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Niterói ganha nova faixa exclusiva de ônibus

sexta-feira, 31 de maio de 2019

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) e a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) instituíram uma terceira faixa na orla de São Francisco, no sentido Centro.

Com esta medida, a Avenida Quintino Bocaiuva passa a ter três faixas no trecho entre a esquina com a Avenida Rui Barbosa e a Avenida Presidente Roosevelt. A nova faixa será exclusiva para ônibus, táxis e transporte escolar no período de 6 horas ao meio-dia.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explica que, com esta medida, será possível reduzir o tempo de travessia entre Charitas e o túnel Raul Veiga de 20 minutos para até 4 minutos, em média.

“Essa alteração aumenta em 50% a capacidade da via. A faixa exclusiva melhora o trânsito para todos. Com isso, a população ganha mais mobilidade”, enfatiza o secretário.

Barandier conta ainda que o estacionamento na Avenida Quintino Bocaiuva, no trecho entre as ruas Wadih Curi e Odilon Romeu, fica autorizado na faixa da esquerda, no período de 12h às 15h.

“Esta faixa da esquerda também é uma faixa que está destinada ao treino do ciclismo de competição, no horário de 4h às 6h. Ela não é uma ciclofaixa, é uma faixa para treinamento de ciclismo de competição neste horário da madrugada, que foi ampliada de dois para três metros. Estamos avaliando também a colocação de segregadores removíveis para aumentar a segurança dos ciclistas de competição neste horário”, reforça o secretário.

Informações: O São Gonçalo



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Tarifa de ônibus em Cuiabá volta a ser R$ 4,10

quinta-feira, 30 de maio de 2019

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos e Delegados de Cuiabá (Arsec) aprovou pela segunda vez após polêmica, nesta quinta-feira (30), o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Cuiabá. O aumentou foi votado pelos conselheiros da instituição e aprovado por 8 votos a 2.

Com a aprovação, o valor da tarifa volta a ser de R$ 4,10 (reajuste previsto para 2019). Participaram da reunião 10 dos 17 conselheiros.

Em janeiro, a tarifa já havia sido reajustada com base em cálculos apresentados pelos empresários do ramo.

O reajuste de R$ 0,25 leva em conta, por exemplo, a média salarial dos motoristas e o valor gasto com combustível e manutenção dos veículos.

Um mês depois, porém, o reajuste foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

A decisão atendeu a uma representação de seis vereadores. Os parlamentares argumentaram que a redução da alíquota deveria refletir em diminuição dos custos para as empresas prestadoras do serviço e, por consequência, deveria também ocasionar redução no custo da tarifa cobrada.

Em abril, o preço foi mantido por outra decisão do TCE, que determinava ainda a realização de novos cálculos para revisão da tarifa.

Em conformidade com a determinação, a Arsec refez as contas. O novo preço final foi estabelecido em R$ 4,12, mas arredondado para R$ 4,10. Depois disso, a passagem voltou a ser de R$ 3,85 até que o cálculo para reajuste fosse analisado de novo pela Arsec.

Agora a decisão vai passar pelo jurídico da agência e, na sequência, deve ser publicado em Diário Oficial, quando passa a valer.

Informações: G1 Mato Grosso

                                
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Em SP, Linha 3737/10 Shop. Aricanduva – Metrô Guilhermina/Esperança terá mudança de itinerário neste sábado

A SPTrans informa que a linha 3737/10 Shop. Aricanduva – Metrô Guilhermina/Esperança terá mudança de itinerário para o evento Feijoada Beneficente na Av. Henrique Schurig, entre Praça Desterro de Malta e Rua Branca Marques, Jardim Fernandes, na Zona Leste da cidade.

Confira os desvios:

3737/10 Shop. Aricanduva – Metrô Guilhermina/Esperança
Ida: normal até Av. Henrique Schurig, Rua André Siqueira, Rua Branca Marques, Av. Henrique Schurig, seguindo normal.
Volta: normal até Av. Henrique Schurig, Rua Branca Marques, Rua André Siqueira, Av. Henrique Schurig, seguindo normal.

Para informações sobre itinerário ligue 156.

Informações: SPTrans


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CPTM completa 27 anos e entrega novos trens à população

Nesta terça-feira (28), data em que a CPTM completa 27 anos, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram dois novos trens à Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí), na Estação da Luz, na capital paulista.

