Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Ônibus de Campinas iniciam sistema de biometria facial para evitar fraudes

sábado, 5 de novembro de 2016

Os ônibus de Campinas (SP) começaram a usar neste sábado (5) o sistema de identificação por biometria facial. Com este recurso, será possível verificar se a pessoa que apresentou o Bilhete Único nas categorias gratuito, idoso, escolar e universitário é realmente o titular do cartão.

A medida visa combater fraudes. De acordo com estimativa da Secretaria de Transportes, cerca de 20% dos 155 mil usuários que têm algum benefício utilizam o cartão de forma indevida.

Fotografias
A nova tecnologia vai coletar e armazenar fotografias do usuário quando ele passar o Bilhete Único no validador. Com isso, as imagens serão comparadas com a foto usada para cadastro na Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc).

“Há um software que seleciona aqueles casos em que a quantidade de pontos nas fotos tiradas não correspondem a foto no cadastro”, afirma o Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro.

Ele mencionou que os casos selecionados serão avaliados por uma auditoria e, se houver infração, o portador do cartão terá de prestar esclarecimentos. As penalidades variam de advertências ao cancelamento do cartão por seis meses, conforme o número de reincidências.

Contra fraudes
Para a aposentada Quitéria Rodrigues, a identificação é importante para evitar abusos. “O meu [cartão] é passe livre. Eu acho certo, porque já não deixo ninguém pegar meu cartão. Tem muita gente abusando do direito das outras pessoas”, avalia a aposentada.

A novidade, para o aposentado Nildo Martins, deve acabar com as fraudes na cidade. “É interessante, porque eu vejo muita gente que dá o cartão para a mulher, para o filho passar. Agora não tem como, porque você passou o cartão e já está aparecendo você lá”, explica.

Para o secretário de Transportes, o uso inadequado do benefício deve ser flagrado com frequência por causa da mudança, mas em seguida deve diminuir. “Esse número rapidamente deve declinar, porque as pessoas vão perceber que aquele esquema que usavam, e dava certo, não vai mais ser possível, porque ele vai ser penalizado pelo uso incorreto”, explica.

Segundo a Prefeitura, 97% da frota terá implantação do sistema neste primeiro momento. O restante, correspondente a 40 coletivos do sistema alternativo de transporte, deverá receber o equipamento até o fim de novembro. De acordo com o secretário, o vale-transporte e o Bilhete Único Comum podem ser emprestados, pois não lesam o sistema de transportes da cidade.

Informações: Do G1 Campinas e Região

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960