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Prefeitura de Sumaré aumenta tarifa de ônibus de R$ 4,40 para R$ 5,45

terça-feira, 2 de maio de 2023


A Prefeitura de Sumaré (SP) reajustou o valor da tarifa do transporte coletivo municipal de R$ 4,40 para R$ 5,45, um aumento de 23,8%. O novo valor entrou em vigor nesta segunda-feira (1º), 72 horas após a publicação da medida no Diário Oficial, na última sexta (28).

O reajuste de R$ 1,05 vale para pagamentos em dinheiro e também com vale-transporte. Já a tarifa do cartão eletrônico comum passou de R$ 4,20 para R$ 4,95. O último reajuste feito pela administração municipal foi em 2021, quando a passagem subiu 37,5%.

No decreto, a Prefeitura de Sumaré afirma que o aumento ocorre devido à necessidade de "preservar o equilíbrio econômico-financeiro" da concessão entre a prefeitura e MoV Sumaré, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade.

Informações: G1

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Transporte coletivo de João Pessoa tem sua frota ampliada e a idade média renovada

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra entregaram na manhã desta terça-feira (2) 20 novos ônibus zero quilômetro para serem acrescidos à frota do transporte municipal. Até julho, mais 20 veículos novos serão acrescidos a frota e outros 20 veículos seminovos já estão em circulação, o que garantiu um reforço no transporte público da cidade. 

“O transporte coletivo é motivo de nossa atenção e preocupação, pois é essencial na vida de muitas pessoas, muitos trabalhadores, que saem de casa e precisam de mais conforto, mais opções e tempo reduzido no trajeto. Todo esforço é pouco neste sentido.”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito aproveitou para falar sobre o problema dos preços das passagens. Como secretário nacional da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) ele participa das articulações junto ao Congresso que buscam fontes de financiamento para as gratuidades no sistema. “São as gratuidades que sobrecarregam a passagem inteira e ano passado mostramos em Brasília que é injusto o Congresso garantir gratuidade aos idosos sem apontar a Fonte de Recursos para que o Município pague aos transportadores e não haja repasse nas demais passagens”, explicou.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, explicou que a entrega desses veículos foi uma determinação acordada durante a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana no início deste ano e que está sendo cumprida. "Teremos até julho mais 20 veículos novos, totalizando 40 ônibus zero quilômetro reforçando o sistema que atende a cidade”, reforçou.

Informações: Click PB
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Motoristas de Curitiba têm treinamento para dirigir ônibus elétrico da BYD em período de testes

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Um grupo de 15 motoristas, dos quais duas mulheres, passou por treinamento para dirigir o ônibus articulado 100% elétrico da chinesa BYD, que entra em período de testes na próxima sexta-feira (28/4) em Curitiba. O modelo vai circular sem passageiros pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.

A avaliação marca o início da série de testes técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade do município. O teste terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Nos últimos dois dias, o grupo motoristas passou por treinamento teórico e prático para poder dirigir o veículo elétrico. O ônibus vai rodar no período da manhã, tarde e noite, segundo Edmilson Romualdo da Silva, supervisor de grupo de apoio da empresa Glória, onde o ônibus vai ser recarregado. “É uma nova tecnologia e é essencial que os motoristas sejam bem treinados para poder conduzir o veículo”, disse.

Monica Regina de Moraes, de 48 anos, trabalha há dez como motorista e passou pelo treinamento.

“É um grande avanço tecnológico que dará mais conforto para os motoristas e os passageiros, além de não poluir o meio ambiente”, disse Monica.

Michelle Dellanhol, de 34 anos, é motorista há nove anos e concorda com a colega.

“É uma tecnologia maravilhosa. O ônibus é muito silencioso e confortável, com câmeras no lugar de espelhos retrovisores que dão uma visão muito boa para o motorista”, contou Michelle.
Motorista do Interbairros II, Darci Rezende, de 59 anos, tem 25 anos de experiência e teve uma boa impressão do modelo. “Vamos ver no dia a dia, mas até agora a experiência foi muito boa, com bom desenvolvimento no trajeto da linha”.

“Só precisamos ficar atentos porque o articulado da BYD é bem grande, com 22 metros, contra 18,6 metros do articulado tradicional, o que exige um cuidado maior nas manobras”, completa Claudemir Barbosa, de 43 anos, que trabalha no Inter 2.

