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Curitiba vai investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos

terça-feira, 12 de setembro de 2023

O plano de eletromobilidade para o transporte coletivo de Curitiba foi apresentado na 70ª Reunião do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), que ocorreu no auditório da Urbanização de Curitiba (Urbs), no bairro Jardim Botânico.

Representantes da Urbs traçaram um panorama do programa de eletrificação da frota do município, que prevê que 30% dos ônibus de Curitiba sejam de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. Os membros do Concitiba também puderam fazer questionamentos sobre o tema e após a reunião conheceram o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento do transporte coletivo na capital.

Eletromobilidade
“A migração da matriz energética é um processo complexo e desafiador, que será implantado de forma gradativa e muito responsável no município de Curitiba”, diz Aldemar Venâncio, diretor de operações da Urbs.

O projeto de descarbonização da frota do transporte público de Curitiba prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de apoio e recarga dos veículos na cidade.
Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar em Curitiba a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

A Prefeitura de Curitiba também vem testando veículos elétricos. Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba.

“Curitiba é a primeira cidade do País a fazer um teste estruturado e técnico de ônibus elétricos. Estamos aprendendo com os testes e com as empresas e fornecedores. São muitos desafios, mas estamos trabalhando para oferecer uma solução de eletromobilidade sólida, confiável e benéfica para a população”, diz Thiago Marquardt, gestor da área de inovação da Urbs.

Segundo Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção da frota, a intenção é fazer o maior número de testes possíveis com as mais diversas marcas antes de introduzir os veículos em linha definitivamente.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico funciona a bateria, que é carregada durante um período de duas a quatro horas, em média e tem autonomia de cerca de 250 quilômetros. “É muito importante uma apresentação como essa da Urbs. O cidadão comum muitas vezes não tem ideia da pesquisa e do estudo necessário para uma troca de tecnologia como essa para trazer a melhor alternativa para a nossa cidade”, diz Sheila Branco, secretária executiva do Concitiba.

Um dos principais instrumentos de participação popular de planejamento e gestão urbana, o Concitiba é formado por representantes da municipalidade, entidades de classe, associações de moradores, poder legislativo, universidades e sociedade civil organizada e delibera sobre prioridades do planejamento urbano, sob a ótica do cidadão curitibano.

Informações: URBS
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Emdec promove ajustes em sete linhas de ônibus

Com o objetivo de promover adequações na circulação dos ônibus do transporte público coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ajusta o itinerário de duas linhas; e a tabela horária de outras cinco. As linhas 316 – Parque Cidade e 319 – Parque Cidade / Terminal Barão Geraldo terão ajuste no itinerário. A 316 atenderá ao Residencial Campo Florido; e a 319 terá ajuste no ponto final.

Já as linhas 185 – Aeroporto de Viracopos; 187 – São Domingos / Viracopos; 188 – Jardim Fernanda / Viracopos; 429 – Swiss Park II; e 430 – Swiss Park terão ajustes nas tabelas horárias.
As alterações entram em vigor a partir da próxima quinta-feira, dia 14 de setembro. Os usuários poderão consultar as novas tabelas horárias, assim que entrarem em vigor, no site portal.emdec.com.br/consultalinha.

Consulta
Quem usa o transporte coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; assim como a estimativa de chegada do ônibus no ponto, em tempo real.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a Emdec disponibiliza os canais do “Fale Conosco”: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”; chatbot, na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Informações: EMDEC
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Transporte coletivo é o serviço mais criticado em Belo Horizonte

A primeira pesquisa DATATEMPO para a eleição municipal de Belo Horizonte em 2024 levantou a avaliação dos eleitores sobre os serviços públicos prestados na capital. Entre oito quesitos, o transporte coletivo foi o mais criticado: 66,6% dos entrevistados estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos. Apenas 11,9% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho prestado, enquanto 19,8% veem o serviço como regular.

Os números reforçam o peso do transporte coletivo para o futuro político da cidade. Nos últimos meses, o prefeito Fuad Noman (PSD) e a Câmara Municipal, sobretudo por meio de seu presidente, Gabriel Azevedo (sem partido), travaram uma batalha sobre o tema. Houve até mesmo ameaça de anulação do atual contrato com as empresas do setor por parte de Azevedo, justamente quando o Executivo defendia um novo subsídio para as concessionárias para impedir um reajuste da tarifa cobrada ao cidadão. 

