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Brasília ganha nova linha saindo do Park Way ao aeroporto

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Moradores do Park Way que utilizam transporte coletivo para chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek terão uma nova linha: a 073.4, que começa a circular na segunda-feira (11) com 16 viagens diárias.


A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) já vinha monitorando o funcionamento dos ônibus que se destinam ao aeroporto. “Identificamos a necessidade do aumento da oferta de ônibus em alguns horários, e o novo serviço ajudará a reforçar o atendimento atual”, afirma o subsecretário de Operações da Semob, Marcio Antônio de Jesus.

A nova linha terá partidas saindo das proximidades da estação do BRT do Park Way, com destino ao aeroporto, e retornará fazendo o percurso circular. As viagens serão de segunda a sexta-feira, com saídas às 5h40, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30. Com tarifa de R$ 3,80, a operação será feita pela empresa Pioneira.

Serviço

– Linha circular 073.4
– Trajeto: Park Way/Aeroporto
– Início de circulação: segunda-feira (11)
– Horários: 5h40, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30.
– Dias de operação: segunda a sexta-feira
– Tarifa: R$ 3,80

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

Agência Brasília
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Florianópolis retorna com a linha UFSC Semidireto

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU), irá retornar com seis linhas e 576 horários do transporte coletivo a partir de segunda-feira, dia 11 de abril de 2022. O acréscimo de horários e linhas irá atender a demanda de volta às aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina que acontecerá no dia 18 de abril.


As linhas que irão retornar são UFSC Semidireto (185), Interpraias (294), Circular Canasvieiras Praia Brava (291), Vargem Grande (270), Cachoeira – TICAN (280) e Santa Mônica (177). Já o acréscimo de horários irá atender bairros de todas as regiões de Florianópolis.

“A inclusão dos novos horários faz parte de ações de incentivo ao transporte coletivo que estão sendo realizados. O retorno e acréscimo das linhas irão atender o aumento da demanda de ônibus proporcionada principalmente pela volta às aulas da UFSC”, explica o secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

Os usuários do transporte coletivo podem consultar as mudanças a partir desta segunda-feira, dia 11 de abril, através do site do Consórcio Fênix e do aplicativo floripanoponto (disponível para iOS e Android).

Informações: Mobi Floripa
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Metrô SP inicia implantação de portas de plataformas nas estações Belém e Bresser-Mooca

O Metrô de São Paulo iniciou os preparativos para a instalação de portas de plataforma em duas estações da Linha 3-Vermelha. As intervenções ocorrerão primeiro nas estações Belém e Bresser-Mooca.


Segundo uma postagem realizada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, os trabalhos iniciais se concentram no remanejamento de interferências, furação e preparação das bordas das plataformas para receber os novos equipamentos de segurança.

Ainda segundo Silvani, as PSD (Platform Screen Doors) dessas estações já estão no Brasil, tendo sido importadas da Coreia do Sul. A responsabilidade na instalação dos equipamentos foi delegada ao consórcio Kobra formado pelas empresas Samjung Tech, Woori Technologies, a Husk Eletrometalúrgica e a MG Engenharia e Construção Ltda.

Outras estações da Linha 3-Vermelha também deverão ser beneficiadas com a implantação das portas de plataforma. Em novembro estão previstas intervenções em Pedro II e Carrão, e em dezembro será a vez de Guilhermina Esperança e Tatuapé.

As estações de Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda também receberão os equipamentos de segurança. Segundo o Metrô, o contrato para a instalação do equipamento nestas estações está sob responsabilidade da Alstom, que também é responsável pela instalação das portas em Tucuruvi e Jabaquara na Linha 1-Azul.

O início da instalação dos equipamentos é importante, pois além de promover a segurança dos passageiros, permite mais agilidade na operação, uma vez que o número de interferências na via diminui ao mesmo tempo que os trens podem desenvolver maior velocidade na região das plataformas.

Informações: Metrô CPTM
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Em Teresina, Setut mantém fim da função de cobrador

Após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) aceitar parte das propostas apresentadas, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) acredita que “em breve se chegará a um bom termo” que possibilite o fim da greve da categoria laboral na capital. 


Na sexta-feira (08), o Sintetro sinalizou positivamente sobre a proposta dos empresários para um salário de R$ 2 mil para motoristas, R$ 1.231 mil para cobradores e R$ 1.325 mil para fiscais, além de um tíquete alimentação de R$ 150 e auxílio saúde de R$ 50, mas rejeitou a possibilidade de 20% da frota rodar sem a presença de cobrador. 

