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Prêmio UITP: projeto BRT Sorocaba é destaque internacional

domingo, 11 de junho de 2023

Nesta semana, o sistema BRT Sorocaba ganhou destaque internacional e foi selecionado entre os finalistas do Congresso Internacional da UITP (Associação Internacional do Transporte Público) na América Latina. Este é um projeto único e coloca Sorocaba como referência em mobilidade urbana para outras cidades do Brasil e do mundo.

A UITP promoveu uma avaliação para reconhecer os trabalhos categorizados no “Programa de Melhores Práticas da Mobilidade Urbana” e o projeto BRT Sorocaba foi um dos escolhidos dentre 50 envolvidos.  O encontro reuniu os principais players da mobilidade mundial.

Concorrendo com projetos de todos os continentes, o sistema BRT brasileiro recebeu o certificado de “Valores Estratégicos” pela realização de um transporte coletivo moderno, inteligente, sustentável e acessível. Na ocasião, Emanuelle Cassimiro, representante do BRT Sorocaba, apresentou os diferenciais que tornaram o projeto um modelo a ser seguido por outras cidades. O certificado classificou o BRT como finalista do prêmio que será apresentado no México.
Para Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, ter o reconhecimento internacional é motivo de orgulho para toda equipe. “Desde a sua concepção até a operação, temos muitas pessoas envolvidas. O sucesso é fruto do trabalho coletivo e isso precisa ser reconhecido. A chegada do BRT Sorocaba trouxe um transporte de qualidade para a população e também o desenvolvimento econômico para a Zona Norte”, frisa.

O BRT Sorocaba é a primeira concessão precedida de obras no segmento de transporte com ônibus. Ao todo, o projeto teve um aporte de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e Sistema Inteligente de Transporte (ITS). Em seu modelo de contrato, a iniciativa privada é responsável pela implantação do sistema, investimento na frota, operação e realização da manutenção futura. Ao final do período de concessão, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o poder público.

Informações para Imprensa
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Mudanças em dezesseis linhas de ônibus em Salvador, confira

As mudanças nas 16 linhas de ônibus na capital baiana propostas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciam neste sábado (10). De acordo com a pasta, as alterações visam agilizar o sistema de transporte público, permitindo ao passageiro encurtar o tempo de viagem e ampliar a integração entre os modais disponíveis na capital.

As modificações serão realizadas de maneira escalonada e, conforme a Semob, vão aumentar em 71% o número de viagens por dia e reduzir 72%, em média, o tempo de espera dos passageiros nos pontos.

Neste sábado, começa a primeira etapa que compreende na modificação de quatro linhas, são elas: a 0207-Massaranduba x Itaigara, que terá seu nome alterado para 0214-Massaranduba x Estação BRT Hiper, a 0218-Ribeira x Pituba, a 2006-Metrô Retiro/Stª Mônica x Pituba; e a 0427-IAPI x Itaigara.
O ponto final da linha, que até sexta-feira (9) era na Rua Ceará, localizada no bairro do Itaigara, passará a ser a Estação do BRT em frente ao Big Bompreço, na Avenida ACM. O número de viagens crescerá de 36 para 44 por dia, e o tempo de espera nos pontos cairá de 35 minutos para apenas 13.

Neste caso, quem ainda deseja se deslocar até o Itaigara pode realizar a integração com as linhas B1 ou B2 do BRT, que agora vão até a orla da Pituba. Quem quiser seguir pela Av. Juracy Magalhães até o Lucaia pode integrar com as linhas 1386-Nova Brasília x Barra, 0341-Rodoviária x Circular R2, 1231-Sussuarana x Barra R2 ou 1341-Estação Pirajá x Barra 2.

O mesmo ocorrerá com as linhas 0218-Ribeira x Pituba; 2006-Metrô Retiro/Stª Mônica x Pituba; e 0427-IAPI x Itaigara. Todas essas, que também iam até a Rua Ceará, agora terão ponto final na Estação Hiper do BRT. Essas linhas também terão seu nome modificado, se tormando, respectivamente: 0217-Ribeira x Estação BRT Hiper; 2007-Metrô Retiro/Stª Mônica x Estação BRT Hiper; e 0431-IAPI x Estação BRT Hiper.