O transporte coletivo tem sido tema de frequentes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Câmara. Atualmente, o Legislativo tem aberta a CPI do Ônibus sem Qualidade, que investiga a má qualidade do transporte coletivo e a possível omissão da prefeitura de BH. O passado recente também mostra que a bandeira rende votos. Em 2016, o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) foi eleito com a promessa de “abrir a caixa-preta da BHTrans”. Com a caneta nas mãos, Kalil fez duas auditorias na empresa pública, mas não rompeu o atual contrato com as empresas de ônibus, assinado em 2008. O processo de desgaste fez com que a prefeitura colocasse em curso um processo de extinção da BHTrans, que passará a se chamar Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), a partir de um cronograma que pode durar até 2036.

Para além do transporte público, a pesquisa DATATEMPO mostra que a saúde e a segurança também são alvo de críticas por parte dos belo-horizontinos. Do total de entrevistados, 44,4% avaliam esse primeiro serviço com insatisfação, enquanto 42,6% julgam o segundo como ruim. Vale lembrar que, neste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as guardas municipais, vinculadas às prefeituras, são parte do sistema de segurança pública, enquanto as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros estão subordinados ao governo de Minas Gerais.

O maior problema
A pesquisa perguntou aos entrevistados qual o maior problema da capital. Nos primeiros lugares do ranking, estão trânsito e transporte (27,7%), saúde (23,9%) e segurança (18%). Área elogiada em termos de prestação pública, a educação é vista por 6,8% dos ouvidos como a maior limitação da capital mineira. Assistência social, empregos, obras de infraestrutura e serviços administrativos variam entre 1,1% e 2,1%. 

Oito áreas são bem avaliadas por 21,6%
De maneira geral, a maioria dos moradores de BH avalia os serviços públicos como regulares: 66,3% estão nessa condição, conforme o DATATEMPO. Aqueles que julgam o tema de forma positiva somam 21,6%, enquanto 12,1% acham que os serviços ofertados pelo Poder Público são negativos.

No recorte por regionais, há pouca variação entre os entrevistados. Ainda assim, moradores da Pampulha são os que mais elogiam os serviços: 28,1% avaliam como positivos, 65,6% como regulares e 6,2% como negativos. Por outro lado, a regional Centro-Sul é mais crítica: 16,7% se enquadram no positivo, 68,9% no regular e 14,4% no negativo. 
A pesquisa avaliou as seguintes áreas, de oito grupos: educação, escolas e creches; cultura, esporte e entretenimento; assistência social; segurança pública; serviços administrativos; saúde, postos de saúde e hospitais; infraestrutura (obras); transporte público e mobilidade urbana. 

Entre os serviços pesquisados pelo DATATEMPO, a educação é a mais bem avaliada em BH: 39,2% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com escolas e creches. Depois, vem cultura, esporte e entretenimento, área na qual 37,6% dos entrevistados estão muito satisfeitos ou satisfeitos – percentual tecnicamente empatado com a educação, considerando a margem de erro de 2,83 pontos. 

A educação teve seu chefe trocado recentemente. A pedido, Charles Martins Diniz deixou a secretaria municipal em agosto, dando lugar à professora e pedagoga Roberta Rodrigues Martins Vieira. Também em agosto, o prefeito Fuad assinou termo de pactuação para receber R$ 987 mil do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, vinculado ao governo federal. 

Informações: O Tempo
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Urbs começa a reforma de 120 estações-tubo em Curitiba; veja quais são as primeiras

domingo, 10 de setembro de 2023

A Urbanização de Curitiba (Urbs) começa na próxima segunda-feira (11/9) a revitalização de 120 estações-tubo da capital. O projeto, com investimento de R$ 6,4 milhões, prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência.

Na segunda-feira, entram em obras as seguintes estações-tubo: Alto Boqueirão (sentido Terminal Boqueirão); Terminal Campo Comprido (sentido CIC Norte); PUC (sentido Centro/Rodoferroviária); CIC Norte (sentido Terminal Pinhais); Xapinhal (sentido Terminal Pinheirinho); Parque Iguaçu (sentido Sitio Cercado); Terminal CIC (sentido Maracanã) e Terminal Santa Felicidade (sentido Terminal Bairro Alto).

“O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Os R$ 6,4 milhões investidos em 2023 se somam aos R$ 6,5 milhões que foram aplicados na reforma de 85 estações-tubo e do Terminal Cabral no ano passado.

Com as novas obras, sobe para 205 o número de estações reformadas desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. 

