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Em Jundiaí, Usuários de ônibus da região da Vila Nambi elogiam novos itinerários

domingo, 20 de agosto de 2023

Desde quinta-feira (17), os ônibus da linha 514 – Terminal Vila Arens/Vila Nambi iniciaram as operações nos novos itinerários, que vão atender as demandas em horários de pico, com percursos que deixam de transitar por vias que registram maior fluxo de veículos, oferecendo mais conforto e reduzindo o tempo das viagens.

Tendo como local de partida o Terminal Vila Arens, a linha circula a partir de agora com os letreiros 514A, 514B, 514C, 514D e 514E, o que proporciona o aumento da frota de veículos, com estimativa de ampliar em 30% a oferta de horários nos dias úteis e 20% aos sábados.

Marilda Almeida, cuidadora de idosos, utiliza o ônibus todos os dias para trabalhar e/ou para ir à consulta médica ou fazer compras, e elogia as mudanças. “Tem muita gente que está cansada do trabalho, e vai conseguir chegar em casa mais cedo. Tenho percebido as melhorias no serviço de ônibus. A gente fica com boas expectativas.”

Anne Moreira, que trabalha em departamento pessoal, também vai ao trabalho e volta para casa, na Vila Cidadania, todos os dias de ônibus. “Acredito que vai melhorar, porque, teremos mais ônibus, então, vai ser mais rápido, reduzindo o tempo de espera.”

As novas mudanças e análise de resultados serão monitoradas pelas equipes de fiscalização e planejamento do Departamento de Transporte, para que, em caso de necessidade, sejam realizadas alterações. “Todas essas adequações e novidades, com os ônibus e abrigos novos, são para atender com qualidade os usuários. Na maioria das vezes, são trabalhadores que precisam sair e chegar em suas casas, sendo nossa preocupação que façam isso com mais segurança e conforto. A gestão do transporte coletivo tem que ser feita com planejamento, buscando atender aos anseios da população, é uma preocupação da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
> 514A – Via Ponte São João e Vista Park – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá passando pelo bairro Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando o bairro pela Avenida Ângelo Corradini, e segue para a Vila Nambi;

> 514B – Via Ponte São João, Vista Park e Vulcabrás – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá pelo bairro de Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando a Vila Nambi pela Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana);

> 514C – Via Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco e Vila Santana – Novo itinerário, irá operar nos horários de pico, com objetivo de evitar o trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens pela avenida União dos Ferroviários e seguirá para a Vila Nambi, passando pelo bairro Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco, Avenida dos Imigrantes, Avenida Antonio Zandona(Vila Santana) e atende normalmente os usuários da Vila Nambi;

> 514D – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari e Vista Park – Novo itinerário, circula nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, e seguirá com atendimento na Vila Nambi;

> 514E – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari, Vista Park, Vila Santana e Vulcabrás – Novo itinerário, opera nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana) e atende normalmente a Vila Nambi.

>>> Centro sentido Terminal Vila Arens com integração para Vila Nambi – O usuário que estiver no Centro e desejar chegar ao Terminal Vila Arens pode utilizar as linhas 512, 702, 703, 704, 705, 907, 913, 917, 951 ou 961, e depois embarcar na linha 514.

Outras opções para quem tem o cartão Bilhete Único também são as linhas 917 e 953, desembarcando na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Ponte São João, e fazendo a transferência para a linha 514, nesse mesmo local.

Informações: Prefeitura de Jundiaí
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Avenida de Hortolândia recebe implantação de pontos de ônibus

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implantou, nesta sexta-feira (18/08), três pontos de ônibus na Av. Sabina Baptista de Camargo. Instalados pela equipe de implantação viária, os pontos de parada foram alocados no trecho da via que percorre o bairro Parque dos Pinheiros, nas proximidades do Jardim Anauá.

Implantados em ambos os sentidos da via, os pontos de ônibus favorecem o transporte coletivo no deslocamento do bairro Parque dos Pinheiros ao centro da cidade. Além da implantação das paradas do transporte público, a Mobilidade Urbana também realizou a pintura de pictogramas indicando o embarque de Pessoas com Deficiência, próxima à entrada do Jd. Anauá, no sentido Bairro-Centro.
Além da implantação dos pontos de ônibus, a equipe da Mobilidade Urbana de Hortolândia sinalizou linhas duplas amarelas e repintou lombadas de retenção de velocidade na Rua Nicarágua, no Jd. Santa Clara do Lago II. Entre sinalizações para canalizar o tráfego de veículos, garantir maior segurança no trânsito e favorecer a mobilidade dos pedestres, a Prefeitura contabiliza, desde o início do ano, a implantação de mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo em Hortolândia.

