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Rio, Salvador, São Luís e Florianópolis enfrentam falta de ônibus nas ruas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

A paralisação de rodoviários atinge quatro capitais do país na manhã desta quarta-feira (28): Rio, Salvador, São Luís e Florianópolis. A categoria reivindica reajuste salarial, benefícios e melhores condições de trabalho, como o fim da dupla jornada de motoristas que acumulam a função de cobradores.
Rio
Esta é a terceira paralisação dos rodoviários dissidentes no Rio, e começou nesta quarta com menor impacto que o esperado: segundo o Rio Ônibus, sindicato que representa as 43 empresas que operam no sistema de transporte coletivo da cidade, 90% da frota estava nas ruas no início da manhã. Passageiros ouvidos pelo G1 na Central do Brasil enfrentavam filas e coletivos lotados, mas o número de veículos disponíveis era, de fato, muito superior ao dos outros dias de greve. O Metrô na Superfície – serviço complementar de ônibus do Metrô Rio – não estava funcionando no começo da manhã, o que prejudicava passageiros principalmente na Zona Sul. Acompanhe a situação no Rio em tempo real.

O Rio Ônibus informou que vai entrar com um pedido no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que o movimento grevista, convocado por um grupo dissidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb), seja considerado abusivo, pois não foram respeitados os princípios e requisitos da lei de greve, como o aviso de paralisação com 72 horas de antecedência.

Nas últimas paralisações – a primeira, no dia 8, e a segunda, nos dias 13 e 14 – manifestantes depredaram mais de 700 ônibus. Desta vez, até as 7h20, não havia sido registrado nenhum episódio de violência. Segundo a liderança do movimento grevista, não houve avanço nas negociações com as empresas. Os dissidentes rejeitam o acordo firmado em março entre o Sintraturb e o Rio Ônibus, que estabeleceu aumento de 10% no salário retroativo a abril, elevando o salário-base do motorista para cerca de R$ 1.950. Os rodoviários dissidentes pedem aumento de 40% – passariam a receber quase R$ 2,5 mil – e cesta básica de R$ 400 – era de R$ 100 e subiu para R$ 140. Outra reivindicação é o fim da dupla função, na qual motoristas também trabalham como cobradores. Segundo eles, o Sintraturb não consultou a categoria ao aceitar o acordo com as empresas, mas o sindicato nega.

Salvador
A capital baiana amanheceu sem ônibus pelo terceiro dia seguido. A Polícia Militar reforçou a segurança dos coletivos em garagens da cidade. Até as 6h40, não havia sido registrada nenhuma ocorrência em Salvador. Escoltados pela PM, alguns veículos começaram a deixar as garagens das empresas por volta das 7h.

Há três dias, a população da capital tem recorrido ao transporte alternativo, como vans e mototáxis, e a 300 micro-ônibus que rodam nas principais avenidas. Na terça-feira (27), a Justiça bloqueou bens do Sindicato dos Rodoviários, e Salvador ficou sem um único ônibus da frota tradicional nas ruas. O julgamento do dissídio da categoria está marcado para as 10h desta quinta-feira (29). A última proposta feita aos rodoviários foi do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que ofereceu 9% de reajuste salarial e R$ 17 no ticket-alimentação, mas os rodoviários pedem 12% de aumento e jornada de 6h40, com descanso de 20 minutos. Siga a situação em tempo real.

São Luís
A capital maranhense amanheceu sem ônibus nas ruas pelo segundo dia seguido nesta quarta-feira. Não houve acordo entre patrões e empregados em reunião na noite de terça-feira. Uma nova negociação na Justiça do Trabalho deve ocorrer nesta quarta. A Prefeitura de São Luís descartou qualquer possibilidade de reajuste nas tarifas do transporte coletivo.

Os rodoviários apresentaram uma segunda proposta às empresas, diminuindo o percentual de reajuste de 16% para 11% e mantendo os pedidos de aumento do ticket-alimentação para R$ 500 por mês, inclusão de um dependente no plano de saúde e implantação de plano odontológico. Mesmo assim, os empresários não cederam.
Florianópolis
Desde a 0h até as 8h desta quarta-feira, apenas cinco ônibus saíram das garagens das empresas de transporte coletivo na Grande Florianópolis. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), Antônio Carlos Martins, as nove empresas da região e os 5 mil funcionários aderiram à paralisação.

A principal reivindicação da categoria é evitar uma possível demissão de 350 cobradores, em decorrência da automatização das catracas. A prefeitura nega que haverá demissão de trabalhadores do sistema. Nesta manhã, foram colocadas 200 vans nas ruas para fazer o transporte da população na capital catarinense. Até as 8h, o movimento era tranquilo na cidade. Acompanhe a situação em tempo real.

