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Empresa de Goiânia vence 1ª etapa de licitação para vender ônibus seminovos para Teresina

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

A empresa Novo Horizonte Comércio e Serviços LTDA, sediada na cidade de Goiânia (GO), foi a vencedora da primeira fase da licitação para a aquisição de 80 ônibus seminovos que vão reforçar o transporte de passageiros em Teresina.

A licitação ainda se encontra na segunda fase e a empresa Novo Horizonte ainda precisa apresentar toda a documentação exigida para ser analisada por uma comissão especializada da prefeitura para que o processo seja finalizado. Caso vença a próxima etapa, a empresa vencedora vai ser obrigada a fornecer ônibus com acessibilidade e ar-condicionado.

A aquisição de 80 veículos orçado em R$ 50 milhões é uma das medidas defendidas pelo prefeito Dr. Pessoa para amenizar os problemas no transporte de passageiros. Confira a proposta apresentada pela empresa vencedora:

Lote 1 - 2019 R$ 584.975,00 por veículo

Lote 2 - 2020 R$ 624.950,00 por veículo

Lote 3 - 2021 R$ 694.950,00 por veículo

No início do mês de outubro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kléber Eulálio, proibiu que a Prefeitura de Teresina comprasse ônibus seminovos para integrar a frota do transporte coletivo da capital. O TCE não suspendeu o pregão eletrônico, e sim a compra/assinatura de contrato ou contratação. Ou seja, a decisão não suspendia o edital de licitação por completo. A Strans informou que já acionou a Procuradoria Geral do Município e que o órgão já está tomando as providências cabíveis junto ao TCE.

Informações: Portal O Dia

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Atibaia recebe 20 novos ônibus para o transporte coletivo municipal

Com o objetivo de proporcionar melhor mobilidade, segurança e conforto aos usuários, a Prefeitura de Atibaia acaba de receber mais 20 novos ônibus para compor a frota da concessionária responsável pelo transporte público municipal.

Os veículos 0 km são da marca Mercedes Benz, de carroceria Caio Apache Vip e substituirão parte da frota mais antiga, garantindo melhor mobilidade urbana para a cidade. Os ônibus oferecem melhor desempenho e contam com acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos.

Câmeras de monitoramento também foram instaladas em cada veículo, com o objetivo de garantir a segurança os passageiros.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, reforça que o itinerário dos novos ônibus será realizado nos bairros de maior necessidade e adesão.

Essa conquista faz parte de um pacote de ações que a Prefeitura vem realizando para melhorias do transporte público municipal, com estudo do sistema de transporte, criação do conselho de usuários e a aproximação da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano com a população para garantir a melhoria da mobilidade urbana, trazendo mais conforto, agilidade e segurança aos usuários.

Informações: Prefeitura de Atibaia

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BRT ABC está contratando trabalhadores para as obras de sua construção


O BRT-ABC anunciou nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, a abertura do processo de contratação de profissionais da área de construção para atuar nas obras do novo corredor de ônibus.

Na publicação no perfil oficial do sistema nas redes sociais, são vagas para pedreiro, auxiliar de pedreiro, armador de ferragens, carpinteiro, apontador de obras, encarregado de obras civil e técnico de edificações.

Os salários e benefícios não foram informados, e os interessados podem enviar o seu currículo para o e-mail recrutaselecao3@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 94221-5975. Veja a seguir o informe.

Informações: BRT ABC

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SPTrans terá operação especial no transporte durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, oferecerá serviços especiais de transporte para o público nos dias 3, 4 e 5 de novembro (sexta, sábado e domingo), com cinco linhas especiais de ônibus e vans do Atende+ realizando o deslocamento do público para o Grande Prêmio São Paulo 2023 de Fórmula 1, que será realizado no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Zona Sul.

Para facilitar o acesso dos espectadores durante o evento, a SPTrans ativará na quatro linhas, com três oferecendo o transporte diretamente de pontos estratégicos até Interlagos (Saindo do Aeroporto de Congonhas, Shopping SP Market e Trianon/MASP) e uma quarta linha com itinerário circular entre a Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda e os diferentes portões de acesso à prova.

Para a saída do público, serão ativados os serviços: 606P Shopping SP Market – F1, 607F/10 Terminal Santo Amaro - F1 e 906T/10 Trianon/MASP – Fórmula 1 (via Aeroporto).

A SPTrans também disponibilizará vans do Serviço Atende+ com itinerários criados especialmente para o evento, para a locomoção gratuita de pessoas com deficiência.

Aos passageiros que utilizam os coletivos que atuam na região, haverá desvios nos itinerários ao longo dos três dias de evento.