Informações: Prefeitura de Hortolândia
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Governo da Bahia rompe contrato com empresa responsável por VLT

O Governo do Estado notificou a empresa Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do Subúrbio, para romper contrato. Ainda ocorrem estudos de alternativas para dar continuidade ao projeto.

A decisão acontece após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da inviabilidade atual do Governo reconhecer reequilíbrio econômico sem estudos complexos ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução.

Ao notificar a concessionária Skyrail, o governo estadual diz reconhecer os esforços empregados para manutenção do contrato em inúmeras tratativas desenvolvidas entre as partes nos últimos meses.

Entenda o caso

O trem, que funcionava há 160 anos ligando a Calçada a Paripe com dez estações, teve a operação interrompida há pouco mais de dois anos.

Em dezembro de 2019, o então governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou a autorização para o início das obras do VLT. A licitação tinha sido lançada em 2017. O modal deveria substituir o trem é considerado mais moderno, com 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações ligando a capital à Ilha de São João, em Simões Filho.

O último prazo informado era entregar o VLT no segundo semestre de 2024, mas o projeto sofreu mudanças. Em março de 2022, o valor do contrato foi reajustado pelo Governo do Estado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o documento assinado com a concessionária para a implantação e operação da Fase 1 do sistema foi de R$ 2,8 bilhões, quase o dobro do R$ 1,5 bilhão que havia sido divulgado por Rui Costa.

Na ocasião, a pasta informou que foi necessário um novo reajuste porque a empresa iria operar também a Fase 2. A conta ficou em R$ 5,2 bilhões. Além disso, o prazo de concessão foi ampliado e não foi divulgado o cronograma de execução das obras. Naquele mesmo mês, vereadores da Câmara Municipal de Salvador fizeram uma audiência pública para discutir o assunto e cobraram mais transparência.

Houve mudança também no modelo que será implantado, o veículo não será mais sobre trilhos, os vagões vão transitar por uma estrutura elevada por vigas de concreto ou aço, e usando pneus (monotrilho). Especialistas e usuários criticaram a medida, porque além de descaracterizar o Subúrbio, essa alteração terá reflexos na economia e no trânsito. Uma das observações é que a vida útil é menor que a dos veículos que trafegam sobre trilhos.
Irregularidades no contrato
Em julho, a discussão sobre o VLT ganhou um novo capítulo depois que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou ao Tribunal de Contas da Bahia (TCE) que o governo pretendia romper o contrato com o consórcio Metrogreen Skyrail, controlado pela gigante chinesa BYD, contratada para realizar a obra.

A Coluna Satélite do CORREIO mostrou que uma auditoria do TCE detectou 14 irregularidades no contrato, como sobrepreço nos valores de serviços acima da média praticada no mercado, falta de licença ou de diretriz para o licenciamento ambiental, inconsistências no cálculo para definir os investimentos na obra e preços de referência fixados na licitação, erros no anteprojeto de engenharia e uso de fundamentação jurídica frágil para autorizar a PPP.

Outro ponto levantado pelos auditores e pelo foi a decisão de trocar o modelo sobre trilho, como foi definido no primeiro edital de licitação lançado em maio de 2017, para monotrilho. A medida teria partido da empresa privada, quando a legislação determina que alterações dessa natureza devem ser feitas pelo poder público.

Em apenas cinco itens analisados do orçamento inicial do projeto, os auditores do tribunal identificaram uma diferença de R$ 19,2 milhões. Além disso, a decisão do governo de oferecer aporte de R$ 100 milhões para a consórcio ultrapassou a cota de 70% para concessões patrocinadas pelos cofres públicos e precisaria de autorização da Assembleia Legislativa. Até agora, foram investidos quase R$ 57 milhões na obra.

