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Governo do Pará apresenta projeto do BRT Metropolitano

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Governo do Pará apresentou na quinta-feira (10) o projeto do BRT Metropolitano, sistema de transporte que vai ligar o Entroncamento de Belém ao município de Marituba, na região metropolitana, por meio de terminais de integração e uma via expressa de ônibus nos primeiros 16km da rodovia BR-316. O trecho da rodovia passa a ser gerenciado pelo estado após ser cedido pelo Governo Federal na quarta-feira (9), durante reunião entre o presidente Michel Temer e o governador Simão Jatene.

De acordo com o projeto do BRT Metropolitano, o trecho e as áreas do entorno vão receber a construção de duas pintas exclusivas para os ônibus expressos, dois terminais de integração, 26 estações do BRT, 13 passarelas para travessia de pedestres e um viaduto, além de 20km de ciclovias e calçadas e obras de drenagem e pavimentação. A obra está orçada no valor de R$ 530 milhões.

"Significa não apenas implantar um corredor de transporte, no sentido de uma nova linha, como alguns podem imaginar. Significa reconstruir a BR-316 nesse trecho, transformar a rodovia, hoje é cheia de problemas que todo mundo conhece, em uma grande avenida", disse o Governador Simão Jatene, durante a coletiva de imprensa que apresentou o projeto.

O ponto inicial do novo sistema será o Terminal Marituba, localizado no km 10,7 da Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária. O terminal permitirá a integração das linhas que vêm de Marituba. Em Ananindeua, o terminal será localizado no km 6,5 da Rodovia BR-316, em frente à sede Campestre da AABB, principal ponto de integração das linhas de Ananindeua ao sistema.

Segundo o Governo do Estado, as próximas etapas para a implementação do BRT Metropolitano consistem na abertura de licitação, que deve ocorrer nos próximos meses, no cumprimento de prazos legais e início das obras, previstas para meados de 2017, com previsão de duração de 20 meses.

O novo trecho se integra ao sistema BRT de Belém, em fase de obras com a implementação de estações na avenida Almirante Barroso. Na avenida Augusto Montenegro, 80% da pista de concreto da via expressa já está concluída, segundo a Prefeitura de Belém. Além das duas avenidas, o sistema BRT de Belém prevê a integração da Avenida Centenário até a Doca, incluindo um binário entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, além do BRT centro, de São Brás ao centro da cidade, e do BRT Icoaraci, da entr11:00 11/11/2016ada do bairro da Agulha à orla do distrito.

Informações: G1 PA
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Recife, Salvador e Maceió sem ônibus na manhã dessa sexta-feira 11

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Rodoviários de várias cidades brasileiras decidiram aderir à paralisação nacional marcada para esta sexta-feira (11). No entanto, o horário para o início da paralisação e a duração do ato não foram definidos unificadamente. O ato faz parte de uma greve geral dos sindicatos de várias categorias, em protesto contra a PEC 241, marcada para acontecer amanhã em todo o país.

Em algumas cidades a paralisação começará a partir da meia noite e em outras a partir das 04h da manhã.

Os ônibus que circulam na região metropolitana de Salvador, Maceió e Recife confirmaram a adesão à paralisação. De acordo com o sindicato, toda a frota de ônibus deixará de circular das 4h às 8h da manhã desta sexta-feira (11). O transporte deve ser regularizado a partir das 8h, quando os veículos começarão a sair das garagens.

Blog Meu Transporte
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No Recife, Motoristas paralisam operações de BRTs por mais segurança

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Motoristas e cobradores de ônibus impediram a entrada e a saída dos veículos Bus Rapid Transit (BRTs) em quatro terminais integrados localizados na Região Metropolitana do Recife durante a tarde desta terça-feira (8). O ato foi realizado nos terminais Pelópidas Silveira, em Paulista; Igarassu; Abreu e Lima e PE-15, em Olinda. De acordo com passageiros que estavam no local, o protesto foi contra os assaltos frequentes nos veículos.
Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a manifestação iniciada por volta das 14h30 foi finalizada às 17h. O órgão informou, ainda, que a paralisação afetou apenas os ônibus do tipo BRT.

Durante a paralisação, as entradas e saídas dos terminais foram fechadas por motoristas e cobradores. “Alguns passageiros também aproveitaram para protestar contra a insegurança”, conta o auxiliar de escritório Otoniel Nascimento, que estava no Terminal Integrado Pelópidas Silveira no momento do ato. Segundo o passageiro, ônibus convencionais também foram impeditos de sair do local.

Em nota, o comando do 17º Batalhão da Polícia Militar informou que o policiamento na área em questão é de responsabilidade da Patrulha do Bairro, que realiza rondas na região, diuturnamente, contando ainda com o apoio do motopatrulhamento e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). A PM disse que ainda conta com uma dupla no policiamento a pé e reforço em guarnições nos horários de picos no terminal.

