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Em Campo Grande, Faixa exclusiva na Getúlio Vargas deve sair nesta semana

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Após adiamentos nas adequações da via e alterações no prazo de entrega, a faixa exclusiva para ônibus e táxis na Avenida Getúlio Vargas deve ficar pronta ainda nesta semana.

A expectativa é da própria Prefeitura da Capital, que alertou, via Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), que uma outra alteração no cronograma pode ocorrer, caso as chuvas permaneçam fortes pela noite, quando as reformas são feitas.

Até o momento, a pista do lado direito sentido Centro-Goiabeiras passou por perfilamento do asfalto (retirada das ondulações), recapeamento, podas de árvores e sinalização vertical (placas).

Para ser entregue, o trecho ainda precisa ter sinalização horizontal (pintura no asfalto e indicação de trecho exclusivo de ônibus) e colocação de tachões (sinalizadores com refletivo).

Atrasos seguidos

Desde novembro do ano passado, quando foi implantada a faixa exclusiva de ônibus e táxis na Avenida Isaac Póvoas, a Prefeitura vem prometendo o corredor também na Avenida Getúlio Vargas.

À época, a primeira data informada pelo município foi dia 20 de novembro. Desde então, porém, adiamentos foram sendo feitos.

A última data informada pela Prefeitura é que o trecho seria entregue em meados de março.

Adaptação

Assim como foi feito na Avenida Isaac Póvoas, os motoristas terão um período de adaptação na Avenida Getúlio Vargas.

Após esse tempo, aqueles que trafegarem na faixa exclusiva ou estacionarem do lado direito poderão arcar com multa de R$ 52 e perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Caso não retire seu carro, os motoristas poderão ter os veículos guinchados e levado para o pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU). 

Por Isa Souza
Informações: Mídia News
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Em BH, Ampliação do BRT começa no sábado com novas operações na Av. Cristiano Machado

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Um mês depois de inaugurar o Move em Belo Horizonte, a BHTrans vai começar a ampliação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) no sábado. A empresa ainda não confirma oficialmente quais serão as novidades, mas fontes do setor operacional garantem que dia 12 as três linhas troncais que já operam na Estação São Gabriel ganham reforço de outra troncal, que parte do terminal e usa as pistas exclusivas de concreto da Cristiano Machado e do Centro, e cinco alimentadoras, que saem dos bairros em direção à estação. Em 30 dias de operação, as linhas já existentes foram aprovadas por passageiros, que relatam mais conforto e rapidez nas viagens. Os usuários, no entanto, cobram mais ônibus para reduzir o intervalo das saídas e a superlotação, percebida mesmo fora do horário de pico.

Inicialmente a BHTrans havia marcado a ampliação do Move para 22 de março, mas manteve o sistema sem alterações desde então. Na semana passada, o presidente Ramon Victor Cesar anunciou o início das mudanças, embora sem especificá-las. Em agosto de 2013, o Estado de Minas revelou o planejamento da empresa municipal para as novas linhas de todo o sistema. De acordo com a planilha, seis destinos ainda devem ser contemplados saindo da Estação São Gabriel e usando os corredores das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná: Estação José Cândido da Silveira, BH Shopping, Avenida Presidente Carlos Luz e os bairros Alto dos Pinheiros (Noroeste), Vista Alegre (Oeste) e Lagoinha (Noroeste). Considerando o fluxo de passageiros dos bairros para a estação, o planejamento da empresa para o Move prevê 34 linhas alimentando o terminal do Bairro São Gabriel. Seis delas são novidade, duas serão adaptações de percursos que já existem e 26 mantêm os itinerários .   

Via assessoria de imprensa, a BHTrans se manifestou dizendo que vai anunciar as mudanças em momento oportuno, quando também fará um balanço do primeiro mês de funcionamento do sistema. A empresa informa que os 23 ônibus articulados que já operam nas três linhas existentes têm cumprido as viagens diretas da Estação São Gabriel até o Centro em 21 minutos no horário de pico da manhã, em média. A volta tem sido percorrida em 25 minutos, no mesmo horário. Quando o percurso é feito parando nas estações ao longo da Avenida Cristiano Machado, o tempo médio na ida sobe para 31 minutos no período de maior circulação da manhã. Já em direção à Savassi via área hospitalar, os coletivos articulados têm gasto 40 minutos até a Rua Professor Moraes. O tempo médio do retorno da Professor Moraes ao Bairro São Gabriel é de 27 minutos.