Informações: Correio 24 Horas
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No Recife, Mais duas linhas passam a operar com integração temporal

As linhas 060 e 2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira vão começar a fazer integração temporal a partir deste sábado (19). As linhas têm o mesmo nome com numerações diferentes porque são operadas pelas empresas Borborema (060) e Mobibrasil (2060), mas são consideradas uma linha. Com esta mudança na operação, o embarque dessas linhas, no terminal, muda para a porta da frente dos ônibus com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. 

Outras sete linhas do TI Macaxeira também já operam com o novo sistema. São elas: 601 - Bola na Rede/Macaxeira, 604 - Alto Burity/Macaxeira, 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, 902 - Mirueira/Macaxeira, 948 - Arthur Lundgren II/Macaxeira, 1906 - TI Pelópidas/TI Macaxeira, 1964 - TI Igarassu/TI Macaxeira. As demais linhas, do total de  14, permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira  sem a necessidade do uso do cartão VEM.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque instalado na plataforma, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que fazem integração temporal no TI  PE-15. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.
Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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Estação do Move na Avenida Pedro I é desativada para obras de revitalização

A estação do Move Planalto, localizada na Avenida Dom Pedro I, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, estará desativada a partir desta segunda-feira (21/8). A interdição acontece devido ao início de obras de recuperação da pista exclusiva de ônibus. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a previsão é que as intervenções durem cerca de três meses. Devido às obras, a faixa usada para o transporte coletivo na Avenida Pedro I, entre a Avenida Dr. Cristiano Guimarães e Rua Ely Murilo Cláudio, ficará fechada nos dois sentidos. 
Durante os trabalhos, o atendimento dos passageiros será realizado na estação São João Batista. Além disso, os ônibus e táxis serão desviados para a pista de trânsito misto, retornando à exclusiva após o trecho em obras. 

Agentes da BHTrans vão sinalizar e orientar os motoristas e os usuários do transporte coletivo na região.

Confira as linhas atendidas na estação Planalto:
Linhas municipais: 63, 64, 65, 66, 67, 68, 6350.
Linhas metropolitano: 411C, 415R, 418R, 501C, 505H, 511C, 518R,
521C.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Nova bilhetagem eletrônica começa a ser testada em ônibus de Juiz de Fora

Os ônibus do transporte público de Juiz de Fora vão começar a testar, na segunda-feira (21), o novo sistema de bilhetagem eletrônica.

A promessa é que a implantação do novo sistema digital, chamado Moov, garanta agilidade e segurança para os usuários e as empresas responsáveis pelo serviço na cidade. A tecnologia é desenvolvida pela empresa Transdata.

Conforme a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Astransp), que coordena o serviço, a transição será de forma gradual, com implantação dos novos validadores por grupos de linhas.

Nesta primeira fase, somente os pagamentos em dinheiro já serão acompanhados com o novo sistema, sem alterações para o usuário.

Com a implantação da nova bilhetagem, a expectativa é de que em breve todas as informações sobre o serviço sejam divulgadas, incluindo a distribuição dos novos cartões pela Anstransp, que serão roxo, para gratuidade, e verde, destinado a pagantes.

Em maio, quando o novo sistema foi anunciado, as novidades adiantadas foram:

Várias formas de pagamento
  • Cartão magnético;
  • Aplicativos;
  • QR Code;
  • PIX;
  • Dinheiro.
Atendimento
O que muda também é o atendimento através do “Chatbot”, um software de inteligência artificial capaz de manter uma conversa com o usuário por meio de aplicativo de mensagens da Astransp. O objetivo é tirar dúvidas sobre o novo sistema de bilhetagem.
Pontos de recarga
Haverá também uma modernização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo da cidade com a expansão da rede de vendas. A expectativa é de 11 novos pontos de recarga, espalhados em espaços diferentes da cidade.

Informações: G1 MG
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Em Goiânia, Pessoa com deficiência poderá desembarcar entre as paradas de ônibus

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que são usuários do transporte coletivo municipal, terão o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias dos pontos de ônibus. É que determina o projeto de lei (031/2022), de autoria do vereador William Veloso (PL) aprovado em segunda votação na sessão ordinária de hoje (15) da Câmara. 

O parágrafo único da matéria, porém, determina ainda que o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias não se aplica aos corredores exclusivos de ônibus da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Ou seja, o desembarque, nestas vias, será feito exclusivamente nas paradas obrigatórias e estações.

