Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ferramenta mostra horários, itinerários e pontos mais próximos em Presidente Prudente

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Em Presidente Prudente, um aplicativo foi desenvolvido para melhorar a rotina dos usuários do transporte público: o Guia de Mobilidade Urbana (Guimu). A ferramenta, disponível para celulares, tablets e computadores, faz com que seja possível ter o acesso a horários de ônibus, itinerários e trajetos de todas as linhas.

A ideia surgiu após as reclamações daqueles que utilizam o coletivo, sobre o tempo que se perde enquanto se espera. Essa situação era vivida pelo programador Mateus Messias Cavichioli Coelho na época em que estavam na faculdade. Assim que se formaram, decidiram pôr em prática algo que pudesse melhorar a vida do usuário.

“Desde sempre eu utilizei ônibus e buscava a facilidade em saber sobre os horários de um forma simples, foi então que veio a ideia de criar um aplicativo e um site”, explicou Coelho.
Com o sistema, é possível ver o ponto de ônibus mais próximo, verificar os trajetos e locais por onde o veículo deverá passar, realizar pesquisas por nome de bairros sobre quais as linhas disponíveis, os horários de cada circular, além de saber se a parada é coberta ou não. Esse aplicativo é gratuito e para baixá-lo, basta ter acesso à internet.

O sócio da empresa Wellignton Franklin conta como funciona. “Hoje todo mundo tem internet no celular, e com isso a pessoa não terá uma perda de tempo, pois será possível saber se o ônibus passará naquele determinado horário”, ressaltou.

Foram oito meses de trabalho até ficar pronto, e ainda outras novidades devem vir, conforme o outro proprietário da empresa Fernando Scolari. “Vamos implantar rastreadores, GPS, nos ônibus e daqui umas duas semanas, iniciaremos a fase de testes”, informou.

Com a implantação dos rastreadores nos veículos, um usuário que estiver no Terminal Rodoviário, por exemplo, conseguirá saber em que momento o ônibus que ele espera deverá chegar, isso porque, a ferramenta dirá onde exatamente o veículo está.

Essa facilidade agrada aqueles que estão sempre utilizando o celular, mesmo sem entender muito de tecnologia.“É com porque a gente acessa e já pode ver onde o ônibus está. Meus filhos e netos também poderão me ajudar”, disse a aposentada Ignácia Castanheira dos Santos.

Informações: G1 Presidente Prudente

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960