A Prefeitura de Belo Horizonte prevê que a Estação São Gabriel esteja totalmente concluída até o mês de maio, prazo final de implantação do Move. Ainda faltam ajustes em diversos pontos, que continuam em obras. A conclusão da cobertura é a maior intervenção pendente, mas ainda restam ajustes em pontos como as escadas rolantes, a sinalização e as grades de proteção. Ainda este mês começa a operação em fase de testes na Estação Pampulha, terminal imprescindível para o funcionamento do corredor Antônio Carlos. O testes nas estações Venda Nova e Vilarinho começam em maio, mês limite para que todo o sistema esteja implantado para funcionar em junho, durante a Copa do Mundo.

NAS GARAGENS 
Dos 428 ônibus (192 articulados e 236 padrons) previstos para o BRT, 69 já foram emplacados pelos quatro consórcios operadores. Vinte e três coletivos já estão em operação nas linhas 83D (Estação São Gabriel/Centro direta), 83P (Estação São Gabriel/Centro paradora) e 82 (Estação São Gabriel/Savassi via hospitais). A frota do Move urbano já disponibilizada às empresas operadoras, entretanto, aumenta a cada dia e já supera os 90 coletivos, segundo levantamento do Estado de Minas.

Principal fornecedor de carrocerias, a gaúcha Marcopolo foi a que mais entregou novos ônibus até agora para as linhas da BHTrans – cerca de 30 coletivos –, seguida da Neobus, Comil e Caio, esta última com entregas de ônibus articulados iniciadas nos últimos dias. A Mascarello é a única das cinco fornecedoras das carrocerias que ainda não entregou ônibus do Move. Paralelamente, chegam às garagens os coletivos do novo sistema metropolitano.

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Metrô de Porto Alegre, um sonho muito distante

A prefeitura de Porto Alegre adiou novamente o prazo de entrega dos estudos e projetos da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada para o metrô. Previsto de início para terminar em 12 de março, o prazo foi estendido, em janeiro, até 10 de abril, e agora postergado para o dia 22, em decisão acordada com o governo estadual. A complexidade do projeto explica o adiamento, conforme as gestões. Cinco empresas se habilitaram a disputar a concorrência.

Os projetos vão subsidiar o edital de licitação e a minuta de contrato da PPP (Parceria Público-Privada). O edital vai definir o vencedor da PPP, responsável pelo projeto executivo e obra, estimada em cinco anos, e operação e manutenção da linha do Metrô por 25 anos.

Ganha a concorrência o projeto de metrô mais adequado, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. O projeto deve considerar as tecnologias mais modernas e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo, métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, segurança, acessibilidade e informação ao usuário, concepção de terminais e estações de integração com ônibus e outros modais.

O investimento da Prefeitura totaliza R$ 1,385 bilhão, somando R$ 690 milhões em financiamento para a execução da obra, R$ 195 milhões para as desapropriações e R$ 500 milhões em 25 parcelas de R$ 20 milhões, como contraprestação do serviço durante a operação. O governo do Estado entra com um aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamento, o parceiro privado com R$ 1,303 bilhão e o governo federal vai destinar R$ 1,770 bilhão a fundo perdido. O investimento total do projeto é orçado em R$ 4,8 bilhões para execução da obra.

Confira os critérios de seleção

• Disponibilidade: maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência);
• Eficiência: menor tempo de viagem e etapas do processo de deslocamento (informação, acesso, pagamento, espera, deslocamento, transbordo e desembarque);
• Acessibilidade: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais;
• Atendimento: infraestrutura de atendimento, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário;
• Conforto: melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços;
• Informação: recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, estações, acessos, no entorno e à distância.
• Segurança: planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.

