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Ferramenta mostra horários, itinerários e pontos mais próximos em Presidente Prudente

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Em Presidente Prudente, um aplicativo foi desenvolvido para melhorar a rotina dos usuários do transporte público: o Guia de Mobilidade Urbana (Guimu). A ferramenta, disponível para celulares, tablets e computadores, faz com que seja possível ter o acesso a horários de ônibus, itinerários e trajetos de todas as linhas.

A ideia surgiu após as reclamações daqueles que utilizam o coletivo, sobre o tempo que se perde enquanto se espera. Essa situação era vivida pelo programador Mateus Messias Cavichioli Coelho na época em que estavam na faculdade. Assim que se formaram, decidiram pôr em prática algo que pudesse melhorar a vida do usuário.

“Desde sempre eu utilizei ônibus e buscava a facilidade em saber sobre os horários de um forma simples, foi então que veio a ideia de criar um aplicativo e um site”, explicou Coelho.
Com o sistema, é possível ver o ponto de ônibus mais próximo, verificar os trajetos e locais por onde o veículo deverá passar, realizar pesquisas por nome de bairros sobre quais as linhas disponíveis, os horários de cada circular, além de saber se a parada é coberta ou não. Esse aplicativo é gratuito e para baixá-lo, basta ter acesso à internet.

O sócio da empresa Wellignton Franklin conta como funciona. “Hoje todo mundo tem internet no celular, e com isso a pessoa não terá uma perda de tempo, pois será possível saber se o ônibus passará naquele determinado horário”, ressaltou.

Foram oito meses de trabalho até ficar pronto, e ainda outras novidades devem vir, conforme o outro proprietário da empresa Fernando Scolari. “Vamos implantar rastreadores, GPS, nos ônibus e daqui umas duas semanas, iniciaremos a fase de testes”, informou.

Com a implantação dos rastreadores nos veículos, um usuário que estiver no Terminal Rodoviário, por exemplo, conseguirá saber em que momento o ônibus que ele espera deverá chegar, isso porque, a ferramenta dirá onde exatamente o veículo está.

Essa facilidade agrada aqueles que estão sempre utilizando o celular, mesmo sem entender muito de tecnologia.“É com porque a gente acessa e já pode ver onde o ônibus está. Meus filhos e netos também poderão me ajudar”, disse a aposentada Ignácia Castanheira dos Santos.

Informações: G1 Presidente Prudente

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Linhas intermunicipais da EMTU/SP terão número de viagens alterado durante o feriado de Tiradentes

Haverá mudança no número de viagens das linhas metropolitanos da Grande São Paulo gerenciadas pela EMTU/SP durante o feriado de Tiradentes.

No sábado e domingo (18/04 e 19/04) o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira (20/04), dia ponte, a operação será a mesma dos sábados, com 75% das viagens dos dias úteis. Já na terça-feira (21/04), dia do feriado de Tiradentes, a frota operará com a programação de domingo.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente  0800 724 05 55, que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7h às 19h.

Informações: EMTU SP
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Novos ônibus com ar condicionado começarão a circular na capital pernambucana

Mais 230 novos ônibus, sendo 30 com ar-condicionado, começarão a circular na Região Metropolitana. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco, Fernando Bandeira, durante a entrega do prêmio Urbana PE de Jornalismo, na noite dessa quarta (15).

Os novos coletivos deverão beneficiar moradores de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, Boa Viagem, Casa Amarela e Torre, no Recife, além do Cabo de Santo Agostinho. "Existe o compromisso de colocar 400 novos ônibus em circulação até dezembro", adiantou o presidente. 

Os novos coletivos serão das empresas Borborema, já começaram a circular no início de abril, Pedrosa e São Judas Tadeu, que deverão ganhar as ruas a partir de maio.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o sistema é composto por 15 empresas de ônibus, que realizam mais de 26 mil viagens por dia e transpom cerca de 2 milhões de passageiros por dia. Ao todo, são mais de três mil ônibus e 394 linhas para atender a RMR.

Informações: Diário de Pernambuco

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Projeto básico do BRT será desenvolvido pela Fusp em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) vão firmar convênio para o desenvolvimento de pesquisas para a implantação do Mobi – sistema de transporte de massa, com o uso do BRT (Bus Rapid Transit), que será adotado na cidade.

O contrato será assinado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito e os representantes da Fundação e prevê, entre outros itens, a elaboração do projeto básico, incluindo os elementos arquitetônicos dos terminais, paisagismo e iluminação.

