Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Faixa exclusiva de ônibus em João Pessoa começa a ser fiscalizada

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Começa nesta segunda-feira (8) a fiscalização do trânsito na faixa exclusiva para ônibus na Avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e os motoristas podem ser multados caso não respeitem a exclusividade. O trabalho vai ser feito por agentes de trânsito e câmeras. 

A faixa começou a funcionar em caráter educativo no dia 4 de julho. Os seis quilômetros de faixa exclusiva para o transporte coletivo foram implantados nos dois sentidos da Av. Josefa Taveira e Rua Creuza Campos de Vasconcelos até a inserção com a Rua Francisco Porfirio Ribeiro.

As vias foram sinalizadas com pintura no asfalto e instalação de placas de regulamentação para circulação exclusiva de ônibus. O objetivo da nova implantação é contribuir com o aumento da fluidez do tráfego na região e diminuir o tempo de viagem no transporte coletivo. Agora são 18km de faixa exclusiva na cidade de João Pessoa.

Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), o motorista que trafegar na via exclusiva, fora do limite máximo de 50 metros antes de uma conversão à direita ou para acesso a um imóvel, vai ser autuado pela infração de trânsito grave e pagar multa de R$ 127,69, com registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Avenida Josefa Taveira é uma via de ligação importante não só para Mangabeira como também para o Valentina, bairros que precisam de uma maior mobilidade. "Tudo que for feito pra facilitar as caminhadas das pessoas e a circulação dos ônibus vai melhorar e muito a economia do bairro, como também de toda a Zona Sul. A implantação foi inclusive uma reivindicação da população", destacou o superintendente de mobilidade urbana, Carlos Batinga.

Atualmente, existe faixa exclusiva a partir do novo Parque Solon de Lucena (Lagoa), Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o Terminal, a faixa segue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira e em toda extensão da Avenida Epitácio Pessoa.

Quem pode circular na faixa
​É preciso manter a atenção no trânsito com a nova adaptação. Os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para entrar e sair de estacionamentos ou quando forem entrar à direita em alguma rua transversal. Para isso, o condutor pode entrar na faixa exclusiva 50 metros antes do seu destino.

Os veículos de resgate, combate a incêndio, ambulâncias, viaturas policiais, de fiscalização e operações de trânsito podem circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviço de urgência ou em atendimento na via, com sinalização sonora e iluminação intermitente.

Informações: G1 PB
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Recife prepara licitação para Wi-Fi em 3 mil ônibus

A empresa pública que gerencia o sistema de transporte público na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, prepara a contratação de WiFi para cerca de 3 mil ônibus que rodam em 394 linhas administradas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). 

O sistema já começou a funcionar em forma de experiência em 115 ônibus, que rodam em 14 linhas. A proposta em discussão é de que o edital garanta o fornecimento do serviço via permuta para uso de espaço publicitário nos ônibus – ou seja, sem custos para os passageiros ou para o Poder Público. 

Pelo sistema já em funcionamento, a ideia é ter conexões em 4G nos coletivos, ainda que o uso seja relativamente restrito. Ele permite conexões simultâneas de até 60 pessoas, mas não com taxa de transferência suficiente para grandes dowloads – nem é possível ver um filme, nem consegue ser acessada por quem está do lado de fora dos ônibus. 

Informações: Convergencia Digital
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Em São Bernardo, Corredor Alvarenga reduzirá viagens em até meia hora

Previsto para ser entregue em outubro de 2016, o corredor de ônibus do Alvarenga deve reduzir em até 20 a 30 minutos as viagens no trecho de 3,8 km. A velocidade média atual é de 13 km/h, que deve passar para até 20 km/h.

Conforme Alécio Batista, diretor operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo, 25% das linhas do município usam o local atualmente em reforma, localizado entre a FEI e o Hospital de Clínicas.

O objetivo do corredor é servir de tronco coletor para quem vem de bairros do extremo do município, como o Alvarenga e o bairro dos Químicos. Além de dar acesso ao terminal urbano Alves Dias aos ônibus intermunicipais e, futuramente, ao monotrilho. O conceito será aplicado para os demais corredores da cidade.

O valor do investimento no corredor Alvarenga é de R$ 130 milhões, oriundos do BID (Banco Internacional de Desenvolvimento) e da administração pública. Sendo que cada parte entrou com metade do valor.

A estratégia da secretaria de transportes é concretizar o Programa de Mobilidade de São Bernardo até 2020. O projeto logístico teve origem no estudo do plano diretor de transporte urbano em 2005 e foi efetivado pela gestão Marinho.