Informações: Correio do Povo
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Dia complicado no metrô do Recife

O rompimento de um cabo de alimentação de energia na Estação Camaragibe afetou a circulação das composições do Metrô do Recife (Metrorec) na manhã desta quinta-feira (10). O problema foi registrado por volta das 5h, prejudicando passageiros que utilizam a Linha Centro. Segundo a assessoria de imprensa do metrô, apenas um trem está funcionando no momento. Com isso, o intervalo de embarque na plataforma aumentou de 10 para 25 minutos.
Foto: Kety Marinho/TV Globo
Devido à falha, passageiros que têm como destino o Centro do Recife estão sendo obrigados a embarcar em ônibus no Terminal Integrado de Camaragibe. Ainda conforme a assessoria do metrô, a única composição em operação está atendendo também as estações Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu.

Por volta das 7h, alguns passageiros conseguiram embarcar em um único trem que chegou à estação. Muitos aguardam o embarque do lado de fora da plataforma e reclamam do atraso. "Só soube quando cheguei à estação, os fiscais estão fazendo o controle das portas. O tumulto tá muito grande e os ônibus não têm condição de atender à população. O atraso aqui não é só de hoje, todos os dias os trens ficam com problema, param entre estações, demoram pra chegar”, explicou o socorrista José Carlos, que tentava ir para o trabalho.

O técnico em segurança eletrônica José Barbosa disse que ligou para o trabalho avisando que ia chegar atrasado. “Estou esperando do lado de fora, acho que vou ter que pegar um ônibus. Há poucos e muita gente nas paradas. Acabou de chegar um trem, então aliviou mais a quantidade de gente que estava aqui. Só que não para de chegar pessoas”, explicou.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrorec, técnicos estão trabalhando para tentar identificar o motivo do corte no fornecimento de energia e reestabelecer o serviço.

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Bilhete Semanal começa a valer na cidade de São Paulo

terça-feira, 8 de abril de 2014

Usuários do sistema poderão realizar viagens ilimitadas durante uma semana pagando R$ 38,00 nos ônibus e R$ 60,00 na integração com trens e metrô. A avenida Cidade Jardim vai ganhar um novo corredor.

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, lançaram, na manhã deste sábado, dia 5, o Bilhete Único Semanal. Os dois se encontraram no Terminal Bandeira e testaram o funcionamento dos cartões com a nova modalidade de pagamento em uma viagem de ônibus até a Avenida Cidade Jardim, onde anunciaram a construção de um novo corredor de ônibus em benefício de pelo menos 160 mil usuários do transporte coletivo municipal.

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A partir de agora, os passageiros do transporte público na Capital já podem usufruir de seus cartões de Bilhete Único na opção semanal. A novidade permite que os paulistanos realizem quantas viagens de ônibus, metrô e trem quiserem ao longo de sete dias, 24 horas por dia, pagando um valor fixo de R$ 38,00 para um único meio de transportee R$ 60,00 por semana para a tarifa integrada. Estudantes também se beneficiam com a modalide, tendo à sua disposição uma tarifa semanal de R$ 19,00. Assim, passam a ter três opções de cotas e podem escolher aquela que melhor se ajuste à sua necessidade: a semanal, a mensal ou a regular.

“A ideia é darmos opções para os passageiros, para que eles façam o cálculo de qual bilhete é mais adequado para as condições dele, para o que ele vai usar”, comemorou o prefeito, que cumpre assim mais uma promessa feita ainda durante sua campanha eleitoral. “E vamos lançar em breve também o bilhete único diário”, anunciou Haddad.

Para o secretário Jilmar Tatto, São Paulo acompanha uma tendência mundial: “O usuário do sistema está ganhando aos poucos todas as opções de uso com um único cartão. É um processo. Temos o mensal, o semanal e teremos o diário. O usuário vai fazendo suas contas e vendo o que é mais vantajoso para ele entre as várias opções, exatamente como já ocorre em várias partes do mundo.

As vantagens do novo bilhete e do futuro bilhete único diário contemplam também os usuários eventuais, como pessoas que fazem deslocamentos no transporte coletivo apenas eventualmente e, de modo especial, os turistas. Esses passageiros poderão adquirir o cartão sem precisar realizar um cadastro prévio. Assim, pagarão R$48,00 pelo cartão para ônibus e R$ 75,00 para integração.