A Fusp foi escolhida pela Prefeitura por conta da sua capacidade técnica no campo de pesquisas e pela expertise no desenvolvimento de projetos na área de logística e transportes.

A Fundação foi responsável, por exemplo, pela elaboração dos estudos para a implantação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana e do Sistema Integrador do Controle de Semáforos, ambos no município de São Paulo.

A entidade também é reconhecida pela capacidade no desenvolvimento de pesquisas em outras áreas, com extenso currículo de atendimento ao poder público. Foi da Fusp, por exemplo, o estudo realizado em 2009 que antecipou o quadro de crise hídrica vivenciado no Estado de São Paulo atualmente.

A Fundação, inclusive, foi contratada recentemente pela Sabesp para identificar áreas para a perfuração de 200 poços artesianos na capital, como medida para minimizar os problemas no abastecimento.

Por se tratar de instituição voltada à pesquisa e sem fins lucrativos, a contratação da Fusp será por dispensa licitação (artigo 24, inciso XIII, da Lei 8.666). O contrato terá validade por 10 meses, com valor de R$ 12 milhões. O projeto básico, um dos produtos previstos no convênio, será concluído até 30 de junho.

O montante destinado à elaboração do projeto já está previsto no convênio assinado entre a Prefeitura e o Governo Federal (R$ 800 milhões do Governo Federal e outros R$ 42 milhões de contrapartida do município) para a implantação do Mobi.

Na semana passada, a Prefeitura publicou o edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em participar da concorrência. O documento está disponível no site da Prefeitura e prevê entrega dos envelopes até o dia 20 de maio.

Mobi

No Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada, com uma extensão aproximada de 51 Km em todas as regiões cidade. Também serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar velocidade operacional.

O sistema conta ainda com monitoramento centralizado, ônibus com GPS, semáforos inteligentes para passagem preferencial aos coletivos, integração com o sistema de transporte público e informações em tempo real ao usuário. Esse sistema tem sido adotado em cidades de médio porte para o transporte rápido de massa.

Informações: Prefeitura de São José dos Campos

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Em Salvador, Avenida Paralela ganha novo complexo viário

Um novo complexo viário na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, será inaugurado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito ACM Neto. A obra foi realizada Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Os equipamentos serão entregues em uma solenidade às 10h, ao lado do Shopping Paralela. O investimento total foi de R$10 milhões. A obra integra a programação comemorativa dos 466 anos de Salvador.

Entre as principais intervenções está a construção de um pontilhão de 90 metros, com três faixas, e passeios com pista tátil entre o Alphaville e o Shopping Paralela. No sentido aeroporto, foram feitas novas vias de saída e ingresso pela faixa marginal ao Alphaville. Foram implantadas ainda duas baias de ônibus, uma em cada sentido da avenida, para dar mais fluidez ao trânsito no local e evitar acidentes. 

No sentido centro, foi feita a reabertura do retorno em frente à faculdade Unijorge e a construção de um novo acesso em frente ao Colégio Villa, atendendo aos que trafegam para o Trobogy, Conjunto Flamboyants e Canabrava.

O secretário da Semob, Fábio Mota, afirma que as mudanças preparam a região para o viaduto de acesso entre a Estrada Velha do Aeroporto e Piatã, que está sendo construído pelo governo do estado. “Sabemos que os congestionamentos não serão resolvidos da noite para o dia, mas estamos realizando diversas intervenções com o objetivo de melhorar o tráfego paulatinamente”, acrescenta Mota.

Para completar a intervenção, a prefeitura está construindo ainda um novo pontilhão após a FTC. Este permitirá o acesso direto entre a saída da Avenida Pinto de Aguiar e a entrada da Orlando Gomes, sem necessidade de ingressar na via principal.

Informações: Correio 24 Horas


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Prefeitura instala 120 semáforos que aumentam tempo para atravessar rua

Cento e vinte novos semáforos estão sendo instalados em 31 pontos da cidade para facilitar ajudar pedestres com dificuldades de locomoção a atravessar ruas.

O sistema funciona com o cartão usado para a gratuidade no transporte coletivo. Idosos e portadores de deficiência física devem aproximar o cartão do equipamento. Com isso, o tempo do semáforo aberto para os pedestres aumenta de 12 segundos para 18 segundos.

Uma das razões que levou a prefeitura a testar o sistema foi o número de idosos que foram vítimas de acidentes de trânsito nos últimos anos. Conforme dados do projeto Vida no Trânsito, 40% das vítimas fatais de atropelamentos em Curitiba, em 2012, estavam nessa faixa etária. Em 2013, o índice ainda estava em 35%.

