e 15-Prata

Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados.
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) - As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

EMTU

Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 - Centro, Campinas
Horário: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Telefone: (19) 3231-8590


Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)

Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 - Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4335-3232

Terminais Metropolitanos da EMTU na região de Guarulhos (Cecap, Taboão e Vila Galvão)

- Terminal Metropolitano Cecap (Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903, Guarulhos)

- Terminal Metropolitano Taboão (Av. Natalia Zarif, S/N.º Taboão – Guarulhos)

- Terminal Metropolitano Vila Galvão (Avenida Sete de setembro, S/N, Vila Galvão – Guarulhos)

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

Informações: STM

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Empresa MobiBrasil chega a 79 ônibus novos entregues em 2024 no Grande Recife

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A Mobibrasil Expresso S/A, operadora de transporte público na Região Metropolitana do Recife, anunciou a renovação de sua frota com a incorporação dos novos ônibus urbanos do modelo Apache Vip V, da fabricante Caio. Essa nova aquisição beneficiará as linhas de Camaragibe.

Os novos veículos são equipados com chassi OF-1726L BlueTec 6 da Mercedes-Benz, oferecendo suspensão pneumática para maior conforto dos usuários. O motor MB OM 926 LA (Proconve P-8 / Euro 6) entrega uma potência de 260 cv e um torque máximo de 900 Nm, garantindo eficiência e desempenho.

Como parte do processo de renovação da frota de ônibus coletivos urbanos, 79 ônibus zero-quilômetro da empresa MOBIBRASIL foram entregues à população somente em 2024. Os novos veículos serão incorporados imediatamente ao Sistema dando mais conforto aos usuários.
As unidades possuem duas portas pneumáticas no lado esquerdo alinhadas às plataformas e três portas no lado direito para o nível da rua. Além disso, os ônibus são equipados com ar-condicionado da Valeo, janelas panorâmicas, suportes pega-mão, painel de velocidade, tomadas USB, assoalho antiderrapante, campainha sem fio, sensor de ré, e itinerários eletrônicos na cor âmbar da marca FRT.

Os veículos também oferecem acessibilidade completa, com elevadores para pessoas com deficiência (PCD) localizados na porta central do lado direito e assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Saídas de emergência nas janelas, alçapões no teto, balaústres tácteis e iluminação interna em LED são outras características que asseguram a segurança e o conforto dos passageiros.

Com essas atualizações, a Mobibrasil reafirma seu compromisso com a modernização do transporte público no Recife e Região Metropolitana, proporcionando uma experiência de viagem mais confortável e acessível para todos os usuários.

Informações: Blog Meu Transporte

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Governador assina contrato para expansão de metrô até Taboão da Serra

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira (10) o termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de metrô, em Taboão da Serra. O município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.

“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”, afirmou Tarcísio.

A cerimônia de assinatura também contou com a presença do secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, além de deputados, prefeitos, vereadores e diretores do Grupo CCR, controlador da concessionária ViaQuatro.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. A previsão é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.

O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4-Amarela será de 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã da capital.

Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.

Estudo de viabilidade
A concessionária será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão da linha, reduzindo o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras. A análise contempla projeto executivo completo e estudos de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas.

Na semana passada, o Governo de São Paulo firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades das gestões no projeto. O município deu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o Estado será responsável por conduzir projetos, execução de obras e licenças do empreendimento.

Informações: Governo de São Paulo

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Transporte público em Ribeirão Preto passa a aceitar Pix, cartões de débito e crédito

Os usuários do transporte coletivo em Ribeirão Preto (SP) têm novas opções para pagamento das passagens. Cartões de crédito e débito já podem ser utilizados para pagar o transporte, via aproximação, diretamente na catraca do ônibus.

A modalidade Pix também será possível e deve ser implementada na próxima semana. Antes da mudança, só era possível adquirir a passagem por meio do cartão "Nosso", que deveria ser carregado em pontos específicos da cidade.

Além disso, havia uma tarifa de R$ 2 para aquisição do cartão, paga em dinheiro diretamente ao motorista.

Com a novidade, pessoas de fora da cidade ou usuários que vão utilizar o transporte pela primeira vez não precisam adquirir o cartão previamente.

Atenção com cartões
O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, alerta, no entanto, para o cuidado na forma de pagamento, já que a aproximação de dois cartões habilitados pode gerar problemas, como a cobrança no cartão indesejado.

O alerta é feito pois muitas pessoas colocam o cartão "Nosso" junto ao do banco, ou colocam mais de um cartão de débito ou crédito na carteira ou na capinha do celular.

"O que pode acontecer e vem acontecendo nos testes com o cartão 'Nosso' junto ao de crédito ou débito, é que pode ser que passe no cartão de débito e não no 'Nosso'. Pode ser que passe em um ou outro", explica.

Para evitar o erro, a recomendação é o cuidado ao colocar dois cartões juntos ao aproximar da catraca e realizar o pagamento. O usuário deve aproximar apenas um deles.

Informações: G1 Ribeirão Preto

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Em Blumenau, Nova linha de ônibus vai conectar terminais Aterro e Itoupava

Semanalmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio da Diretoria de Transportes, realiza adequações em horários e itinerários do transporte coletivo com o objetivo de atender cada vez melhor os passageiros.  