Em nota, o Setut argumenta que a exclusão da função é uma “realidade nacional” para a redução dos custos do transporte para os usuários. “O sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, para ao longo dos anos, como forma de reduzir mão de obra operante, pois ela, infelizmente, encarece muito o valor da tarifa”, diz o texto.

Por fim, os empresários reforçam acreditar em um “bom termo” com o movimento grevista para a assinatura do acordo coletivo, principal reivindicação de motoristas e cobradores, desde que a Prefeitura de Teresina atenda ao pedido de repasse mensal de R$ 1,25 milhões feito pelo Setut para. Confira a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que recebeu a nota do SINTETRO como um sinal positivo para reabertura nas negociações. Porem, a entidade destaca que, a questão da saída da função de cobrador já é uma realidade nacional, e que Teresina precisa se adequar a este novo formato também. 

 No atual cenário do transporte público, o que tem sido buscado é a redução de custos do transporte para os usuários. As duas capitais vizinhas, São Luís e Fortaleza, por exemplo, já funcionam com mais de 60% e 80% da frota operante sem a necessidade da função de cobrador, pois o sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, para ao longo dos anos, como forma de reduzir mão de obra operante, pois ela, infelizmente, encarece muito o valor da tarifa.

Por fim, o SETUT acredita que em breve se chegará a um bom termo com o Sintetro e somente restará a participação da Prefeitura para a efetiva assinatura de um acordo coletivo, através da sua confirmação e participação nesse acordo. O Sindicato das Empresas aguarda confirmação da gestão municipal para repasse mensal do valor já pleiteado de R$ 1,25 milhões, para a efetiva cobertura dos reajustes do óleo diesel e repasses salariais. 

Apesar de manterem a greve do transporte coletivo urbano na capital, o Sintetro admite o encerramento do movimento mesmo com as propostas aprovadas até agora não sendo satisfatórias, por vislumbrar a efetivação da convenção coletiva, que o Setut condiciona ao repasse mensal de R$ R$ 1,25 milhão por parte da Prefeitura de Teresina.

A pedida do valor, para cobrir despesas com óleo diesel e repasses salariais, foi rejeitada pela gestão municipal na última última quinta-feira (06), quando representantes das empresas estiveram reunidas com o superintendente de Transporte de Teresina, Cláudio Pessoa, e o secretário de Governo, André Lopes.

Naquela ocasião, os gestores municipais informaram que a Prefeitura de Teresina que só teria capacidade financeira para arcar com um subsídio de R$ 800 mil, proposta rejeitada pelo Setut. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
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Votorantim lança edital para o transporte coletivo

A Prefeitura de Votorantim publicou edital a fim de contratar nova empresa para gerenciar o transporte coletivo da cidade. A previsão de abertura de propostas está agendada para 26 de maio. A modalidade escolhida pela Prefeitura de Votorantim é a concorrência pública. 


O anúncio foi feito pela prefeitura Fabíola Alves (PSDB). Vale lembrar que em março deste ano, o contrato atual com a empresa São João foi julgado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). 

A decisão tem relação direta com a prorrogação feita em dezembro de 2020 pelo então prefeito Fernando Oliveira. A situação ainda tem passagens pela Justiça, que inclusive obrigou a empresa a manter as atividades na cidade, considerando seu caráter essencial. 

A empresa alegou “não ser obrigada a permanecer prestando serviço deficitário”. A determinação vale até maio.

Informações: Jornal Cruzeiro
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MetrôRio é o mais caro do Brasil e compromete 22% da renda média

quinta-feira, 7 de abril de 2022

A passagem do metrô da cidade do Rio de Janeiro tornou-se a mais cara do país. O preço do bilhete simples, que saltou de R$ 5,80 para R$ 6,50, aliás, já era o valor mais alto entre as principais capitais antes mesmo de começar a vigorar, no sábado (2).


A nova tarifa foi estabelecida após acordo entre o governo do Estado e a MetrôRio para reduzir em 30% um valor que seria ainda maior. Ou seja, sem tal acordo, um único bilhete passaria a ser vendido por R$ 6,80, conforme a Agetransp (agência estadual que regula os serviços de transportes) havia homologado em fevereiro.

Ainda assim, o aumento aprovado pode comprometer cerca de 22% do salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212. Isso porque o gasto médio mensal com o meio de transporte será de R$ 260, considerando duas passagens por dia (no trajeto ida e volta), sem contar os fins de semana.

Na segunda-feira (4), primeiro dia útil do preço reajustado, quem usa o sistema metroviário fluminense reclamou da tarifa nas redes sociais, e o assunto virou um dos mais comentados do Twitter.