Confira os trechos onde estão instalados os semáforos especiais:

Rua Francisco Raitani x Hospital do Idoso
Rua 24 de Maio x Rua Pres. Getúlio Vargas
Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio Moro
Rua Amâncio Moro x Rua Mauá
Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo
Rua André de Barros x Rua João Negrão
Av. Mal. Floriano x Av. Visconde de Guarapuava
Av. Visconde de Guarapuava x Rua João Negrão
Av. Mal. Floriano x Rua Pedro Ivo
Rua Pedro Ivo x Rua Westphalen
Rua Cap. Souza Franco x Av. Vicente Machado
Rua XV de Novembro x Rua Camões
Av. São José x Rua Fioravante Dalla Stella
Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin
Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin
Av. Toaldo Túlio X Rua Antônio Scorssin
Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa João XXIII
Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos Pioli
Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha
Rua Canadá X Rua Arary Souto
Av. Paraná x Rua Pedro Doska
Av. Comendador Franco x Rua Henrique Mehl
Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C. Frank
Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano
Rua Ten. Francisco F. De Souza x Rua Gabriel Corisco Domingues
Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank
Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua Filipinas
Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima
Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus C. Camargo
Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara
Rua Levy Buquera x Rua dos Pioneiros

Informações: G1 PR

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Estações e trens do Metrô DF poderão ter anúncios publicitários

A partir desta quinta (16), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) dará início ao processo de comercialização de espaços para anúncios publicitários nos trens e nas 24 estações em funcionamento no Distrito Federal. De acordo com o presidente da companhia, Marcelo Dourado, a iniciativa ajudará a diminuir a dependência financeira da empresa em relação ao Tesouro local.

"Queremos que o Metrô se torne uma empresa superavitária", justifica Dourado. Segundo ele, comercializar espaços para publicidade é uma realidade nos metrôs de todo o mundo e o Distrito Federal não poderia ficar de fora. "É inaceitável que até hoje o metrô do DF não explore esses espaços", completa o presidente.

Credenciamento

O regulamento e as informações necessárias para credenciamento de interessados serão divulgados no site da companhia (www.metro.df.gov.br), na quinta (16). Poderão participar agências de publicidade e de propaganda, conforme estabelecido no Conselho Executivo das Normas-Padrão para a colocação de painéis publicitários. Também estarão aptas a se candidatar empresas comerciais devidamente estabelecidas e registradas na forma da legislação vigente.

Fonte: Agência Brasília

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No Recife, Obras do corredor Leste-Oeste não têm prazo de conclusão

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mesmo com pendências, o Governo de Pernambuco correu e abriu uma das principais obras do Corredor Leste-Oeste, o Túnel da Abolição, com mais de um ano de atraso. A questão agora, além de concluir o equipamento, é que estações de BRT (Bus Rapid Transport) e dois terminais integrados previstos no projeto não têm prazo de conclusão. Por impasse com o consórcio responsável, que pode até acabar com a rescisão do contrato, a construção está parada oficialmente desde janeiro. E tudo deveria estar pronto na Copa do Mundo.

Foram investidos até agora R$ 136 milhões no corredor, que vai do Centro do Recife até a cidade vizinha de Camaragibe e foi orçado em R$ 168,7 milhões. Nas contas da Secretaria das Cidades, a obra está com aproximadamente 80% das intervenções previstas prontas. Mas o que falta impacta a vida dos usuários: são 12 estações de BRT a serem erguidas e dois terminais integrados de ônibus em andamento.

O consórcio que iniciou as obras é formado pela Servix e pela Mendes Júnior, que vem com problemas desde que foi envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, com diretores presos pela Polícia Federal. As empresas foram notificadas pela gestão estadual devido ao descumprimento do contrato. 

De acordo com o secretário-executivo de Mobilidade de Pernambuco, Marcelo Bruto, com isso, o consórcio pode sofrer sanções. O Estado pensa até em tomar uma medida mais drástica: rescindir o contrato. A decisão deverá ser tomada em reuniões realizadas nos próximos dias, incluindo com os técnicos das construtoras. "Acredito que teremos uma resposta nesse prazo", afirma o secretário - embora as datas nunca sejam cumpridas no caso desse corredor.

No caso de o Governo de Pernambuco optar pela rescisão, o próximo passo poderá deixar a obra ainda mais lenta, pois deverá ser feita uma nova licitação, processo que dura meses. Questionado, Bruto afirmou que ainda não se pode prever qual dos dois lados deverá pagar mais - se as empresas devolverão o investimento estadual ou se a gestão terá que gastar ainda mais em tempo de arrocho.