Linhas Especiais - Entrada

Os ônibus da Operação Fórmula 1 realizarão o atendimento entre 6h e 7h, com tarifa vigente de R$ 4,40, podendo ser paga em dinheiro ou com Bilhete Único. Todos os veículos são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. O desembarque será feito em pontos no entorno do Autódromo, sendo que o passageiro deverá escolher o mais próximo de seu portão de ingresso.

606F/10 Circular Fórmula 1 – Autódromo
Operação: A partir das 6h na sexta, sábado e domingo
Ponto Inicial: Rua Plínio Schmidt, 325 (oposto), ao lado da Estação Autódromo
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único

Pontos de parada:

- Av. Jacinto Júlio, oposto ao nº 60 – Portão G;
- Av. Jacinto Júlio, oposto ao nº 34 – Portões K/9;
- Av. do Jangadeiro, altura do nº 149 – Portões D/M;
- Av. Interlagos, nº 6569 (Pça. Jacob Dubena) – Portões 7/8;
- Av. Interlagos, nº 6395 (SABESP) – Portão A;
- Av. Interlagos, nº 5945 (baia) – Portões T/L;
- Av. João Paulo da Silva, oposto ao nº 33 – Portão Z.

606P/10 Shopping SP Market – F1
Operação: A partir das 7h no sábado e domingo
Ponto inicial: Av. Octalles M. Ferreira com Av. das Nações Unidas
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único

606A/10 Aeroporto – Fórmula 1
Operação: A partir das 7h no sábado e domingo
Pagamento: Dinheiro, Bilhete Único e cartões de débito e crédito com tecnologia por aproximação

906T/10 Trianon/MASP – Fórmula 1 (via Aeroporto)
Operação: A partir das 7h no sábado e domingo
Ponto inicial: Al. Casa Branca
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único

Linhas especiais - Saída

As linhas especiais também vão atender aos torcedores na saída do GP, partindo do entorno do Autódromo, a partir das 16h30 no sábado e a partir das 15h30 no domingo.

606P/10 Shopping SP Market – F1
Operação: A partir das 16h30 no sábado. No domingo, às 15h30
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único

607F/10 Terminal Santo Amaro - F1
Operação: A partir das 16h30 no sábado. No domingo, às 15h30
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único
A linha terá ponto de parada também no Shopping SP Market

906T/10 Trianon/MASP – Fórmula 1 (via Aeroporto)
Operação: A partir das 16h30 no sábado. No domingo, às 15h30
Pagamento: Dinheiro e Bilhete Único

Serviço Atende+

As vans realizarão o transporte de pessoas com mobilidade reduzida até o interior do Autódromo de Interlagos no final de semana (4 e 5), a partir das 6h, atendendo aos seguintes pontos:

- Estação Autódromo da ViaMobilidade
- Shopping SP Market
- Term. Metropolitano Jabaquara (Av. Eng. Armando de Arruda Pereira)
- Portão Z do Autódromo
- Praça Enzo Ferrari
- Trianon/MASP
- Estacionamento de Fretados da Avenida José Carlos Pacce

O Serviço Atende+ é o único transporte público que opera na via perimetral interna durante a realização do GP de São Paulo de Fórmula 1.

Para ter direito ao transporte, pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência, deverão obrigatoriamente apresentar o ingresso do evento.

Informações: SPTrans

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Em Manaus, Quarenta novos veículos são entregues para transporte coletivo

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Foi entregue nesta segunda-feira (23), 40 novos veículos para o transporte coletivo em Manaus. Com a ação realizada na véspera do aniversário de 354 anos da cidade, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Leste, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), alcança a marca de 300 veículos novos, totalmente modernos.

“Esses ônibus vão servir, em sua maioria, as zonas Norte e Leste, e alguns vão atender também a zona Oeste de Manaus. Assim, nós chegamos a 300 ônibus novos na nossa gestão, sendo que, até o final do ano, teremos mais 75 veículos entregues para o transporte coletivo. É importante ressaltar que nós finalizamos também a licitação para o transporte alternativo e executivo, e esses ônibus vão ser trocados a partir do ano que vem. No total, 320 novos ônibus vão servir a essa modalidade, que agora nós vamos chamar de ‘transporte complementar’, que entram também nesse novo serviço ofertado na cidade de Manaus no transporte coletivo”, assegurou Almeida.

Além dos 40 entregues hoje, mais sete, que estão em trânsito, serão integrados à frota de Manaus nos próximos dias.

Todos os veículos entregues possuem condicionadores de ar, rampa para cadeirantes e são do tipo convencional e padron (modelo maior que permite transportar mais passageiros). Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo. Nos novos coletivos, também serão instaladas câmeras de segurança e elevador de acessibilidade.