Veja algumas das passagens mais caras do Brasil:

RIO DE JANEIRO (RJ)
Preço da passagem: R$ 6,50
Linhas: três
Estações: 41
Extensão: 56,5 km

BRASÍLIA (DF)
Preço da passagem: R$ 5,50
Linhas: duas
Estações: 24
Extensão: 42,38 km

BELO HORIZONTE (MG)
Preço da passagem: R$ 4,50
Linhas: uma
Estações: 19
Extensão: 28,1 km

PORTO ALEGRE (RS)
Preço da passagem: R$ 4,50
Linhas: uma
Estações: 22
Extensão: 43,4 km

SÃO PAULO (SP)
Preço da passagem: R$ 4,40
Linhas: seis
Estações: 91
Extensão: 104,4 km

RECIFE (PE)
Preço da passagem: R$ 4,25
Linhas: três
Estações: 37
Extensão: 71 km

SALVADOR (BA)
Preço da passagem: R$ 4,10
Linhas: duas
Estações: 20
Extensão: 33 km

FORTALEZA (CE)
Preço da passagem:
R$ 3,60
Linhas: três
Estações: 39
Extensão: 56,8 km

Tarifas de metrô ao redor do mundo O serviço de transporte na capital fluminense ficou mais caro que em outros países, se compararmos o tanto que compromete da renda mensal do trabalhador local (duas passagens por dia, cinco vezes na semana, quatro semanas por mês).*

BUENOS AIRES (ARGENTINA)
Preço da passagem: 19 pesos argentinos (R$ 0,79) – para até 20 viagens em um mês
Salário mínimo: 31.938 pesos argentinos por mês (R$ 1.321,60)
Gasto mensal corresponde a 2,37% da renda local
Linhas: seis
Estações: 16
Extensão: 56,6 km

CIDADE DO MÉXICO
Preço da passagem: 5 pesos mexicanos (R$ 1,17)
Salário mínimo: 172,87 pesos mexicanos por dia (R$ 40,33) / 3.457,4 pesos mexicanos ou R$ 804 mensais
Gasto mensal corresponde a 5,78% da renda local
Linhas: 12
Estações: 163
Extensão: 200,88 km

XANGAI (CHINA)
Preço da passagem: 3 yuans (R$ 2,15)
Salário mínimo: 2.590 yuans por mês (R$ 1.894)
Gasto mensal corresponde a 4,63% da renda local
Linhas: oito
Estações: 508
Extensão: 831 km

MADRI (ESPANHA)
Preço da passagem: 1,50 euro (R$ 7,65)
Salário mínimo: 1.050 euros por mês (R$ 5327)
Gasto mensal corresponde a 5,71% da renda local
Linhas: 13
Estações: 238
Extensão: 283,8 km

PARIS (FRANÇA)
Preço da passagem: 1,70 euro (R$ 8,65)
Salário mínimo: 1.603 euros (R$ 8.136)
Gasto mensal corresponde a 4,24% da renda local
Linhas: 16
Estações: 380
Extensão: 213 km

NOVA YORK (EUA)
Preço da passagem: 3 dólares (R$ 13,85)
Salário mínimo: 1.256 dólares por mês (R$ 5.800)
Gasto mensal corresponde a 9,55% da renda local
Linhas: 24
Estações: 468
Extensão: 369 km

BERLIM (ALEMANHA)
Preço da passagem: 3,60 euros para circular pelas zonas A, B e C (R$ 18,28)
Salário mínimo: 10,50 euros por hora (R$ 53,32) / 1.848 euros ou R$ 9.363,2 mensais
Gasto mensal corresponde a 7,79% da renda
Linhas: dez
Estações: 174
Extensão: 148,8 km

LONDRES (INGLATERRA)
Preço da passagem: 5,90 libras esterlinas (R$ 35,94) – passagem avulsa que permite transitar das zonas 1 a 4
Salário mínimo: 9,50 libras esterlinas por hora (R$ 57,87) / 1.672 libras esterlinas ou R$ 10.185,12 mensais
Gasto mensal corresponde a 14,11% da renda
Linhas: 16
Estações: 272
Extensão: 400 km

*O cálculo feito para chegar ao percentual do salário mínimo consumido pelas passagens de metrô, por etapas:
1 – a soma do preço de duas passagens x 20 (total de dias trabalhados por mês, em média)
2 – (valor total gasto em passagens por mês / valor do salário mínimo médio mensal) x 100

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/04/05/metro-do-rj-subiu-para-r-650-compare-com-os-valores-do-brasil-e-do-mundo.htm

Informações: Revista Ferroviária
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Usuários dos ônibus de Florianópolis já podem recarregar cartão via PIX e QR Code

Se antes o usuário do transporte coletivo de Florianópolis precisava se deslocar até o Terminal Central para fazer a recarga do cartão cidadão, desde o dia 23 de março, aniversário de Florianópolis, tudo pode ser na palma da mão. Basta baixar o aplicativo SI.GO, disponível para sistemas Android e IOS.