Em comemoração ao aniversário, o Coral das Mães Coreanas fez uma apresentação, homenageando também o país de origem da Hyundai Rotem, fabricante das composições. As coralistas interpretaram clássicos brasileiros, como “Nesta Rua” e “O Trenzinho do Caipira”. O tenor cantou o clássico italiano “Solemio”, com acompanhamento do coral. Criado há 32 anos, o grupo divulga a cultura coreana na capital e em cidades do interior.

Os trens da série 9500 são o 62º e a 63º do lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado para melhorar e modernizar o transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A CPTM está readequando a frota de acordo com a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas.

Os novos trens

As novas composições têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência – sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

A Linha 7-Rubi transporta, em média, 470 mil passageiros por dia, sendo 435 mil entre Luz e Francisco Morato e 35 mil entre Francisco Morato e Jundiaí.

Aniversário

Fundada em 28 de maio de 1992 após mudanças na Constituição de 1988, a CPTM herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal. Neste período, a CPTM mais que triplicou o número de passageiros transportados por dia, saltando de 894 mil para 3 milhões de pessoas, o equivalente à população da cidade de Salvador. Hoje, é a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com sete linhas que atendem 23 municípios, incluindo a capital paulista.

Os trens percorrem diariamente 80 mil quilômetros, o equivalente a duas voltas em torno da Terra. São 2.850 viagens realizadas ao longo dos 273 quilômetros de extensão das vias da Companhia.

Modernização

Para aprimorar o serviço prestado à população, a CPTM tem investido na modernização de trens e estações. Com a melhoria da infraestrutura, os intervalos entre as composições nos horários de pico passaram de 20 minutos em algumas linhas, na década de 2000, para 4 minutos, nas linhas 9-Esmeralda e 11-Coral, atualmente.

Desde 2007, a Companhia adquiriu 170 trens novos. Com isso, 95% da frota está equipada com ar-condicionado. Além disso, desde os anos 2000, 13 estações foram construídas e outras 35 reconstruídas, reformadas ou adaptadas. No ano passado, a Companhia inaugurou a primeira linha construída pela empresa, a 13-Jade, que liga a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“A CPTM cresceu e melhorou muito nestes 27 anos, mas precisamos avançar mais para entregar aos passageiros o conforto, a eficiência e a segurança que o transporte público sobre trilhos deve oferecer. Estamos trabalhando para implementar na CPTM o mesmo padrão de excelência do Metrô. Para isso, estamos investindo principalmente na melhoria e modernização da rede de energia da Companhia, sinalizações e novos trens, como esses entregues hoje”, destaca Baldy.

Informações: Governo de São Paulo


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Na Grande Florianópolis, Governo quer agilizar sistema integrado de ônibus

O governador Carlos Moisés, o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, e a equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) se reuniram com os prefeitos da região na Casa d’Agronômica com o objetivo de agilizar os trâmites legais que viabilizam a integração do transporte coletivo.

Os prefeitos concordaram em enviar o mais breve possível para as câmaras de vereadores o projeto de lei que delega ao Estado a competência sobre as linhas.

“Todos temos interesse que o projeto de integração dos ônibus evolua. O Estado já sinalizou que quer a melhoria do serviço colocando a Suderf à disposição. Agora, precisamos que o projeto caminhe mais rápido nos municípios para darmos uma resposta adequada aos usuários de ônibus”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Segundo o secretário Douglas Borba, a minuta do projeto de lei que deve ser encaminhado para as câmaras foi entregue aos prefeitos em fevereiro. Nos últimos meses, os municípios criaram um grupo técnico para analisar o documento e realizaram encontros com a Suderf.

O superintendente em exercício da Suderf, Matheus Hoffmann, explicou que independentemente do tempo necessário para aprovação do projeto de lei, a Superintendência segue com os trabalhos de detalhamento da operação e das linhas em parceria com o Observatório de Mobilidade da UFSC e com a agência alemã GIZ. A Suderf ainda elabora o termo de referência do processo licitatório.

Na reunião, também estiveram presentes os prefeitos de Biguaçu, Ramon Wollinger; de Águas Mornas, Pedro Paulo Medeiros (prefeito interino); de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; e o procurador-geral do município de São José, Rodrigo Machado, além da consultora jurídica da Casa Civil, Giglione Zanela Maia, e arquiteta da Suderf, Luana Schmitt Montero.