Mobilidade

O total do aporte é de U$ 250 milhões e envolve 11 corredores, três terminais (Alves Dias, Batistini e São Pedro), sistema semafórico e equipamento de comunicação. Atualmente, mais dois corredores estão em construção, Rudge Ramos e João Firmano com 6,8 km e 2,5 km, respectivamente.

Outros R$ 400 milhões, 40% do Governo Federal e o restante do município, estão sendo aplicados no corredor Leste-Oeste com o total de 12,5 km.

Estão planejados mais oito corredores: Faria Lima, Jurubatuba, São Pedro, Galvão Bueno, Castelo Branco, Capitão Casa, Montanhão-Selecta e Rotary, o que dá aproximadamente 30 km de malha urbana.

“São mais de 500 mil pessoas que utilizam estas linhas que ganharão corredores”, informou Batista. Para o diretor operacional, “além da diminuição de tempo de viagens e do aumento do conforto, a principal vantagem é a organização e integração de uma rede antes inexistente de faixas exclusivas”.

Conforme Batista, o caráter internacional do projeto impede que em uma possível nova gestão cesse as obras.

Informações: ABCD Maior
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Plano Diretor de Campo Grande deve ser entregue até o fim desse ano

Mostrar saídas para equilibrar o espaço disputado nas ruas cada vez mais engarrafadas do Centro é um dos maiores desafios da revisão do Plano Diretor de Campo Grande, que deve ser entregue até o fim desse ano pela Prefeitura para aprovação na Câmara Municipal.

“Por exemplo, o comércio quer mais vagas de estacionamento, mas em algumas vias é preciso considerar as faixas exclusivas de ônibus”, explica Dirceu Peters, diretor-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

A mobilidade urbana é um dos pilares que devem ser incluídos no Plano Diretor, atualmente em fase de discussão entre Prefeitura e sociedade civil, conselhos e associações. Depois dele, vem um plano específico de mobilidade urbana. E problemas para resolver não faltam.

As tais faixas de ônibus hoje mal existem na Capital. A exceção fica para o corredor na Avenida Duque de Caxias, no caminho para o aeroporto, e da faixa preferencial da Rui Barbosa. Na Afonso Pena, um dos pontos críticos do fluxo hoje, a queda de braço entre comércio, carros e passageiros impede que avancem as obras por ali.

“Do lado esquerdo, o canteiro central é tombado e não pode ser alterado, então o corredor precisaria ficar do lado direito, onde atualmente ficam as vagas para os carros”, detalha Peters .

Também de nada adianta dar mais espaço para os ônibus se há mais pessoas nos carros do que dentro do transporte coletivo. “É sabido que o número de passageiros caiu. Não dá para melhorar o serviço ou discutir o valor da passagem se não tiver gente usando”, diz o gestor.

É difícil dizer agora a quantidade de passageiros que se desloca com o transporte coletivo e as linhas que deveriam ser ampliadas. Os dados estão com a Assetur, que reúne as empresas de ônibus da Capital, que deve entregar uma pesquisa origem-destino como parte de seu compromisso com o Executivo.

O levantamento, que inclui a população toda da cidade – dos passageiros aos motoristas do transporte individual e até os ciclistas – ainda não foi entregue pela empresa.

Falando em bicicletas, elas também entrarão nas diretrizes do novo Plano Diretor. Apesar da cidade contar com uma boa malha cicloviária – são 90km de vias, segundo o Instituto Mobilize – as principais ciclovias não tem ligação entre si.

A Assetur foi procurada para obter números atualizados sobre os passageiros que utilizam o serviço e da pesquisa origem-destino, mas não se manifestou até o fechamento da reportagem.

O Plano - O Plano Diretor dá diretrizes para o planejamento urbano em diversos setores e, segundo o Estatuto das Cidades, deve ser revisto uma vez a cada dez anos para garantir que o município receba repasses para infraestrutura.

O processo é conduzido por uma consultoria externa, a Urbtec, de Curitiba, que entregará um diagnóstico da situação atual da cidade. A entrega final deve ocorrer até o dia 11 de dezembro. 

