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No Recife, Terminal da Copa de 2014 entra em operação na Copa de 2018

domingo, 28 de janeiro de 2018

Com inauguração inicialmente prevista para 2014, por conta da Copa do Mundo, o Terminal Integrado Vereador Zezito de Malhagães Melo (III Perimetral), no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi aberto à população neste sábado (27). A expectativa é de que o local opere com seis linhas de ônibus ao longo dos dias úteis, oferecendo 365 viagens feitas por 20 veículos, para atender a dez mil usuários do transporte público. (Veja vídeo acima)

A entrada dos ônibus acontece pela Avenida General San Martin, enquanto a saída dos coletivos é feita pela Rua Manoel Pereira. Durante os primeiros dias de funcionamento do terminal, uma equipe do Grande Recife Consórcio de Transporte fica disponível para tirar dúvidas dos passageiros.

De acordo com o consórcio, as linhas que atendiam locais como Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício e faziam integração temporal nas estações de BRT da Avenida Caxangá passam a operar no Terminal Integrado da III Perimetral. Com isso, as linhas mudam de nome, mas mantêm o mesmo código.

Confira as linhas de ônibus que passam a circular pelo terminal:
2413 - Avenida do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415 - Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral)
2416 - Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421 - Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral)
2444 - TI Caxangá (III Perimetral) (Av. Conde da Boa Vista)

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a ideia é que os usuários do transporte público façam a integração física para o BRT dentro do TI III Perimetral. Ainda é possível fazer a integração temporal, acessando a Estação Getúlio Vargas de BRT.

Os itinerários das linhas que circulam no terminal podem ser consultados na internet. Em caso de dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Órgão, através do telefone 0800 081 0158. A ligação é gratuita. Também é possível fazer reclamações através do WhatsApp, no número (81) 99488-3999.

Obras atrasadas
Previsto para funcionar durante a Copa do Mundo de 2014, o terminal teve as obras iniciadas em 2013 e retomadas em 2017. "Tivemos problemas com a construtora e a obra foi retomada no ano passado. Foi finalizada ainda com os recursos que estavam previstos na Copa, inicialmente com R$ 8 milhões e depois com R$ 2 milhões na etapa final", explicou o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu. 

Informações: G1 PE
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No Recife, Linhas tem itinerários alterados na Ilha do Leite

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O trânsito do bairro da Ilha do Leite, área central do Recife, será modificado a partir deste sábado (27). A Rua Frei Matias Teves passará a ser mão única no sentido Rua General Joaquim Inácio/Rua Francisco Alves e a Rua Estado de Israel também será mão única no sentido Praça Miguel de Cervantes/Rua General Joaquim Inácio. Com as mudanças, o Grande Recife modificará também o itinerário de linhas que trafegam por essas vias do bairro. Confira:

Sentido subúrbio/cidade:

013 - Jardim Beira Rio (Pina)

Novo itinerário:

...Rua Paissandu, Praça Chora Menino, Avenida Lins Petit, Rua General Joaquim Inácio, Rua Frei Matias Teves, Rua Antônio Gomes de Freitas, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua José de Alencar, Rua do Jasmin, Rua dos Coelhos...

104 - Circular (IMIP)

Novo itinerário:

...Ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães, Acesso Av. Governador Agamenon Magalhães na 1ª “agulha”, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste), Rua João Asfora, Rua Frei Matias Teves, giro à direita na Rua Francisco Alves, giro à esquerda na pista local da Av. Agamenon Magalhães (ao lado da Ponte José de Barros Lima), giro à esquerda na Av. Beira Rio, giro à esquerda Rua Antônio Gomes de Freitas, giro à direita na Rua Francisco Alves...

Já no sentido cidade/subúrbio, mais linhas tiveram mudanças, veja:

013 - Jardim Beira Rio (Pina);

311 - Bongi (Afogados);

312 - Mustardinha;

332 - Totó (Abdias de Carvalho).

Novo itinerário:

...Rua dos Coelhos, Rua Cantor Francisco Alves, Praça Miguel de Cervantes, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua Estado de Israel, Rua General Joaquim Inácio...

