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Ônibus não devem circular em Maceió na sexta 14

terça-feira, 11 de junho de 2019

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) anunciou que a categoria vai aderir à greve geral, marcada para a próxima sexta-feira (14), e nenhum ônibus deve circular neste dia, na capital.  

A decisão foi tomada em uma plenária com outros sindicatos, ocorrida na noite dessa segunda-feira (10). Os veículos voltam a rodar em Maceió somente no sábado (15), conforme revelou a entidade. 

De acordo com o presidente do Sinttro/AL, Sandro Regis, o motivo da adesão à greve não é para reivindicar uma luta particular à categoria dos rodoviários, mas contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo Bolsonaro e que está em tramitação no Congresso Nacional.

O sindicato quer que os 4.500 trabalhadores da categoria se reúnam, a partir das 14h da próxima sexta-feira, na Praça Centenário,no bairro do Farol, de onde sairão em protesto contra as medidas propostas pela gestão federal.

NOTA SINTURB - PARALISAÇÃO

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) esclarece que tentou negociação junto aos rodoviários para que os ônibus não parem de circular e não prejudiquem a população e não causem ainda mais prejuízos ao setor. Porém, mesmo com todo diálogo, não obtivemos resposta positiva do Sinttro. 

O Sinturb lamenta que seja preciso paralisar o sistema na atual situação e a população ficar sem o serviço durante um dia inteiro. De acordo com o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, a categoria acumula diversos prejuízos e um dia sem circular impacta diretamente no pagamento de custos como folha salarial, combustível e manutenções dos ônibus. 

As empresas lamentam a adesão dos rodoviários por saber do quanto o serviço é essencial para a vida dos maceioenses e o quanto milhares de pessoas ficarão prejudicadas sem os ônibus nas ruas no dia 14 de junho.

Informações: Gazeta Web

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Em Belém, Superlotação e ônibus sucateados

Um ônibus lotado, que quebra ou causa acidentes são temas comuns em situações relatadas pelos belenenses e imagens que divulgadas por eles mostram gente andando pendurada na porta dos coletivos ou até um homem carregando a porta do ônibus que acabava de cair em plena via expressa do BRT em Belém.

A lotação excessiva e a tentativa em subir em ônibus lotados também traz risco à saúde e a vida dos passageiros. Gabrielly Lima, lembra do dia que voltava para casa, mais uma vez, em mais um ônibus lotado.

Ele foi atingido por uma peça de um dos coletivos enquanto estava andando na rua no Distrito de Outeiro, em Belém. “A gente está a mercê. Assim como foi comigo, pode ser um parente seu, pode ser qualquer pessoa porque o descaso está muito grande”.

Dentro dos veículos, sujeira, bancos rasgados ou soltos e buracos até mesmo no chão dos veículos. “Não dá para continuar assim”, se revolta um dos passageiros.

Respostas
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) garante que trabalha para melhoria contínua do serviço e que a frota passa por manutenção preventiva regularmente.

A Prefeitura de Belém disse que vem intensificando a fiscalização do serviço e que de janeiro a março de 2019 emitiu mais de 500 notificações às empresas devido a irregularidades flagradas pelos fiscais. Mas não informou que medidas estão sendo tomadas para quem insiste em prestar um mau serviço à população.

Informações: G1 PA

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VLT Carioca completa 3 anos de operação

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Uma nova forma de se deslocar e uma nova proposta de serviço. Há 3 anos, o VLT carioca começou a circular no Centro e Região Portuária do Rio com o objetivo de facilitar deslocamentos e conectar as pessoas. Hoje, o sistema que conta com 92% de aprovação dos usuários, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, já transportou mais de 42 milhões de passageiros, em mais de 380 mil viagens realizadas. Diariamente, cerca de 80 mil pessoas andam de VLT nas 530 viagens do sistema, que conta com 2 linhas e 26 paradas em operação. No último ano, com as duas linhas em funcionamento, o VLT apresentou um crescimento de 35% no número de passageiros transportados.

