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Londrina terá nova tarifa do transporte coletivo em 2024

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), divulgou a nova tarifa do transporte coletivo na cidade, que a partir da 0h de segunda-feira (1º) será reajustada para R$5,75.

O município vai praticar essa nova tarifa com base na Lei Municipal 13.340, aprovada pela Câmara Municipal em 2022, que garante a possibilidade do custeio das gratuidades do sistema. A adequação no preço foi anunciada depois da análise técnica da planilha de custos do sistema.

Investimentos – Em 2023, a Prefeitura de Londrina apresentou a maior renovação de frota da história do Paraná, sem recursos do Governo do Paraná. Os 147 novos ônibus representaram uma renovação de 42% da frota. Dos 147 novos veículos, 96 foram adquiridos pela concessionária Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e 51 pela concessionária Londrisul.

Do total de ônibus incorporados à frota, 44 possuem ar-condicionado, sendo que, destes, 22 contam também com piso diferenciado no modelo Taraflex, assentos estofados, câmeras de segurança e monitores. Todos os novos ônibus estão equipados com internet wi-fi e estão 100% adaptados ao transporte de pessoas com deficiência. Todas essas características ampliam o conforto e a qualidade para os usuários. Com as novas aquisições, a quantidade de ônibus com ar-condicionado no sistema de transporte coletivo de Londrina saltou de 32 para 76 unidades, um aumento de 138%.

Outro investimento considerável envolve a reforma dos terminais urbanos. O Terminal Ouro Verde mais que quadruplicou de tamanho em relação à edificação antiga, passando de 820,25 m² de área construída para 3.874,27 m². O Terminal Acapulco, que deve ser entregue aos usuários no início de 2024, também faz parte do montante investido nesse serviço essencial, assim como a manutenção do wi-fi em 100% dos ônibus e a implantação do mesmo método em todos os terminais.

Outra melhoria, essa aos passageiros, é quanto à forma de pagamento com métodos por aproximação, débito e crédito, seja com cartão ou celular. Há ainda a manutenção do cartão recarregável com créditos antecipados para as viagens.

Gratuidades do Sistema – Têm direito a passagem gratuita no transporte coletivo as pessoas com deficiência (PCD) e acompanhantes, idosos, pessoas com câncer que fazem tratamentos específicos, aposentados por invalidez, doentes renais crônicos que fazem hemodiálise, pessoas com AIDS, pessoas com problemas crônicos de saúde que precisam de fisioterapia, crianças e adolescentes que necessitem de educação especializada e seus acompanhantes. A gratuidade também é concedida a crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade que frequentem serviços socioeducativos ou socioassistenciais para aprender uma profissão, profissionais das Forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Guarda Municipal) e Tiro de Guerra, além dos agentes de saúde; dentre outros.

Sistema atual – O transporte público londrinense, que é pioneiro no quesito acessibilidade, possui atualmente 133 linhas, sete terminais de integração e uma estação de embarque e desembarque (Catuaí). Diariamente, o serviço é responsável pelo deslocamento, em média, de 44,5 mil pessoas, registrando cerca de 89 mil passagens. As operações são de domingo a domingo, das 5h à meia-noite e meia.

Com 222 ônibus, a TCGL opera prioritariamente nas regiões norte, leste e oeste. Já os 134 veículos da Londrisul circulam prioritariamente nas regiões centro, sul e leste.

Informações: Prefeitura de Londrina

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Prefeitura de Palmas abre processo seletivo para contratação de motoristas mulheres para transporte coletivo

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) anunciou, nesta semana, a abertura do edital de chamamento para o Processo Seletivo Simplificado, com ênfase na promoção da participação de mulheres na categoria de motorista do transporte coletivo. O objetivo da iniciativa é aumentar a representatividade feminina nesse setor, incentivando mais mulheres a integrarem a equipe de condutoras. No total, estão sendo oferecidas oito vagas para contratação temporária, além de formação de cadastro de reserva. O período de inscrições será de 8 a 19 de janeiro, na sede da Agência, localizada na Avenida Teotônio Segurado, ACSU-SE 70, Conjunto-1, Lote-2, 2ª Etapa, Fase I. 

Os requisitos para participação no processo seletivo incluem: idade mínima de 21 anos, habilitação para condução de veículos na categoria D, curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, ausência de infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH, e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O salário oferecido é de R$ 2.849,29, além de benefícios como vale alimentação. O edital destaca a importância de que o curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo esteja atualizado na Carteira Nacional de Habilitação. As candidatas devem apresentar cópias dos documentos necessários, como ficha de inscrição preenchida, comprovante de escolaridade, CNH, documento comprobatório de conclusão do curso especializado, e carteira de trabalho especificando a função e as datas inicial e final para contagem do tempo de serviço.