A linha 1982 Conjunto Beira Mar/Derby que trafega pelo local, também teve seu itinerário modificado:

Novo itinerário:

...Rua Beira Rio (trecho sob a Ponte José de Barros Lima), Rua Antônio Gomes de Freitas, (cruza a Rua Francisco Alves), Rua Antônio Gomes de Freitas, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua Estado de Israel, Rua General Joaquim Inácio, Avenida Governador Agamenon Magalhães...
Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

Informações: GRCT
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Tarifas de ônibus são reajustadas em Feira de Santana

A tarifa do transporte coletivo de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, ficou mais cara nesta sexta-feira (26). Para os usuários que pagam o valor em dinheiro, o aumento foi de R$ 0,32.

O valor da tarifa para a sede do município, bem como para os distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes passou de R$ 3,48 para R$ 3,80.

Quem faz o pagamento com o cartão Via Feira pagava R$ 3,32 e passa a pagar R$ 3,48 nesses locais. Já nos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu o valor é único e custa R$ 4,30.

Com o passe, estudantes têm direito a pagar meia passagem, que fica R$ 1,74 em Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes. Em Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu, os estudantes passam a pagar R$ 2,15.

Usuários que fazem o pagamento com o cartão social também têm direito ao pagamento de meia passagem, mas somente aos domingos e feriados.

Informações: G1 BA
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Prefeitura de Fortaleza inaugura Terminal de Messejana neste sábado

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta sexta-feira (26) que o Terminal de Messejana será inaugurado na manhã de sábado (27), com duas das três plataformas para ônibus funcionando no equipamento. A partir da meia-noite, a prefeitura inicia a transferência operacional dos ônibus do terminal provisório para o espaço definitivo.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as novas paradas dos veículos foram distribuídas em duas das três plataformas construídas. Neste primeiro momento, apenas a plataforma central não estará em funcionamento.

A entrega da obra completa do Terminal de Messejana está prevista para abril deste ano, incluindo a nova praça construída em frente ao novo equipamento. Ao todo, 58 linhas operam no terminal, com circulação, em média, de 230 veículos por hora.

A Etufor comunicou que o espaço por onde vão circular os ônibus articulados será liberado posteriormente, oferecendo embarque e desembarque em nível, semelhante às estações dos corredores expressos de ônibus.

Central de Medicamentos
Além das plataformas, a Prefeitura de Fortaleza inaugura a sétima Central de Distribuição de Medicamentos em terminais de ônibus da capital. A central funcionará dentro do novo terminal de Messejana.

Também no sábado, será inaugurada uma unidade do Terminal Literário, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Com estantes abertas ao público, o cidadão fica livre para escolher os livros de seu interesse e devolvê-los após o término da leitura, podendo levar o exemplar para casa.

Informações: G1 CE
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Linhas 5-Lilás e 15-Prata do Metrô terão funcionamento interrompido neste fim de semana

A linha 5-Lilás ficará fechada neste domingo (28) entre 4h40 e 17h, para a realização de testes no novo sistema de controle. Ônibus da SPTrans farão o trajeto da linha gratuitamente, entre as estações Capão Redondo e Brooklin, mas é preciso fazer uma troca de carro na estação Santo Amaro. Os passageiros que utilizam o terminal de ônibus na estação Capão Redondo serão levados até às estações Campo Limpo e Santo Amaro por veículos da EMTU.

Já a linha 15-Prata fica fechada durante toda a operação comercial – das 4h40 à 0h – no sábado (27) e domingo (28). Ônibus gratuitos também serão disponibilizados aos usuários.

Retorno do feriado

Em função do feriado do aniversário de São Paulo, o Metrô também informou que na segunda-feira (29) as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha começarão a funcionar mais cedo, às 4h.

Informações: Metrô Jornal
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No Recife, Terminal da III Perimetral enfim começa a operar no sábado

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Terminal Integrado (TI) da III Perimetral, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar no sábado (27). Batizado de terminal Vereador Zezito de Magalhães Melo e com nome operacional TI Caxangá (III Perimetral), o equipamento terá cinco linhas de ônibus alimentadoras, prevenientes do subúrbio, e uma troncal, com destino à avenida Conde da Boa Vista e operada por veículos do sistema BRT Via Livre. A obra deveria ter sido concluída em 2014, mas, após ser abandonada pelo consórcio construtor, passou anos paralisada. O terminal atenderá dez mil usuários por dia.

Vinte ônibus circularão diariamente, realizando 365 viagens. A entrada ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas. Já a saída será pela rua Manoel Moreira, dando acesso à avenida Caxangá. As linhas alimentadoras atenderão a avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício (veja abaixo).