Para concluir o sistema, a concessionária ainda aguarda autorização da Prefeitura para operar a Linha 3, trecho que ligará a Central do Brasil ao Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano em dez paradas. Serão três novos pontos de embarque no percurso: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.

Vale destacar também que ao longo desses três anos, a taxa de evasão gira em torno de 11 a 13%, número bem inferior ao de sistemas europeus, por exemplo. Além de ter se consolidado no dia a dia dos cariocas, o projeto também faz parte do cenário turístico da cidade. Só nos finais de semana, são mais de 40 mil passageiros. Os VLTs já somam também longa estrada percorrida. São quase 2 milhões de quilômetros rodados. São mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua, por exemplo. Por dia, as composições percorrem em média 2.800 km, ou mais de 6 vezes a distância entre Rio e São Paulo.

O presidente do VLT Carioca Marcio Hannas destaca ainda a característica sustentável do projeto. “Um VLT é capaz de retirar mais de 300 carros das ruas, o que além de melhorar o trânsito no Centro da cidade, ainda é uma alternativa de mobilidade sustentável, já que utiliza apenas fontes de energia renovável”, explica.

Entre as paradas e estações, o maior movimento está na Central, que reúne conexões com metrô, trens e terminais de ônibus municipais e intermunicipais e representa em média 13% do fluxo de passageiros. Entre as paradas de maior fluxo estão também Colombo (integração entre linhas do VLT) e Santos Dumont (aeroporto), que confirmam a vocação integradora do projeto. Além delas, completam as cinco primeiras as paradas Museus e Navios, na região revitalizada do Boulevard Olímpico.

Informações: ANPTrilhos


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Metrô assina contrato de R$ 340 milhões para colocar portas automáticas nas estações

O Metrô de São Paulo publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (5), um contrato de pouco mais de R$ 340 milhões com o Consórcio Kobra para a instalação de portas automáticas nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

O contrato determina que a instalação seja feita no prazo de pouco mais de quatro anos. Participam do consórcio as empresas Husk Eletrometalurgica, MG Engenharia e Construção, Samjung Tech e Woori Technology.

Portas automáticas são estruturas instaladas nas plataformas que só se abrem quando o trem chega, evitando acidentes. Elas são colocadas nos locais onde as portas dos trens vão ficar quando a composição chegar na estação. Nos trechos onde não há portas a plataforma fica separada do trilho do trem por uma parede de vidro.

Na Linha 5-Lilás, as portas fazem parte do projeto de ampliação da linha até a Chácara Klabin, mas a fornecedora Bombardier atrasou a entrega das estruturas e foi multada em mais de R$ 50 milhões de reais. Na estação Brooklin, os equipamentos já foram instaladas e funcionam em operação assistida fora do horário de pico. Na Santa Cruz, as portas também estão em fase final de testes.

Já na na Linha 2-Verde as portas automáticas estão em funcionamento em apenas 3 das 14 estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. Na Linha 1-Azul, nenhuma estação tem portas automáticas ou a estrutura de vidro necessária para sua instalação. Dentre as 18 estações da Linha 3-Vermelha, apenas a Vila Matilde tem portas automáticas. Na Linha 4-Amarela, todas as 9 estações foram construídas e entregues com portas automáticas.

Informações: G1 SP


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No Recife, Linha Ibura/Ipsep muda operação para atender ao bairro de Afogados

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Atendendo a uma solicitação de moradores, a linha 110 – Ibura/Ipsep muda de nome e amplia o seu itinerário. A novidade tem início neste sábado (08), quando a linha passa a se chamar 110 – Ibura/Afogados (Ipsep) e percorre algumas ruas do Largo da Paz. A alteração acontece nos dois sentidos da viagem. Confira, abaixo, como fica o percurso:

Segundo o conselheiro representante dos usuários no CSTM Clayton Leal, essa medida visa diminuir o trajeto origem/destino por ser uma viagem direta e por isso, tendo mais atratividade para os usuários.