Já a linha que serve à Ribeira e à Cidade Baixa, o número de viagens aumentará de 20 para 44 por dia, e o tempo de espera cairá de 30 minutos para 13. O ônibus que serve ao IAPI, o número de viagens diárias saltará de 12 para 63, e o intervalo de espera no ponto cairá de 85 minutos para apenas 10.

Em todos estes casos, quem quiser se deslocar até o Itaigara ou à orla da Pituba poderá realizar a integração com o BRT. Para quem deseja chegar ao Lucaia, basta pegar as mesmas linhas de ônibus antes citadas.

Informações: Bahia.ba
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Setor de Transporte Público considera incentivos do Governo uma sinalização positiva mas insuficiente, diz NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) avalia que o programa de incentivos à indústria automobilística, anunciado na segunda-feira (5) pelo Governo Federal, traz um avanço importante ao incluir benefícios fiscais para a renovação da frota de ônibus e é um primeiro passo no sentido da recuperação do setor, mas ainda insuficiente para superar a crise causada pelos impactos da pandemia.

A destinação de R$ 300 milhões para a renovação da frota de ônibus, conforme anunciado, é uma sinalização positiva em relação à redução da idade média da frota nacional, que está envelhecida e apresenta, atualmente, a mais alta média da série histórica medida pela NTU. Mas os critérios adotados pelo programa precisam ser ajustados à realidade do setor: a adoção da idade acima de 20 anos para a troca dos ônibus com desconto não se aplica, na prática, às empresas operadoras brasileiras, cuja frota tem, em média, oito anos, chegando ao máximo de 13 anos em algumas cidades pesquisadas. A NTU estima que, para a redução da média de idade da frota para cinco anos, seria necessário substituir 31,2 mil ônibus em todo o país, a um custo de R$ 23,3 bilhões.

Além do ajuste nos critérios, a NTU alerta que são necessárias também outras políticas específicas e mais apoio por parte do Governo Federal para a efetiva superação da crise estrutural do serviço, intensificada pela pandemia: a covid-19 causou uma perda financeira de R$ 36,2 bilhões para o setor de transporte público por ônibus urbano, entre março de 2020 e fevereiro de 2023; levou à redução de 90 mil empregos diretos no setor (do início da pandemia até janeiro deste ano) e à interrupção da prestação de serviço por 55 operadoras/consórcios operacionais até maio de 2022. No mesmo período, ainda foram registradas 397 paralisações em 108 sistemas de transportes coletivos no país.

Além disso, ainda não houve a plena recuperação do número de passageiros transportados; no mais recente levantamento realizado pela NTU, a média atual da demanda é de 82,8% dos níveis pré-pandemia, o que dificulta a recuperação pelo lado da oferta.

O setor de transporte público por ônibus urbano defende ainda a continuidade das discussões sobre reformas estruturais, no âmbito do Legislativo e do Executivo, relacionadas ao novo marco legal para o transporte público, que incluem um novo modelo de financiamento e custeio do setor, essenciais para a recuperação da demanda e melhoria da qualidade desse serviço, em benefício de toda a sociedade.

Informações: NTU
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TEVX Higer participa da Campus Party Goiás

Líder mundial na produção de ônibus elétrico, a TEVX Higer participa a partir de hoje (7) da 3ª edição da Campus Party Goiás, que ocorre até o domingo (11) no Passeio das Águas Shopping em Goiânia.

No evento que é ponto de encontro das novidades tecnológicas no Centro- Oeste, a marca apresentará o ônibus de fretamento FE10BR, modelo repleto de inovações que impactam a favor do meio ambiente, como explica Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina: “unimos conforto e segurança ao que há de mais avançado e reconhecido em tecnologia de eletromobilidade. O resultado é um ônibus elétrico moderno, econômico e silencioso, que  entrega uma excelente autonomia para os grandes centros urbanos com zero emissões”.