Além da nova Linha 82, que inicia a operação na segunda-feira, dia 10, a Linha 125 - Franz Volles também terá mudanças no ponto de embarque e desembarque na plataforma do Terminal Aterro. O novo local para o embarque dos passageiros ficará junto à Linha Troncal 82, em frente à plataforma da Linha 111 – Santa Clara. 

Outra mudança realizada será em parte do itinerário da Linha 300 no trajeto do Terminal Fortaleza para o Aterro. O ônibus não passará mais em um trecho de 400 metros da Rua Vereador Romário Conceição Badia. O novo trajeto será: saída do Terminal Fortaleza para a Rua Francisco Vahldieck, seguindo pelas ruas Fritz Koegler, 25 de Agosto, São Valentim, 1º de Janeiro, 2 de Setembro, até o Terminal Aterro. O objetivo é melhorar o tempo das viagens da Linha 300.

O diretor de Transportes da SMTT, Lairto Leite, conta que desde o início do ano 287 alterações foram realizadas no Transporte Coletivo da cidade. “São novas linhas, itinerários ajustados ou alterados. Estamos sempre ouvindo as solicitações da comunidade e realizando estudos para tornar o transporte coletivo de Blumenau cada vez mais eficiente”, conclui.

Informações: Seterb

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Prefeitura de Belém assina OS de R$ 136,5 milhões para início das obras do BRT da Júlio César

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), assina Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,5 milhões para o início das obras do BRT (Bus Rapid Transit) da avenida Júlio César. 

A OS será assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, às 9h desta terça-feira, 11, na praça Dorothy Stang, na passagem Santos Dumont, 175, na Sacramenta. 

O BRT da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans. 

Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRT, na avenida Júlio César. 

Pré-COP - Esta primeira etapa de implantação é a pré-COP-30. Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado), entre a avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém; alargamento das alças do elevado Daniel Berg; reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim; inserção de faixa de via preferencial; recapeamento; e sinalização horizontal da via. 

Pós-COP - Já na fase de implantação pós-COP-30 haverá a execução das Estações de Passageiros, execução das caneletas (pavimento rígido) de tráfego do BRT, restauração das vias de tráfego de veículos (pavimento flexível), ciclovias, passeios, urbanização, iluminação e drenagem. 

A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Seurb, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário. 

As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Informações: Agência Belém

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Estação de metrô de SP tem nome alterado para homenagear quilombo

A Estação 14 Bis, da futura Linha Laranja do Metrô de São Paulo, passa a ser chamada de Estação 14 Bis – Saracura, localizada na região central paulistana. A mudança foi determinada pelo governador Tarcísio de Freitas, em decreto publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do estado.

A alteração atende a reivindicação de movimentos sociais que lutam pelo resgate da história do bairro. No final do século 19, a área onde atualmente está o bairro do Bixiga abrigava o Quilombo Saracura, nomeado a partir do córrego que cortava a região e atualmente está canalizado abaixo da Avenida 9 de Julho.

A empreiteira que iniciou o projeto de construção da Linha Laranja do Metrô, que liga a zona norte paulistana à parte central da cidade, conseguiu a dispensa da realização de estudos arqueológicos prévios no Bixiga e nas estruturas que serão construídas no bairro da Liberdade, também conhecido pela presença de populações negras.

Sítio arqueológico
A construção da estação de metrô próximo à Praça 14 Bis levou à remoção da escola de samba Vai-Vai que esteve no local por 50 anos e foi fundada por descendentes do quilombo. Logo após a derrubada da sede da agremiação, em abril de 2022, já durante as obras, foi encontrado um sítio arqueológico na área que recebeu as obras da estação.

Desde o início das escavações arqueológicas, foram identificados e retirados milhares de itens, como fragmentos de vidro, louça cerâmica e ossos de animais. Alguns vestígios indicam ligação com religiões de matriz africana.

Em nota técnica enviada, no fim de maio, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Linha Uni, concessionária responsável pelas obras, informa que pretende acelerar os trabalhos arqueológicos na área.

Segundo o consórcio, que tem como maior acionista o grupo espanhol Acciona, o período de pouca chuva favorece a instalação de infraestrutura para estabilização do terreno e, ao mesmo tempo, possibilita que as escavações arqueológicas ocorram em mais de um ponto do local.

Durante o período chuvoso, em algumas ocasiões, o trabalho foi prejudicado por causa da inundação do canteiro de obras. Em 2023, o Iphan chegou a recomendar a suspensão dos trabalhos por causa do problema.

Informações: Agência Brasil EBC

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Linha Centro do Metrô do Recife amanhece paralisada devido a pane


Na manhã desta segunda-feira (10), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a Linha Centro do Metrô do Recife está paralisada devido a um problema elétrico no trecho entre as estações Werneck e Coqueiral. Segundo a CBTU, o problema está impossibilitando a energização da via, o que impede a operação normal dos trens.

Equipes de manutenção foram acionadas e estão trabalhando para solucionar a falha e normalizar o sistema. No entanto, a CBTU destacou que ainda não há previsão para o início da operação comercial da Linha Centro.

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