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SMTU estuda construir novo terminal de ônibus na avenida Torquato Tapajós

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As zonas Oeste e Norte de Manaus, que estão em franca expansão populacional nas proximidades da barreira, devem ganhar um terminal de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo em 2015. O diretor-presidente do Superintendência Municipal de Transporte Público (SMTU), Pedro Carvalho, informou que a obra já está em estudo pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e estima que pode representar um investimento de R$ 15 milhões aos cofres públicos.  

O Terminal 6 (T6) deve ser construído a 500 metros do cruzamento entre as avenidas Torquato Tapajós e José Henriques (que passa em frente a área de exames do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), próximo à barreira da Polícia Militar que dá acesso a AM-10 e a BR-174. 

O principal objetivo do T6 será resolver o precário serviço de transporte público oferecido aos condomínios que estão sendo construídos no local e às comunidades que nasceram ao longo daquela área da Torquato Tapajós. No local, os moradores são reféns do transporte irregular por meio de kombis lotações e mototáxis que, quase sempre, expõem os passageiros a riscos levando uma quantidade de pessoas acima do permitido no carro ou negando aos mesmos a falta de equipamentos de segurança.

 “Temos muito problemas naquela área. As comunidades querem ônibus para tudo quanto é ponto. Não posso criar ônibus para cada ramal. E as pessoas querem ônibus de dez em dez minutos. Não temos essa demanda. A única forma de viabilizar isso é criando um terminal de passageiros. Dessa forma, podemos colocar linhas coletoras para esses ramais e a partir dali coloca as linhas troncais para outros locais”, declarou Pedro Carvalho.

Ele afirmou ainda que o terminal não deve causar mais congestionamento na via, que é uma em que os motoristas mais enfrentam o problema diário nos horários de pico. “Só fica engarrafamento quando o terminal é ruim. Esse a gente vai construir ele num local onde tenha área pra trabalhar. Aí vamos abrir as duas pistas”, disse.

Opção

Pedro Carvalho afirmou que o terminal será no meio da Torquato Tapajós entre as pistas de sentido bairro/Centro e Centro/bairro aos moldes do Terminal 3 (T3) na Cidade Nova, zona Norte de Manaus. “O que a gente quer dar é opção para o cidadão vir na linha coletora, descer no terminal e ter opção para o shopping por exemplo, para trabalhar, para ir a Cidade Nova ou para o Centro”, declarou.

O presidente da SMTU afirmou que a única solução para minimizar reclamações em relação ao transporte público em grandes cidade é a construção de terminal. “Ainda mais nessa área. Isso aqui vai explodir (crescer número de moradores). Tudo deságua na Torquato”, disse.

Por Rosiene Carvalho e magem de Euzivaldo Queiroz
Informações: A Critíca

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Governo quer contratar obras da segunda fase do VLT de Santos em 2015

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, disse durante o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável da Baixada Santista, que ocorreu no ultimo dia 30 na Associação Comercial de Santos, que até o final do ano deverá ser realizada a pré-qualificação das empresas para a concorrência pública da segunda fase do VLT de Santos, que interligará o futuro terminal Conselheiro Nébias até a região central de Santos, no Valongo.

“No final de outubro vamos começar as audiências públicas, o que deve durar entre 45 e 60 dias. Nossa estimativa é lançar a pré-qualificação até o final do ano e a licitação no primeiro trimestre do ano que vem” disse o Secretário.

Com entrega prevista para março de 2015, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estima que com o trecho inicial entre Barreiros (São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos) de 11 km, pelo menos 33% das viagens na região sejam absorvidas pelo VLT.

A analise é do próprio presidente da EMTU, Joaquim Lopes, durante o Seminário: “No cenário mais conservador, o VLT sozinho, operando nesse trecho inicial, vai responder por apenas 33% das viagens. Nessa primeira fase, a gente ainda vai absorver passageiros das áreas lindeiras (vizinhas) do corredor”, explica o chefe da EMTU.