Informações: Capo Grande News
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Metrô de BH faz aniversário sem perspectivas de ampliação

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Um aniversário com pouco a comemorar e um presente esperado há 30 anos que continua sem data para chegar. O metrô de Belo Horizonte completou ontem três décadas de uma história inacabada, sem previsão de término ou de expansão, que nunca levou o trem de superfície da capital além dos atuais 28,1 quilômetros de extensão. Ao contrário, o sistema “comemora” a data em meio a um assombroso corte orçamentário. Enquanto precisaria de R$ 121 milhões para cobrir todo o custeio e manutenção em 2016, apenas R$ 86 milhões foram previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), dos quais apenas R$ 47,3 milhões foram aprovados pela União. A nova planilha equivale a pouco mais de um terço do valor ideal e gera um déficit orçamentário que pode chegar a R$ 73 milhões até o fim do ano. O arrocho financeiro se soma a outros problemas: os cerca de 220 mil passageiros transportados diariamente convivem com uma rotina de superlotação e panes. Reclamam da segurança e do histórico plano de ampliação que não se concretiza.

Enquanto a verba não chega para Minas, outros sistemas já até mais avançados concluem obras para estender a estrutura existente. Em cerimônia no sábado, na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, o presidente Michel Temer inaugurou oficialmente a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que liga o bairro da Zona Oeste a Ipanema, na Zona Sul. São cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A expectativa é que até o fim do ano a nova linha, que começou a ser construída em 2010 e já custou R$ 9,7 bilhões (R$ 8,5 bilhões em recursos públicos), entre em operação plena e transporte cerca de 300 mil pessoas por dia. Com isso, o novo ramal vai levar, sozinho, 36% mais passageiros que todo o sistema da capital mineira.

Marcio Lacerda lamenta não conseguir ampliar o metrô e moradias populares em BH
Em BH, com três projetos de expansão elaborados e um em fase final – para mais 37,4 quilômetros de malha ferroviária –, as obras esbarram no velho impasse. “Não há orçamento”, afirma o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte, Miguel Marques, sentado em sua sala na sede da empresa em BH, no Bairro Floresta, de onde se vê e ouve o metrô passar. Mesmo assim, o advogado mineiro de 37 anos – que não usa o serviço no dia a dia e está à frente da companhia desde novembro de 2015 – faz um balanço positivo das três décadas de operação. “É um transporte público social. Tem uma tarifa que leva do Eldorado (Contagem) a Vilarinho por R$ 1,80, sem aumento desde 2006. Já tivemos várias evoluções. A última, em 2012, foi a aquisição de 10 trens. Enquanto os antigos comportam 1.026 pessoas, os novos transportam 1.300, têm ar-condicionado e são projetados com televisão. Acredito que esse foi o último grande avanço, um investimento de R$ 171 milhões”, afirmou o superintendente, ex-diretor da Metrominas, órgão do governo estadual que deve assumir a gestão do metrô de BH.

Sobre a tão sonhada implantação das novas linhas, o superintendente é otimista. “Chegamos com um pé na frente para a realização das obras”, avalia Miguel, ao explicar que os projetos para modernização da linha 1 e implantação das linhas 2 e 3 estão em fase final de elaboração e aguardando previsão orçamentária. O problema é que, se seguir pelos mesmos trilhos das últimas décadas, as obras orçadas entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões estão longe de ser executadas.

Desde a implantação do metrô, em 1986, o sistema recebeu cerca de US$ 870 milhões, suficientes apenas para que 17,3 quilômetros fossem acrescentados ao trecho da Linha 1, que dos 10,8 quilômetros entre o Eldorado e a Lagoinha passou para 28,1, chegando a Vilarinho, em Venda Nova. A título de comparação, enquanto São Paulo transporta em cinco linhas, distribuídas por 68 quilômetros, cerca de 4,7 milhões de passageiros em 24 horas, Belo Horizonte precisa de mais de 20 dias para transportar o mesmo volume.

GESTÃO É ENTRAVE Diferentemente dos sistemas do Rio e de São Paulo, o metrô de BH é administrado e operado pela CBTU, órgão federal com sede no Rio, vinculado ao Ministério das Cidades, que também administra os sistemas de João Pessoa, Recife, Maceió e Natal. Atualmente, o governo de Minas Gerais aguarda análise da proposta apresentada em março ao Ministério das Cidades para que o estado assuma o sistema. Assim, toda obra de expansão ficaria a cargo da Metrominas, que dispõe de previsão de R$ 36,3 milhões em verba federal para projetos. Segundo o ministério, o total necessário para elaboração dos projetos de todas as linhas é de R$ 47,3 milhões e o saldo remanescente será liberado à medida em que forem apresentadas comprovações de gastos.