O processo de cadastramento é bem intuitivo. É só inserir os dados pessoais como nome completo, CPF, RG, endereço e pronto. Agora é só fazer a recarga do cartão ou comprar um ticket unitário.

Para recarga via PIX o usuário deve acessar a opção “recarga do cartão”, depois cadastrar o número do cartão do Consórcio Fênix e dar um nome para o vale. Aí basta selecionar o valor a ser pago e convertido em créditos. A operação vai gerar um QR Code para pagamento via PIX.

Só na primeira semana de uso em Florianópolis, foram adquiridas 324 passagens unitárias e quase 33 mil reais em recargas pagas via aplicativo. Segundo o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann, a principal vantagem é a facilidade.

“Por isso que a gente incentiva também que quem usa o transporte coletivo faça o seu cartão. Assim a pessoa vai ter acesso a todos os outros benefícios oferecidos, como o da integração de três horas, o desconto nas passagens fora do horário de pico e uma série de vantagens como esta que permite recarregar o cartão sem vir ao terminal”.

O valor mínimo da recarga é o de uma passagem. No caso do cartão cidadão, vale transporte e turista, R$ 4,38. No cartão social, R$ 2,56. E no cartão estudante, R$ 2,19. Para saber o valor máximo de recarga, basta multiplicar esses valores por 60.

Já para o ticket unitário, via QR Code, há um valor fixo para a passagem: R$ 4,50 para linhas convencionais, R$ 3,25 para linhas de tarifa social, R$ 8 para linhas executivas curtas e R$ 11 para linhas executivas longas.

Para adquirir um ticket unitário basta selecionar o a opção “aquisição de ticket”, seguir os passos solicitados, indicar o número de passagens, selecionar a linha desejada e fazer o pagamento via PIX. O usuário deve ficar atento apenas a um detalhe: o ticket unitário pode ser usado em linhas do transporte coletivo que tenham como valor da tarifa o mesmo valor selecionado.

Integração regional
O novo formato vem para integrar ainda mais a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, pois, desde fevereiro, esta funcionalidade já está disponível para usuários das empresas Biguaçu, Jotur e Santa Terezinha.

Neste caso, o aplicativo é o KIM +, mas foi implantado com o mesmo objetivo: dar mais facilidade ao usuário. Desde o início da operação, mais de 3 mil pessoas já estão fazendo recarga pelo celular.

De acordo com Leo Mauro Xavier Neto, diretor da Metropolis, a adesão aumenta a cada semana.

“Nós temos percebido um bom movimento dos usuários. Temos recebido respostas positivas de quem utiliza o aplicativo KIM + para recarregar seu cartão Grande Floripa + Integrada. Com certeza, é uma tecnologia que veio para facilitar a vida dos usuários, que agora também conseguem ter informações como tabela de horários, linhas, itinerário, ou seja, tudo para que ele possa planejar sua viagem da melhor forma possível”, conclui Leo Mauro Xavier Neto.

Informações: nd+
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Em Goiânia, Bilhete Único tem maior adesão por usuários do Eixo Anhanguera

Os usuários do Eixo Anhanguera são os que mais utilizaram o Bilhete Único, neste início de implantação, para a integração. Segundo relatório divulgado na segunda-feira (4), pelo RedeMob Consórcio, 1.698 pessoas, ou seja, 15,8% do total, utilizaram o novo produto tarifário.


Os números referem-se ao sábado (2), primeiro dia de validade do Bilhete Único. De acordo com o consórcio, foram 12.313 validações via Bilhete Único, de um total de 175.459, o que corresponde a 7% do volume total. O setor esperava apenas 1% no primeiro dia. A previsão é que 20% das validações ocorram pelo novo produto tarifário até agosto.

Além do Eixo Anhanguera, outras linhas registraram números expressivos de validação pelo Bilhete Único. O segundo lugar ficou com a linha 003 – Terminal Maranata/Rodoviária-Eixo-T-07, com 262. Aparecem ainda a linha 013 – Term. Recanto do Bosque / Rodoviária / Centro, com 192 embarques; e linha 006 – Term. Veiga Jardim / Centro – Eixo 90, com 163 validações.

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O Bilhete Único permite ao passageiro escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, podendo trocar de ônibus sem necessariamente de passar pelos terminais.

Dentro de um período de 2h30, não há restrição para trocas de linhas, podendo ser realizadas até quatro integrações gratuitas em qualquer um dos quase 7 mil pontos de ônibus da região metropolitana de Goiânia.

Informações: Diário de Goiás
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