Desde fevereiro de 2017, os ônibus que atendem a essas localidades seguiam só até a Caxangá e, lá, os usuários faziam integração temporal para continuar a viagem. Com a abertura do TI III Perimetral, no sábado, essa integração passará a ser física, ou seja, os passageiros apanharão o ônibus no bairro, desembarcarão no novo terminal e seguirão até o Centro em um BRT que partirá do TI.

A nova linha de BRT, 2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista, com ônibus climatizados e articulados, seguirá pelo corredor seletivo da Caxangá, retornando na avenida Guararapes. Essa operação não afetará a de outras duas linhas de BRT criadas em 2017 para fazer integração temporal com as cinco linhas alimentadoras que passarão a integrar no TI III Perimetral. São elas: 2441-EBRT (BR-101)/Conde da Boa Vista e 2443-EBRT (BR-101)/Derby.

De todo modo, a integração temporal seguirá disponível a quem não quiser desembarcar dentro do novo terminal. Basta descer na Caxangá e embarcar, em até duas horas, na estação de BRT Getúlio Vargas. “Mas cremos que a maioria dos usuários fará a integração dentro do terminal”, avaliou o gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cícero Monteiro.

Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.

Na quarta-feira (24), o terminal passava pelos últimos ajustes referentes à implantação de placas e à limpeza. Quando a obra parou, o equipamento tinha 80% de conclusão. Foi necessário fazer um estudo do que faltava concluir e relicitar o serviço, retomado em junho de 2017. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 1,8 milhão. "Ver tudo isso pronto é uma vitória para o Governo, que entrega o equipamento, e para a população, que conta com um terminal novo", disse o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas.

Linhas do terminal

2413-Av. do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis
2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista - operará com veículos BRT

Informações: GRCT
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Em SP, Leilão da linha 15 é o novo alvo da CCR

Após levar, por R$ 553,9 milhões, a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo a CCR planeja o próximo certame. Segundo o presidente da divisão de mobilidade urbana da companhia, Leonardo Vianna, o alvo será o monotrilho da linha 15-Prata.

“Nosso interesse não é construção, mas operação de linhas. Por isso temos interesse na linha 15 do metrô, que também é um monotrilho”, disse o executivo a jornalistas após a CCR vencer o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro.

A licitação citada pelo executivo ainda está em desenvolvimento pelo Governo do Estado de São Paulo. Ano passado, o governador Geraldo Alckmin determinou a concessão de um trecho de 15,34 km com 11 estações.

A perspectiva de conclusão fica para março de 2021, com a entrega do trajeto entre São Mateus e Iguatemi. A estimativa é que as obras entre Oratório e São Mateus se dê este ano, sob cuidado do estado.

Martelo batido
O certame da semana passada foi vencido pela CCR com ágio de 185%, e Vianna comentou que a empresa pretende usar recursos próprios para pagar a outorga de R$ 553,9 milhões.

Ele explicou que a decisão de entrar no certame se deu pelo baixo risco das duas linhas. No entanto, ressaltou ter preocupação sobre o fornecedor de material rodante do monotrilho da linha 17. “A empresa (Scomi) tem pouco histórico em monotrilho, mas acreditamos que vai ser entregue dentro do cronograma.”

O prazo de concessão é de 20 anos e o contrato é de R$ 10 bilhões. Durante o período da concessão, a CCR terá que investir R$ 3 bilhões. A linha 5 terá 20,1 quilômetros, enquanto a 17, com tecnologia de monotrilho tem uma extensão de 7,7 quilômetros.

Por Paula Cristina e Reuters
Informações: DCI
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VLT Cuiabá - Um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos

Às vésperas da Copa da Rússia, que começa em julho deste ano, 20 obras da Copa de 2014 em Mato Grosso, que foram propostas durante a gestão Silval Barbosa (2010-2014) estão atrasadas ou “totalmente paralisadas”. Elas deveriam estar prontas para atender as demandas de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, na região Metropolitana, durante os jogos do mundial de 2014.

Entre elas está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e que foi paralisado em dezembro de 2014 antes mesmo da instalação integral dos trilhos -, também foi citado na reportagem. Wilson Santos, deputado estadual pelo PSDB que se licenciou do cargo para fazer parte da gestão Pedro Taques (PSDB), disse que o Governo prepara uma licitação internacional para tentar achar uma empresa que conclua o sistema de transporte.

Informações: Folhamax
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