A estadualização é apontada por especialistas como uma esperança de ampliação para o metrô. “Nos últimos anos, a CBTU esteve na alçada de um partido que a usou apenas para distribuição de cargos e outras questões de origem política. No meu entendimento, esse setor somente se desenvolverá se for estadualizado, dentro de um modelo adequado e transparente de desenvolvimento, em parceria com o setor privado”, afirma o professor.

Nos trilhos da história

Os 30 anos de operação comercial do metrô foram lembrados na edição de domingo do Estado de Minas, que publicou reportagem especial contrapondo o metrô que BH tem àquele que a capital merece. Com o tema #metroimaginario, foi criado um mapa de desejos para o transporte metroviário de BH, a partir de sugestões enviadas por leitores por meio de redes sociais. A malha imaginária tem 144 quilômetros e atende também Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Nova Lima, além de diversos outros pontos da capital e o aeroporto de Confins. A reportagem mostrou os desafios orçamentários e a falta de vontade política para ampliação do sistema, além do sufoco que passageiros do trem de superfície de BH enfrentam diariamente.

Informações: Estado de Minas
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Termina fase experimental do BRT Belém neste domingo

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A fase experimental do BRT Belém terminou neste domingo (31). A população pôde andar gratuitamente no ônibus BRT durante 30 dias. Agora, a partir de segunda-feira, 1º de agosto, o serviço passa a ser oferecido como opção de meio de transporte público da capital e será cobrada a tarifa de R$ 2,70, mesmo valor cobrado nas linhas de ônibus tradicionais. A meia passagem para estudantes e todas as gratuidades previstas em lei também estarão disponíveis.

De acordo com Ana Paula Grossinho, diretora da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o horário de funcionamento do BRT nesta segunda-feira será de 9h às 16h, mas esse atendimento será ampliado para o horário de 8h às 17h ainda nesta primeira semana de agosto.

"Esses 30 dias de funcionamento em caráter experimental foram fundamentais para os usuários conhecerem essa nova modalidade de transporte e para que nós fizéssemos os ajustes físicos, técnicos e logísticos necessários para agora começar a ofertar o serviço pra valer ao usuário", comemora Ana Paula.

Ainda de acordo a diretora da Semob, nos próximos dias serão entregues outras duas estações do sistema do BRT, a Estação Marambaia, em frente ao conjunto Gleba, na Avenida Augusto Montenegro, e a Estação Júlio César. Segundo Ana Paula, agora linhas de ônibus serão integradas ao sistema até que ele esteja integralmente finalizado.

“A inserção de novas linhas expressas na integração está diretamente relacionada ao aumento de número de estações abertas, ou seja, a cada estação entregue vamos inserindo novas linhas na integração e ampliando o horário de atendimento, já que a capacidade de circulação de usuário também vai aumentar. Nesta fase inicial o BRT ainda vem se somar ao sistema que já existe, dando mais opções de desejo de viagem aos usuários”, ressalta a superintendente da Semob.

Com essa ampliação no número de estações a Prefeitura de Belém deve anunciar, até o final de agosto, as primeiras linhas de ônibus expresso com integração total ao BRT dentro do Terminal Mangueirão, o que já dará possibilidade de o passageiro fazer o transbordo entre BRT e expresso sem pagamento adicional de tarifa.

Informações: G1 PA
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Em Campinas, Avenida Campos Sales ganha faixas exclusivas para ônibus

Entra em operação nesta segunda-feira (1°), em Campinas (SP), as faixas exclusivas para ônibus na Avenida Campos Sales, no centro. Com a mudança, a via que tem quatro faixas de tráfego passa a ter duas faixas exclusivas para os coletivos. As faixas centrais ficam liberadas para os demais veículos. Motoristas devem ficar atentos para as mudanças.

Na faixa da esquerda, o trajeto exclusivo para ônibus será de 560 metros da Rua Onze de Agosto até a José Paulínio. Nela, vão circular 18 linhas de ônibus, que terão dois pontos de embarque na altura dos números 347 e 651 da Avenida Campos Sales. Já na faixa da direita, 47 linhas irão circular entre os nove pontos de embarque.

Ao todo, 65 linhas do transporte público circularão pela avenida nas duas faixas exclusivas. A proibição para circulação de outros veículos será constante.

Eixo Sudeste
Com a implantação do eixo sudoeste, composto pela Avenida da Saudade e Rua da Abolição, a faixa direita das vias será exclusiva para circulação dos ônibus no período das 6h às 8h e das 16h às 19h.

Na Avenida da Saudade, o trecho exclusivo tem 1,2 mil metros entre as Ruas Alváro Ribeiro a Luiz Cappa. Na Abolição, o trecho exclusivo tem 1,1 mil metros a partir do cruzamento da Luiz Cappa até a Alvaro Ribeiro.