Inicialmente o VLT deve atender a uma demanda de 70 mil usuários por dia, com intervalo médio de 210 segundos entre os veículos (22 no total). A estimativa é que com a reestruturação das linhas intermunicipais e municipais, que aconteceria nos próximos anos, cerca de 220 mil usuários seriam beneficiados.

“Não podemos criar uma sensação de que o VLT vai ser uma solução para tudo. É um sistema novo, mas é só o começo. A gente ainda tem muita coisa para fazer”, completou o presidente da EMTU.

Informações de A Tribuna On-line

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BRT Transcarioca opera com todas as estações a partir de sábado

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Secretaria Municipal de Transportes e o Consórcio BRT inauguram neste sábado (04/10) as seis últimas estações do BRT Transcarioca. Com isso, os passageiros poderão utilizar o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de 10 minutos nas estações: Penha (I e II), Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré, Fundão, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1. O serviço expresso que vinha fazendo o trajeto até a Penha passa a ser Fundão-Alvorada e funcionará das 5h às 23h, com saídas a cada 7 minutos. Não haverá corte de linhas convencionais nesta etapa.
Foto: João Mattos / FotoNews
O BRT Transcarioca já transporta 182 mil passageiros por dia, devendo chegar, com as entradas em funcionamento das novas estações, aos 192 mil nos próximos dias. Ao final da implantação da terceira e última etapa, a expectativa é de que 320 mil pessoas utilizem o corredor expresso. O primeiro BRT implantado na cidade, o Transoeste, já transporta 180 mil passageiros por dia, totalizando 362 mil pessoas diariamente em todo o sistema BRT.

O Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão) e é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. O tempo de viagem por ônibus no trecho já reduziu em 60%. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

As mudanças serão divulgadas nas estações e principais pontos das linhas com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem mais de 120 mil seguidores.

Informações: Jornal do Brasil

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Usuário do SalvadorCard terá acesso ao Bike Salvador

Os usuários do SalvadorCard, cerca de 800 mil pessoas, a partir desta quinta-feira, 2, terão acesso ao programa Bike Salvador. Ação acontece devido a parceria entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Salvador (Setps) e a prefeitura que implementam a integração do sistema de bicicletas compartilhadas ao transporte coletivo.

Para quem já é cadastrado no Bike Salvador e deseja, a partir de agora, acessar as bicicletas através de seu cartão SalvadorCard, o procedimento é simples. Basta entrar no site do Bike Salvador e vincular o número do cartão ao seu cadastro, clicando na aba "credenciamento". Em seguida é só inserir o número que aparece no verso de cartão de transporte e a associação estará completa. Todas as categorias do SalvadorCard serão aceitas.

Como é possível a aquisição de até cinco passes anuais em um único cadastro, é importante esclarecer que, caso o usuário possua mais de um passe registrado no Bike Salvador será preciso escolher apenas um deles para realizar a vinculação.

O procedimento também é simples para àqueles que ainda não têm Bike Salvador: a partir de agora, ao se cadastrarem, já é possível visualizar no site do programa, a opção de inserir o número do SalvadorCard ao se inscreverem.

Para a liberação das bicicletas na estação de compartilhamento, o usuário deverá aproximar o cartão cadastrado à máquina de leitura. Em seguida, aguardar o número da bicicleta a ser liberada e aproximar o cartão novamente e pegue a bicicleta quando a luz verde estiver acesa.

Em caso de roubo do SalvadorCard, o usuário deverá cancelar o seu cartão de transporte e comunicar imediatamente ao Bike Salvador para que o serviço de integração seja suspenso.

Informações: A Tarde


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Em Bogotá, BRT é ponto de partida para sustentabilidade

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Os sistemas de transporte público podem ir além da melhoria da mobilidade urbana e ser o ponto de partida para a evolução tecnológica e sustentável de uma cidade. Essa é a proposta que Bogotá, capital da Colômbia, transformou em política pública em outubro de 2013, com o Plano de Melhoria Tecnológica. A cidade quer ser uma vitrine desses aspectos para o resto do mundo. O objetivo principal é melhorar a qualidade do ar e promover avanços na saúde pública, de olho na qualidade de vida de toda a população.

