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Em SP, Passageiros devem antecipar a recarga do Bilhete Único neste mês de outubro

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Os passageiros de transporte público que irão realizar suas viagens nos próximos fins de semana devem antecipar a recarga de seus cartões do Bilhete Único. Os sistemas de atendimento, recarga, compra e venda de créditos ficarão indisponíveis a partir das 23h de sexta-feira (6) até a manhã do dia seguinte e na véspera de feriado quarta-feira (11) até a manhã de quinta-feira (12), em virtude de manutenção programada dos sistemas realizada pela SPTrans.

Neste período, nenhuma venda e recarga de crédito de Bilhete Único será realizada, em qualquer dos canais existentes, incluindo apps e pontos físicos. Por isso é importante que o passageiro faça sua recarga antecipadamente.

Quem possui cartão do tipo Estudante, idoso 60 a 64 anos, ou utiliza créditos de Vale-Transporte também deve realizar a recarga do seu cartão de forma antecipada para conseguir viajar normalmente no fim de semana.

A SPTrans orienta aos passageiros que não deixem sua recarga para a última hora, comprem os créditos e façam a carga em seus cartões de forma antecipada para que não sejam prejudicados ao tentar utilizar o transporte público por ônibus e outros modais, inclusive fazendo uso da integração.

As opções para recarga antecipada disponíveis estão listadas em http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/, em máquinas de autoatendimento ou nos postos da SPTrans nos terminais. Ao fazer a compra, os passageiros devem encostar seus cartões em uma máquina de recarga para carregar seus créditos antes dos dias mencionados para manutenção.

Informações: SPTrans

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Na contramão, Sorocaba libera uso de corredores do BRT para motos e transporte escolar

A Prefeitura de Sorocaba liberou o tráfego de motocicletas e veículos do transporte escolar nos corredores, até então, exclusivos do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Logo mais, ainda neste mês de outubro, a medida será ampliada para taxistas e motoristas de automóveis por aplicativo.

A iniciativa será operacionalizada em duas fases, sendo que a primeira, válida desde esta terça-feira (3), autoriza o uso da faixa especial por motocicletas, além de veículos do transporte escolar. A Resolução que autoriza essa iniciativa será publicada na edição desta terça-feira (3) do Jornal do Município com efeito retroativo. Em um segundo momento, ainda neste mês de outubro, a medida será ampliada para taxistas e motoristas de automóveis por aplicativo.

A nova Resolução, em âmbito municipal, restringe o que estabelece o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual especifica que transitar na faixa exclusiva regulamentada para transporte público coletivo de passageiros é infração gravíssima e que implica na perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Em Sorocaba, a primeira fase da liberação vai beneficiar 534 veículos que atuam no transporte escolar e que estão com seus alvarás de operacionalização ativos e regularizados, além de 113.710 mil motocicletas que integram a frota da cidade, segundo dados atualizados em 2023 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Já, a segunda fase abrangerá em torno de 300 taxistas regularizados e aproximadamente dois mil motoristas por aplicativo. “Quanto aos motoristas por aplicativo, estamos desenvolvendo um cadastro on-line. Haverá alguns requisitos e documentos a serem encaminhados para que, após aprovação, ocorra agendamento para instalação de adesivo no vidro traseiro do veículo, autorizando a utilizar o corredor rápido do BRT”, adianta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Todos os corredores de trânsito de ônibus rápido em Sorocaba são monitorados por câmeras, as quais são operadas pela empresa BRT, sendo que os agentes do Centro de Controle Operacional da Semob também têm acesso às imagens. (Secom Sorocaba)

Informações: Jornal Cruzeiro

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Por mais mulheres motoristas de ônibus no Recife

Muita gente acredita que as mulheres são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas não é o que as estatísticas apontam. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no Brasil (Dpvat), dão conta de que apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito são destinadas a mulheres. A diferença é significativa, especialmente considerando que o número de motoristas mulheres nas ruas do Brasil difere cada vez menos do número de motoristas homens. 
Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus

No Recife, elas ainda são minoria diante do total de motoristas homens, mas elas já vêm quebrando preconceitos demonstrando que a mulher tem a liberdade e capacidade de trabalhar em qualquer profissão.

E na visão dos usuários, a presença de mulheres ao volante nos ônibus trás para muitos mais tranquilidade nas viagens, Ricardo Batista, morador da Iputinga, relata que as mulheres são mais atenciosas quando solicitadas a dar informações. 

Cursos de Capacitação nas empresas

Ela foi contratada em 2007 como Cobradora. Passou por muitos veículos (dentre eles, o que mais gostava era o 112, da linha Nova Descoberta / Cabugá). Mas o tempo foi passando, e Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus, e se inscreveu para participar da Escolinha Interna do Consórcio Recife para Formação de Motoristas.

