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Rio recebe propostas para a compra de 191 ônibus que serão utilizados no BRT

domingo, 17 de abril de 2022

A Prefeitura do Rio recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 ônibus que serão usados no sistema BRT. A nova licitação aconteceu na quarta-feira (13/04). Na primeira tentativa, em março, não houve ofertas.


As propostas recebidas foram para dois lotes de ônibus modelo padron, totalizando 71 veículos, e 120 articulados (o objetivo era adquirir 320 articulados).

Com o bjetivo de aumentar a chance de receber propostas, a cidade resolveu dividir a compra em três partes. Serão dois lotes de compras de ônibus articulados e um lote para adquirir ônibus comuns.

Agora, o rito segue com a finalização das propostas, a análise da documentação de habilitação e a homologação das empresas vencedoras.

A expectativa é que a assinatura dos contratos aconteça em até 30 dias. A previsão de entrega dos articulados é até março de 2023, e a dos ônibus padron até dezembro de 2022.

Ainda está prevista a realização de outra licitação para a compra de mais veículos articulados para o sistema, totalizando uma nova frota de 572 ônibus. O cronograma ainda será divulgado pela prefeitura.

Informações: G1
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Prefeitura de BH abre consulta pública para projetos de faixas exclusivas para ônibus


Novas faixas exclusivas para os ônibus serão implantadas na região centro-sul de Belo Horizonte, dando prosseguimento ao Projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, contemplando trechos da Avenida Afonso Pena, das ruas Professor Moraes, São Paulo, Curitiba e Santa Catarina (único corredor); da Avenida João Pinheiro, Praça da Liberdade, Avenida Cristóvão Colombo (único corredor), além da ciclovia das ruas Goiás e Sergipe.

Os projetos de intervenções foram elaborados e agora estão disponíveis no portal da Prefeitura para uma consulta pública eletrônica, quando toda a sociedade pode participar enviando suas contribuições e sugestões, até o dia 6 de maio de 2022.


O projeto de prioridade ao transporte coletivo visa a melhoria da qualidade do serviço ofertado, beneficiando os passageiros dos ônibus. Com as faixas exclusivas, a meta é atingir o aumento da velocidade operacional dos ônibus, em 20%, a redução de tempo de viagem, o menor tempo de espera pelo ônibus, a melhoria na pontualidade em relação ao quadro de horários, a redução de custos operacionais e das emissões de gás carbônico, gases efeito estufa e poluentes locais.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Preço da passagem de ônibus em Araucária cai para R$ 1,50

O preço da tarifa do transporte público de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, caiu de R$ 1,70 para R$ 1,50, a partir desta sexta-feira (15).
Foto: Carlos Poly


A redução foi a sétima consecutiva na cidade, desde 2018, quando o município informou que a tarifa passaria de R$ 4,25 para R$ 2,90. Outras quedas no valor cobrado aos passageiros ocorreram em 2019 e 2021.

De acordo com a prefeitura, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte nos primeiros meses do ano, o que fez com que a receita do sistema aumentasse e possibilitasse a redução da tarifa.

Em janeiro de 2022, segundo a prefeitura, o sistema registrou 715 mil usuários pagantes. O número subiu para 799 mil em fevereiro e, em março, foi de 924 mil passageiros pagantes.

Em 2018, quando começaram as reduções, a média de passageiros por dia era de 32 mil. Atualmente, a média é de 53 mil passageiros diários.

O custo técnico do transporte por passageiro em Araucária é de R$ 3,50, mas o município banca parte do valor, como também ocorre em outras cidades.

Histórico de reduções
No início de 2018, o valor da tarifa do Transporte Integrado de Araucária (Triar), que seguia a tarifa metropolitana (R$ 4,25 na época; hoje R$ 4,50), foi reduzida para R$ 2,90.

Em abril de 2019, caiu de R$ 2,90 para R$ 2,65 e, em novembro de 2019, passou a ser de R$ 2,40. Pouco antes do início da pandemia, o sistema de transporte chegou a 53 mil passageiros por dia, um recorde.

De janeiro até início de setembro deste ano, a tarifa do Triar ficou em R$ 2,20. A partir do dia 13 de setembro, a tarifa foi reduzida para R$ 1,95.

A última redução havia sido feita em dezembro de 2021, quando passou de R$ 1,95 para R$ 1,70.

Informações: G1 PR
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Uberaba vai receber 20 novos ônibus para o transporte público até dezembro

A Prefeitura de Uberaba anunciou, na última quinta-feira (14), que a cidade deve receber 20 novos ônibus para o transporte coletivo nos próximos meses. A chegada dos veículos faz parte da renovação da frota das empresas Líder e São Geraldo, que prestam o serviço, após negociação feita com o Município.