Informações: G1 PE
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Trem-bala em construção na China vai chegar a insanos 600 km/h

Um novo trem-bala em construção pela estatal chinesa The China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) promete levar o transporte público a um nível completamente diferente no território do país. Isso porque o veículo será um maglev (os famosos trens movidos em trilhos magnéticos) capaz de se deslocar a velocidades máximas de 600 km/h – quase duas vezes a velocidade dos veículos do gênero disponíveis por lá.

Segundo o site China Daily, os novos maglevs estariam atualmente sendo preparados para testes pela companhia (que é a maior do ramo em todo o mundo, vale notar). Obviamente, com um veículo tão rápido, não deve ser surpresa descobrir que a pista necessária para a viagem dos testes terá “modestos” 5 km de comprimento, quando estiver pronta.

Ainda mais projetos na manga
Achou que esse era o único veículo em desenvolvimento pela CRRC? Nem pensar. Junto disso, a empresa também está fazendo testes com um maglev um pouco mais lento, com velocidade máxima de apenas 200 km/h. Este vem com o objetivo de trazer novos padrões domésticos de tecnologias e sistemas da nova geração de trens maglev.

Outro dos projetos em desenvolvimento pela empresa, vale notar, é o de trens de alta velocidade trans-continentais com velocidades de até 400 km/h, mas que também podem alternar entre diferentes vias do trajeto.

É claro que isso, no fim das contas, dificilmente vai afetar nossas vidas em território brasileiro, onde a tecnologia maglev não é mais do que um sonho. Mas convenhamos que isso nos dá esperanças de que, no futuro, o transporte público ao redor do mundo se torne rápido e eficiente assim.

Informações: Tecmundo
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Estudo mapeia uso do transporte público nas cidades

Parece ser inevitável que as grandes cidades caminhem na direção de estruturar a mobilidade urbana com foco no transporte público. E uma boa maneira de estimar a acessibilidade ao transporte de massa é conhecer o número de pessoas que moram ou deveriam morar a distâncias inferiores a mil metros de conexões com transporte rápido de qualidade.

Em função disso, foi criado o índice PNT (People Near Transit). O indicador poderá ajudar os planejadores a visualizar onde novas linhas de transporte devem ser implantadas, monitorar a evolução e o comportamento das linhas existentes, além de ser um parâmetro de comparação entre cidades.

O desenvolvimento do PNT permitiu importantes descobertas acerca da correlação entre crescimento urbano e acessibilidade ao transporte.

Uma delas diz respeito à comparação entre o município e sua região metropolitana. Nesta última, existe uma queda significativa na acessibilidade ao transporte, na média aproximada de quase metade quando comparada ao município. Isso indica que a expansão urbana está ocorrendo com velocidade maior que o necessário investimento em transporte.

O ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) acaba de publicar um estudo comparativo, e também de avaliação, dos PNT de 26 cidades e suas respectivas regiões metropolitanas. Entre elas, estão as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, além de Paris, Londres, Nova York, Seul, Beijing, Jacarta, Buenos Aires e Joanesburgo, permitindo, assim, alcançar uma visão global dessa questão.

Segundo o estudo, a cidade com o maior percentual de pessoas localizadas a menos de mil metros das conexões com transporte de massa é Paris, com 100%, seguida por Barcelona (99%), Madrid (92%) e Londres (91%).

Das cidades brasileiras pesquisadas, Rio de Janeiro apresentou 47%, Belo Horizonte 28%, São Paulo 25% e Brasília 17%.

Cabe destacar que entre as cidades sul-americanas pesquisadas, Quito e Buenos Aires apresentaram 41% e 65%, respectivamente.

Esses resultados nos permitem avaliar as condições de acessibilidade ao transporte de massa nas cidades brasileiras, em comparação com o mundo inteiro, ficando clara a distância de parâmetros razoáveis, mostrando que há muito a fazer nesse sentido.

Outra conclusão importante do estudo foi a correlação entre os maiores percentuais de PNT e as cidades com maiores densidades populacionais. Embora essa tendência não seja completamente linear, esse efeito é especialmente notado nos extremos.

Interessante notar que, nos países mais desenvolvidos, a diferença dos percentuais de PNT entre o município e sua região metropolitana é maior do que nos países em desenvolvimento. Os dados também mostram que existem mais pessoas vivendo nas regiões metropolitanas do que no município central e, portanto, os moradores do entorno das grandes cidades convivem com maior deficiência de acessibilidade ao transporte de massa.

O estudo avaliou ainda, nas cidades brasileiras pesquisadas, a relação entre PNT e renda, demonstrando que as pessoas com menor renda têm menos acesso ao transporte de massa. Nas regiões onde a renda das pessoas é superior a quatro salários mínimos, o PNT é, em média, três vezes superior ao das regiões onde a renda é igual ou inferior a um salário mínimo.

