Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de SP inaugura novas faixas de ônibus nas zonas leste e norte

terça-feira, 5 de setembro de 2023

A Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar na segunda-feira (4) faixas exclusivas de ônibus na Avenida Nordestina, na Zona Leste, e na Rua Ribeiro Morais, na Zona Norte.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 34 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A faixa da Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, terá 920m de extensão no sentido bairro por onde 14 linhas irão trafegar. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, terá 150m de extensão no sentido bairro e será utilizada por quatro linhas de ônibus.
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 42,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 85,4% do total previsto.

Informações: Prefeitura da Cidade de São Paulo
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Etufor oferece nova linha entre Messejana e Papicu no período da manhã

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), disponibiliza a partir desta segunda-feira (04/09), a linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu. A nova linha de ônibus visa atender à demanda de usuários que se deslocam entre 5h30 e 7h com destino ao Terminal Papicu, parando somente para desembarque em três pontos de parada, localizados a partir da Câmara Municipal no bairro Luciano Cavalcante.

Após pesquisa realizada no Terminal de Messejana, observou-se a alta demanda dos usuários oriundos de diversas linhas que saem dali com destino ao Terminal Papicu. Aproximadamente 40% dos passageiros precisam se deslocar direto ao Terminal Papicu e, de lá, dirigir-se a outros destinos, justificando tecnicamente a implantação desta nova linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu.

Com a implantação, o tempo que o passageiro irá demandar é de aproximadamente trinta minutos entre os dois terminais. Antes, ao se deslocar nas linhas já existentes, somava-se o tempo de espera no ponto de ônibus do terminal com o tempo de parada para desembarque.

Os passageiros contarão com dois veículos e intervalo de trinta minutos, realizando quatro viagens. “A operação da nova linha será monitorada e, sendo constatada a necessidade, podemos ampliar o atendimento com mais veículos”, assegura Américo Pimentel, supervisor da Divisão de Operações da Etufor.
Diariamente, são realizados estudos e análises na Etufor para melhorar e oferecer um serviço com mais qualidade que favoreça o passageiro. “A implantação desta linha dialoga com nossos esforços em cada vez mais atrair os usuários ao transporte coletivo, com um ônibus que atenda a sua necessidade, com agilidade e eficácia nos trajetos”, considera David Bezerra, presidente da Etufor.

Horários

A linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu vai operar em dias úteis nos horários saindo do Terminal Messejana às 5h30, 6h, 6h30 e 7h.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Em Osasco, Novos ônibus são entregues a população

Auto Viação Urubupungá realizou na quinta-feira, 31/08, a entrega de mais cinco novos ônibus para atender as linhas municipais. Acompanhado de representantes da empresa e da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), do vereador Batista da Comunidade, o prefeito Rogério Lins vistoriou os novos veículos.

Os coletivos são da marca Mercedes-Benz, modelo Of 1726, zero quilômetro, carroceria Caio Apache Vip 5, com motor eletrônico dianteiro Euro 6, que oferece um melhor desempenho e menor índice de emissão de poluentes. Os carros também contam com carregadores USB para celulares e tablets, entre outros.

Os veículos contam com elevador de acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos. Além disso, os novos carros também têm dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Eles também contam com itinerário eletrônico branco nas posições frontal, lateral e traseiro, facilitando a leitura dos destinos à longa distância, principalmente à noite. Já para o conforto dos motoristas, os novos ônibus oferecem ajuste de altura do volante, câmera de ré e monitor para visualizar a porta traseira e facilitar o desembarque.

“Estamos renovando a frota com veículos zero quilômetro que vão garantir mais agilidade e qualidade no serviço oferecido aos usurários”, disse o prefeito Rogério Lins.

Informações: Prefeitura de Osasco
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Sem acordo, Metrô do Recife pode paralisar novamente

Há menos de uma semana que o sistema de metrô do Recife voltou a funcionar normalmente, a sombra de uma nova paralisação paira sobre os passageiros que dependem do transporte. Isso porque a quebra de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ganhou mais um novo capítulo. Na quarta-feira (31), uma rodada de negociações entre os dois lados foi realizada, porém nenhum acordo foi firmado.

