Ônibus no prego é coisa, ou melhor, transtorno que ficou no passado. Com a renovação da frota que vem sendo realizada pela Prefeitura de Manaus, o índice de eficiência das viagens de ônibus do transporte coletivo, conforme estatística do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), é de 99,5%.
A frota operante de Manaus é formada por 1.141 coletivos. Por mês, são mais de 220 mil viagens, distribuídas em 219 linhas.
Em 1.000 dias de gestão, completados no dia (27), a prefeitura promoveu uma verdadeira revolução no sistema. Desde 2021, a atual frota vem sendo modernizada e, atualmente, já conta com 253 ônibus novos, menos poluentes e todos com ar-condicionado e câmeras de segurança.
Desse total, dois são elétricos. Outros 12 com emissão zero de poluentes foram licitados, em uma parceria com o Governo do Estado. E, até o final deste ano, estarão operando a cidade, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.
Novas entregas
Além disso, outros 95 ônibus convencionais novos também devem ser entregues até dezembro. E todos com a tecnologia Euro 6. Apesar de serem movidos por motores à combustão, são 60% menos poluentes do que a tecnologia de alguns anos atrás.
Conforme destacou o prefeito David Almeida, os investimentos na frota e na revitalização das vias da cidade garantem mais conforto aos profissionais do transporte coletivo e aos usuários, além de proporcionarem uma vida útil maior aos veículos.
Informações: Em Tempo
0 comentários:
Postar um comentário