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Prefeitura de Manaus reinaugura T2 com inovações tecnológicas que reforçarão a segurança no transporte público

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Como parte do pacote de modernização do sistema de transporte público da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugura nesta segunda-feira, 17/4, às 18h30, o novo Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, zona Sul da cidade, e com inovação tecnológica.

O local, além de ter sido totalmente revitalizado, passa a contar com um sistema moderno de reconhecimento facial que contribuirá para uma maior segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo.

Acompanhando os últimos detalhes para a entrega, o prefeito de Manaus esteve, neste domingo, 16/4, no Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), localizado na avenida Darcy Vargas, Chapada, zona Centro-Sul, onde viu de perto o funcionamento do sistema de monitoramento.
David Almeida explicou que esse avanço será lançado no Terminal da Cachoeirinha e será ampliado, nos próximos meses, para todos os terminais da cidade.

“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Estamos acompanhando de perto o funcionamento do sistema e amanhã (segunda-feira) faremos a entrega do T2. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus. Nós vamos utilizar inteligência artificial para dar mais segurança aos nossos usuários”, enfatizou Almeida.

Inovação na segurança

Por intermédio do novo sistema de monitoramento, as câmeras ligadas ao CCO conseguem identificar todos os usuários que utilizarem os terminais de ônibus, bem como armas de fogo que estejam portando. Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, por exemplo, de uma investigação, em casos de atos de violência, como um assalto.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou que a mesma tecnologia será utilizada nos ônibus que circulam pela capital. Por recomendação do prefeito David Almeida, atualmente cerca de 60% da frota já conta com câmeras instaladas e a expectativa é que todos os veículos disponham do sistema de monitoramento a partir do segundo semestre deste ano.

Mais novidades

Outra inovação que será lançada pela atual gestão municipal é a instalação de televisores nos ônibus que atendem as linhas expressas. Essa tecnologia irá promover uma maior interatividade entre prefeitura e a população.

“Este é um teste que estamos fazendo, a colocação de monitores nos ônibus que fazem as linhas centrais, aquela linha expressa. Não vamos colocar dentro dos menores, os alimentadores, mas sim nos ônibus maiores. Isso proporcionará mais informações, maior conforto, aumentando a interação entre o usuário e a prefeitura”, destacou o prefeito de Manaus.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Transerp inicia conscientização sobre faixas exclusivas de ônibus na avenida Saudade e rua São Paulo

Com a inauguração dos novos corredores da região Norte, a Transerp iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de abril, a fase de conscientização sobre as faixas exclusivas de ônibus recém-implantadas ao longo da avenida Saudade e rua São Paulo, no bairro Campos Elíseos. A fiscalização quanto ao respeito a esses dispositivos viários será iniciada no dia 2 de maio.

Os ônibus que passam por essas vias utilizam as faixas de rolagem da direita, passando a fazer parada junto às estações de embarque/desembarque. 

As faixas exclusivas dessas vias da zona Norte integram o corredor de ônibus da avenida Saudade, pelo programa Ribeirão Mobilidade.     

Permissões para uso da faixa exclusiva

• A partir de agora, nestas duas vias da região Norte, os veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.
• Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão. 

• Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Ainda, também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.

• Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Licitação do transporte de Piracicaba tem vencedora definida


A Prefeitura de Piracicaba publicou nesta segunda-feira (17), em Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação do transporte público.

É a Rápido Sumaré, que venceu a concorrência de outras duas empresas na última etapa do processo, em andamento há cerca de um ano e quatro meses.

A classificação final foi divulgada após a abertura dos últimos envelopes, na semana passada, e aprovação da Comissão Permanente de Abertura e Julgamento de Licitações.

Agora, as empresas perdedoras têm até cinco dias úteis para apresentação de recursos.

Caso não haja manifestações, o contrato com a Rápido Sumaré, que propôs tarifa de R$ 4,77, será homologado.
O edital prevê a execução dos serviços por cinco anos e o critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa.