Como vai ser feito
Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma destas 120 estações-tubo deve ser concluída em janeiro de 2024. As obras foram divididas em quatro lotes e as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários serão avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.
Cada revitalização deve durar de quatro a seis dias, em média. Mas alguns pontos poderão ficar desativados de dez a 22 dias, como é o caso da Estação Central (sentido Terminal Capão Raso), com obras previstas para dezembro.

Melhorias
As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos, que incluem a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024 e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândda/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Conserto
Nesta quarta-feira (6/9), a Urbs também conclui os reparos nas plataformas do Terminal Boa Vista que foram danificadas por em um acidente envolvendo um biarticulado no último dia 30 de agosto. Foram investidos R$ 14 mil no conserto das plataformas 3, 4 e 5.

Apesar do acidente, equipes da área de manutenção da Urbs trabalharam rapidamente para reorganizar o embarque e desembarque no terminal, que continuou a operar sem interrupções.

Informações: URBS
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Transcol se moderniza e é opção para quem quer trocar carro por ônibus

Pesquisa realizada pela CNI nas grandes cidades do Brasil, revela as principais necessidades dos passageiros de transporte público e de que forma elas podem ser atendidas. Resultados ajudam a entender como a população pode priorizar o ônibus no lugar do carro, e ainda mostram: o Transcol está no caminho da modernização dos serviços

O que faria você trocar o carro pelo ônibus para se deslocar no dia a dia? Mais conforto e qualidade dos veículos? Maior rapidez nas viagens? Redução no tempo de espera dos coletivos? Para 2.019 brasileiros não usuários do transporte público, todos estes fatores são levados em conta para que eles possam migrar para o ônibus. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no último dia 10 de agosto. O levantamento foi realizado entre os dias 1° e 5 de abril, nas principais cidades do país.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, não é difícil encontrar pessoas que se encaixam nessa estimativa. Quem já utiliza o ônibus também se sente mais motivado a embarcar nos coletivos, diante da melhoria na prestação dos serviços, afirmam especialistas no setor.

“Não é à toa que o Sistema Transcol já conseguiu trazer de volta mais de 95% dos passageiros que utilizavam os ônibus metropolitanos no período pré-pandemia da Covid-19. Sendo um dos sistemas que mais trouxeram clientes de volta ao coletivo no Brasil”, comemora o membro do comitê executivo do GVBus, Anderson Lopes.
Transporte por ônibus precisa se modernizar
A realidade é que, para atrair passageiros, é preciso modernizar o transporte por ônibus. E a modernização passa pelo uso de tecnologias e projetos em mobilidade que simplifiquem a jornada do usuário. Assim já opera o Sistema Transcol!

Quer exemplos? Então confira essa relação que preparamos com as principais ações desenvolvidas pelas empresas operadoras para satisfazer as necessidades da população que utiliza o transporte público na Grande Vitória.

Novas faixas para ônibus na Terceira Ponte
Apesar de não ser uma medida implementada pelas empresas operadoras, as novas faixas exclusivas para ônibus, táxis, motos e veículos de emergência impactam diretamente na melhoria dos serviços de transporte público na Região Metropolitana. Isso porque, com as pistas, os ônibus passam a ter prioridade no trânsito na Terceira Ponte. Resultado: menos tempo dentro do coletivo e mais pessoas transportadas, já que um ônibus equivale a 40 carros a menos nas ruas.

Veja, por exemplo, nesta reportagem divulgada pela TV Vitória. Passageiros que usam diariamente a Terceira Ponte para trabalhar ou estudar relatam que o tempo de viagem reduziu pela metade, com as recém-inauguradas faixas destinadas aos ônibus.

Entregues no último dia 27 de agosto, as pistas foram construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). As obras, aliás, comprovam que a melhoria da qualidade do transporte coletivo não depende somente das empresas que operam o setor. É preciso que haja parceria com o poder público. Afinal, modernizar o transporte por ônibus é, antes de tudo, uma política de mobilidade urbana.

Bilhete Único Metropolitano
Em 2019, graças à mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol, foi implantado o bilhete único metropolitano, o CartãoGV, que permitiu a integração dos cartões municipais e, também, das tarifas. Com isso, o passageiro pode circular por toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, utilizando um único cartão e pagando apenas uma tarifa.