Quem já possui o Novo Bilhete Único não precisa realizar um novo cadastro. Basta solicitar a opção semanal no momento da compra. Aqueles que ainda não o adquiriram, para ter direito ao benefício devem se cadastrar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.

Logo depois do trajeto de ônibus até a Avenida Cidade Jardim, o secretário Jilmar Tatto falou sobre o potencial de utilização do bilhete semanal: aproximadamente 314 mil usuários de uso exclusivo de ônibus. Tatto também revelou o balanço de adesão ao bilhete único mensal.

“Já são mais de 100 mil pessoas usando a modalidade mensal diariamente. E temos 500 mil usuários cadastrados. É um processo. As pessoas vão aderindo às ideias e compreendendo que podem escolher o que for mais vantajoso para elas.”

Corredor na Cidade Jardim beneficia transportes coletivo e individual

Depois de lançar oficialmente o bilhete semanal, o prefeito Haddad e o secretário Tatto, que estavam acompanhados dos diretores de Gestão Econômica e Financeira e de Infraestrutura da SPTrans, respectivamente Adauto Farias e Salvador Khuriyeh, anunciaram a construção de um trecho de corredor exclusivo à esquerda na Avenida Cidade Jardim.

O novo corredor, com 720 metros de extensão, será implantado no trecho entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a Ponte Cidade Jardim. O investimento previsto é de R$ 7,8 milhões, proveniente da Operação Urbana Faria Lima. A previsão é que a obra seja iniciada em maio, com conclusão após seis meses.

“Este trecho vai melhorar tanto para os usuários dos ônibus, como para os usuários dos carros, porque na Avenida Cidade Jardim, antes de chegar a ponte, você tem um gargalo. A avenida começa com duas faixas e antes de chegar na Ponte Cidade Jardim ela fica só uma, com ônibus e carros. Então nós vamos abrir uma faixa para o ônibus e manter a outra faixa para os carros”, explicou o secretário Jilmar Tatto.

Neste ano, os passageiros que utilizam a região da avenida 9 de Julho foram beneficiados com a nova extensão entre as avenidas São Gabriel e Cidade Jardim. Dois meses após a sua implantação, iniciada em 25 de janeiro, a vantagens dessa via já são notadas. No horário de pico da manhã, os ônibus percorriam o trecho em 14min8s. Agora, o tempo caiu para 5min28s, um ganho de 61%. Já no pico da tarde o ganho foi ainda maior, caindo de 14min52s para 5min17s, com 64,5% de diminuição do tempo de viagem.

Informações: SPTrans
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Greve de ônibus em Manaus continua nesta terça-feira, diz sindicato

A paralisação dos coletivos usados no transporte público em Manaus deve continuar nesta terça-feira (8).  A assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário informou ao G1, no fim da noite desta segunda-feira (7), que o movimento grevista só deve parar após uma negociação sobre as reivindicações da categoria. Desde a madrugada, coletivos deixaram de circular na capital amazonense. Segundo a Justiça e a Prefeitura, 100% da frota deixou de atender a população durante parte do dia, o que gerou a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil. 

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pelo menos 70% da frota deve operar normalmente durante a paralisação dos rodoviários. Por decisão da justiça, assinada pelo desembargador David Alves de Mello Junior, no fim da tarde desta segunda, a multa diária em caso de descumprimento dobrará. Se a greve continuar e houver paralisação superior a 30% a multa diária aplicada deve subir para R$ 200 mil.

A assessoria do sindicato nega a informação de que houve resistência à ordem judicial anterior - determinada no último sábado - sobre o número mínino de veículos que deveriam circular. Ainda de acordo com a assessoria dos rodoviários, a paralisação deve seguir para o segundo dia nesta terça-feira.

A categoria pede reajuste de 20%, insalubridade e participação nos lucros. A categoria diz ainda que as reivindicações não são ouvidas pelos empresários. "O sindicato tem buscado reuniões constantemente com Sinetram e todas as reuniões são desmarcadas pelo Sinetram", disse o presidente do sindicato, Givancir Oliveira, à TV Amazonas.