De acordo com a Prefeitura, haverá uma operação de acompanhamento nas novas faixas durante 180 dias. A Prefeitura informa ainda que se houver a necessidade, mudanças poderão ser feitas no trajeto.

A Emdec estima que a velocidade média de circulação dos ônibus nas faixas exclusivas passará para 22km/h.

Confira a lista de linhas que antenderão a Avenida Campos Sales na faixa exclusiva da esquerda, entre as Ruas Onze de Agosto e José Paulínio:

Ponto de ônibus na altura do número 347 (12 linhas)
Linha     Sentido
230         Carrefour Dom Pedro
252         Terminal I - Mercado
252.1     Terminal I - Mercado (Semiexpressa)
254         Terminal I - Mercado
255         Terminal I - Mercado
260         Shopping Iguatemi
261         Terminal I - Mercado
263         Terminal I - Mercado
265         Terminal Mercado I
331         Terminal Barão Geraldo
332         Hospital de Cliinicas
332.1     Chácara Primavera

Ponto de ônibus na altura do número 651
Linha     Sentido
230         Carrefour Dom Pedro
252         Terminal I - Mercado
252.1     Terminal I - Mercado (Semiexpressa)
254         Terminal I - Mercado
255         Terminal I - Mercado
260         Shopping Iguatemi
261         Terminal I - Mercado
263         Terminal I - Mercado
265         Terminal Mercado I
311*      Jardim Santa Mônica
312        Vila Esperança
317        Jardim São Marcos
317.1   Jardim São Marcos
331         Terminal Barão Geraldo
332         Hospital de Clinicas
332.1     Chácara Primavera
348        Cidade Judiciária
371        Shopping Dom Pedro

Informações: G1 Campinas e Região
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No Rio, Cinco das seis estações da Linha 4 foram inauguradas neste sábado (30)

domingo, 31 de julho de 2016

Apresentada pelo governo do estado como a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina nos últimos anos, a Linha 4 do metrô tem números superlativos. Ela custou R$ 9,7 bilhões. Construída em seis anos, demandou concreto suficiente para construir oito estádios do Maracanã - mais de 665 mil metros cúbicos. Os mais de 1,6 milhão de toneladas de explosivos utilizados nas escavações dos túneis dariam para realizar 152 réveillons de Copacabana.

Tempos de viagem da Linha 4
Com a nova linha, os passageiros poderão se deslocar entre a Pavuna (estação terminal da linha 2) à Barra da Tijuca pagando somente uma passagem. Todo o trajeto tem tempo estimado em 1h20, sendo necessário o transbordo entre as linhas. Já entre a Barra da Tijuca e Ipanema, o tempo de viagem é de apenas 13 minutos.

Jardim Oceânico - Nossa Senhora da Paz (Ipanema): 13 minutos
Jardim Oceânico - Botafogo: 23 minutos
Jardim Oceânico - Carioca (Centro): 34 minutos
Jardim Oceânico - Estácio: 42 minutos
Jardim Oceânico - Uruguai (Tijuca): 50 minutos
Jardim Oceânico - Del Castilho: 1 hora com transbordo
Jardim Oceânico - Pavuna: 1h20 com transbordo

Acessos das novas estações
Jardim Oceânico tem três acessos: na Avenida Armando Lombardi, o acesso Lagoa, na pista sentido Recreio, fica entre a Unimed e a antiga Drogasmil. Já o acesso Mar, no sentido Zona Sul, está próximo à esquina da Rua Fernando de Matos. O terceiro fica na área de conexão da Estação Jardim Oceânico com a TransOeste, para receber os passageiros do sistema BRT.

São Conrado tem três acessos: um na Estrada da Gávea, em frente ao supermercado Extra, outro na Avenida Niemeyer (próximo à Igreja Universal da Rocinha), e o terceiro na Avenida Aquarela do Brasil (onde funcionava a antiga concessionária Itavema).


Antero de Quental, no Leblon, tem dois acessos: um pela Rua General Urquiza e outro pela Avenida Bartolomeu Mitre.

Jardim de Alah, também no Leblon, tem dois acessos: um na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Ataulfo de Paiva, em frente ao canal do Jardim de Alah, e outro na Ataulfo de Paiva próximo à Rua Almirante Pereira Guimarães.

Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, tem dois acessos na praça: um pela Rua Joana Angélica e outro pela Rua Maria Quitéria.

Informações: G1 Rio
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