Sem passageiros
O ônibus BYD vai circular sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. 

Para simular o peso equivalente ao de passageiros, o veículo vai ser carregado com bombonas de água. O modelo D11B é um ônibus articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas.

O ônibus é equipado com sistema de desinfecção do ar instalado no ar condicionado, entrada USB nos bancos e um conjunto composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, que substituem os espelhos retrovisores. Além disso, monitores cobrem um campo de visão que eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

A ideia, segundo Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, é avaliar a performance do ônibus em diferentes características e condições viárias, com a variação de carga a partir do carregamento das bombonas com mais ou menos água por determinados períodos.

Na circulação do carro serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Testes
Além da BYD, as empresas Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo se cadastraram no edital de chamamento público e farão testes dos seus veículos elétricos até outubro. 

Os resultados dos testes servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024. Os primeiros elétricos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

Os ônibus elétricos 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos. Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, equivalente ao plantio de 892 árvores.

Sem emissão de CO2, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas de Curitiba para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.

No médio prazo, até 2030, 33% da frota do município deverá operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Informações: URBS
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EMTU reforça frota e acrescenta viagens em linhas que ligam Vinhedo e Hortolândia a Campinas


Na segunda-feira (24), dois serviços metropolitanos gerenciados pela EMTU na região de Campinas tiveram acréscimo de 47 viagens no total, beneficiando cerca de 7 mil passageiros/dia.

A linha 674 Vinhedo (Capela) – Campinas (Terminal Prefeito Magalhães Teixeira) está operando com mais quatro ônibus em circulação e um acréscimo de 30 viagens ao longo do dia nos dois sentidos. Já o serviço 746 Hortolândia (Terminal Metropolitano de Hortolândia) – Campinas (Unicamp) via Shopping D. Pedro I ganhou mais 17 partidas nos dois sentidos. As duas linhas são operadas pelo Consórcio Bus+.

A reprogramação foi definida com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real. Com as mudanças, passageiros dos dois municípios terão mais agilidade e conforto nos deslocamentos até Campinas, que é o polo econômico e de serviços da região.

Informações: EMTU
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Em Curitiba, Projeto do Novo Inter 2 vai receber mais de R$ 800 milhões em investimentos

Um investimento de R$ 863,7 milhões deve trazer mudanças significativas em boa parte do trajeto em duas das linhas de ônibus mais movimentadas de Curitiba: o Inter 2 e o Interbairros II. Foram assinados nesta terça-feira (25) os termos de autorização para que sejam publicados os editais da fase final das obras para o Projeto do Novo Inter 2.

As melhorias fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, são 11 editais: parte já publicada na semana passada e o restante a ser divulgado ainda esta semana e também no mês de maio. O resultado deve ser mais de 80 quilômetros de intervenções em infraestrutura viária para o aumento da capacidade e velocidade de operação da Linha Direta Inter 2 e da Interbairros II. De acordo com a URBS, nessas duas linhas circulam, em média, 200 mil passageiros por dia, sendo 135 mil na Inter 2 e 65 mil na Interbairros II.

Entre obras viárias que incluem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização e semáforos, também está prevista a construção de um mini terminal no bairro Santa Quitéria. Ciclovias e faixas exclusivas e preferenciais de transporte coletivo também fazem parte do pacote. As obras também vão ocorrer nos bairros Vila Izabel, Capão da Imbuia, Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico, que fazem parte do trajeto das duas linhas de ônibus pela capital.

Próximos editais
Ainda nesta semana está prevista a publicação de outros dois editais de lotes de obras, somando mais 16 mil metros de intervenções nos bairros Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico, com mais de R$ 152 milhões em investimentos.

Para o mês de maio, serão outros seis editais, que concluem os pacotes de obras do Inter 2. Somente essa segunda fase soma mais de 41 km de obras em bairros como Portão, Campina do Siqueira, Xaxim, Bairro Alto, Mercês, Hauer e Boqueirão. Além da requalificação viária, estão previstas outras obras, como o viaduto na divisa com o município de Pinhais, e a estação Xaxim. Nesse conjunto, são mais R$ 474 milhões em investimentos na mobilidade urbana da capital.
“Curitiba está viabilizando investimentos, com fomento na economia e geração de emprego, para promover o desenvolvimento de um de seus maiores ativos, que é o transporte coletivo. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida do cidadão curitibano”, disse o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, após assinar as autorizações.