O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação da Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST). Os metroviários alegam que a proposta apresentada foi inferior ao que foi solicitado. A CBTU propôs o reajuste salarial de 3,45%, sem correção da base salarial, o que foi motivo para a categoria recusar a proposta.

Por causa disso, uma assembleia dos metroviários, marcada para acontecer na próxima semana, foi antecipada para esta sexta-feira (1º). O encontro pode resultar em uma mobilização da categoria a qualquer momento.
A última paralisação durou 25 dias, com intercaladas de suspensões e manutenções da paralisação. O sistema também contou com uma visita de parlamentares, que andaram e avaliaram o metrô do Recife, com a promessa de solicitarem auxílio do Governo Federal para revitalizar o modal. O retorno das atividades foi acordado na última sexta-feira (25), após votarem em uma série de propostas que garantem a segurança desses profissionais, no entanto, nada foi resolvido.

A CBTU, por meio de nota, destacou o prazo final para a celebração de um acordo, conforme os parâmetros da SEST, que se encerra em 6 de setembro. A empresa ainda reiterou o compromisso de celebrar o acordo coletivo em breve.

Informações: CBN Recife
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Em Aracaju, Corredores de mobilidade passam por ajustes pontuais

Desde que passou a valer as novas regras de circulação nos corredores de mobilidade, no dia 11 de agosto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju vem acompanhando e analisando dia a dia a dinâmica dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, e ajustes pontuais estão sendo feitos para melhorar ainda mais o funcionamentos dos corredores.

O tempo dos cruzamentos semafóricos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, foi ajustado para dar mais fluidez ao trânsito no corredor, as ações educativas continuam sendo realizadas e intensificadas em pontos estratégicos, e foi iniciado esta semana um serviço na calçada das imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Sinhazinha para aumentar a largura da calçada e melhorar o acesso dos pedestres à lombofaixa.
Além disso, a SMTT mantém diálogo com as empresas que atuam no sistema de transporte coletivo para reforçar as orientações aos motoristas dos ônibus sobre o embarque e desembarque nos abrigos do corredor Hermes Fontes, nas chamadas ilhas. Esta semana, o superintendente da SMTT Renato Telles, se reuniu,  mais uma vez, com representantes das empresas de ônibus.

“É imprescindível que as empresas adotem as medidas acordadas desde o primeiro momento do processo de implantação dos corredores de mobilidade. Por isso, estamos sempre dialogando e reforçando as orientações sobre a circulação dos ônibus. Estamos observando in loco o desempenho de todos os corredores e já fizemos ajustes no tempo dos semáforos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, e nas estratégias da campanha educativa e observamos uma melhoria significativa na fluidez do trânsito nas duas faixas destinadas ao tráfego de veículos particulares”, destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.  

Melhorias para o transporte
Com o funcionamento dos corredores de mobilidade, entre as constatações feitas pelas empresas de transporte coletivo estão a redução dos riscos de sinistros de trânsito envolvendo ônibus e a diminuição do tempo das viagens dos coletivos. Houve uma redução de aproximadamente, 40% no tempo de viagem dos ônibus.

“Desde o primeiro momento, sensibilizamos todos os operadores de ônibus para os benefícios a serem adquiridos com os corredores de mobilidade, bem como para a sociedade de forma geral. Hoje, percebemos a melhoria trazida pelos corredores, cuja intenção é oferecer mais qualidade aos usuários do sistema, que representam cerca de 70% da população”, pontua o representante da empresa Viação Modelo, Raimundo Jorge.

Já o representante da empresa Viação Atalaia, Emmanuel Lima, afirma que o respeito às lombofaixas tem sido um dos principais pontos trabalhados no processo de conscientização dos motoristas do transporte público.