O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08.

Atualmente, a tarifa integral – cobrada em bilheterias e dentro do ônibus – custa R$ 5,60. Já quem tem o cartão do transporte municipal paga R$ 4,90.

Finalizado o processo licitatório, a prefeitura e a empresa vencedora do certame assinam o contrato e é emitida a ordem de serviço, que determina o prazo para início da operação.

Informações: CBN Campinas
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GDF define novos prazos de validade de créditos dos cartões de transporte

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do DF (DODF), o Decreto n° 44.432, de 17 de abril de 2023, que prevê prazos para a validade dos créditos armazenados nos cartões utilizados no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. Os créditos terão validade a contar da data da aquisição, de acordo com o tipo de cartão no sistema.

Os créditos transferidos ao cartão mobilidade adquiridos a partir de abril de 2022 terão validade de cinco anos. Já os créditos transferidos ao cartão vale-transporte terão validade de dois anos. Para evitar a prescrição dos créditos, o titular do cartão deve utilizá-lo para pagar viagens de ônibus, BRT ou metrô. Não há possibilidade de saque.

Entenda as recargas

Os créditos transferidos a todos os tipos de cartão e adquiridos até março de 2019 serão expirados imediatamente. Já os créditos transferidos aos cartões mobilidade e vale-transporte adquiridos entre abril de 2019 e março de 2022 são passíveis de expiração a partir de abril de 2024.

Os créditos que não foram transferidos para os cartões, como no caso do vale-transporte que o titular não passou o cartão no validador para completar a recarga, terão validade de dois anos.

É importante que o usuário lembre que os cartões do transporte público coletivo do DF são de uso pessoal e intransferível. Em caso de falecimento do titular de qualquer cartão, os créditos perderão a validade de imediato. Nesse caso, não importa o tipo de cartão e o prazo de validade dos créditos.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, o GDF revogou o Decreto nº 43.899/2022 modificando os prazos para o recolhimento dos créditos vencidos. “As medidas agora apresentadas vão ao encontro dos anseios da população, que solicitava mais esclarecimentos”, explica o chefe da pasta.

Os valores referentes aos créditos que venceram serão disponibilizados pelo Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), por meio do BRB Mobilidade, para uso do GDF na manutenção do equilíbrio econômico financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF). A manutenção é destinada à modicidade tarifária, contribuindo para que as passagens sejam acessíveis à população.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade 
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Busão da Pérola passa a ter novos trajetos em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava informa que, a partir do dia 24 de abril, o transporte coletivo passa a atender a uma nova linha. Inicialmente em caráter experimental pelo prazo de 30 dias, o novo percurso visa melhorar o atendimento dos usuários das linhas Jardim Pinheirinho e Vila Bela.

“Vai entrar em funcionamento mais uma linha do transporte coletivo municipal para atender a região do Jardim Pinheirinho. Com isso, a intenção é desafogar os trechos do Jardim das Américas e do Aeroporto. A nova linha deve operar por 30 dias de forma experimental. Depois, os ônibus circularão de forma permanente nesta região. Com mais este coletivo à disposição da população, outras linhas que passam por ali também serão desafogadas. Isto beneficiará os passageiros”, contou o secretário da SETRAN, Adalberto Campos.
Para orientar a população, a SETRAN e a Pérola do Oeste estão disponibilizando avisos em todos os pontos de ônibus, informando sobre a nova linha. “Os avisos são para orientar as pessoas sobre a nova linha. A partir do dia 24, elas já podem utilizar o transporte público neste novo trajeto”, reforçou o secretário.

Trecho

O novo trajeto Fonte x Jardim Pinheirinho, em princípio, terá seis horários. Com isso, os passageiros da região dos bairros Jardim Pinheirinho e Vila Bela, poderão utilizar a nova opção.

Com a mudança, as linhas Aeroporto e Jardim das Américas deixarão de atender o Jardim Pinheirinho nos horários em que a nova linha passará por esta região.