Entrou na turma da Escolinha, recebeu as orientações dos instrutores, se esforçou e foi aprovada, sendo promovida para Motorista em Março de 2016.

Ela conta que apesar do estresse do trânsito e de alguns usuários impacientes, ela tem enorme prazer em dirigir pela cidade e receber elogios dos usuários pelo trabalho, principalmente quando o reconhecimento é dos homens.

Como seria bom uma paridade de genero no transporte coletivo onde pudessemos ver mulheres ao volante conduzindo os coletivos transportando vidas que se deslocam para seus diversos compromissos do dia a dia, pois bem, essa realidade ainda está muito longe de ser realizada, visto que na RMR o número de mulheres motoristas de coletivos chegam a pouco mais de 60 dos mais de 3 mil motoristas de ônibus que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Vencer preconceitos e os tabus de uma função predominantemente masculina é o desafio principal das empresas em preparar essas mulheres na função através de incentivos, treinamento e capacitações visando também melhorar o atendimento aos usuários. 

Empresas com motoristas mulheres na RMR:

Empresa Borborema - 12 mulheres
MobiBrasil - 13 Mulheres
Consórcio Recife - 11 mulheres
Empresas Metropolita - 09 mulheres
Rodoviária Caxangá - 07 mulheres
São Judas Tadeu - 03 Mulheres
Transportadora Globo - 02 mulheres
Expressa Vera Cruz - 01 mulheres

A maioria dessas profissionais começou dentro das empresas em outras funções, como cobradoras, auxiliares de serviços gerais e foram mostrando interesse de se capacitar para assumirem o volante. Foi o caso de Fernanda F. da Silva, que há anos dirige na Empresa MobiBrasil.
Fernanda F. da Silva, motorista na Empresa MobiBrasil

O fato constatado mostra que realmente a necessidade de incentivos nessas contratações femininas onde os dados mostram que as mesmas se envolvem bem menos em acidentes de trânsito.

Blog Meu Transporte


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TEVX Higer participará do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

A TEVx Higer confirma a presença no  "Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, o VE- Veículo Elétrico Latino-Americano que acontecerá de 5 a 7 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

Palco das últimas novidades e tendências nos segmentos de veículos elétricos pesados, leves e levíssimos, o evento se diferencia por apontar os principais avanços no mercado de baterias, componentes, infraestrutura e serviços.

No evento a marca apresentará o veículo rodoviário FE10BR, uma  referencia internacional em mobilidade que traz no currículo a experiência reconhecida em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo do Qatar e transporte das autoridades na COP233.

Em sua versão brasileira o FE10BR vem com 10 metros de comprimento, capacidade para 41 passageiros e um conjunto tecnológico avançado que o concede uma autonomia de 400 quilômetros e recarga rápida de até 3 horas.

“Além de puro conforto para quem o utiliza, o FE10BR  se destaca pelo seu desempenho notável e seus inegáveis benefícios para o meio ambiente, como a emissão zero de poluição e ruído que conquistam as pessoas antenadas em tecnologia e sustentabilidade”, analisa Adriana Taqueti, gerente de vendas e Marketing da TEVX Higer.

Em questão de conforto interno, o veiculo esbanja comodidade com assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Ainda vem de  fábrica  equipado com wi-fi,  ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares, vidros com tratamento UV e cromoterapia.

Como opcionais exclusivos, conta com geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Informações: TEVx
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Última rodada de testes com ônibus elétricos começa na quarta-feira em Curitiba

terça-feira, 3 de outubro de 2023

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel lançou, nesta segunda-feira (2/10), a última rodada de testes com ônibus elétricos em Curitiba, que servirão de referência para a compra dos primeiros veículos do gênero para o transporte coletivo da capital.
Nesta última etapa serão avaliados dois veículos: um articulado com capacidade para 140 passageiros, da marca Eletra; e um padron para transportar 85 passageiros, da Marcopolo. Os dois ônibus começarão a ser testados na quarta-feira (4/10) nas linhas Interbairros II  (com passageiros) e Centenário Campo Comprido (sem passageiros). As avaliações vão até 31 de outubro.

Quase 100 mil pessoas já andaram de ônibus elétrico em testes em Curitiba
Linha Turismo de Curitiba terá tarifa a R$ 6 para moradores durante a primavera
“A transição de matriz energética é um compromisso meu e do prefeito Rafael Greca, pensando na sustentabilidade, na redução da emissão de poluentes e na modernização do transporte coletivo”, disse Pimentel.

Até junho de 2024, 70 elétricos devem ser integrados à frota para trafegarem nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos, com investimentos de R$ 200 milhões.