“Tratamos ainda da importância da velocidade defensiva e, especialmente, do respeito aos passageiros nos pontos de parada das faixas exclusivas dos corredores. Evidente que tais faixas deram aos motoristas e às empresas do transporte público uma melhor condição de operação - menos desgastes, maior velocidade comercial e menos perda de tempo de repouso para o profissional”, avalia Emmanuel.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Câmara do Rio pede estudo sobre BRT do Terminal Gentileza ao Galeão

A Câmara do Rio solicitou à Secretaria Municipal de Transportes um estudo de viabilidade para a criação de uma nova opção de transporte público até o Galeão e vice-versa, a partir do Terminal Gentileza, que será inaugurado em breve.

O vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Casa, afirma que a criação de uma nova linha de BRT Terminal Gentileza - Galeão seria de extrema importância para a mobilidade de quem chega ou sai do Rio de Janeiro via Aeroporto do Galeão. “Quando as operações começarem integralmente em 2024, haverá essa necessidade de melhorar o acesso, dando mais opções aos usuários“, diz o parlamentar.
Embora muitos usuários utilizem carros particulares, táxis ou de aplicativos para acessar o Galeão, o clamor popular é pelo aumento da oferta de transporte público para desafogar o trânsito e, também, facilitar o acesso ao terminal internacional.

O acesso ao Galeão é uma das maiores críticas dos usuários que reclamam da redução forçada de voos no Santos Dumont, que há anos engoliu grande parte da demanda aeroportuária no Rio.

Informações: Extra
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Trem para aeroporto de Guarulhos (SP) passa a sair da Barra Funda

A Estação Palmeiras-Barra Funda deve receber duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até 2024, segundo o governo. A partir do segundo semestre deste ano, o terminal, na zona oeste de São Paulo, vai ser um ponto de parada da linha de trem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana. A Linha 13-Jade da CPTM terá o serviço expandido e as composições que prestam o serviço Expresso Aeroporto chegarão em uma das plataformas da estação Palmeiras-Barra Funda.

Com isso, segundo o governo paulista, será possível sair de lá até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

O preço da tarifa do Expresso Aeroporto é R$ 4,40, semelhante ao das demais linhas da rede. Lançado em outubro de 2018, o serviço possibilita chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos em 35 minutos, com partidas diárias de hora em hora, a partir das 5h, em ambos os sentidos. Durante a semana, a viagem economiza cerca de 20 minutos aos passageiros em relação ao percurso feito de carro.
No segundo semestre de 2024, os passageiros também devem passar a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que deverá encurtar a distância entre a região do Alto Tietê - composta pelos municípios no entorno da nascente do Rio Tietê como Arujá, Mogi das Cruzes e Poá - e a zona oeste da cidade de São Paulo.

"A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás, após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada", disse o governo, em comunicado.

Realização das obras durante as madrugadas
Na Linha 13-Jade, os trabalhos estão focados em adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

"Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Já na Linha 11-Coral, o trabalho se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda que possibilitará a expansão da linha.

"A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás", afirmou ainda o governo em comunicado.

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. O contrato no valor de R$ 158 milhões engloba a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.

Informações: Exame
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SPTrans abre licitação para requalificação da Av. Celso Garcia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, lança nesta sexta-feira (1º/9) licitação para execução de obras e serviços para requalificação da Av. Celso Garcia, que liga a Zona Leste da cidade ao Centro.

A estimativa é que com a requalificação da via, 300 mil pessoas sejam beneficiadas. As linhas que trafegam pelo local contarão com ganho no tempo de viagem. O pavimento da avenida será substituído por pavimento rígido, que demanda menor necessidade de manutenção.

A acessibilidade das paradas será aprimorada, com o alteamento dos pontos, permitindo embarque mais confortável a todos os passageiros. Os passeios também serão reconstruídos, aumentando a acessibilidade na avenida.

As intervenções deverão ser feitas sem a necessidade de desapropriações ou de supressão de árvores.
Neste momento está sendo licitado o primeiro trecho de obras, de um total de três, está localizado entre o Term. Parque D. Pedro II, na região central, e o cruzamento com a R. Bresser, no Brás.

Os interessados devem entregar as propostas por meio do site www.licitacoes-e.com.br até as 10h do dia 27 de setembro, quando os envelopes serão abertos. O edital e seus anexos estão disponíveis neste portal.

Informações: SPTrans
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