O FE10BR oferece  conforto extremo  a cada um dos seus 41 passageiros. No interior ha assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Em matéria de comodidade ainda há wi-fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Além disso, conta com opcionais exclusivos no mercado, como: geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Na tecnologia embarcada traz um exclusivo sistema regenerativo de freios, desenvolvido pela Higer, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial recarregando as baterias e contribuindo para a autonomia do veículo.

Dispõe também da possibilidade de recarga rápida de até três horas, além de uma economia de custo de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, sem contar o impacto para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído. 

Made in Brazil – Com 330 mil unidades de ônibus produzidas, sendo 50 mil elétricos, a Higer Bus é a maior fabricante de ônibus elétricos do mundo e está presente em mais de 128 cidades nos cinco continentes.

No Brasil, a empresa venceu a primeira licitação de veículo elétrico no país, na cidade de Cascavel (PR) e também conquistou um contrato para fornecimento de 200 unidades para a eletrificação do sistema de transporte da cidade de São Paulo.

Agora, a TEVX Higer se prepara para o inicio da produção nacional a partir de 2024, em Pecém (CE). No projeto está inclusa  a transferência de tecnologia de ponta e capacitação de mão de obra para atender a veículos elétricos.

Em sua versão nacional seguirá com as mais renomadas empresas de componentes do mercado, todas já atuantes no Brasil, como ZF, que fornece eixos e suspensão; Bosch, sistema de direção; Valeo, ar-condicionado; Catl, baterias, que no Brasil são representadas pela Moura; Wabco, sistema de freios; Sachs, amortecedores; Dana, motor elétrico; Mobitec, itinerário eletrônico; Fanavid, vidros e para-brisas; Alcoa, rodas de alumínio; Grammer, assentos de motorista e passageiros.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR, seu primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro ainda em 2022.

Informações: TEVX Higer
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Obras do viaduto do BRT Campo Grande, na avenida Transamazônica, entram em fase final

As obras do Corredor BRT Campo Grande chegam a etapa importante para finalização do Lote 2. A construção do viaduto na avenida Transamazônica, no cruzamento com a avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Garcia, entra em fase final. Nesta quinta-feira, 8 de junho, serão içadas 12 vigas de sustentação do pavimento do viaduto de 55 metros de extensão. Seis vigas serão colocadas no sentido centro-bairro e as outras seis no sentido bairro-centro. O trabalho exigirá a utilização de dois guindastes.

A construção da pista elevada trará grande melhora na mobilidade urbana da região, principal ligação do Distrito do Campo Grande com o centro da cidade.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, esse é um dos viadutos que estão faltando para conclusão das obras do Lote 2 do BRT e beneficiará o corredor Campo Grande. “O principal objetivo na construção desse viaduto é beneficiar o corredor BRT. Os ônibus não serão mais impactados pelos semáforos que ficam no cruzamento das avenidas. As pessoas que utilizarão o BRT terão um deslocamento muito mais rápido quando o viaduto entrar em funcionamento,” destacou.
O Distrito do Campo Grande é a área mais adensada de Campinas e tem vários pontos de interesse para a população. Na região há universidade, faculdade, hospital e shopping gerando grande fluxo de veículos que sofre interferência semafórica no cruzamento das avenidas Transamazônica com a John Boyd Dunlop, o que causa lentidão no trânsito.

Com a conclusão da obra esse conflito no trânsito deixará de existir. Quem chega pela rodovia Anhanguera terá passagem livre para entrar na cidade com acesso direto pela avenida Transamazônica. Do mesmo modo, quem transita dentro do município, tanto da região central para o bairro como do bairro para o centro, também deixará de ser impactado.

Viaduto
 
O viaduto da avenida Transamazônica é um dos viadutos do Corredor BRT Campo Grande. O outro, com 150 metros de extensão, fica na altura da Rodovia dos Bandeirantes. A empresa Construcap CCPS responsável pela execução é a mesma que realizou as demais obras do Lote 2.