As acusações foram rebatidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram)."Isso é uma mentira. Nós temo sentado com eles inclusive nas ultimas duas não apareceram(...) a gente não sabe realmente o que eles querem", afirmou à TV Amazonas o presidente Sinetram, Algacir Gurgacz. 

Início da greve
Funcionários de empresas que fazem o transporte coletivo em Manaus pararam as atividades desde a madrugada desta segunda (7). Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus e motoristas se concentram em frente às sedes da empresas, em diversas Zonas da cidade. Com a greve, a população foi prejudicada pela falta de ônibus na cidade. Mototaxistas e empresas do transporte executivo e alternativo foram as únicas opções para quem precisava do transporte público. Por volta das 6h20, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) informava que não havia movimentação de ônibus coletivos nas vias da cidade e nem nos terminais.

Por conta do movimento, cerca de 1.500 ônibus deixaram de sair das garagens para atender a população nesta manhã, segundo o diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Fernando Borges.

Informações: G1 AM

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Vagão feminino do metrô dá segurança, mas não resolve o machismo

domingo, 6 de abril de 2014

O metrô de Brasília já conta com um vagão exclusivo para mulheres, conhecido como Vagão Rosa, e a maioria das usuárias disse se sentir mais segura contra abusos sexuaisFábio Rodrigues pozzebom/Agência Brasil

“Uma vez, quando eu tinha uns 9 anos, peguei um ônibus lotado e percebi que um senhor estava esfregando as partes dele na minha perna. Eu tentei me afastar, mas ele ficava se esfregando. Quando desci, vi que minha perna estava molhada. Só anos depois entendi o que era”. O caso da servente Anália Rodrigues, de 47 anos, mostra uma situação que ainda é realidade no transporte público brasileiro, mas que aos poucos está sendo combatida.

No Distrito Federal (DF), há nove meses as mulheres que pegam o metrô contam com um vagão exclusivo para elas e também para pessoas com deficiência. “É uma política afirmativa importante, mas não é o desejável. O correto é a gente não ser importunada no metrô e nem no ônibus. A gente tem o direito de ir e vir. Se nem isso as mulheres têm mais, estamos com um problema sério”, avalia a secretária de Enfrentamento à Violência, da Secretaria da Presidência da República, Aparecida Gonçalves.
A iniciativa do DF foi criada pela Lei Distrital 4.848 de 2012 e a operação teve início no dia 1º de julho de 2013. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro também contam com um vagão para mulheres.

A professora Acsa Lima, de 21 anos, também disse que existem alguns homens mal intencionados no transporte público. “Comigo aconteceu uma vez. Eu estava em pé no ônibus, a princípio cheio, as pessoas iam passando e como não tinha opção ele precisava encostar em mim pra dar espaço. Mas conforme o ônibus foi esvaziando ele continuou atrás de mim. Aí eu percebi que estava mal intencionado e troquei de lugar.” A professora não usa o vagão para  mulheres porque diz que sempre vai muito apertado. “Tem muito mais homem que mulher pegando o metrô. Eu vou no vagão comum, mas fico em um canto, mais protegida”.

Para a assessora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfêmea), Leila Rebouças, deve haver uma mudança cultural para que muitos homens parem de ver mulheres como um objeto. Ela avalia que a criação do vagão é um paliativo. “A mudança definitiva só vem com a educação”, ressalta.

Segundo estatísticas do DF, mais de 90% das mulheres que sofrem abusos não denunciam. “Não denunciam por medo, porque depois ela vai descer em um lugar escuro, não tem um sistema de segurança adequado e podem sofrer mais violência”, explica Leila. Ela frisa que é fundamental as mulheres denunciarem e também aconselha que na hora do assédio a mulher procure chamar a atenção de quem está perto, procurando de alguma forma constranger o sujeito que está cometendo o abuso.

Já para Aparecida Gonçalves, as mulheres não denunciam por vergonha. “As mulheres ficam com vergonha, achando que são culpadas. Não são culpadas e têm que saber disso. Elas têm que denunciar. Temos que trabalhar o comportamento da sociedade brasileira”, frisou, acrescentando que o número 180 recebe todos os tipos de denúncia de violência contra mulher.