O trabalho começou pela rede de ônibus, cujo modelo foi inspirado em Curitiba, e conta com 13 mil veículos para transportar, em média, 2,2 milhões de colombianos todos os dias. O plano determina a substituição gradativa de ônibus movidos a diesel por outros com baixa ou zero emissão de poluentes. Em paralelo, a Transmilenio, gerenciadora da rede, também aposta na adoção de veículos articulados, para diminuir o tamanho da frota e manter a capacidade de transporte.

“A alta capacidade é necessária para melhorar o sistema, imprimindo mais velocidade e eficiência”, diz Sergio París, presidente da Transmilenio. A cidade desenvolveu uma rede complexa de ônibus: são 112 quilômetros de linhas troncais, por onde passa o BRT (ônibus de transporte rápido, na sigla em inglês), além do sistema de alimentadores, que passa por mudanças devido a uma nova licitação do sistema.

Além disso, a implantação dos ônibus híbridos já começou. Desde abril, são 200 veículos movidos a biodiesel e energia elétrica que circulam pelas ruas da capital colombiana. “Quando começou a se falar de ônibus híbridos, não acreditávamos que teríamos essa tecnologia, era algo fora de alcance. Hoje, estão rodando. Os êxitos que teremos não serão em curto prazo, são processos de maturação”, defende París.

Os híbridos circulam em um dos eixos troncais, o corredor verde da Rua Sétima. Além dos veículos, há uma proposta de aumentar a arborização na cidade. Nesse corredor, como parte do processo de transformação de Bogotá, já estão implantados 20 pontos de parada com teto verde.

Por enquanto, os ônibus híbridos adquiridos são da Volvo, que promete emitir 17,5 toneladas de CO2 por ano a menos que um veículo convencional. Apesar de terem um custo inicial mais alto que o de ônibus convencionais, París afirma que a economia de combustível ajuda a bancar os custos, além da liberação de publicidade externa nesses veículos. No caso, a verba com anúncio não só ajuda a bancar o investimento, como se reverte em receita para o sistema. A expectativa é arrecadar 2,7 milhões de euros por ano com propaganda.

Na visão de París, cabe às cidades procurar na indústria soluções que ajudem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A proposta de Bogotá é de ser uma incubadora de novas tecnologias, por isso, os governantes estão atentos ao que está disponível no mercado.

Curitiba inspirou sistema colombiano

O Transmilenio, sistema de BRT de Bogotá criado em 2001, foi inspirado no modelo de Curitiba, mas superou o criador por necessidade. Cidade espraiada, Bogotá precisou apostar em uma rede eficiente de transporte, que aliasse rapidez e qualidade para atrair novos usuários.

Depois de 13 anos, o sistema sofre com alguns problemas estruturais – como o atraso na implantação de novos corredores – e operacionais. Para Segio París, presidente da Transmilenio, a cidade precisaria de mais 200 quilômetros de corredores de ônibus, o que ajudaria a acomodar a demanda de viagens, que cresceu 25% no último ano, com o acréscimo de 225 mil passageiros.

Por outro lado, é preciso manejar a frota e reestruturar os serviços. Em Bogotá, as estações são amplas e há mais de um ônibus por parada. Para eles, é preciso melhorar a comunicação visual, para permitir que os usuários visualizem com mais facilidade as linhas que vão usar.

A cidade também estuda a adoção de faixas exclusivas, para quando os ônibus precisam sair das troncais. Nesse caso, o próprio veículo híbrido é um teste. Com piso alto, as portas do lado esquerdo são elevadas, para permitir o embarque em nível nas estações de transporte. Já para garantir a movimentação em outras zonas da cidade, os veículos possuem portas com escadas e elevadores do lado direito, que permitem a parada em pontos de ônibus comuns.

