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Jundiaí abre corredor de ônibus preferencial no Centro de Cidade, a partir deste mês

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Pensando em uma maior mobilidade e fluidez para o trânsito, a partir do dia 23 de janeiro, Jundiaí passa a contar com corredor de ônibus preferencial na rua Rangel Pestana. O corredor terá início no cruzamento da rua Benjamin Constant e terminará no cruzamento da rua Secundino Veiga, com extensão de 1.500 metros. Além da rua Rangel Pestana, a rua Dr. Torres Neves, no centro de Jundiaí, também passará a contar com o corredor de ônibus preferencial com 150 metros de extensão. Outras modificações serão aplicadas na via, como a velocidade máxima permitida, que passa dos 50 km/h para 40 km/h.

“Essa é a primeira etapa da implantação de corredores preferenciais executada pela Prefeitura de Jundiaí, atendendo ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade, buscando dar prioridade ao transporte coletivo”, reforça o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. O ponto próximo ao restaurante Bom Prato será desativado e a linha 953 (Terminal Colônia) será realocada para o ponto localizado na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95. As outras linhas como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João) serão transferidas para a rua Dr. Torres Neves, 460, (ao lado do estacionamento).

Levantamento feito pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) mostrou que nas linhas que circulam pela rua Rangel Pestana são feitas diariamente 1.048 viagens de ônibus, sendo transportados 17.050 passageiros. O local ainda conta com 338 viagens intermunicipais diárias. As alterações têm como objetivo reduzir a concentração de pessoas em trechos que não comportam aumento no movimento. Na extensão do corredor hoje existem 147 vagas de estacionamento que permanecerão.

Os horários de operação serão de segunda a sexta, das 06h às 08h30, e das 16h30 às 19h00 e a velocidade máxima permitida será de 40 km/h, lembrando que as faixas são preferenciais, não exclusivas. A redução na velocidade máxima tem como objetivo garantir segurança e maior fluxo de ônibus na via preferencial. Fora dos horários determinados poderá haver a circulação de outros veículos. Haverá sinalização horizontal e vertical ao longo dos corredores para que os motoristas que transitarem pelas vias identifiquem as alterações de percurso.

“Os números dos levantamentos que fizemos nos mostraram a necessidade da implantação dessas faixas preferenciais devido ao aumento no volume de veículos automotores nas vias municipais”, destaca Aloysio Queiroz, Gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí.

Informações: Prefeitura de Jundiaí

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Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa, após 3 anos de paralisação

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a retomada da construção do complexo viário Pirituba-Lapa, fundamental para desaforar o trânsito entre os dois bairros, atendendo à reivindicação de mais de 40 anos dos moradores de Pirituba, na zona Oeste da capital. Isso foi possível após a liberação da Justiça de São Paulo, em agosto de 2023, para a reativação do contrato, suspenso desde 9 de abril de 2020 por decisão judicial. Com prazo de execução previsto para dezembro de 2026, as obras contam com um investimento municipal de R$ 367 milhões.

O empreendimento, que irá interligar os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães através de uma ponte sobre o Rio Tietê, beneficiará cerca de 78 mil pessoas que utilizarão o acesso diariamente.

Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

Importante do ponto de vista econômico e financeiro para a região, a construção vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários.

Essas mudanças reduzirão o tempo de viagens, darão maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

Ações Planejadas

O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os bairros de Pirituba e Lapa. A estrutura terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Além da construção da ponte, o projeto completo também abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária.

O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:
- Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
- Canteiro central com ciclovia;
- Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais.
Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

Histórico

As obras do complexo viário Pirituba-Lapa foram suspensas em 9 de abril de 2020 por decisão judicial, após liminar judicial obtida pelo Ministério Público que tinham por objeto a anulação da licença ambiental LAI – nº 03/SVMA/2019 e da Ordem de Serviço nº 08. Desde a paralisação, foram gastos de cerca de R$ 3,5 milhões com serviços de manutenção e segurança nos canteiros desativados. As obras estavam 14% concluídas quando foram interrompidas pela Justiça e R$ 34 milhões foram consumidos pelo contrato, dos R$ 209,5 milhões totais previstos.



Informações: Prefeitura de São Paulo

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Prefeitura de Joinville abre enquete para escolha de novo layout dos ônibus do transporte coletivo

De 16 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, os joinvilenses vão poder participar de uma enquete para ajudar a escolher o novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville. Para opinar, basta acessar o link e responder as perguntas.

São três opções criadas a partir da identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob). Os layouts consideram pontos relacionados com a segurança e manutenção dos veículos e foram criados de forma voluntária pela Busscar, empresa de ônibus que nasceu em Joinville e agora faz parte do grupo Caio Induscar.