Entre os 20 ônibus, 10 integrarão a frota neste primeiro semestre, sendo que quatro deles têm previsão para chegar na próxima segunda-feira (18). Os outros seis da primeira leva devem estar na cidade até junho.

Em seguida, os demais veículos têm previsão de começarem a circular entre julho e dezembro. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social (SDS), Claudinei Nunes, todos os novos ônibus são alongados para receberem mais passageiros.

Ainda conforme o Município, os veículos são da classe OF 1721, com 13,2 metros de comprimento. As empresas investiram cerca de R$ 4,2 milhões para a chegada dos 10 primeiros ônibus.

Informações: G1 MG
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Prefeitura de Goiânia investirá R$ 110 milhões ao ano no transporte público

O investimento da prefeitura no Bilhete Único e no transporte público de Goiânia será de R$ 110 milhões ao ano. São dados divulgados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) nessa semana. O Bilhete Único, carro-chefe do pacote de benefícios criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz, começou a valer no dia 02 de abril.


Além de trazer melhorias, o aporte da prefeitura será suficiente para garantir com que o valor da passagem se mantenha em R$ 4,30 – embora a inflação tenha encarecido os custos de operação do sistema nos últimos meses. Esse Bilhete Único permite ao usuário que troque de linhas em até quatro integrações gratuitas, pelo período de 2h30, a partir da primeira validação.

O programa foi implantado a partir Cartão Fácil, ou seja: quem já tinha ao cartão aderiu ao Bilhete Único de forma automática. No primeiro acesso nos ônibus e terminais, o sistema fará o registro da biometria facial do usuário, o que viabiliza o uso adequado do bilhete – que é pessoal e intransferível.

Por não exigir que o usuário passe por terminais para fazer integração, o bilhete agiliza o trajeto em até 50 minutos, e reduz custos para o passageiro, uma vez que é pago o valor de R$ 4,30 em até quatro integrações, no período estabelecido.

Adesão ao programa
Balanço apresentado pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que, na sexta-feira (08/04), foram registradas 31.040 integrações com o bilhete único. O volume representa 8,2% da demanda total da rede naquele dia, cujo fluxo foi de 379.740 validações. Os números mostram adesão crescente, uma vez que, no primeiro dia de operação, haviam sido registradas 13.493 integrações.

Ao longo de abril, equipes da RMTC orientarão (nos terminais, estações do Eixo Anhanguera e pontos de embarque e desembarque) os usuários sobre o uso do Bilhete Único e sobre a organização de novos trajetos, desde o embarque até o destino final pelo aplicativo SimRMTC. Também estão sendo entregues folders explicativos.

O Bilhete Único é a primeira das melhorias previstas para o transporte público na capital. Nos próximos meses, o cronograma prevê o lançamento, por exemplo, do Vale Transporte Assinatura, Cartão Família, Bilhetes Um Dia e Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, e Bilhete Meia-Tarifa.

O prefeito Rogério Cruz destaca Goiânia como a primeira capital no Brasil a implantar um sistema de integração dessa magnitude. Segundo ele, a implementação foi possível graças à modernidade dos sistemas do município, o que confere ao passageiro usufruir a integração entre linhas mediante tarifação única, além da flexibilidade de rotas.

Quanto à tarifa, o prefeito da capital destacou que manter o valor pelo quarto ano é fruto da parceria entre governo estadual e prefeituras municipais. “O custeio do subsídio pelo poder público, sem aumento ao usuário, permite a economia de tempo e dinheiro no deslocamento, pois reconhecemos as demandas de quem depende do transporte público para trabalhar”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
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Prefeitura de Florianópolis propõe corredor exclusivo para ônibus dentro da UFSC

Com a retomada da linha UFSC semidireto, a Prefeitura de Florianópolis alterou a rota do ônibus e está propondo à Universidade Federal de Santa Catarina a criação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo dentro do campus da Trindade. A alteração visa atender o aumento de oferta de horários e reduzir o tempo de viagem, dando maior agilidade na linha.


O secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittman, propôs à UFSC a criação de um corredor exclusivo para ônibus que cruza o campus entrando na Rua Roberto Sampaio Gonzaga e saindo na Rua Deputado Antônio Edu Vieira. De acordo com Mittman, essa alteração diminuiria em quase 20 minutos o tempo de deslocamento do ônibus, principalmente em horários de pico.