Além da praticidade, o bilhete único contribui para agilizar os embarques, reduzindo as filas, bastante comuns na época em que o pagamento da tarifa era feito em dinheiro. Da mesma forma, o tempo de viagem fica mais rápido. Sem contar que o CartãoGV é mais seguro, pois conta com tecnologia antifraude, o que inibe a utilização de forma indevida por terceiros. E em caso de roubos e extravios, é possível ao usuário recuperar o saldo assim que o cartão é bloqueado.

Ampliação 
Com a implantação do CartãoGV, o Sistema Transcol foi ampliado, e, em maio de 2021, incorporou o Sistema Municipal de Vitória. Começava a integração. As linhas alimentadoras passaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos, e os moradores da capital passaram a acessar algumas linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração.

Recentemente, o Novo Sistema Aquaviário também foi incorporado ao Transcol, dando mais opções aos passageiros, e permitindo que a viagem seja integrada a algumas linhas de ônibus.

Conexão temporal
A integração das linhas, por sua vez, permitiu a criação do sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão.

Tal inovação trouxe mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, permitindo ao passageiro passar na roleta sem pagar uma nova tarifa, desde que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período e em linhas específicas. O CartãoGV é indispensável para utilizar a conexão temporal.

Renovação de frota
Pensando no conforto dos passageiros, os consórcios operadores iniciaram, em 2019, a renovação e ampliação da frota do Sistema Transcol. Mais de 600 novos ônibus foram adquiridos desde então, todos com ar-condicionado. Até o final de 2023, a expectativa é chegar a 750 novos veículos. Os investimentos são realizados em parceria com o Governo do Estado.

ÔnibusGV
A fim de proporcionar uma melhor experiência ao passageiro, as empresas operadoras apostam também na tecnologia. O aplicativo ÔnibusGV oferece uma série de funcionalidades e passa por atualizações constantes.

Além da previsão de horário dos ônibus, o aplicativo permite que o usuário acesse a rede wi-fi durante a viagem, bem como o sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos. O app ainda conta com uma plataforma de entretenimento, a primeira do tipo em ônibus urbano no País.

Diversificação das formas de recarga e pagamento da tarifa
Seja com o CartãoGV em mãos ou diretamente pelo celular, o usuário pode escolher de que forma deseja pagar a tarifa. Para quem prefere utilizar o bilhete único físico, há opções de recarga online. Basta baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (UUDI, Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e adquirir os créditos.

Já quem prefere pagar a tarifa pelo celular, sem precisar utilizar o CartãoGV físico, tem a opção do QR Code. É só baixar o app Kim, fazer um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos na tela do celular, para serem apresentados no validador do ônibus na hora do embarque. Prático, não é mesmo?

Ampliação da rede de parceiros para revenda do CartãoGV
O GVBus trabalha de forma constante para ampliar a rede de parceiros para venda e recarga do CartãoGV. São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória, incluindo estabelecimentos comerciais, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings, estações do Novo Sistema Aquaviário e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus.

Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.

Estar atento às necessidades do cliente, oferecendo meios para que ele tenha melhor controle do tempo dentro do ônibus, facilidades no pagamento da tarifa e conforto na prestação do serviço, são a base da modernização do transporte público coletivo. E isso tudo o Sistema Transcol faz questão de colocar em prática!

Fonte: NTU e Portal de Notícias Estadão
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Marcela Campos é a nova superintendente da CBTU Recife

A chefia da Superintendência de Trens Urbanos do Recife (STU-REC) tem um novo nome e é de uma mulher. Marcela Campos passou a ocupar o posto, a partir da última terça-feira (05). Ela tem quase 16 anos atuando em diversas áreas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife.

Campos é formada em marketing e gestão de pessoas e já esteve à frente dos núcleos de gerência financeira, da comunicação e da chefia de gabinete de gestões anteriores da companhia. 

Com otimismo e boas expectativas, Marcela conta o que tem de disposição para galgar recursos para que o modal venha se sobrepor às inúmeras dificuldades que apresenta ao longo dos anos.
“É com muita determinação que assumo essa responsabilidade, sabendo de todos os problemas que o Metrô do Recife enfrenta. Estou disposta a buscar esses investimentos e resgatar, junto aos nossos usuários, a imagem e qualidade do nosso serviço. Conto com uma equipe técnica capacitada ao meu lado, que busca o reestruturar o serviço com qualidade que a população merece”, finaliza Marcela Campos.

O compromisso da líder é de buscar recursos para melhoria do sistema, em Brasília, e também mostrar a importância do metrorec na vida das pessoas que precisa usar o transporte público todos os dias, na capital e Região Metropolitana.