“Além de serem ônibus novos, têm todo aquele sistema interno de vigilância por câmera, com um motor menos poluente, e isso está sendo possível, graças a determinação do prefeito David, de priorizar o transporte coletivo da cidade de Manaus, priorizando a mobilidade urbana”, completou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens, diariamente, refletindo a importância do transporte público na vida dos cidadãos.

Informações: A Critica

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Transcol recupera demanda de passageiros no pós-pandemia

domingo, 22 de outubro de 2023

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda.

Após um período marcado pela redução drástica no número de passageiros, o Sistema Transcol começa a apresentar sinais de recuperação. 

Os ônibus voltaram a receber um número expressivo de usuários. Os motivos? Não só devido à vacinação e à retomada das atividades econômicas, mas, também, aos investimentos contínuos na prestação dos serviços de transporte público. 

Segundo levantamento realizado pelo GVBus, 95% dos passageiros que haviam deixado de utilizar o Transcol devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, já foram recuperados. É um dos maiores índices de retomada da demanda do setor no Brasil.

Mas esse processo não aconteceu de um dia para o outro. O restabelecimento no número de passageiros reflete não apenas a necessidade de deslocamento para o trabalho e outras atividades essenciais, mas, também, a maior confiança da população no transporte público coletivo da Grande Vitória.

“Esse fenômeno também é um reflexo dos investimentos que temos realizado, como a renovação da frota, a ampliação dos pontos e formas de recarga, e a aposta em um transporte público mais sustentável”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Prejuízo durante a pandemia passou da casa dos milhões
Com a redução no número de passageiros, os prejuízos cumulados pelas empresas do Transcol passaram da casa dos milhões. Entre 15 março e 31 de julho, as perdas ficaram acima de R$ 116 milhões. O que significa que o sistema arrecadou apenas 63% da receita normal.

A conta não fechava. Para se ter uma ideia, nesse período, a média geral de pessoas transportadas foi de 42% do total esperado (queda de 58%), enquanto o sistema manteve uma oferta de 82% do serviço. Ou seja, a oferta foi praticamente o dobro da demanda.

No Brasil, as perdas chegaram a R$ 9,5 bilhões, no período de 16 de março a 31 de dezembro de 2020, ponto alto da pandemia. Os dados constam do levantamento Impactos da Covid-19 no Transporte Público por Ônibus da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). 

No começo da pandemia, a NTU projetou que 2020 terminaria com uma demanda de 80% da existente antes da Covid-19 e com 100% da frota em operação (oferta). Mas não foi o que ocorreu. O ano terminou com 61% da demanda usual e 80% da frota em circulação.

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema durante o período. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda de passageiros. 

Facilidade nos deslocamentos e conforto ao passageiro impulsionaram a retomada da demanda
Apesar dos prejuízos sociais e econômicos causados pela pandemia, o Sistema Transcol não deixou de modernizar os serviços mesmo durante o período.

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pelas empresas operadoras e ainda em andamento, para facilitar os deslocamentos e trazer mais conforto ao usuário do transporte público coletivo.

Renovação da frota
Desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos na modernização e ampliação da frota.

Já são mais de 600 novos ônibus entregues, todos com motorização sustentável, ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos. Até o final de 2023, a expectativa é chegar a 750 ônibus renovados. 

Diversificação das formas de recarga e pagamento da tarifa
Além do pagamento da tarifa com o CartãoGV, o usuário também pode utilizar o celular. Para quem prefere usar o bilhete único físico, há opções de recarga online. Basta baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e adquirir os créditos.

Já quem prefere pagar a tarifa pelo celular, sem precisar utilizar o CartãoGV físico, a opção é o QR Code. É só baixar o app Kim, fazer um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos na tela do smartphone, para serem apresentados no validador do ônibus na hora do embarque. 

Ampliação dos estabelecimentos parceiros
Os parceiros são estabelecimentos comerciais em que é possível comprar ou recarregar o CartãoGV. São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória, incluindo lojas, farmácias, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings, estações do Novo Sistema Aquaviário e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus.

Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.


Ampliação
Com a implantação do CartãoGV, o Sistema Transcol foi ampliado, e, em maio de 2021, incorporou o Sistema Municipal de Vitória. Começava a integração. As linhas alimentadoras passaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos, e os moradores da capital passaram a acessar algumas linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração.

Recentemente, o Novo Sistema Aquaviário também foi incorporado ao Transcol, dando mais opções aos passageiros, e permitindo que a viagem seja integrada a algumas linhas de ônibus.