O vereador agradeceu aos colegas pela aprovação do projeto e salientou que se trata de uma "demanda justa, humana e que atenderá as pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Espero igualmente que o prefeito Rogério Cruz sancione nossa propositura, por se tratar de uma futura Lei de enorme alcance social".
William Velloso destacou ainda, ao justificar seu projeto, "as enormes dificuldades que a população com deficiência e mobilidade reduzida enfrenta diariamente no País. Coisas simples como atravessar uma rua, comprar um pão, pegar ônibus. São verdadeiras batalhas. Acredito, portanto, que nossa proposta vai dar um pouco de dignidade a essas pessoas. O bem-estar é essencial às pessoas que necessitam de uma atenção especial", concluiu.

Informações: Câmara Municipal de Goiânia
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Número de assaltos no transporte coletivo de Curitiba cai 89% com uso de pagamento em cartão

O aumento do uso de cartões para pagamento da tarifa de ônibus em Curitiba e a consequente redução da circulação de dinheiro ajudaram a reduzir em 89% os assaltos no transporte coletivo da capital entre 2019 e 2022 e os números continuam em queda. De janeiro a julho deste ano foram 23 assaltos, o que representou uma redução de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 51 ocorrências.

Os números englobam ocorrências em linhas de ônibus, pontos, estações-tubo e terminais.

Segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) com base nos boletins de ocorrência registrados pelas empresas de ônibus, foram 834 assaltos em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. Em 2022, pós-pandemia, esse número fechou em 106. O prejuízo com os assaltos passou de R$ 125,2 mil em 2019, para R$ 10,9 mil em 2022, uma queda de 91%.  
De janeiro a julho de 2023, o prejuízo foi de R$ 2.748, com 22 ocorrências em estações-tubo e uma em linha de ônibus. “No mesmo período do ano passado haviam sido 12 assaltos em linhas de ônibus”, diz Sergio Luis de Oliveira, gestor da área de operações do transporte coletivo da Urbs.

Pagamento com cartão
Atualmente 92% dos pagamentos das passagens no transporte coletivo são feitos por cartões (cartão-transporte, de débito e de crédito). “O cartão traz praticidade e maior segurança para o passageiro. O número de queda de assaltos é muito expressivo” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Uso exclusivo
O processo de substituição do dinheiro pelo cartão ganhou fôlego a partir de março de 2020, quando a Urbs passou a adotar o pagamento exclusivo por cartões nos ônibus. Hoje, todas as 242 linhas da cidade, com exceção da Linha Turismo, aceitam o pagamento exclusivamente por cartão. O dinheiro ainda é aceito em terminais e estações-tubo.

Cartão de débito e crédito
Outro incentivo para reduzir a circulação de dinheiro veio a partir de março de 2022, quando os ônibus, estações-tubo e terminais da cidade passaram a aceitar pagamento, além do cartão transporte Urbs, com cartões de débito, crédito, celulares e relógios inteligentes. Somente em julho desse ano, 1,03 milhão de passagens foram pagas com cartões de débito e crédito.  

O cruzamento de dados mostra que o número de ocorrências de assaltos reduziu à medida em que o uso do cartão foi ampliado no transporte coletivo e a circulação de dinheiro foi reduzida.

Em 2019, o pagamento em espécie representava 36,8%; em 2020 diminuiu para 32,33% e em 2021, para 31,64%. No ano passado, esse percentual reduziu para 22% e atualmente apenas 8,23% das passagens são pagas com dinheiro.

Enquanto isso, os 834 assaltos registrados em 2019 passaram para 560 em 2020; 186 em 2021; 106 no ano passado; até chegar aos 23 registrados de janeiro a julho de 2023.

“Vale lembrar que 2020 foi o ano de pandemia, em que tivemos uma redução da circulação de pessoas. Mesmo com a volta à normalidade, o número de ocorrências diminuiu”, acrescenta Maia Neto.

Saiba como fazer seu cartão-transporte
Fazer o cartão-transporte da Urbs é rápido e fácil e a confecção da primeira via é gratuita.

Para fazer o cartão, o usuário deve agendar o seu atendimento pelo Agenda Online e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania. Também é possível agendar o atendimento nos totens instalados nas Ruas da Cidadania.

É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.

Todas as unidades trabalham das 10h às 16h em dias úteis.

Informações: Bem Paraná
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