Por Fernanda Trisotto
Informações: Gazeta do Povo

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Domingo de eleições terá passe livre nos ônibus de Porto Alegre

A frota de ônibus de Porto Alegre circulará com passe livre e esquema especial de trânsito neste domingo, devido às eleições. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas de transporte coletivo terão reforço de 40% nas viagens.

No total, serão mais de 15 mil viagens para atender os eleitores — normalmente, os domingos têm 10,7 mil. Os principais eixos com reforço serão as avenidas Bento Gonçalves, Assis Brasil, Protásio Alves, Ipiranga, João Pessoa, entre outras.

Para monitorar e organizar a circulação nos principais colégios eleitorais da cidade, a EPTC terá 400 agentes. A Avenida Padre Cacique terá um trecho bloqueado ao trânsito, nas imediações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre a Rua Barão do Cerro Largo e a Avenida José de Alencar, além de isolamento da área azul do local. Outros bloqueios também poderão ser realizados em razão de carreatas e concentração junto a colégios onde há seções eleitorais ou diretórios de partidos.

Informações: Zero Hora


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Linha Sul do Metrô de Fortaleza inicia fase comercial com passagem a R$ 2,20

A operação comercial da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) começa nesta quarta-feira (1º), com as estações abrindo às 6h30 e fechando às 19 horas, de segunda-feira a sábado.  Durante a operação comercial, o valor da passagem para um percurso de 24,1 km (Fortaleza a Pacatuba), em 30 minutos, será R$ 2,20 a inteira e de R$ 1,10, meia estudantil. O preço é o mesmo pago por quem utiliza ônibus na capital cearense. Os trens são equipados com ar-condicionado.

De acordo com o Metrofor, as 18 estações em funcionamento receberam catracas e urnas para colocar os bilhetes. Em uma segunda fase da operação comercial, o tempo entre os trens será reduzido e o sistema passará a contar com integração a outros modais de transporte coletivo.

A Linha Sul foi inaugurada em 15 de junho de 2012 após 13 anos de obras, estando há cerca de dois anos em fase de teste.

Por Antonio Cardoso
Informações: Ceará Agora

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VLT em Petrolina terá investimento de R$ 117 milhões

A previsão para a implantação do Sistema Integrado de Transportes (VLT) em Petrolina, no Sertão pernambucano, é que seja no primeiro semestre de 2015. Segundo a prefeitura do município, dois contratos foram assinados pelo ministro das cidades, Gilberto Occhi, destinando cerca de R$ 117 milhões para a obra que promete melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Estão pactuados R$ 83 milhões para o VLT e R$ 29 milhões na pavimentação e qualificação de vias urbanas. De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Junior, o tempo necessário para implantação do sistema é de dois anos.

Ainda segundo o secretário, para a celeridade da obra será usado o modelo de contração de Regime Diferenciado de Contratação (RBC). “Esse é um tipo de contratação que encurta tempo e diminui a burocracia. O Governo Federal tem usado este método como aconteceu na Copa do Mundo. Esperamos que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2015 e que tenha obra do VLT e também de pavimentação”, explica Geraldo.

De acordo com o projeto inicial, cada um dos quatro vagões têm capacidade para 380 pessoas e um trajeto de 4,8 quilômetros. Serão cinco estações e dois terminais centrais, sendo divididos em Estação Central, Rodoviária, Sementeira, Ceape, Parque de Integração, Vila Verde e Pedra Linda.

O sistema terá uma estação padrão que permitirá o fácil embarque do usuário, com portas automáticas e bilheteria. Para facilitar a circulação urbana estão previstos ainda cinco cruzamentos de nível, automatizados e operados por sinais luminosos e cancelas.

Com a implantação do VLT devem ser realizadas obras de pavimentação de corredores de transportes, proporcionando construção de terminais, construção da central operacional e um sincronismo de todo sistema de transportes da cidade.

Por Juliane Peixinho
Informações: G1 Petrolina

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