Os modelos foram desenvolvidos a partir do trabalho de especialistas em design e em transporte coletivo. O projetista da Busscar, Samuel Macelllay, que há mais de 20 anos atua no desenho de modelos de ônibus, desenhou os layouts finais apresentados. Eles usam tons de azul, cinza e branco, cores da identidade visual do Simob, criada pela Mágica Comunicação.

Os novos layouts dos ônibus vão marcar o início da operação do Simob, que vai atuar após o fim da primeira licitação do transporte coletivo da cidade. Atualmente, o processo de licitação está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sobre o Simob
Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação que está sendo elaborado em diversas etapas. Nas primeiras fases foram realizadas pesquisas com a população além de estudos técnicos. E foi a partir destes resultados que foi criado o Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência e tem como principal objetivo oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.

Entre as melhorias previstas estão wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.

Informações: Prefeitura de Joinville

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Em SP, Orçamento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito para 2024 é de R$ 10,35 bilhões

O orçamento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito para este ano será de R$ 10,35 bilhões. É o que indica a Lei nº 18.063/2023, que estima as receitas e fixa as despesas da cidade de São Paulo para 2024, sancionada em dezembro. Na comparação com o valor inicial, previsto no PL (Projeto de Lei) 578/2023, houve um aumento de 6,47%.

Os recursos distribuídos para a secretaria, segundo a lei, incluem o custo para manutenção do “Domingão Tarifa Zero”, medida de gratuidade no transporte coletivo municipal implantado pela administração municipal em dezembro do ano passado.

De acordo com o site da secretaria, por lei, a pasta tem entre suas atribuições formular, propor, gerir e avaliar políticas públicas para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, integrada e eficiente, priorizando a defesa da vida, a preservação da saúde e do meio ambiente; regular e fiscalizar o uso da rede municipal de vias e ciclovias e os transportes coletivos e individuais de pessoas e de carga; planejar e executar os serviços de trânsito e controle de tráfego de sua competência, bem como promover a educação e a segurança de trânsito; entre outros.

Tramitação do orçamento na Câmara
Protocolado no final de setembro pela Prefeitura, o PL 578/2023 tinha a proposta inicial de R$ 110,7 bilhões. Após tramitar e passar por 15 Audiências Públicas, o orçamento total do município recebeu um incremento, sendo aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo em dezembro no valor de R$ 111,8 bilhões.

Informações: Assembleia Legislativa

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SPTrans realiza mudança de itinerário na linha 178A/10 na região de Santana, Zona Norte


A SPTrans informa que a partir de sábado (27), a linha 178A/10 Metrô Santana – Lapa terá seu itinerário alterado e deixará de atender a Avenida Olavo Egydio, visando melhorar o desempenho da linha. Os passageiros continuarão a ser atendidos pelas linhas 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros e 179X/10 Jd. Fontalis – Metrô Barra Funda, podendo realizar transferência com a linha 178A/10 em qualquer ponto da Av. Cruzeiro do Sul.
 
Confira as mudanças:

178A/10 Metrô Santana – Lapa

Ida: R. Leite de Morais, acesso, Terminal Metrô Santana, R. Gabriel Piza, Av. Cruzeiro do Sul, retorno, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Av. Cruzeiro do Sul, R. Darzan, Rua. Dr. Zuquim e Rua Leite de Morais.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Novo abrigo com QR Code e 24 ônibus dinamizam mobilidade no Shopping Popular em Feira de Santana

Um novo abrigo com QR Code foi instalado no Shopping Popular Cidade das Compras pela Prefeitura de Feira. Ao todo, 15 linhas e 24 ônibus passam a atender usuários do transporte público urbano nesta região de entrepostos comerciais.

Além de oferecer conforto e acessibilidade aos passageiros enquanto aguardam a chegada do ônibus, a partir de agora não será mais necessário atravessar a avenida Olímpio Vital e adentrar ao Terminal Central em busca de embarque. 

“Ficou prático e rápido. Quem estiver nesta região tem à sua frente o novo abrigo. Assim, evitaremos que idosos se exponham ao perigo da travessia em uma avenida larga [Olímpio Vital] com grande fluxo de veículos”, explica Sérgio Carneiro, secretário de Mobilidade Urbana. 


O novo abrigo vai proporcionar, sobretudo, mais agilidade aos ônibus em uma zona comercial, especialmente para quem antes se deslocava até a Praça do Tropeiro, na rua Manuel Mathias - local com grande concentração de operações de carga e descarga e constantes retenções no tráfego que ocasionavam atrasos no cumprimento de itinerários.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também ativou um ponto de ônibus na avenida Padre José de Anchieta (avenida do Canal), próximo ao cruzamento com a rua Juvêncio Erudilho, região do bairro da Barroquinha com acesso ao Alto do Cruzeiro. 