A eletrificação da frota é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Outros testes
Já foram testados, desde abril, quando começaram as avaliações, veículos das marcas BYD, Eletra (dois modelos), Marcopolo e Volvo. Cerca de 100 mil pessoas já se deslocaram na capital em veículos elétricos.  

No teste, são avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

O articulado Eletra que começa a circular nesta semana é o terceiro veículo da marca a ser testado e o padron Marcopolo o segundo da montadora de Caxias do Sul (RS). O primeiro tem autonomia de 200 quilômetros e tempo de recarga de 3 a 4 horas. Já o Marcopolo tem autonomia de 280 quilômetros e recarga de 2 a 4 horas.

Tecnologia nova
O projeto de descarbonização da frota do transporte público prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de recarga dos veículos na cidade.

“Estamos iniciando o processo de migração para a matriz elétrica, não poluente. Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, afirmou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Com a compra dos veículos, o município vai preparar a infraestrutura de apoio, com a implantação de melhorias viárias, requalificação de ruas, estações-tubo e pontos de recarga nas garagens das empresas de ônibus e em áreas públicas da capital.

Inter 2
O plano de eletromobilidade tem como âncoras os projetos das linhas Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).

“Uma das portas de entrada da frota elétrica será o novo Inter 2, no qual temos um grande investimento internacional e que vai representar um salto na qualidade do transporte. Inclusive lanço neste quarta-feira duas ordens de serviços de R$ 150 milhões no Xaxim e no Tarumã para obras do Inter 2 de requalificação do pavimento e correção geométrica para a preparação para a nova linha”, adiantou Pimentel.

Conforto
O prefeito em exercício conheceu os dois ônibus e cumprimentou os motoristas que vão dirigir os veículos, como Marinei Aparecida de Lima, de 48 anos, que participa pela segunda vez dos testes.

“Já dirigi um outro elétrico e é muito confortável e silencioso. Muito bom tanto para quem dirige quanto para quem é passageiro” afirmou Marinei, que é motorista há nove anos.

Tarifa
Mesmo com a entrada em operação dos ônibus elétricos em 2024 não haverá aumento da tarifa cobrada ao usuário, reforçou Pimentel. “Os custos do transporte coletivo são um desafio, mas a Prefeitura vem fazendo um trabalho muito forte para reduzir a tarifa técnica, para manter o subsídio e garantir uma tarifa justa com um serviço de qualidade”, disse.

Segundo o presidente da Urbs, apesar de ter maior custo de aquisição, o veículo elétrico tem menor custo de manutenção e uma vida útil entre 16 e 18 anos, contra dez anos dos modelos a combustão.

Informações: URBS

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Carris é vendida para empresa de Viamão por R$ 109,9 milhões

Na tarde desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Porto Alegre realizou o leilão de privatização da Carris, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP). O lance ganhador foi de R$ 109.951.500,00 da Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda, que já opera linhas na região Metropolitana da Capital.

O leilão tinha como valor mínimo R$ 109,8 milhões e inclui a venda de todas as ações e o patrimônio, como ônibus e terrenos, e a concessão, por 20 anos, de 20 linhas operadas pela companhia, o que representa 22% do sistema de transporte coletivo da Capital. O primeiro lance da vencedora foi de R$ 2 mil a mais do que o mínimo, que aumentou após pedido da Prefeitura na negociação verbal.

Para o prefeito Sebastião Melo, (MDB), a privatização pode melhorar o sistema de transporte público. “Essa desestatização significa qualificar o serviço, porque você tá diminuindo o custo, isso influi na passagem, nova frota”, disse. Ainda, sobre o interesse de somente duas empresas, Melo relatou que não ficou surpreso. “O sistema de transporte público faliu antes da pandemia e se escancarou na pandemia. Se lá atrás pode ter sido lucrativo, hoje é bastante complicado. Hoje me parece que não é um mercado tão atrativo. Gostaria que tivesse mais empresas, mas R$ 110 milhões é uma expectativa maior do que o próprio edital para esse processo”, afirmou.

A titular da Secretaria Municipal de Parcerias, Ana Pellini, concordou com a avaliação do prefeito, e considerou o processo bem sucedido. “R$ 110 milhões por uma empresa que tem déficit há 10 anos, que tem problema com uma folha inchada, é um ótimo resultado, se pensar que não teve ação judicial, nenhuma liminar, não teve cautelar do Tribunal de Contas, não teve nada”, disse.

A empresa vencedora foi fundada em 1953 e tem uma frota atual de 290 ônibus ativos que operam linhas metropolitanas, entre Viamão e Porto Alegre, e linhas urbanas dentro de Viamão, além de atuar também em Alvorada. Segundo Otávio Marco Antônio Bortoncello, diretor da empresa, a companhia de Porto Alegre seguirá se chamando Carris e, após a incorporação, estima-se que a frota total da empresa será de 550 veículos. Conforme o edital, cerca de 60 ônibus precisarão ser adquiridos até o final do primeiro ano de atuação.