Enfim, temos ao nosso alcance um relevante indicador de acessibilidade ao transporte de massa, que pode ser usado como importante meio de aferir a equidade social, no que tange à mobilidade. 

Informações: Folha de SP
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Ônibus de Campinas iniciam sistema de biometria facial para evitar fraudes

sábado, 5 de novembro de 2016

Os ônibus de Campinas (SP) começaram a usar neste sábado (5) o sistema de identificação por biometria facial. Com este recurso, será possível verificar se a pessoa que apresentou o Bilhete Único nas categorias gratuito, idoso, escolar e universitário é realmente o titular do cartão.

A medida visa combater fraudes. De acordo com estimativa da Secretaria de Transportes, cerca de 20% dos 155 mil usuários que têm algum benefício utilizam o cartão de forma indevida.

Fotografias
A nova tecnologia vai coletar e armazenar fotografias do usuário quando ele passar o Bilhete Único no validador. Com isso, as imagens serão comparadas com a foto usada para cadastro na Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc).

“Há um software que seleciona aqueles casos em que a quantidade de pontos nas fotos tiradas não correspondem a foto no cadastro”, afirma o Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro.

Ele mencionou que os casos selecionados serão avaliados por uma auditoria e, se houver infração, o portador do cartão terá de prestar esclarecimentos. As penalidades variam de advertências ao cancelamento do cartão por seis meses, conforme o número de reincidências.

Contra fraudes
Para a aposentada Quitéria Rodrigues, a identificação é importante para evitar abusos. “O meu [cartão] é passe livre. Eu acho certo, porque já não deixo ninguém pegar meu cartão. Tem muita gente abusando do direito das outras pessoas”, avalia a aposentada.

A novidade, para o aposentado Nildo Martins, deve acabar com as fraudes na cidade. “É interessante, porque eu vejo muita gente que dá o cartão para a mulher, para o filho passar. Agora não tem como, porque você passou o cartão e já está aparecendo você lá”, explica.

Para o secretário de Transportes, o uso inadequado do benefício deve ser flagrado com frequência por causa da mudança, mas em seguida deve diminuir. “Esse número rapidamente deve declinar, porque as pessoas vão perceber que aquele esquema que usavam, e dava certo, não vai mais ser possível, porque ele vai ser penalizado pelo uso incorreto”, explica.

Segundo a Prefeitura, 97% da frota terá implantação do sistema neste primeiro momento. O restante, correspondente a 40 coletivos do sistema alternativo de transporte, deverá receber o equipamento até o fim de novembro. De acordo com o secretário, o vale-transporte e o Bilhete Único Comum podem ser emprestados, pois não lesam o sistema de transportes da cidade.

Informações: Do G1 Campinas e Região
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SPTrans reforça frota de ônibus para provas do Enem em 59 linhas neste domingo

A SPTrans determinou reforço operacional de frota em 59 linhas de ônibus distribuídas em toda a cidade neste domingo (6), para facilitar o deslocamento dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, que acontecerá domingo (6). A empresa não soube informar quantos ônibus a mais serão colocados em circulação.

O sistema municipal de transporte vai operar com 70% da frota total no domingo. Normalmente, aos domingos, o sistema de ônibus opera com 50% da frota total.