Com a finalização das duas estruturas, as obras do Lote 2, que compreendem os trechos 2, 3, e 4 do Corredor Campo Grande, da Vila Aurocan até o Terminal Itajaí, serão concluídas. O dois viadutos melhorarão a mobilidade urbana, o trânsito e a movimentação de pessoas nessas regiões. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2023.

O Corredor BRT Campo Grande compreende 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. O valor total do contrato para esse Lote é de R$ 191,1 milhões.

O BRT campineiro irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. O sistema contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

Informações: Prefeitura de Campinas
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Metrô SP entrega novo acesso Bela Cintra que vai atender a estação Paulista

O Metrô entregou nesta quarta-feira (7) o novo acesso Bela Cintra que vai atender a estação Paulista, da Linha 4-Amarela. A nova entrada vai beneficiar 17 mil pessoas diariamente, ajudando na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação. 

Essa passagem para a Bela Cintra vai levar os passageiros ao edifício de acesso já existente na Rua da Consolação, onde estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador. Das pessoas que utilizam a saída Consolação, cerca de 70% têm como destino a Bela Cintra ou localidades próximas. 

Para construir esse acesso, foi desapropriada parte de uma passagem de um edifício na Rua Bela Cintra. A área de fundo do atual acesso da Rua da Consolação foi aberta e conectada ao local desapropriado, onde foi construída uma passagem de 50 metros de extensão, com largura que varia entre 4,5 e 2,5 metros, dependendo do ponto. Também foram instalados itens de acessibilidade, iluminação e comunicação visual. 

Uma vez completo, o acesso passa para a concessão da ViaQuatro, responsável pela manutenção e operação das estações e trens da Linha 4-Amarela. A Estação Paulista recebe cerca de 105 mil passageiros por dia útil em média, conforme dados de abril deste ano, disponibilizados pela concessionária, sendo a terceira mais movimentada de todo o trajeto. 

Novo túnel 

O Governo de São Paulo também trabalha em uma estrutura que vai ampliar o conforto dos passageiros que utilizam a estação Paulista, administrada pela Concessionária ViaQuatro. Com investimento de R$ 61 milhões, um novo túnel será construído para ligar as estações Paulista (Linha 4-Amarela) e Consolação (Linha 2-Verde). A infraestrutura vai melhorar o fluxo de passageiros com o aumento da capacidade da circulação de pessoas que usam essa integração entre linhas. 
Os trabalhos atuais são para a obtenção de licenças e preparação do canteiro de obras, que ficará na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra, onde serão feitas as escavações. O novo túnel terá capacidade para receber 18 mil passageiros por hora. 

Informações: Metrô SP
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Empresa brasileira de mobilidade é reconhecida por suas inovações em evento internacional de transporte público

Os trabalhos de inovação desenvolvidos pelo aplicativo de mobilidade urbana KIM junto ao Sistema do Transporte Metropolitano da Grande Vitória – Transcol foi reconhecido mundialmente durante o UITP Global Public Transport Summit, realizado em Barcelona, na Espanha, nesta semana. O KIM faz parte do Grupo TACOM, empresa brasileira que possui mais de 40 anos de atuação no mercado de transporte. Durante o evento, o Grupo também foi reconhecido por sua filiação como membro da Associação Internacional do Transporte Público (tradução do inglês para UITP).  

Desde 2019, o Grupo TACOM atua na Grande Vitória por meio da colaboração com empresas locais de transporte coletivo, oferecendo soluções que ajudam a levar mais tecnologia e qualidade para a mobilidade urbana na região. O sistema de bilhetagem é oferecido pela TACOM, enquanto a recarga do cartão GVBus é feita por meio de serviços exclusivos do KIM.  

Além do destaque mundial, o KIM também foi reconhecido regionalmente com certificação do UITP Latin America pelo mesmo projeto junto ao Sistema Transcol, na categoria de sustentabilidade. O CEO do KIM, Rubens Filho, esteve presente no evento em Barcelona e recebeu o certificado. “Somos um aplicativo com atuação completa na região, fornecendo nossos múltiplos serviços. Na prática, esse reconhecimento é um reflexo do valor que essas soluções levam para a população da Grande Vitória e como estamos ajudando a transformar a experiência dos passageiros do transporte coletivo no dia a dia”, destacou o executivo. 