Editais em andamento
O Projeto Inter 2 ainda tem em andamento a licitação de parte do Lote 1 de obras, que somam 14 mil metros de requalificação viária nos bairros Santa Quitéria e Vila Izabel, orçado em R$ 90,6 milhões. As propostas dessa concorrência devem ser entregues até dia 17 de maio, no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Para acessar todas as outras licitações, basta entrar no Portal da Transparência de Curitiba, selecionar a modalidade “Concorrência Pública", órgão solicitante “Secretaria Municipal de Obras Públicas” e clicar em pesquisar.

Informações: Gazeta do Povo
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Sanitários da Estação Luz da CPTM serão fechados para reforma em 28/04

A partir das 20h da próxima sexta-feira (28/04) os sanitários públicos localizados na Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral e o Serviço Expresso Aeroporto da CPTM, serão fechados ao público para reformas que garantirão mais conforto ao passageiro. O local será ampliado e totalmente reformulado internamente.

Os passageiros serão informados sobre as mudanças por meio de avisos sonoros e comunicação visual nos trens e estações, e serão lembrados que todas as demais 56 estações da companhia possuem banheiros que podem ser utilizados durante todo o horário de operação -- todos os dias, das 04 à meia-noite. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia.

A reforma dos banheiros ocorre ao mesmo tempo em que a CPTM realiza obras para a construção de um novo túnel que ligará o saguão central à Linha 4-Amarela de Metrô, o que irá melhorar o fluxo de passageiros no trecho que liga CPTM, ViaQuatro e o Metrô. A escada de acesso aos sanitários será demolida, aumentando a largura do corredor e facilitando o fluxo de pessoas nos horários de pico.
A CPTM prevê que os banheiros sejam reabertos no final do mês de agosto, podendo ser acessados por novas escadas. Além disso, vale lembrar que serão construídos banheiros acessíveis, parte da obra de construção do novo túnel.

Nova alternativa para passageiros que utilizam a Estação da Luz
As obras de construção do túnel de ligação entre as linhas da companhia e o Metrô foram iniciada em 2022. O investimento na execução da obra é de R$ 59,9 milhões e quando estiver concluída vai beneficiar todos os passageiros do sistema metroferroviário que utilizam a estação da Luz para fazer as conexões com as Linhas 7-Rubi e 11-Coral e o Serviço Expresso Aeroporto da CPTM, 1-Azul do Metrô e a 4-Amarela.

Com prazo previsto de entrega de 48 meses, sendo 36 meses para construção e 12 meses para operação assistida, o novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero. A obra irá desafogar a parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de maior movimento. Pelo local devem passar por dia, em média, 250 mil passageiros e o novo túnel está projetado para atender com conforto esse número de pessoas, uma vez que foi dimensionado com base em estudos de demanda, tendo 125 metros de extensão e nove de largura.

"O novo acesso vai oferecer mais rapidez nas conexões entre linhas aos milhares de passageiros que passam todos os dias pelas transferências. Com a melhoria contínua dos serviços, podemos atrair novos adeptos para o transporte público sobre trilhos, favorecendo a mobilidade dentro e fora do sistema de trens", constata o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Informações: CPTM
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Scania testa ônibus elétrico na UNESP

A Scania, referência mundial em soluções de transporte e logística sustentável, em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), realiza testes em um veículo 100% elétrico sob condições de alta temperatura, além de desenvolver ferramentas de análises e modelagens computacionais. “Para que uma tecnologia se consolide por completo é necessário que equipes profissionais multidisciplinares adquiram conhecimento e experiência em torno dela. Nós investimos constantemente no desenvolvimento de competências dentro da Scania, mas entendemos a necessidade de irmos além da nossa fábrica e decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia”, conta Marco Garcia, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.

O veículo em questão chegou ao Brasil no fim de 2021 para operar na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), exclusivamente para o transporte interno de colaboradores, com o objetivo de aprimorar e desenvolver conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições brasileiras. Há seis meses, o modelo elétrico desenvolve uma etapa de testes no país, na Faculdade de Engenharia da UNESP, em Ilha Solteira (SP), um dos 34 campi da instituição.

O projeto terá duração de 12 meses e o ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia. O intercâmbio entre professores e alunos da UNESP com a Scania permitirá a realização de ensaios em laboratórios computacionais e aplicações práticas com o veículo, gerando conhecimentos dentro da parceria e para a modelagem computacional da dinâmica do escoamento de fluídos em sistemas e também para a análise estatística para o tratamento de dados de teste.