Confira abaixo as linhas que terão frota reforçada no domingo

Norte
172K/10 - JD. TREMEMBE - METRÔ TATUAPÉ
172U/10 - CEM. PQ. DOS PINHEIROS – MOÓCA
1206/10 - PQ. VL. MARIA - CORREIO
172R/10 - JAÇANÃ - METRÔ BELÉM
1730/10 - CENTER NORTE – SANTANA
938L/10 - T.T.V.N.CACHOEIRINHA - LAPA
148P/10 - JARDIM PERY - TERM. BARRA FUNDA
1766/10 - JD. CABUÇU - METRÔ SANTANA
2104/10 - METRÔ SANTANA - TERM. PQ. D. PEDRO II
271F/10 - SHOP. CENTER NORTE - METRÔ BELÉM
1758/10 - JD. ANTÁRTICA – METRÔ SANTANA
172N/10 - SHOP. CENTER NORTE – METRÔ BELÉM
1721/10 - VL. SABRINA – METRÔ CARANDIRU
Leste
1722/10 - JD. MARINA – METRÔ TUCURUVI
3301/10 - TERM. SÃO MIGUEL - TERM. PQ. D. PEDRO II
352A/10 - JD. HELENA - TERM. SÃO MATEUS
4210/10 - TERM. CIDADE TIRADENTES - TERM. PQ. D. PEDRO II
4312/10 - JD. MARÍLIA – TERM. PQ. D. PEDRO II
4314/10 - INÁCIO MONTEIRO – TERM. PQ. D. PEDRO II
4312/21 – JD. MARÍLIA – METRÔ BELEM
4314/21 – INÁCIO MONTEIRO – TERM. VL. CARRÃO
3160/10 - TERM. VL. PRUDENTE - TERM. PQ. D. PEDRO II
407R/10 - TERM. VL. CARRÃO – METRÔ BELÉM
407N/10 - TERM. CID. TIRADENTES – METRÔ PENHA
407W/10 - JD. IV CENTENÁRIO – METRÔ CARRÃO
2735/21 - JD. SÃO FRANCISCO – METRÔ PENHA
373M/10 - JD. GUAIRACÁ – SHOP. METRÔ TATUAPÉ
6030/10 - UNISA/CAMPUS 1 - TERM. STO. AMARO
607G/10 - METRÔ CONCEIÇÃO – E. T. ÁGUA ESPRAIADA
5290/10 - DIV. DIADEMA - PCA. JOAO MENDES
Sudeste
475R/10 - JD. SÃO SAVERIO - TERM. PQ. D.PEDRO II
478P/10 - SACOMÃ – POMPEIA
5034/10 - VILA LIVIERO - TERM. SACOMÃ
5110/10 - TERM. SÃO MATEUS - TERM. MERCADO
4032/10 - VILA DAS MERCES – UNIP
Sul
875ª/10 - AEROPORTO – PERDIZES
5111/10 - TERM. STO. AMARO - TERM. PQ. D. PEDRO II
6001/10 - TERM. CAPELINHA – TERM. STO. AMARO
6500/10 - TERM. STO. AMARO – TERM. BANDEIRA
737A/10 - TERM. JD. ÂNGELA – TERM. STO. AMARO
677A/10 - TERM. JD. ÂNGELA – METRÔ ANA ROSA
6291/10 - INOCOOP CAMPO LIMPO – TERM. BANDEIRA
709M/10 - TERM. STO. AMARO – TERM. PINHEIROS
4113/10 - GENTIL DE MOURA - PÇA. DA REPÚBLICA

Oeste
8000/10 - TERMINAL LAPA – PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO
8100/10 - TERMINAL PIRITUBA - TERMINAL LAPA
8038/10 - PQ. CONTINENTAL – LAPA
775F/10 - JD. DAS PALMAS - HOSP. DAS CLINICAS
971R/10 - CPTM JARAGUÁ – METRÔ SANTANA
856R/10 - LAPA – SOCORRO
6262/10 - CEASA - TERM. BANDEIRA
775V/10 - RIO PEQUENO - ITAIM BIBI
775N/10 - RIO PEQUENO - METRÔ VL. MADALENA
809U/21 - METRÔ BARRA FUNDA - METRÔ VILA MADALENA
874C/10 - PQ. CONTINENTAL - METRÔ - TRIANON – MASP
809J/10 - JD. COLOMBO - TERM. PINHEIROS
702C/10 - JD. BONFIGLIOLI - METRÔ BELÉM
7458/10 - JD. BOA VISTA - EST. DA LUZ
746V/10 - JD. REBOUÇAS - HOSP. CAMPO LIMPO

Informações: G1 SP
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Em Fortaleza, Obras do VLT avançam nos trechos 1 e 2

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O avanço das obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, ramal Parangaba – Mucuripe, vai gerar a interdição temporária da rua Antônio Fiúza, no bairro Itaoca, a partir da noite desta sexta-feira (4). A via irá receber serviços de drenagem, previstos para serem concluídos em 30 dias.

A obra na via cumprirá mais uma etapa de conclusão dos trabalhos no trecho 2, que fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba, e já está em fase de operação experimental entre as estações Montese e Borges de Melo. Nesta fase, o trem circula sem passageiros, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h, realizando quatro viagens por dia. O percurso de 3,6 quilômetros equivale a 70% do trecho 2 do VLT, composto ainda pelas estações Parangaba e Vila União; e 30% de toda a obra do modal. A previsão é que o trecho completo entre em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, até o final de 2016.

Além dos avanços no trecho 2, o trecho 1, que compreende a construção da passagem inferior da avenida Borges de Melo, também dá continuidade aos trabalhos. Para dar início às escavações do túnel, a avenida Borges de Melo, no sentido leste-oeste, será estreitada e terá apenas uma faixa liberada para tráfego a partir do próximo sábado (5).

Desvios de tráfego

Para viabilizar as obras de drenagem, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implantará um novo desvio de tráfego na madrugada de sexta para sábado. A passagem de nível da Rua Antônio Fiúza, no trecho compreendido entre as ruas Elcias Lopes e Júlio Verne, será bloqueada. Agentes do órgão darão suporte operacional à intervenção, que deve durar 30 dias.

Informações: Governo do Ceará
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