Mais recentemente, além da recarga do cartão GVBus e do mapa que permite acompanhar em tempo real a localização dos ônibus e a identificar pontos de parada, o KIM lançou o QR Code para pagamento da passagem diretamente do celular. A funcionalidade dispensa o uso do cartão físico e permite ainda o pagamento da integração nos ônibus, proporcionando mais facilidades para a população.  

O UITP Global Public Transport Summit é um congresso realizado pela Associação Internacional do Transporte Público que reúne especialistas e stakeholders de todo o mundo para discutir as mais recentes ideias e insights na mobilidade urbana sustentável. Esta edição acontece entre 4 e 7 de junho em Barcelona, com 85 sessões, 300 palestrantes e 335 expositores, em um espaço de 40.000 m². São esperados mais de 15 mil visitantes internacionais nos dias do evento.  

Sobre KIM* 

KIM é um aplicativo de mobilidade urbana que tem o objetivo de facilitar a jornada do passageiro de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo está disponível em mais de 50 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. Através dele, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável entre PIX, cartão de crédito ou débito e boleto.  

Por meio do aplicativo, o passageiro consegue acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, revalidar o cartão de estudante, pedir uma segunda via e bloquear em caso de perda, roubo ou furto. Ele também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular. 

Informações a imprensa
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Transporte coletivo de Blumenau recebe ajustes a partir de segunda-feira


Os itinerários contemplados pertencem às linhas troncais 10, 80 e 81, assim como as linhas alimentadoras 123, 308, 802 e 902.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), responsável por determinar as mudanças, a ação possui o objetivo de assegurar o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros cresce. Também visa atender as informações repassadas através do telefone 156 (opção 3), e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais da operação.

O diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite, ressalta que duas inclusões ocorrem no período da madrugada, horário em que a linha troncal 10 registra um aumento no número de usuários nos terminais Garcia e Fonte. “Agora teremos dois carros de ajuda nestes horários para atender a demanda da população”, destacou.
As mudanças também podem ser conferidas no site da BluMob ou no aplicativo de mesmo nome. As tabelas com os horários também estão disponíveis nos terminais de ônibus.

Confira os ajustes
Dias úteis (a partir de 12/06)

Linha Troncal 10 (Via Rua São Paulo)
Nova viagem às 4h01 no sentido Terminal Garcia / Terminal Fonte
Nova viagem às 4h15 no sentido Terminal Fonte / Terminal Garcia
Linha Troncal 80 (Via Pedro Zimmermann)
Ajuste de viagem das 13h45 para 13h52 no sentido Terminal Itoupava / Rua Pedro Zimmermann / Terminal Aterro

Linha Troncal 81 (Via Gustavo Zimmermann)
Ajuste de viagem das 22h20 para 22h22 no sentido Terminal Aterro / Rua Gustavo Zimmermann / Terminal Itoupava

Linha 123 (Itoupavazinha)
Nova viagem às 16h30 no sentido Terminal Aterro / Rua Ari Barroso / Loteamento Libertadores sem entrar na Rua Antônio Sestrem / Rua Ari Barroso /Terminal Aterro
Ajuste de trajeto na viagem das 16h10 para o sentido Terminal Aterro / Itoupavazinha / Terminal Itoupava

Linha 308 (Bernardo Reiter)
Ajuste de viagem das 18h45 para 18h40 no sentido Terminal Água Verde / Loteamento Pamplona / Rua Johann G. H. Hadlich / Rua Matias Bornhofen / Terminal Velha

Linha 802 (Margem Esquerda)
Ajuste de viagem das 22h43 para 22h47 no sentido Terminal Itoupava / Salão Carolina até a Margem Esquerda

Linha 902 (Loteamento Primavera)
Ajuste de viagem das 18h40 para 18h42 no sentido Terminal Água Verde / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Água Verde

Informações: Prefeitura de Blumenau
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