Conexão temporal
Com a integração das linhas, foi criado o sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão. 

Tal inovação trouxe mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, permitindo ao passageiro passar na roleta sem pagar uma nova tarifa, desde que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período e em linhas específicas.

Informações: GVBus

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Prefeitura de BH entrega novos ônibus do transporte coletivo da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta quinta-feira (19) novos ônibus que já estão integrados ao serviço de Transporte Coletivo da capital. São 220 veículos com ar condicionado, suspensão a ar e acessibilidade rodando em cerca de 80 linhas do sistema. Até o final do ano serão 420 ônibus novos atendendo aos passageiros do sistema de transporte coletivo municipal. 

Do total de 220 ônibus, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos. A frota do transporte coletivo da capital conta agora com 2.484 veículos, cuja idade média é 6 anos e 9 meses. Todos os veículos têm acessibilidade, contando com elevadores ou embarque em nível, e cerca de 70% da frota já possuem ar condicionado.

De acordo com o prefeito Fuad Noman os novos coletivos estão identificados para que a população consiga acompanhar a entrega dos 420 ônibus, o que vai ocorrer até o final deste ano. 

“A entrega de novos ônibus para o transporte de Belo Horizonte é um dos compromissos que assumimos com a população e está prevista na lei que trouxe o novo mecanismo de remuneração das passagens e iniciou um processo de modernização e encaminhamento de soluções definitivas para o transporte coletivo. Hoje estamos aqui tendo a oportunidade de ver que já estão rodando mais de 200 ônibus novos”, afirmou o prefeito.  

Melhorias no Transporte Coletivo

A renovação da frota faz parte de uma série de melhorias implementadas no transporte coletivo de Belo Horizonte, desde a sanção, em julho deste ano, da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar. Já foram acrescidas 849 novas viagens, sendo 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. E até dezembro serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação.

Gratuidades

As melhorias no transporte coletivo também atenderam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

O Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, de acordo com a Lei Maria da Penha, e que apresentam vulnerabilidade econômica ou social. O Auxílio de Transporte Escolar atende cerca de 6 mil estudantes do município que antes recebiam o meio-passe estudantil, com o pagamento de 50% da tarifa, e agora o pagamento é de 100%.

Outro benefício importante foi a implantação de tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte também intensifica a fiscalização para garantir que o cidadão tenha um serviço de qualidade. Até setembro deste ano foram realizadas 908 operações de fiscalizações e 12.024 passaram por inspeção. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH. Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico.

Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. Até setembro mais de R$ 7,9 milhões não foram repassados aos consórcios do transporte coletivo convencional por descumprimento desses critérios.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024

A prefeitura de São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024, conforme previsão do Orçamento enviado à Câmara Municipal para o ano que vem. A peça estima o investimento com o complemento da tarifa - hoje em R$ 4,40 em dinheiro – e também avalia investimento de R$ 2,5 bilhões para a eletrificação da frota do sistema municipal.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) busca ampliar a frota de veículos elétricos – no dia 18 de setembro, com a apresentação de 50 novos ônibus elétricos, a Capital informou possuir 270 veículos elétricos em circulação. Atualmente a frota total possui 12 mil coletivos. A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024, com 2.400 veículos. 

Paulatinamente o valor de subsídio do transporte coletivo da Capital vem aumentando. Em 2022, o governo municipal aportou R$ 5,1 bilhões em complemento do custeio do sistema, que hoje demanda entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões. Em 2021, essa quantia foi de R$ 3,4 bilhões.

Só neste ano – de janeiro a setembro – a prefeitura da Capital enviou R$ 4,2 bilhões para auxiliar a bancar o sistema municipal. A SPTrans, autarquia que gerencia o transporte público na Capital, sem o subsídio o valor da tarifa seria de R$ 10,45.

SUSTENTABILIDADE

Durante a apresentação dos ônibus elétricos, Ricardo Nunes disse que uma das metas da prefeitura é posicionar São Paulo como uma das cidades mais sustentáveis da América Latina. 

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou Nunes. 

“Conseguimos ampliar a nossa frota de veículos à bateria, chegando a 69 veículos, tudo com o objetivo de nos tornamos, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana com ônibus movidos a energia limpa, graças a todo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo”, adicionou o secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda.

VALOR GLOBAL

O Orçamento global para 2024 da prefeitura da Capital está estimado em R$ 110,7 bilhões e foi entregue à Câmara no mês passado. O montante previsto para o próximo ano é quase 16% maior em comparação com o exercício de 2023. Para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a administração prevê um orçamento de R$ 9,73 bilhões para o ano que vem. 

Informações: Diario Grande ABC

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