Informações: Extra Guarapuava
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Prefeitura de Porto Alegre mantém passagem de ônibus em R$ 4,80

sábado, 15 de abril de 2023

Neste ano, a tarifa de ônibus na Capital terá o mesmo valor de 2021 e de 2022: R$ 4,80. A medida foi anunciada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), nesta sexta-feira, 14. A decisão ocorre em um cenário desafiador em termos de inflação e de aumento no preço do diesel, e integra um conjunto de medidas do Mais Transporte. Lançado há um ano, o programa tem como objetivo qualificar o serviço prestado na Capital e teve os primeiros resultados apresentados nesta manhã.

Conforme o prefeito, o esforço da prefeitura nos últimos anos, viabilizado com aval da Câmara Municipal, e os aportes dos cofres municipais para subsidiar parcela significativa das gratuidades/isenções do sistema, tornaram possível a manutenção do valor da passagem.

“Desde 2021, estamos fazendo um conjunto de esforços para entregar um serviço melhor e uma tarifa justa ao cidadão. Mas o transporte não pode ser um compromisso apenas dos prefeitos. Vamos seguir batalhando para defender nacionalmente um ‘SUS’ para o transporte público, trazendo para a divisão de responsabilidades os Estados e a União”, afirma Melo, que também é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na atual composição da tarifa, 24% dos usuários possuem gratuidade ou isenção, somando custo de R$ 192 milhões. A prefeitura custeia o correspondente a R$ 104 milhões deste valor, o que permite manter a tarifa em R$ 4,80. Segundo o prefeito, se o governo federal subsidiar os cerca de R$ 80 milhões referentes à isenção para idosos acima de 65 anos, definida por lei federal, a passagem poderia cair para cerca de R$ 4,00 na Capital.

Movimento - O sistema de transporte já contabiliza dados positivos de retomada em relação ao número de passageiros. Na comparação entre os meses de março de 2021 e de 2022, por exemplo, o crescimento foi de 74,6%, ainda que sobre uma base impactada pela pandemia. Entre o terceiro mês de 2022 e março deste ano, também houve crescimento: 8,4%. Veja aqui a apresentação completa.

Na coletiva, Melo e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, demonstraram números de reativação de linhas e de aumento no número de viagens em dias úteis, sábados e domingos. As medidas têm como objetivo gerar maior conforto e reduzir o tempo de espera para os passageiros. No período de abril a dezembro de 2022, houve saldo positivo de ampliação de 25 linhas.

“Nossas equipes trabalham diariamente na análise da oferta e da demanda, sempre com o foco em melhorar o atendimento para o passageiro e atrair cada vez mais pessoas para o transporte coletivo. Nossos esforços vão além do incremento de viagens e passam, também, pela qualificação da infraestrutura que atende o transporte”, destaca o secretário.

Renovação de frota - Entre os avanços, o Mais Transporte trouxe novos veículos para a frota. Foram entregues 70 em 2022, 50 de janeiro a abril de 2023 e outros 80 ônibus serão agregados ao sistema até o fim deste ano. Todos os 200 veículos têm ar-condicionado.

Obras - O conjunto de medidas também contempla investimento na revitalização de terminais de grande circulação. Já foram entregues as obras no Princesa Isabel, Antônio de Carvalho e Jayme Caetano Braun. O terminal Nilo Wulff está em execução. Até 2024, a prefeitura deve concluir melhorias no Mendes Ribeiro, no Triângulo, no Parobé e no Utzig. Cerca de 250 mil pessoas circulam por esses pontos em dias úteis.
Conforto - Também foi destacada a instalação de cerca de 250 novos abrigos em pontos de ônibus até abril deste ano, sendo que até dezembro se chegará a 450 entregues. A parceria com a iniciativa privada, sem custo para a prefeitura, prevê 1,5 mil novas paradas até 2027. Parte desses equipamentos conta com tomadas USB, internet Wi-Fi, acessibilidade, entre outros serviços gratuitos.