“O transporte está no DNA da nossa empresa, essa paixão nos promoveu a investir muito mais. Obviamente, se fosse olhar só o investimento, hoje em dia é mais fácil aplicar no mercado financeiro do que empreender. Então às vezes tem que ser um pouco arrojado e aceitar esse desafio, realmente é um grande desafio”, afirmou Darci Norte Rebelo Jr, assessor jurídico da Viamão.

A Viação Mimo Ltda., de Sorocaba (SP), também participou do certame, porém não apresentou garantia de um dos itens do edital e foi desclassificada. Como a Comissão Especial de Contratação da Prefeitura tem 15 dias para a análise da documentação habilitatória da primeira colocada, ainda cabe recurso contra a desclassificação.

Se as exigências forem aprovadas e após serem vencidas todas as etapas de eventuais recursos, a empresa será declarada vencedora em publicação feita no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os contratos de venda das ações e de concessão dos serviços devem ser assinados até o primeiro trimestre do próximo ano, após a realização de todas as etapas previstas no edital.

Entre as razões apresentadas pela Prefeitura para a privatização da empresa, estão o alto custo de operação da companhia e a necessidade de investimentos para qualificar o serviço, como a compra de novos ônibus. Contudo, os críticos da privatização vão lembrar que ela chegou a ser uma das melhores empresas de transporte do País, sendo considerada a melhor empresa de transporte coletivo do Brasil, em premiação concedida pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), nos anos de 1999 e 2001. Para os críticos, a queda seria consequência do modelo de gestão adotado pela Prefeitura nas últimas décadas.

Fundada em 1872, como Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense, a empresa começou a operar uma linha de bonde entre o Centro e o bairro Menino Deus, ainda puxado a mulas. Em 1908, coloca em circulação o primeiro bonde elétrico da cidade. Em 1953, em razão da precarização do serviço e da gestão da americana Bond & Share houve a encapação da empresa.

As mais conhecidas da Carris, as linhas Ts, transversais, começam a circular em 1976, no período de implantação de corredores de ônibus da Capital. Às linhas Ts, de 1 a 4, soma-se no ano seguinte a Campus Ipiranga, que liga o Centro ao Campus do Vale da UFRGS, recém inaugurado. Durante os governos da Frente Popular, ocorre a expansão das linhas, de 5 a 10, a criação da T1 Direta e da Linha Turismo. Em 2006, é criada a T11 e, em 2016, a linha T12.

Informações: Sul 21

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Manaus passa por renovação da frota e ganhará mais 95 ônibus novos até fim do ano

Ônibus no prego é coisa, ou melhor, transtorno que ficou no passado. Com a renovação da frota que vem sendo realizada pela Prefeitura de Manaus, o índice de eficiência das viagens de ônibus do transporte coletivo, conforme estatística do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), é de 99,5%.

A frota operante de Manaus é formada por 1.141 coletivos. Por mês, são mais de 220 mil viagens, distribuídas em 219 linhas.

Em 1.000 dias de gestão, completados no dia (27), a prefeitura promoveu uma verdadeira revolução no sistema. Desde 2021, a atual frota vem sendo modernizada e, atualmente, já conta com 253 ônibus novos, menos poluentes e todos com ar-condicionado e câmeras de segurança.

Desse total, dois são elétricos. Outros 12 com emissão zero de poluentes foram licitados, em uma parceria com o Governo do Estado. E, até o final deste ano, estarão operando a cidade, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

Novas entregas
Além disso, outros 95 ônibus convencionais novos também devem ser entregues até dezembro. E todos com a tecnologia Euro 6. Apesar de serem movidos por motores à combustão, são 60% menos poluentes do que a tecnologia de alguns anos atrás.

Conforme destacou o prefeito David Almeida, os investimentos na frota e na revitalização das vias da cidade garantem mais conforto aos profissionais do transporte coletivo e aos usuários, além de proporcionarem uma vida útil maior aos veículos.

Informações: Em Tempo

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Em assembleia, sindicato encerra greve do Metrô de São Paulo


Em assembleia na noite desta terça-feira, 3, o Sindicato dos Metroviários decidiu por encerrar a greve do Metrô. Além disso, os trabalhadores acordaram que não haverá novas assembleias na próxima semana, proposta feita pela diretoria para organizar uma outra paralisação.

O grupo considerou exitosa a greve unificada desta terça, que contou também com a participação dos ferroviários da CPTM e dos trabalhadores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).  "A nossa avaliação é de que a população apoiou a nossa luta e apoiou o combate às privatizações", disse Camila, presidente.

Informações: Terra

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