O presidente da ATCP, Eliezer Moreira, ressaltou a relevância desse projeto para a promoção da igualdade de gênero no âmbito profissional. “Com essa iniciativa, a Prefeitura e a ATCP buscam não apenas preencher vagas, mas também contribuir para a quebra de estereótipos de gênero, incentivando a presença de mais mulheres no setor de transporte coletivo da cidade”.

As motoristas irão integrar preferencialmente a equipe dos ônibus exclusivos para mulheres, que é uma novidade da atual gestão para dar mais segurança às usuárias do transporte público municipal. Atualmente, a linha exclusiva para mulheres conta com dois veículos e quatro condutores, entre eles uma mulher, Angla Maria Alves, que circulam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 20 horas, fazendo a linha E Eixão (13-I – Javaé/Apinajé e 13-V – Apinajé/Javaé). De acordo com a ATCP, a partir de janeiro de 2024, o transporte exclusivo de mulheres contará com mais dois veículos com rotas a serem definidas conforme demanda.

Informações: Prefeitura de Palmas

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Novos ônibus já beneficiam cerca de 2 milhões de passageiros por mês em Ribeirão Preto

Desde julho de 2023, a prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano têm iniciado a renovação da frota do transporte coletivo urbano no município. Essa substituição veicular já totaliza 204 novos modelos de ônibus em atendimento a 58 linhas e beneficiando 1.945.054 passageiros mensalmente.

Os novos ônibus são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis, além de câmeras de segurança mais modernas.

Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual (modelo antigo).

Essa renovação na frota soma-se aos números satisfatórios registrados no acumulado deste ano no serviço de transporte coletivo urbano: através do sistema de monitoramento por GPS, a RP Mobi detectou na rede integrada do transporte coletivo que o índice de cumprimento de partidas é de 96,61 % e de pontualidade de 85,74%.

Mais reforço na nova frota

Em 2024, serão incorporados à frota 54 novos modelos de ônibus urbano, com capacidade para mais de 100 passageiros, os quais vão circular nos corredores exclusivos do transporte público.  Com essa renovação, em 2024, Ribeirão Preto passará a ter toda a frota de ônibus com o sistema Euro 6 (tecnologia que reduz a emissão de poluentes).

De padrão europeia, essa tecnologia sustentável adotada nestes novos veículos será tanto na parte dianteira quanto na traseira dos ônibus, o que contribuirá ainda mais para a diminuição do nível de emissão de poluentes nas ruas e avenidas.

Estes novos ônibus, além de contarem com tecnologia de ponta para a sustentabilidade, também são do modelo Padron, com mais espaço para o transporte de passageiros, já contando com o espaço para acomodação da cadeira de rodas e do cão-guia.

A frota completa será substituída até o final de 2024 para integrar o programa Ribeirão Mobilidade, que é composto por asfalto novo, corredores de ônibus, sinalização inteligente entre outras intervenções urbanas. A troca da frota é parte das exigências no contrato firmado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o consórcio PróUrbano.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Curitiba investe em semáforos inteligentes, bikes compartilhadas e ciclomobilidade ativa

Com um sistema de mobilidade urbana moderno, com canaletas, vias lentas e vias rápidas, não é de hoje que Curitiba é referência no país na área de trânsito. Em 2023, a cidade se manteve na vanguarda, com investimentos em modernização, infraestrutura urbana e ações educativas para melhorar a mobilidade e a segurança da população nas ruas.

“Temos buscado inovar com novas tecnologias e aprimoramento técnico. Nossas ações refletem o compromisso da cidade em tornar o trânsito mais seguro e eficiente”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Ciclomobilidade

Em 2023, Curitiba inaugurou 50 estações de bicicletas compartilhadas, com 500 bicicletas – mecânicas e elétricas - disponíveis nos principais eixos cicloviários da cidade, ampliando a mobilidade ativa e o uso de meios de transporte sustentáveis.

“As bikes compartilhadas são uma opção de lazer e de saúde para o povo curitibano”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

O sistema possibilita a conexão com estações do transporte público e terminais de ônibus como Cabral, Portão, Guadalupe, Campina do Siqueira e a Estação Rodoferroviária.

O estudante Thiago Oliveira Marinho diz poupar tempo nos deslocamentos com a bike e aprovou o serviço de aluguel.

“É um meio de transporte limpo e ainda é um incentivo à atividade física. Além de ajudar a desafogar o trânsito, ter a opção de pegar a bicicleta em vários lugares é muito bom”, avaliou o estudante.

Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 280,2 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. De acordo com o Plano Cicloviário de Curitiba, até 2025, serão cerca de 400 km. 

Semáforos inteligentes

Ao longo do ano, a cidade implantou 181 novos semáforos para pedestres, incluindo semáforos sonoros e com maior tempo de abertura para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Esse é o caso do cruzamento das ruas Francisco Derosso e Pioneiros, no Alto Boqueirão, que ganhou semáforos que permitem a travessia orientada por sinais sonoros.

O casal de músicos Taís e Aldrin de Lima mora na região. Cegos, comemoraram a novidade no cruzamento pelo qual passam diariamente.

“Antes, o jeito era se guiar pelo barulho de aproximação ou afastamento dos carros e só então atravessar. Com o equipamento, podemos cruzar a rua no mesmo lugar, só que com segurança e tranquilidade”, compara Taís.

Outros 29 pontos da cidade contam com semáforos semelhantes.

Modernização dos sistemas

Os investimentos se estenderam à modernização de sistemas e processos, tornando a gestão do trânsito mais eficiente e adequada às novas regulamentações.

Os processos de identificação de condutores, defesas prévias e recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) são realizados digitalmente.

A Setran também implantou o Sistema de Autorizações de Trânsito, permitindo autorizações especiais para mudanças, carga e descarga, caçambas em vagas de estacionamento e calçadas, obras e trânsito especial, tudo de forma 100% online e digital.

A adesão da população aos serviços online da Setran é crescente: 54% dos processos foram enviados via internet em 2023, refletindo a eficácia e a comodidade desses serviços.

11 binários

Em 2023, foram implantadas 100 lombadas físicas e sete travessias elevadas nas ruas da cidade, melhorando a segurança.

Foram criados 11 binários, melhorando a circulação e a fluidez do tráfego.

A Setran também investiu na revitalização de ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados, recuperando 18,7 km de sinalização existente e sinalizando 19,5 km de novas estruturas para ciclistas. Isso reflete o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável.

Novas placas

A Prefeitura começou a instalar as novas placas de identificação dos nomes das ruas em junho de 2023. Letras reflexivas e maiores melhoram o sistema de identificação de vias de Curitiba, na primeira atualização em 26 anos.

Nesta primeira fase, estão sendo implantadas 3.179 placas de nomenclatura em cruzamentos dos principais eixos de circulação viária da cidade.

O contrato prevê, ao longo de dois anos, a implantação de 52.347 placas (51.112 em postes da Copel e 1.235 em postes de semáforos).

Estacionamento Regulamentado e Vagas de Estar

169 novas vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) foram implantadas nas imediações do Estádio Couto Pereira.

Desde o início da gestão, o número de vagas de EstaR aumentou de 12 mil para 20 mil, tornando o estacionamento mais acessível aos cidadãos.

Curitiba também está substituindo a sinalização das vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas, de acordo com a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Redução de mortes

Curitiba registrou redução de 1,2% no número de mortes em acidentes de trânsito, de acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT) divulgado em setembro.

Em 2022 foram 160 acidentes de trânsito fatais, com 166 óbitos, menos que em 2021, quando ocorreram 168 óbitos em 162 acidentes.

Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, até o ano de 2022, Curitiba reduziu o número de mortes em acidentes em 46,5%.

Outros destaques do trânsito em 2023

- Reconhecimento pelo prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária pela campanha Maio Amarelo 2023.

- Iniciativas educativas que impactaram mais de 77 mil pessoas.
- Sinalização de faixas exclusivas de ônibus para melhorar o transporte público.
- Amplas operações de fiscalização e programas de remoção de veículos abandonados.
- Educação para mais de 16 mil pessoas em escolas e empresas, promovendo inclusão e respeito no trânsito.
- 220 km de vias com nova sinalização pintada no pavimento.
- 8.777 novas placas de trânsito instaladas.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura sanciona isenção de 10,8 milhões ao Consórcio Guaicurus

Em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou a prorrogação até dezembro de 2024 da isenção de ISS (Imposto sobre Serviços) ao Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da Capital. Em 2023, a renúncia fiscal chegou a R$ 8.584.619,49, conforme dados do Portal da Transparência.

A publicação extra da Lei Complementar 515, de 9 de dezembro de 2023, define que a medida entra em vigor na data de sua publicação, “produzindo seus efeitos a contar de 1º de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024”.

A medida foi aprovada em 7 de dezembro pela Câmara Municipal e prevê renúncia de R$ 10,869 milhões. Na justificativa do projeto, o presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), afirmou que a não cobrança do valor anual do tributo já está prevista na LOA (Lei Orçamentária Anual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024.