Rede Integrada de Transporte Coletivo
A integração das linhas municipais da região continental da Grande Florianópolis com as intermunicipais trará uma série de benefícios aos usuários, incluindo a possibilidade de deslocamentos diretos na região continental sem necessidade de entrar em Florianópolis. “Com a rede integrada, os usuários contarão com tarifa justa, transporte de qualidade e menor tempo de trajeto”, afirmou Borba.

Todas as prefeituras também poderão trabalhar em conjunto no planejamento do sistema de transporte, gestão, operação e fiscalização do serviço.

O projeto da rede integrada foi elaborado pela Suderf em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e técnicos das prefeituras envolvidas.

Informações: OCP News 


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Em Campinas, Novo acesso do BRT será liberado nesta quarta-feira

A Administração municipal entrega, nesta quarta-feira (29), a conclusão da primeira obra dentro do contexto do sistema BRT. O novo acesso viário entre o Parque Industrial e o Jardim Miranda será liberado para o tráfego de veículos, a partir das 10h. 

A região está inserida dentro do Corredor BRT Perimetral – que liga o Corredor BRT Campo Grande, na Vila Aurocan, ao Corredor BRT Ouro Verde, no Jardim Novo Campos Elíseos.

O acesso está inserido em uma importante ligação entre as avenidas John Boyd Dunlop e Amoreiras. O local recebeu nova reconfiguração, com mais segurança para pedestres e motoristas. Ele atravessa o Corredor BRT Perimetral; e fica em região entre o chamado “Balão do Curtume” e a Rodovia Anhanguera (SP 330).
Obras e circulação

A transposição entre os bairros Parque Industrial e Jardim Miranda, além de novo viário, também recebeu novas sinalizações, tanto horizontais (placas), como também verticais (solo). 

Foi implantado um sistema binário de circulação, envolvendo as ruas Rodion Podolsky e Dr. Júlio Ribeiro de Menezes. Elas ficam com sentido único de circulação, sendo que, respectivamente, uma vai (sentido Curtume) e a outra volta (sentido Anhanguera). As vias são paralelas ao Corredor BRT Perimetral.

O motorista que vem da Avenida John Boyd Dunlop pela Avenida Antônio Carvalho Miranda terá a circulação facilitada no sentido Avenida das Amoreiras, acessando a Rua Maestro Diogo Hugo Bratficher e seguindo, depois, pela Rodion Podolsky. Já o motorista que estiver no sentido oposto acessa a Rua Alcides Guernelli e a Avenida Antônio Carvalho Miranda, em direção à Avenida John Boyd Dunlop.

Nas duas vias, Rodion Podolsky e Dr. Júlio Ribeiro de Menezes, o estacionamento será permitido à direita. As linhas de ônibus 171 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro e 242 – Jardim Miranda, que circulam pela região, terão os pontos de parada reposicionados.

Informações: Correio Online


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Em Sorocaba, 30 novos ônibus, novos cartões e futura instalação de biometria facial

O prefeito José Crespo e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes — Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, apresentaram nesta terça-feira (28), em cerimônia no estacionamento do Paço Municipal, 30 ônibus zero quilômetro para a frota do transporte coletivo que serão operados pela empresa Consórcio Sorocaba (Consor).

Também foi lançada a nova identidade integrada entre modais e a adoção de novas tecnologias para a mobilidade do transporte coletivo em Sorocaba, que inclui novos cartões e futura instalação de biometria facial.

Os primeiros dos 30 novos ônibus começam circular na quarta-feira (29) e até o sábado (1º) todos estarão atendendo a população nas linhas 02 – Brasilândia, 05 – Vila Carvalho, 08 – Trujillo, 19 – Progresso, 20 – Carol, 21 – Lopes de Oliveira, 23 – Industrial, 26 – Ipanema, 36 – Porcel, 39 – Aldeia dos Laranjais, 45 – Retiro São João, 50 – Hungarês, 54 – Paes de Linhares, 56 – Iguatemi, 61 – Iporanga e 79 – Policlínica. Os veículos tem carroceria Caio, modelo Apache Vip 4, e mecânica Volkswagen (MAN).

De acordo com a Urbes, os 30 carros representam 8,5% de toda a frota operacional e chegam para substituir os veículos com mais tempo de uso em circulação. Os novos ônibus são equipados com sinal wi-fi para uso gratuito de internet pelos passageiros, duas áreas reservadas para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda, elevadores para embarque e desembarque de cadeirantes e ainda são menos poluentes. Com isso, a cidade passa a ter 60 ônibus com wi-fi e com espaço duplo para as cadeiras de roda.