Informações: G1
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Primeiro trem do VLT é transportado para estação em São Vicente

O primeiro trem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que chegou ao Porto de Santos na última quinta-feira, a bordo do navio Grande Buenos Aires, já está em São Vicente.

Na noite de hoje, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Secretaria de Transportes de São Vicente (Setrans) montaram um esquema especial para fazer o transporte do primeiro trem do sistema do terminal da Deicmar, no cais do Saboó, à Estação Nossa Senhora das Graças, a mais avançada do VLT, na Vila Valença.

Mais de 40 pessoas estiveram envolvidas diretamente na operação, que teve início às 22 horas A Locar Guindastes e Transportes Intermodais foi a encarregada de efetuar o transporte.

O descarregamento do primeiro veículo do sistema está previsto para acontecer na manhã desta terça-feira
Para transportar os módulos, que pesam 14 toneladas cada um, a empresa utilizou carretas-pranchas, com capacidade de expansão de até 51 metros e carga de até 60 toneladas. Participaram dessa ação, pela Locar, 16 trabalhadores, incluindo engenheiro de transporte, motoristas, operadores e a equipe de remoção.

Após sair da instalação, os veículos seguiram pelo elevado da Alemoa e passaram pela Avenida Nossa Senhora de Fátima até a divisa entre Santos e São Vicente, pelo antigo Matadouro. De lá, seguiram pela Avenida Antonio Emmerich, chegando à referida estação. O descarregamento está previsto para a manhã desta terça.

No trecho santista, a CET cuidou da logística. O mesmo aconteceu em São Vicente, com a Setrans. Em todo o trajeto, a Polícia Militar fez a escolta. Não foram necessárias interdições de vias, apenas orientações momentâneas com os chamados batedores.

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No Recife, Empresas de ônibus vencedoras do segundo lote da licitação assinam contrato em junho

Até o final de junho, as empresas vencedoras da segunda etapa da licitação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) vão assinar contrato para operacionalizar o serviço, a partir de setembro. O resultado da licitação foi publicado no dia 14 de maio e já está homologado, confirmando como operadores dos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, respectivamente, o Consórcio Tejipió, Expresso Vera Cruz Ltda., Consórcio Capibaribe, Rodoviária Caxangá e Consórcio Litoral Sul. 

Esta segunda etapa da licitação representa um investimento de R$10,5 bilhões e compreende os corredores da José Rufino e Abdias de Carvalho (lote 3); Mascarenhas de Moraes (4); Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte (5); Beberibe e Presidente Kennedy (6); Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca (7). 

Juntos, esses cinco corredores recebem 70% da frota do sistema. São 1.892 veículos, dos quais 1.338 convencionais e 554 articulados e “padron” (modelo de ônibus com motor traseiro, automático e com ar-condicionado com capacidade para 90 passageiros). Ao todo, esses veículos operam 269 linhas de ônibus, transportando cerca de 1 milhão de passageiros por dia.

Durante o processo de licitação, a Empresa São Paulo foi desclassificada por não atender às exigências e, no último dia 22, ela encerrou suas atividades. O Sindicato das empresas, Urbana-PE, informou estar trabalhando para relocação dos ex-funcionários da São Paulo pelas outras operadoras, criando um banco com os dados de todos eles. As linhas continuam funcionando, sob gerenciamento de outras empresas até que as novas concessionárias iniciem suas atividades.

A licitação foi dividida em duas etapas para otimizar a concorrência, que deu deserta no lançamento. Na primeira fase, de R$ 4,5 bilhões, foram à concorrência os corredores exclusivos de BRT (ônibus de trânsito rápido). O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o lote 1 (Corredor Norte-Sul) e o lote 2 (Corredor Leste-Oeste) ficou com o consórcio Rodoviária Metropolitana. As empresas já assinaram contrato e devem começar a operação em junho.

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Estudo sobre VLT está atrasado em quase meio ano em Uberlândia

Prevista, inicialmente, em portaria 1.132, publicada em julho, para ser entregue em dezembro do ano passado, a conclusão dos estudos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a possibilidade de implantação do metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia está atrasada em quase meio ano e deve ser apresentada daqui a dois meses, no mínimo. A coordenação do comitê que realiza a pesquisa afirma que o diagnóstico já se encontra em fase final. O levantamento obteve verba de R$ 500 mil para ser custeado.