Projeção - Sobre novas metas de qualificação até o fim de 2023, o secretário informou a ampliação de 500 viagens nos dias úteis e mais 300 por sábado e 200 por domingo. Entre os principais bairros beneficiados estão Lomba do Pinheiro, Restinga, Hípica, Belém Novo, Rubem Berta, Vila São José, Vila Jardim, Glória, Jardim Itu, Santa Rosa de Lima e Campo Novo.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Pesquisa mostra que transporte público da Região de Campinas é insuficiente

O transporte público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é insuficiente para atender as demandas existentes na região. Esta é a conclusão de uma pesquisa apresentada no no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp.

O estudo constata no universo acadêmico o que os usuários dos ônibus que circulam pela região já sabiam. Pontos e ônibus lotados, atrasos e falta de veículos. Essa é a realidade de muita gente que depende do transporte público intermucipal.

A auxiliar de limpeza Sueli Pereira mora em Monte Mor e vem todos os dias trabalhar em Campinas. Ela conta que leva meia hora no trajeto e está cansada de viajar em pé.

Quem também já chega no trabalho cansada é a estagiária Kátia Camilo. Moradora em Sumaré, ela diz que, além dos R$ 5,40 que paga todos os dias na passagem, acaba tendo que desembolsar um valor a mais de transporte chamando um carro de aplicativo, já que o ônibus sempre atrasa.
Produtora da pesquisa, a mestranda Janini Dias da Silva explica que viveu na pela a realidade dos dados demostrados pela pesquisa por morar em Holambra. Ela afirma que as alternativas para a resolução desse problema passam pelo planejamento de obras funcionais.

Em nota a EMTU, responsável pelo transporte coletivo intermunicpal, afirmou que as linhas 708 e 709 têm partidas a cada 15 minutos, em média, nos horários de pico. Os dois serviços trafegam, em 60% do itinerário, pela rodovia SP 101 e também passam pelo trevo da Bosch, pontos críticos do trânsito da região e que podem causar atrasos no cumprimento dos horários programados.

Disse também que as linhas são monitoradas sistematicamente e, caso sejam constatadas irregularidades na operação, a empresa está sujeita a sanções contratuais.

Por Guilherme Leal
Informações: CBN Campinas
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Reforma tributária poderá impactar custos do setor de transporte público por ônibus em até 20%

Em audiência pública para ouvir o setor de transportes e de serviços, realizada esta semana, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) reforçou a importância do transporte público coletivo urbano no país, definido pela Constituição Federal como direito social e serviço público de caráter essencial. Na ocasião, a Associação defendeu tratamento tributário diferenciado para o setor e alertou para o risco de aumento dos custos do serviço. Os atributos do transporte público coletivo urbano também foram realçados pela Associação, ao destacar que o ônibus urbano atende, em média, 40 milhões de viagens diárias e é utilizado, principalmente, pela camada mais necessitada da população brasileira.

O diretor de Gestão da NTU, Marcos Bicalho, informou que, historicamente, o impacto dos tributos no setor era da ordem de 32,3%, incidindo sobre as empresas, a atividade, os veículos, insumos veiculares e sobre a folha de pagamentos. A partir de 2013 o setor experimentou uma desoneração muito significativa na sua carga tributária, em função das manifestações sociais contra o reajuste das tarifas do transporte público.

Além disso, ele apresentou estudo realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), considerando cinco cidades brasileiras, para mostrar que o impacto da atual reforma tributária sobre o transporte público urbano recairá sobre as empresas prestadoras do serviço. O peso seria entre 18,25% e 20,52%, conforme revelou na apresentação.