Enquanto a decisão não é tomada, os milhares de passageiros que seriam beneficiados com as estações do BRT continuam aguardando. Das 25 paradas previstas, 13 estão em operação. E o secretário responde sem pestanejar as outras que podem estar lhe dando dor de cabeça: seis na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife; uma próximo ao Elevado da Caxangá, na Zona Oeste; três em Camaragibe, na Região Metropolitana; além de duas que estão em fase final na PE-05, também no Grande Recife.

Nos terminais Perimetrais III e IV, também previstos no projeto, que receberam um investimento de R$ 18 milhões e deveriam beneficiar, juntos, mais de 90 mil passageiros por dia, a situação era a mesma da constatada pela equipe do JC Trânsito no mês de fevereiro, quando as obras estavam paradas desde novembro: apesar de já ter forma de terminal, com sinalização de paradas e placas, não há trabalhadores em nenhuma das duas obras. 

A falta de manutenção nos locais é denunciada pela presença de entulhos e de mato. Ninguém além dos seguranças - que impedem invasões no terreno - estão no local. 

Do lado de fora do Terminal Perimetral IV, próximo ao viaduto da Caxangá, passageiros esperam ônibus em paradas improvisadas, enquanto outros passageiros aguardam ônibus dentro da estação BR-101 do BRT. Já no III Perimetral, próximo ao cruzamento com a Av. General San Martin, a estrutura já apresenta sinais de depredação, com as paredes pichadas. 

OUTRO TERMINAL - Já no final da Avenida Caxangá, o terminal que leva o mesmo nome da avenida não transparece o desconforto que dá aos passageiros que precisam utilizá-lo. Inaugurado em 2008 e transportando quase dez mil passageiros por dia, em oito linhas diferentes, o TI começou a operar com a linha de BRT "TI Caxangá (Centro)" e passou a ser ponto de passagem de mais duas linhas (Tabatinga e Jardim Primavera/Vale das Pedreiras) em dezembro de 2014. 

A implementação do BRT no terminal aumentou também o número de passageiros no local. A fila do ônibus que segue pela faixa exclusiva chega a ter o triplo do tamanho das outras filas no meio da manhã, fora de horário de pico.

O estudante Messias Muniz, de 21 anos, afirma ter sido beneficiado pelo BRT. Agora, sua viagem até o Centro do Recife tem uma duração menor. Ele afirma, porém, que é comum que o ônibus saia cheio da integração, e que o espaço do terminal deixa a desejar. "Penso que o terminal é muito pequeno para a quantidade de gente que o utiliza, principalmente em horários de pico", diz.

O TÚNEL - Em todo esse período, a única obra que andou - a passos lentos, quase parando - foi o Túnel da Abolição, aberto ao tráfego nesse domingo (12). "A empresa tem dificuldades financeiras e de mobilização. Pensamos em garantir o túnel, para que a empresa tivesse fôlego operacional. Além disso, outra parte da discussão é que a empresa tem entendimento de que teria a receber e o Estado não reconhece", explica o secretário de Mobilidade. 

Por ter ainda várias pendências, como infiltrações e a instalação de um elevador e de uma escada, a abertura do túnel foi alvo de inúmeras críticas no Twitter e no Facebook do JC Trânsito. "Não foi inaugurado, foi liberado para o tráfego. É uma decisão que se precisava tomar. O transtorno diário era tão grande que achamos razoável, pois o ganho para o tráfego era maior do que o benefício de esperar o tempo de serviços finais", justifica Bruto.

Para conter as infiltrações e a água que mina de alguns pontos na parede, o consórcio tem injetado resina há três semanas, totalizando 800 litros. Também será feito o saneamento. "Não há risco de a estrutura ser danificada por isso. Hoje não há problemas, mas temos o entendimento que algo precisa ser feito. Todo túnel é tolerável algum nível de umidade, e no nosso ainda não é o ideal", admite o secretário.

Além das obras e dos serviços para conter as infiltrações, uma licitação ainda é prevista. O procedimento será feito para levar medidas paliativas ao Museu da Abolição, que alega ter sofrido consequências negativas por causa do túnel, como um jardim que já estava previsto no projeto inicial, em que se gastou R$ 16 milhões, e a reforma da praça na saída do equipamento, na Rua Benfica. 

Há ainda a previsão de abrir uma passagem de pedestres na Rua Real da Torre, o que justifica a faixa sem saída tão questionada na lateral esquerda do túnel. Assim como o Corredor Leste-Oeste, não há prazo para essas intervenções.

Amanda Miranda e Lorena Barros

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