Sobre o atraso, a coordenadora do estudo, a doutora em Geografia Marlene de Muno Colesanti, afirmou à reportagem do CORREIO de Uberlândia que ocorreu por causa de problemas burocráticos, mas não especificou detalhes. “Já fizemos toda a pesquisa de campo e tudo está prestes a ficar pronto. Haverá uma apresentação oficial na ocasião e também uma audiência pública”, disse.

O CORREIO apurou com pessoas envolvidas no projeto que, além de burocracias, o atraso para o término pode ter sido motivado por divergências técnicas entre os dez docentes integrantes da instituição, representantes de, ao menos, cinco faculdades da UFU envolvidas no estudo, durante a elaboração do mesmo.

Conforme o deputado federal Weliton Prado (PT), que garantiu a verba de R$ 500 mil por emenda parlamentar para custear a pesquisa, ele chegou a tomar conhecimento sobre algumas dessas divergências de ideias no início, mas, recentemente, foi informado que a conclusão da análise estava próxima. O reitor da UFU, Elmiro Santo de Resende, também disse ter sido informado de que finalização do projeto estava próxima, porém não estava ciente do atraso. “A portaria datou um prazo e não foi cumprido. Nada será prejudicado, mas o correto seria ter pedido prorrogação oficialmente”, afirmou.

Sistema pode ligar centro a Umuarama

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) ajudou e está contribuindo com os pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que verificam a possibilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, com passes gratuitos no sistema de transporte. O intuito é que os estudiosos analisem como funciona o atual esquema.

Segundo o secretário da pasta, Alexandre Andrade, afirmou recentemente, a expectativa é que o VLT deve ser uma extensão e ampliação do projeto de cinco novos corredores de ônibus a serem implantados no Município até 2016.

Pelo que soube da UFU, conforme ele, umas das possíveis linhas do VLT pode ligar a praça Tubal Vilela, no Centro, ao Terminal Umuarama, no bairro Umuarama, zona leste. “Se observar o mapa com os novos corredores do BRT (corredores de ônibus), vai ver que existe um vazio naquele lado”, disse o secretário à reportagem do CORREIO de Uberlândia na semana passada.

Trabalho teve viagem aos EUA

Para compor o projeto que prevê a viabilidade de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia, o comitê da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que faz o estudo visitou uma série de capitais brasileiras que detêm este tipo de sistema de transporte. Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Fortaleza (CE) foram algumas destas.

O grupo também foi ao exterior, no ano passado, com o intuito de ver e entender melhor o funcionamento do VLT em locais como Nortfolk e Charlotte, nos Estados Unidos; Paris, na França; Barcelona, na Espanha; e Lisboa, em Portugal.

Por Fernando Boente
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No Rio, Estações do BRT passam por obras uma semana antes da inauguração

terça-feira, 27 de maio de 2014

Algumas estações do BRT Transoeste ainda passavam por obras e ajustes na cidade, faltando apenas uma semana para o corredor de ônibus estar em pleno funcionamento. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta terça-feira (27), a estação com mais pendências era a Arroio Pavuna, no bairro da Pavuna, Subúrbio do Rio. A bilheteria não estava pronta, catracas não tinham sido instaladas e não havia luz e nem água nas instalações. Operários instalavam grades para que os pedestres atravessem a via somente na faixa, para evitar acidentes.

Durante a reportagem, a equipe flagrou a irresponsabilidade dos motoristas. A pista exclusiva do BRT estava sendo usada por carros de passeio, motociclistas e até caminhões.Na estação da Taquara, na Zona Oeste, muita coisa já foi feita, como a bilheteria e as catracas, mas ainda falta luz elétrica, água e limpeza no ambiente.

Ao lado da estação há um terminal de ônibus de integração com o BRT que ainda estava em obras. Ainda faltava instalar o sistema de informática e as máquinas de validação do sistema. A cobertura do terminal também não estava pronta. O prazo para terminar tudo é dia 10 de junho, depois da data prevista de inauguração do sistema de transporte. Segundo o engenheiro responsável, Maurício Carneiro, a execução da obra após o funcionamento do BRT não vai prejudicar o serviço. “Não tem motivo para atrasar, porque toda a parte de infraestrutura já estará pronta”, explicou.

No dia 2 de junho, 19 das 45 estações que vão ligar a Zona Oeste ao Aeroporto Internacional começam a funcionar, do terminal Alvorada até o Tanque, na Zona Oeste. No dia 4, outras três estações devem ser inauguradas. Depois de pronto, o BRT deve beneficiar diariamente cerca de 450 mil pessoas.
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Rachaduras nas pistas
Ainda na fase dos preparativos, a Prefeitura do Rio encontrou rachaduras na pista entre a Penha e a Barra da Tijuca. O asfalto trincado era visível na Avenida Pedro Correia, em frente à estação Vila Queiroz, e na altura da Estrada dos Bandeirantes. Havia rachaduras também nas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, ambas no subúrbio, próximo à estação de Guaporé.