Informações: Folha PE
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Usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem pagar passagem por QR Code

A partir desta sexta-feira, 8, os usuários do transporte coletivo passam a ter mais uma forma para o pagamento da passagem: o QR Code digital. A aquisição das passagens é feita mediante o uso do aplicativo do cartão TRI, disponível para IOS e Android. Mesmo que o usuário não tenha um TRI, ele poderá baixar o app, fazer um rápido cadastro e, assim, ter acesso à novidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que essa é uma das ações do Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço para o usuário. “Solicitamos às empresas de ônibus o desenvolvimento de formas de pagamento que facilitem a vida dos usuários do transporte, e o QR Code chega nesse sentido”, destaca Castro Júnior. 

A ferramenta possibilita que sejam adquiridos até dez QR Codes com pagamento através de pix. Após a compra, ele fica disponível dentro do aplicativo para que o passageiro o utilize ao passar a roleta do ônibus. Bastará abrir o QR Code no celular e colocá-lo no leitor que fica abaixo do validador do coletivo (equipamento junto à roleta). A liberação aparece na tela do validador.

“A ideia é expandir o acesso ao transporte coletivo, facilitando a compra, inclusive por quem não mora aqui, e permitindo que a pessoa adquira uma única passagem de cada vez, se assim desejar. Além disso, é mais uma opção para evitar o uso de dinheiro. Estamos muito felizes de podermos oferecer essa novidade aos nossos clientes”, celebra a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos. 

Para facilitar a utilização, foi colocada uma base de apoio a cerca de 15 centímetros do validador para que o passageiro encoste ali o celular e assim tenha uma referência da distância em que o equipamento faz a leitura. É importante estar atento à tela do celular. Se houver danos ou baixa luminosidade, pode dificultar a leitura do QR Code.
Além desta inovação, o aplicativo do sistema conta com outra novidade. Para as pessoas que nunca tiveram um TRI, o app disponiliza um botão que permite solicitar o cartão e retirá-lo em algum dos locais indicados.

Projetos de modernização já implantados:

- Pagamento por pix: em janeiro deste ano, foi lançado o pagamento por pix para recarga do cartão TRI. Ao fazer a compra no site ou app do sistema, o cliente tem mais essa opção, além das possibilidades de pagamento por cartão de crédito, débito e boleto.

- QR Code em papel: em maio de 2022, iniciou a implantação gradual do aparelho que fica junto ao motorista e emite um QR Code em papel. Este recurso é utilizado nos casos em que ocorre o pagamento da passagem em dinheiro. O passageiro faz o pagamento em espécie ao motorista e recebe um QR Code em papel para utilizar no validador do ônibus. Esta ferramenta facilita a operação pelo motorista e agiliza o acesso do usuário. A tecnologia está atualmente em cerca de 700 ônibus. Gradualmente, o equipamento será implantado em todos os coletivos.

- Recarga expressa: lançada em maio de 2020, essa tecnologia disponibiliza os créditos do cartão TRI em poucos minutos. Ao fazer a recarga pelo app ou site do sistema, com pagamento por pix ou cartão de crédito, os valores ficam liberados para uso em até 30 minutos. É só aproximar o cartão do validador do ônibus para receber a recarga.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Metrô do Recife começa a receber via Pix

Onze estações do metrô do Recife passam a operar com mais uma opção de pagamento de passagens pelos usuários, através do Pix.

A novidade, inicialmente implantada na Estação Werneck, foi estendida para Recife, Joana Bezerra, Afogados, Jaboatão, Rodoviária, Camaragibe, Aeroporto, Antônio Falcão, Prazeres e Cajueiro Seco.

Para fazer uso do Pix na compra das passagens, basta que o usuário tenha cadastrado a chave em conta bancária ou em outros tipos de instituições financeiras para, a partir de então, efetuar o pagamento via QR Code disponível em máquinas localizadas nas estações de trem.

Atualmente, a passagem do metrô custa R$ 4,25.

Demais estações
O intuito é de que, nos próximos 30 dias, o serviço de pagamento esteja disponível também nas demais estações do metrô da cidade.
Para o gerente regional Financeiro da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos - CBTU Recife, Rafael Toscano, o avanço na forma de pagamento visa a contribuir com a redução do uso de dinheiro em espécie nas estações.

"Isso faz com que o custeio seja reduzido, sobretudo para que nossa empresa possa alocar orçamento em diversas necessidades latentes de operação e manutenção do sistema", complementa o gerente.

Informações: Folha PE
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