A escolha pela UNESP, em Ilha Solteira, se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e desenvolvimento na área da engenharia mecânica, ciências térmicas. “A Universidade Estadual Paulista tem uma projeção gigantesca e possibilitará demonstrar para pesquisadores e estudantes como a Scania, uma multinacional líder em soluções sustentáveis para o setor de transporte, desenvolve suas tecnologias e como são aplicadas no mercado em seus produtos e serviços”, explica Marco. “Os estudos e testes com o BEV poderiam ser feitos somente pelos engenheiros da Scania, mas também pensamos na contribuição com a sociedade e no desenvolvimento de competências no país como um todo”, acrescenta.

Os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV tanto na Suécia quanto no Brasil, os dois braços de engenharia da multinacional no mundo. “Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos eletrificados”, destaca Marco.

Parceria inédita em Ilha Solteira

Se para a equipe de engenharia da Scania o ônibus elétrico é uma novidade, para a comunidade acadêmica é um feito inédito de muita relevância e grandes expectativas. O Prof. Dr. Leandro Oliveira Salviano, um dos responsáveis pelo projeto, conta que a abordagem de desenvolvimento deste ônibus é inédita para a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, em especial para o departamento de engenharia mecânica, ciências térmicas, e deseja que a parceria seja a primeira de várias. “O objetivo é que abra portas para outras oportunidades, mas que especificamente esta seja duradoura e nos permita criar vínculos de pesquisa e desenvolvimento, e de qualificação local e pessoal. É um treinamento de técnicos e engenheiros da própria Scania, para uso das ferramentas que nós vamos desenvolver no projeto, além do envolvimento dos estudantes da UNESP de forma a prepará-los e colocá-los em contato com uma empresa de ponta, multinacional, como a Scania”, explica o docente do Departamento de Engenharia Mecânica.

Além de ser uma referência acadêmica, a decisão de levar o veículo para Ilha Solteira, segundo o professor Leandro, é motivada por uma questão térmica. “Como aqui é uma região muito quente por longos períodos do ano, poderemos avaliar a aplicação desse ônibus para rodar em regiões com alta temperatura, tanto em ambiente urbano quanto em rodovia, utilizando “lastro” para reproduzir uma lotação, por exemplo. Nós vamos estabelecer uma rota que possa simular e submeter o veículo ao estresse térmico”, explica. “O sistema de resfriamento das baterias, com variações do clima e as temperaturas altas, pode impactar no desempenho e autonomia do veículo elétrico. Nós vamos testar propostas de isolamento de tubulação do pacote de baterias para identificar soluções que atendam aos requerimentos de operação dos veículos da Scania”, completa Leandro.

O estágio atual do projeto é de troca e análise de informações dos testes entre a fabricante e a universidade de desenvolvimento das ferramentas. O Campus foi adaptado para receber o ônibus. Há um local pronto, pensando em infraestrutura, com tomadas instaladas para o carregamento das baterias e suporte para manutenção do ônibus. Houve definição de rotas para os testes em circuitos urbanos e rodoviários, além das ferramentas de análise estatística estarem em estado avançado de projeto. Modernas técnicas de otimização como o método Algoritmos Genéticos serão empregadas. A previsão é que tenhamos uma primeira versão das ferramentas de análise para ser apresentada ainda nos primeiros meses”, projeta o professor.

Os testes com o ônibus elétrico começam em outubro e as ferramentas desenvolvidas serão perfeiçoadas e transferidas para a equipe técnica da Scania. “A ideia é que essas ferramentas possam ser utilizadas pela Scania em outros projetos. Por isso, faremos a completa transferência dessas tecnologias para a fabricante. Esse projeto é um embrião e novos projetos vão surgir depois dele. A nossa expectativa é entregar além do que formalizamos; queremos entregar mais”, profetiza o professor Leandro.

Informações: Scania
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Estação Santa Eugênia, no corredor Transoeste, é a 111ª reformada no sistema BRT


A Mobi-Rio informa que a estação Santa Eugênia, no corredor Transoeste, é a 111ª reformada desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT.

Entre as melhorias realizadas na estação estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados. Também foram executados os seguintes serviços: pintura interna e externa, novas instalações elétricas e reforço na iluminação.

Informações: Prefeitura do Rio
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