A Construtora Andrade Gutierrez informou que já foi entregue à Secretaria municipal de Obras o plano de recuperação do pavimento na Transcarioca e que estão sendo tomadas as providências necessárias para a realização dos reparos na via, em alinhamento com o que foi definido pelo cliente.

Informações: G1 RIO
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Greve de ônibus em São Luís continua por tempo indeterminado

Após quatro horas de reunião em busca de uma solução para o fim da greve dos rodoviários, o impasse continua sem nenhum acordo entre as partes envolvidas. A previsão é que haja mais um encontro para amanhã (28), às 16h, entre o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), lideranças do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) e representantes da Prefeitura.

Na reunião de hoje (27) estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão, lideranças do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), OAB-MA, Procon-MA, Câmara Municipal, Governo do Estado, Ministério Público, Associação Comercial, Sindicato dos Comerciários, Fiema e Fecomercio. 

O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no bairro do Ipase, para discutir os rumos da paralisação e, juntamente com outros órgãos públicos, buscarem uma solução para o impasse que levou a greve. 

Membros do Movimento Estudantil Independente (MEI), DCE’s da UFMA, da Uema e do Ifma, além do Movimento Nossa São Luís, também, compareceram na reunião que foi marcada após decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), de retirar 100% da frota das avenidas de São Luís, nesta terça-feira ( 27). 

Informações: O Imparcial

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VLT's começam a chegar na cidade de Natal

O processo de modernização do transporte ferroviário de Natal começa a receber os primeiros veículos que serão incorporados ao sistema de transporte público através dos trens na região metropolitana de Natal. Nesta segunda-feira (26) uma das locomotivas estacionadas na BR-101 chamou a atenção de quem passava na avenida. 
Tácio Cavalcanti/Via Certa Natal
De acordo com assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o motivo da locomotiva estar estacionada é por causa da regra do tráfego urbano que só permite deslocamento de veículos pesados na madrugada. 

A modernização do transporte ferroviário inclui 12 composições inseridas no Veículo Leve Sob Trilho (VLT), composto de dois carros de motores e um carro de passageiro para transporte de pessoas. 

O novo equipamento está estacionado ao lado do shopping Midway Mall e após chegada na CBTU, que fica no bairro da Ribeira passará por uma inspeção e adaptação ao sistema, treinamento com maquinista para depois ser inserida no sistema de transporte.

O processo de modernização deve ser concluído nos próximos três anos. Ainda de acordo com a assessoria, o sistema usado hoje em Natal é da década de 50.

Por Marília Rocha
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Em Salvador, Setps garante parte do efetivo de ônibus rodando nesta quarta-feira

A determinação prevista em liminar da Justiça para que o efetivo de 70% de ônibus rode nos horários de pico e 50% nos demais horários pode trazer punições severas para o rodoviário que se recusar a cumpri-la. Em contato com o iBahia, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS) revelou que uma reunião está acontecendo entre o secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, e a entidade, na tentativa de colocar alguns veículos nas ruas ainda hoje.

No entanto, as chances de isso acontecer não são grandes, o que não deve se repetir nesta quarta-feira (28), quando haverá um esquema de segurança para dar suporte aos rodoviários que forem relacionados para cumprir suas funções. "Hoje está mais difícil, estamos tentando colocar pelo menos uns 40 ou 50 ônibus na rua, mas não dá para garantir", disse a assessoria.

Contudo, o sindicato garantiu que haverá coletivos rodando a partir de amanhã, sob pena de multa ao sindicato dos rodoviários e punições severas aos trabalhadores que se recusarem a cumprir o determinado. "Amanhã estaremos fazendo todo um esquema de segurança para dar condições totais à todos aqueles que quiserem trabalhar, mas caso a determinação da Justiça não seja cumprida, o sindicato irá pagar 100 mil reais por dia de atraso, até que cumpra", contou.

"Os trabalhadores que tentaram impedir o cumprimento serão visualizados e, caso sejam presos, irão responder por crime federal. Vamos fazer todo o possível e imaginável para que a população tenha ônibus amanhã. Quem quiser trabalhar, trabalha, não há impedimento para isso, mas os que forem escalados pela empresa e se recusarem, estes serão devidamente punidos, podendo até serem demitidos por justa causa e ainda pagarão multa", avisou.

Informações: Correio 24 Horas


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