Novo layout
Após oito anos de pintura verde e prata, adotada no segundo mandato do prefeito Vitor Lippi (PSDB), os ônibus de Sorocaba ganharam novo layout. Nas laterais e traseira foi mantida a cor predominante cinza — que, ao sol, confere a característica prateada.

Mas, agora, os tipos de serviços e modais do transporte coletivo serão diferenciados pelas cores do teto e da frente dos ônibus. De acordo com o secretário Luiz Alberto Fioravante, enquanto os ônibus convencionais têm destaque em amarelo, os do VLT serão em azul, os especiais na cor vermelha e, nos futuros elétricos, a cor será verde.

Também há detalhes na cor azul e as inscrições “urbano”, “+ Sorocaba”, o logotipo da Prefeitura de Sorocaba e um desenho simulando os traços do Paço Municipal. “Importante reconquistar a preferência dos passageiros para o equilíbrio com os custos do sistema. O nosso transporte público está à frente da maioria das cidades, inclusive de várias capitais”, declarou o prefeito José Crespo.

Biometria facial
De acordo com o consultor de comunicação e marketing da Consor, Roberto Sganzerla, Sorocaba vai deixar de ter várias modalidades de cartão para o pagamento das passagens. “Estamos adotando a biometria facial que dispensa a identificação no plástico, pois a tecnologia saberá se o passageiro que embarca no ônibus é mesmo o responsável pelo cartão que está portando”, explicou.

Todos os que já possuem os atuais cartões podem utilizá-los normalmente, e os novos, que também trazem o desenho do Paço Municipal estilizado, foram apresentados na cerimônia. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul


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Em São Bernardo do Campo, SBCTrans distribui Ticket Maio Amarelo em bares e restaurantes

Se consumir bebidas alcóolicas, vá para casa de ônibus e não dirija. Em uma iniciativa ousada e educativa, as operadoras de transporte coletivo urbano  Metra e SBCTrans, ambas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, realizaram, durante este mês, campanhas para colaborar com a redução de acidentes de trânsito motivados pelo consumo de bebidas alcóolicas. As ações estão alinhadas com o movimento Maio Amarelo.

A SBCTrans distribuiu gratuitamente, durante o mês de maio, em bares e restaurantes de São Bernardo do Campo, um Ticket Maio Amarelo que serviu como vale-passagem para que as pessoas pudessem retornar para casa de maneira segura e confortável após consumirem bebidas alcóolicas, no famoso Happy-hour de final do dia e finais de semana.

“Esta ação é mais uma iniciativa para aproximar a comunidade e os potenciais usuários do transporte coletivo. Queremos focar naquelas pessoas com comportamento social ativo e que costumeiramente bebem e depois dirigem. A intenção é educar e mostrar que o transporte coletivo pode ser uma opção segura e agradável para quem consume álcool fora de casa”, explica Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, nos últimos anos, o percentual de adultos que admitem conduzir veículos motorizados após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica não caiu e se manteve estável. Entre as mulheres este percentual aumentou. E grande parte dos acidentes de trânsito estão relacionados ao consumo de álcool, principalmente entre os jovens.

A Metra lançou uma nova campanha para estimular o uso do ônibus no retorno para casa e garantir transporte seguro e de qualidade para quem volta das baladas e happy-hour. A ação está alinhada às mudanças de comportamento da população, que tem optado por utilizar outros meios de transporte do que o individual para se locomover nos centros urbanos, e atrair esses potenciais usuários do transporte coletivo.

Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra, o objetivo é ajudar para a redução dos acidentes de trânsito associados ao consumo de álcool. “A intenção é educar e mostrar que o serviço da Metra pode ser uma opção segura e agradável para quem vai a uma festa, consume bebidas alcóolicas e depois precisa voltar para casa”, destaca.

“Temos notado a mudança de comportamento, sobretudo entre os jovens, que têm optado por utilizar outros meios de transporte que o individual para se locomoverem. É uma questão de consciência. Dirigir no nosso trânsito é muito estressante e os jovens não querem ter carro para ficarem presos em engarrafamentos ou expostos a riscos”, destaca Maria Beatriz Setti Braga.

Informações: ABC do ABC


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BRT Aricanduva

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