O "perdão" do imposto é uma das medidas que o Consórcio Guaicurus diz utilizar para não aumentar o preço da tarifa. Sempre no final de cada ano as empresas do transporte coletivo discutem o reajuste da tarifa.

Informações: Campo Grande News

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Tarifa dos trens do Rio tem redução de R$7,40 para R$7,10


De acordo com deliberação da Agetransp nº 1352, foi homologado o reajuste da tarifa dos trens do Rio, a partir de 02/02/2024, sendo reduzido de R$7,40 para R$7,10. O reajuste tarifário é realizado anualmente, com base na inflação medida pelo índice IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, conforme previsto no contrato de concessão.   

O reajuste tarifário previsto em contrato considera custos fixos com a operação que foram fortemente impactados pela inflação, como energia, manutenção dos trens e da via férrea, aquisição de peças e equipamentos importados para reposição nos trens, entre outros.

Informações: Supervia

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Inscrições para vagas de Agente de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia

Encerram-se nesta quinta-feira, dia 4, as inscrições para o cargo de Agente de Atendimento e Segurança (AAS) da CCR Metrô Bahia. No total, estão abertas 30 vagas. As pessoas interessadas em se candidatar à seleção podem se inscrever gratuitamente no site da concessionária: www.ccrmetrobahia.com.br.

Entre os requisitos para participar do processo seletivo, é necessário ter Ensino Médio completo, conhecimento intermediário em pacote Office e experiência em atendimento ao público. As informações completas estão disponíveis na plataforma de seleção. O salário é compatível com o mercado e as pessoas selecionadas irão atuar em Salvador.

A CCR Metrô Bahia ressalta que todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial e não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de candidatos.

Como efetuar o cadastro:

Acesse o site: www.ccrmetrobahia.com.br;
Clique na aba 'Contato';
Depois, na área 'Trabalhe Conosco';
Você será redirecionado para uma plataforma de seleção externa;
Faça o cadastro e se candidate à vaga escolhida.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São 38km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,9 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 578 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Informações para a imprensa 

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Em SP, Bilhete Único de Estudante 2024 poderá ser solicitado a partir de hoje, 2 de janeiro

A SPTrans informa que, a partir desta terça-feira (2) os estudantes de São Paulo poderão solicitar seu Bilhete Único de Estudante para o ano letivo de 2024. Para fazer o pedido de um novo bilhete ou de revalidação do cartão que já possui, é preciso que a instituição de ensino tenha enviado sua matrícula à SPTrans.

Os alunos que vão utilizar o Bilhete Único pela primeira vez irão receber o seu cartão em casa ou no endereço que ele escolher. Para isso, é preciso completar o processo de solicitação e pagamento do valor de validação do benefício, que é de sete tarifas vigentes, ou R$ 30,80 via cartão de crédito, boleto ou PIX.

Siga o passo a passo para solicitar a primeira via ou revalidação do Bilhete Único de Estudante:

Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;

Após a Instituição de Ensino enviar os dados de matrícula à SPTrans, o estudante já pode solicitar o benefício pelo site: sptrans.dne.com.br

Primeira via
Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), o aluno pode solicitar a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 15 dias ao endereço escolhido. Depois de desbloquear o bilhete pelo site, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Revalidar o cartão atual
Caso possua um Bilhete Único de Estudante ativo, emitido a partir de 2020, o aluno poderá optar por revalidá-lo, para utilizar o mesmo cartão durante o período letivo, sem a necessidade da emissão de uma nova via. Nesse caso, o estudante assume a responsabilidade de possuir um bilhete em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar a solicitação, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Cartões emitidos em 2019 ou em anos anteriores não poderão ser revalidados. Nesse caso, um novo Bilhete Único será enviado para o endereço cadastrado, após a solicitação e pagamento do valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 30,80).

Acompanhar ou realizar o pedido
Acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br

Unidades de ensino
Desde o dia 17 de outubro as Unidades de Ensino já podem encaminhar os dados de matrícula de seus alunos e professores à SPTrans referentes a 2024. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE/CadEscola já está habilitado para receber os arquivos eletrônicos, que devem ser encaminhados de acordo com o especificado no Manual de Instruções para Instituições de Ensino, Estudantes e Professores

ATENÇÃO: a solicitação do Bilhete Único de Estudante no final do ano letivo de 2023, como primeira ou segunda via, não isenta o aluno do pagamento da revalidação para ter direito ao benefício no ano de 2024.

Informações: SPTrans

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