Outra proposta apresentada pela pasta é a instalação de uma estação de embarque pré-paga, fazendo com que os estudantes realizem o pagamento da passagem antes do embarque, diminuindo o tempo de espera. A alteração atual do itinerário ficará valendo até a possível implantação do corredor exclusivo de ônibus na UFSC.

Informações: ndMais
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Porto Alegre deve ultrapassar os 100 quilômetros de ciclovias até 2024

No Dia Mundial do Ciclista, celebrado em 15 de abril, uma boa notícia para os porto-alegrenses que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou para lazer e atividade esportiva: a prefeitura prevê o aumento da malha cicloviária dos atuais 68 para aproximadamente 100 quilômetros até 2024. Essa ampliação deve ser feita através de três fontes distintas de recursos: próprios do município, financiamentos e contrapartidas (investimentos privados na estruturação cicloviária). Só do programa Avançar Cidades, do Governo Federal, a carta consulta aprovada, prevê, a partir da apresentação e aprovação de projetos, cerca de R$ 6 milhões para a expansão de 38 quilômetros. 


“A equipe técnica da Secretaria de Mobilidade está debruçada em analisar a malha cicloviária existente na cidade para fazer os ajustes necessários nas futuras implantações. Estamos planejando um seminário para ouvir diversos atores e assim ter mais subsídio para seguir com o nosso planejamento. Temos observado um grande movimento de pessoas que usam a bicicleta para fazer trajetos curtos, e por isso iremos ampliar as redes de bairro”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Desde janeiro de 2021 até março de 2022, foram construídos mais de 10 quilômetros. Destes, 2,71 quilômetros foram finalizados no primeiro trimestre deste ano. “Nosso maior desafio é criar um planejamento a partir de fontes distintas de recursos, pois, além de especificidades, os prazos são diferentes. Nosso trabalho agora é olhar o todo para conectar o maior número de redes locais,  conciliando o desejo de deslocamento dos ciclistas com a estrutura de mobilidade da cidade”, salienta, a diretora de Mobilidade Urbana da SMMU, Carla Meinecke. 

Novos trechos - Está em andamento a implantação de 440 metros na Lopo Gonçalves, trecho entre a João Alfredo e a João Pessoa. Na Bento Gonçalves, 4.116 metros entre a Antônio de Carvalho e a João Antônio Lopes. Na rua Benno Mentz, dois trechos estão sendo feitos, totalizando quase 2.000 metros. No local, um eixo cicloviário alternativo ao Plano Cicloviário que se conecta com ciclovias próximas às existentes e previstas. Na Zona Norte, dentro do eixo cicloviário do Complexo Sertório, estão em execução mais 2.400 metros entre a rua 25 de Fevereiro e a avenida dos Estados. 

O mapa com a localização de todos os trechos de infraestrutura cicloviária já implantados na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Tarifa de ônibus em Cuiabá subirá para R$ 4,95 e será a 2ª mais cara do país

A tarifa do transporte coletivo em Cuiabá vai subir para R$ 4,95 a partir do dia 9 de maio. O decreto com a autorização do prefeito Emanuel Pinheiro de reajuste do preço foi publicado na Gazeta Municipal desta quinta-feira (14). 


Após três anos sem correção, o custo da passagem vai subir 20%, o maior percentual dos últimos anos, que variam entre 10% e 15%. Há algumas semanas, Emanuel Pinheiro já havia anunciado que não conseguiria segurar por mais tempo o reajuste da tarifa. 

A justificativa, na época, foi que os aumentos consecutivos do preço do diesel pela Petrobras, desde novembro de 2021, estão forçando a fonte de dinheiro que o município vinha usando para evitar os reajustes em 2020 e 2021. 

Outro fator apontado foi a relação entre preço e benefício do transporte público em Cuiabá. Segundo o prefeito, a tarifa era muito cara pela quantidade de serviço oferecido. 

“Agora, com a entrega de 150 novos ônibus climatizados, tenho que ter responsabilidade com o equilíbrio econômico, cumprindo o compromisso com a população de avançar na melhoria da qualidade da prestação de serviço ao usuário do transporte coletivo e, em virtude do aumento do diesel e dos insumos de uma forma geral”, comentou. 

Com o aumento, Cuiabá passará a ter a segunda tarifa de ônibus mais cara dentre as capitais. Curitiba lidera com a cobrança de R$ 5,50, após o reajuste aplicado no começo de março. Porto Alegre cobra R$ 4,80 e Belo Horizonte R$ 4,50. 

Informações: O Livre
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