O diretor explicou que o estudo levou em conta a alíquota de 25%, divulgada pela mídia como possível alíquota única da PEC 45/2019, em discussão pelo GT da reforma tributária. "O resultado desse estudo é muito impactante, porque ele mostra que para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o peso final recai sobre o concessionário do serviço e pode ser de até 20,52% nessas cidades", destacou e acrescentou que a folha de pagamentos contribui com até 12% desse total. Marcos Bicalho também fez questão de explicar que o levantamento feito pela ANTP, a pedido da NTU, teve como base a avaliação de planilhas de custos oficiais adotadas pelas cidades pesquisadas.

Ele ainda fez uma avaliação do quanto a desoneração tributária tem sido relevante para o setor, que desde 1999 já era beneficiado com o valor zerado do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aquisição dos veículos. Citou ainda, desonerações ocorridas em outros impostos do setor, como as do PIS/COFINS, ISS e do ICMS sobre o diesel, combustível utilizado por praticamente toda a frota brasileira de ônibus coletivo urbano, estimada em 107 mil veículos.

Diesel

O risco de aumento nos custos dos combustíveis, com a atual proposta de reforma tributária, foi outra preocupação do setor de transportes, bastante comentada pelas entidades que representam outros modais. No caso da NTU, ainda durante a exposição, Bicalho esclareceu que o gasto com mão de obra (pessoal) hoje, é o grande custo do setor (44%) e que o segundo recai sobre os combustíveis e lubrificantes (33%). "São dois grandes custos do setor e aí reside nosso receio de sermos impactados por essa reforma, de uma forma bastante negativa", frisou.

Marcos Bicalho também lembrou que o setor tem consciência de que é um repassador de custos, referindo-se aos passageiros, que seriam diretamente afetados com aumentos de tarifas. "Agradeço a oportunidade de estar debatendo com esse Grupo de Trabalho que assim como nós, também se preocupa com o consumidor, especialmente no nosso caso, em que a maior parte daqueles que utilizam o coletivo urbano é constituída pelo passageiro de baixa renda", afirmou.

A mesma apreensão foi trazida por Alessandra Brandão, consultora tributária da CNT (Confederação Nacional do Transporte). "A tributação do setor de transportes é baseada no consumo", alertou e citou como exemplo o ônibus coletivo urbano. Informou que a CNT é favorável à qualquer reforma que crie um ambiente de negócios, mas destacou que qualquer aumento no valor dos produtos comercializados pelo setor, como os combustíveis, por exemplo, será repassado ao quem utiliza os serviços. "Se a tributação do transporte público aumenta, o preço das passagens vai subir e o mesmo acontecerá, caso haja aumento no valor do frete", alertou e entregou ao GT um documento com 10 pilares que a CNT aponta como fundamentais para a reforma tributária do setor de transportes.

Quanto ao setor de transportes, o relator da atual proposta de reforma tributária, deputado Aguinaldo Riberito (PP-PB), minimizou a preocupação com o aumento de tributação e eventual repasse de custos aos consumidores. "Vivi o período de desoneração de folhas de pagamentos e nosso desafio é construirmos juntos um sistema tributário que seja justo", informou e assegurou que tudo que foi exposto pelos representantes dos setores de transporte e de serviços será levado em consideração e prometeu apresentar um novo texto contendo as principais observações levantadas na audiência.

Na mesma linha, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), integrante do GT da reforma tributária, ex-prefeito de Campinas e também ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), afirmou que tem total conhecimento da situação do setor de transporte público. "Não tenham dúvidas de que nós sabemos da importância do setor de transportes. Vamos fazer contas para que não haja aumento da carga tributária e para que o consumidor não pague a conta dessa reforma", assegurou.

Também participaram da audiência representantes do setor de serviços, como Luigi Nese, presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS); Fernando Garcia de Freitas, assessor CNS; Letícia Pimentel, representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); Fábio Barros, vice-presidente da Azul Linhas Aéreas; Tácio Lacerda Gama, presidente do Instituto de Aplicação do Tributo, especialista em direito tributarista e outros convidados.

Informações: NTU
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