“O passageiro consegue embarcar em um dos 24 ônibus sem precisar se deslocar por um longo trecho até a avenida Olímpio Vital. O prefeito Colbert Filho prioriza a mobilidade em nossa cidade”, afirma o titular da Semob.

ABRIGOS COM QR CODE

Além da modernidade, os abrigos também dispõem de assentos com espaço reservado a cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, cobertura e painel com novo layout com imagens da Caixa D’água do Tomba e do Monumento Todos os Caminhos.

O usuário basta apontar a câmera do smartphone para o QR Code e acompanhar a previsão de chegada do ônibus, além de recarregar créditos no cartão social eletrônico via app KIM, bem como revalidar cartão estudantil, solicitar um novo ou ter atendimento virtual Via Feira.

CONFIRA AS LINHAS

056 - São José via Pé de Serra 
063 - Campo Belo/Campo do Gado 
064 - Campo Limpo via Baraúnas 
071 - George Américo via Morada das Árvores 
073 - Gabriela II via Bela Vista 
074 - Gabriela via Homero 
075 - Jardim Cruzeiro via Hospital da Mulher 
081 - Morada das Árvores via Senai
082 - Novo Horizonte via Campo Limpo 
083 - Pedra Ferrada via Braço Forte 
084 - Pedra Ferrada via Caldeirão  
088 – UEFS via Sobradinho 
114 - Solar da Princesa via Gabriela  
115 - Condomínio Asa Branca via Sítio Novo 
115A - Condomínio Asa Branca via Pampalona

Informações: Prefeitura de Feira de Santana

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Mais três bairros de Campina Grande passam a receber transporte público esta semana

As comunidades atendidas serão São Januário, Portal Campina e o Conjunto Pedro Gondim. As extensões começam a partir desta terça-feira e serão concluídas na próxima quinta-feira. Com o trabalho, a Prefeitura vai evitar deslocamentos a pé da população e atender demandas históricas, como por exemplo, da comunidade São Januário, que lutava pela retomada do transporte público há 15 anos.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, passa a atender mais três bairros da cidade com o serviço de transporte público. Os bairros que passarão a ser atendidos pelo serviço são Pedro Gondim, São Januário e Portal Campina. Os dois últimos já começaram a receber o serviço nesta terça-feira (16). Já o Pedro Gondim passará a contar com transporte público a partir da próxima quinta-feira (18).

O anúncio das novidades foi feito pelo prefeito Bruno através das redes sociais. Ele comemorou os avanços e destacou a retomada do transporte público no São Januário, demanda que era muito solicitada pela população da comunidade e que foi atendido após cerca de 15 anos.

A atenção a essas comunidades é dada a partir de estudos feitos pela STTP, que conseguiu junto as empresas responsáveis pelo transporte público da cidade a extensão de algumas linhas. No caso do São Januário a extensão de rota se dá através da linha 903 C. Para atender aos moradores do Portal Campina será estendida a rota 922. Já no caso do Conjunto Pedro Gondim, que receberá o transporte público na quinta-feira, a será feita a extensão da linha 092.

Tarifa Zero

Outra novidade que passará a valer a partir de fevereiro em Campina Grande é o programa Tarifa Zero. Todo primeiro sábado de cada mês o dia será reservado para o transporte gratuito de passageiros. Isso mesmo. O usuário poderá se deslocar quantas vezes quiser através do transporte público que as passagens serão pagas pela prefeitura. O programa foi anunciado no ano passado e testado durante dois sábados do mês de dezembro. O Tarifa Zero foi considerado um sucesso de adesão e serve tanto para atender a população como também para fortalecer a economia local, já que muitas pessoas fazem uso do serviço para irem até o Centro ou os shoppings da cidade fazer compras.

Informações: STTP

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Em SP, Avenida Ragueb Chohfi será interditada parcialmente para obras de expansão da Linha 15-Prata


Os bloqueios vão até às 4h da sexta-feira (19) e se repetem na noite seguinte, das 21h de sexta às 4h do sábado (20). No período das interdições, os carros serão desviados para utilizarem uma faixa no sentido oposto à interdição, que estará devidamente sinalizada.

As intervenções serão acompanhadas por equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com apoio do consórcio responsável pela obra. No local serão disponibilizadas placas e sinalização para informar a população.

A interdição do trajeto será feita para possibilitar a colocação das vigas da ampliação da Linha 15-Prata, que está em obras para chegar até Jacu Pêssego e Pátio Ragueb Chohfi. Esse projeto compreende a construção de duas novas estações e um Pátio: Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego e Pátio Ragueb Chohfi.

Informações: Metro SP

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