Terminal/ponto de retorno: Rua São Paulo, Av. Quixaramobim, Av. Santa Fé, Av. Santos, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Sul, Rua Nicolau Pinheiro, Rua da Paz (Largo da Paz).

Ponto de retorno/terminal: Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua Itacarai, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. São Francisco, Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Santos, Av. Santa Fé, Av. Quixaramobim, Rua São Paulo.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: Grande Recife e Blog Meu Transporte


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Em Curitiba, Controladores de acesso para evitar fura-catracas

As empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, em parceria com a prefeitura da capital, começaram uma ação de conscientização nesta terça-feira (4) para coibir os chamados fura-catracas, que embarcam no transporte coletivo sem pagar.

Controladores de acesso foram contratados pelas empresas para ficar em estações-tubo onde ocorrem a maior quantidade de casos. A ação deve durar um ano, e os trabalhadores não terão locais fixos para ficar.

Nesta terça, houve distribuição de panfletos para conscientizar sobre a prática, que é crime.

Caso invasores ou atos de violência contra cobradores e motoristas sejam flagrados, a situação e será repassada aos órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM).

De acordo com o diretor-executivo, Luiz Alberto Lenz César, o custo da iniciativa será bancado exclusivamente pelas empresas e não terá impacto na tarifa técnica nem na tarifa para o passageiro.

“O crime acaba retardando investimentos na melhoria do sistema e deixando a tarifa mais cara para todos, o que não é justo”, disse.

As empresas estimam que anualmente o prejuízo causado pelos fura-catracas é de R$ 6 milhões, que são pagos pelos usuários.

Informações: G1 PR


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Em SP, Linha 5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé tem alteração no itinerário e começa a funcionar nos fins de semana

A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 8, a linha 5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé será unificada com a linha 6366/10 Jd. Miriam  – Pq. Ibirapuera e terá seu itinerário alterado, passando a atender a Avenida Brig. Luís Antônio. Os passageiros interessados em acessar a Av. Vinte e Três de Maio deverão utilizar as linhas que circulam pela Av. Pedro Álvares Cabral Parada 2 - MAC/USP, como a 5611/10 Eldorado - Pça. João Mendes e a 5630/10 Term. Grajaú – Metrô Brás.

A linha 5175/10 também funcionará aos sábados e domingos em substituição ao atendimento 5175/21 Bal. São Francisco – Pq. Ibirapuera, que só operava nos fins de semana.   
Confira o itinerário:

5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé
Ida: normal até Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Pça. Gen. Estilac Leal, Pça. Armando Sales de Oliveira, Av. Brig. Luís Antônio, Viad. Da. Paulina, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Senador Feijó.
Volta: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Viad. Brig. Luís Antônio, Rua Jundiaí, Rua Manoel da Nóbrega, Pça. Gen. Estilac Leal, Rua Manoel da Nóbrega, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans


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CPTM recebe na China o primeiro trem da Linha 13-Jade

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Nesta segunda-feira (03/06), o presidente da CPTM, Pedro Moro, e o Coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, Michael Cerqueira, representante da Secretaria de Transportes Metropolitanos, receberam na China o primeiro trem da Linha 13-Jade.

O trem embarcará em navio especial rumo ao Brasil, com previsão de chegada em agosto. Depois de testes na CPTM, entrará em operação na Linha 13-Jade. No total, oito composições serão fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa e deverão ser enviadas a São Paulo até o final deste ano. 

Antes da cerimônia de entrega, o presidente e o coordenador conheceram a fábrica dos trens que ocupa uma área de cerca de 250 campos de futebol em Qingdao, cidade chinesa que fica cerca de 670 km de Pequim.

Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiroWhatsApp Image 2019-06-03 at 17.23.35 (3).jpeg para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM. 

O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de S. Paulo.

A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses terão oito carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Informações: CPTM


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