A titular da Secretaria da Mulher do DF, Olgamir Amância, diz que o vagão rosa é uma forma de chamar a atenção para o problema. “Ele desperta a atenção da população. Mas certamente, como somos a maioria, um vagão não é o suficiente”.

Informações: EBC.com.br
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BRT começa a ser testados na Grande Recife

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Grande Recife Consórcio de Transporte deu início, nesta quinta-feira (3), aos testes com o novo modal de transporte público da Região Metropolitana do Recife, o BRT. Os veículos, que aqui na RMR se chamará Via Livre, serão testados pelos motoristas do Consórcio Conorte e da Rodoviária Metropolitana, nos corredores exclusivos de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste, respectivamente. 

O novo modal foi apresentado à Imprensa, na manhã de hoje (3). Os jornalistas participam de um percurso demonstrativo com o novo veículo. No sentido cidade/subúrbio, o Via Livre saiu da primeira estação da Av. Caxangá, localizada próximo ao Túnel da Abolição, passou pela estação nº2 e, logo em seguida, retornou para a estação nº 1 novamente.

As equipes também puderam conferir de perto as estações que receberão os BRTs. O novo sistema permite um embarque mais rápido, com pagamento antecipado de passagens, além de portas mais largas, o que permite que mais usuários embarquem ao mesmo tempo. O presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, lembrou que as novas estações trarão mais conforto para os usuários na espera pelo coletivo. “Estas estações têm capacidade de atender, confortavelmente, 300 pessoas, que também não irão esperar muito pelo ônibus. A cada um minuto, terá um BRT realizando embarque e desembarque nas estações. Tudo está sendo feito para diminuir o tempo de espera dos passageiros”, afirmou. 

Os novos ônibus irão trafegar por grandes vias da cidade, como a Rodovia PE-15, avenidas Dantas Barreto, Cruz Cabugá, Caxangá e Belmino Correia. Juntos, os dois corredores correspondem a uma frota de 179 veículos, sendo 84 no Norte/Sul e 95 no Leste/Oeste. Para não interferir na operação dos demais ônibus, os testes acontecerão durante a semana, preferencialmente a partir das 20h, e nos finais de semana.


Corredor Leste/Oeste
Os testes iniciarão pelo Corredor Leste/Oeste, que possui uma extensão de 15,1 km e corta uma das grandes vias do Recife, a Avenida Caxangá. Do dia 3 de abril a 16 de maio, os motoristas da empresa Rodoviária Metropolitana, que irá operar o corredor, iniciarão os testes práticos com os novos veículos. Será o momento que os condutores serão capacitados na operação do novo modal, ainda sem passageiros, e se adaptarão a acoplagem, ao câmbio automático e ao motor, que será central ou traseiro, dando mais conforto aos motoristas e passageiros.

Esta primeira etapa de avaliações começará com quatro BRTs, que farão o trajeto da Avenida Caxangá até a Praça do Derby. No caminho, os veículos irão parar em 06 estações que estarão prontas, testando a acoplagem e a sincronia no abrir e fechar das portas. As primeiras a passarem pela experiência serão: Estação Abolição (Caxangá 1), Estação Zumbi (Caxangá 2), Estação Getúlio Vargas (Caxangá 3), Estação Forte do Arraial (Caxangá 4), Estação Parque do Cordeiro (Caxangá 5) e Estação Praça do Derby.

Os usuários do transporte público da RMR poderão conhecer e começar a utilizar o novo modal a partir do dia 17 de maio. Neste momento, no mínimo 50 motoristas já estarão totalmente treinados para começar a operar o BRT com passageiros, dando mais segurança, conforto e agilidade aos usuários. A primeira linha a trafegar com o novo veículo será a 480 – TI Camaragibe/Derby, que neste momento terá seu código modificado para 2480 – TI Camaragibe/Derby. A linha irá operar com 14 BRTs, saindo do TI Camaragibe até a Estação da Praça do Derby. Em junho, o corredor estará operando 100%. 

Corredor Norte/Sul
Os BRTs do Corredor Norte/Sul serão testados no período de 22 de abril e 23 de maio pelos motoristas. O procedimento será o mesmo que acontecerá com o Leste/Oeste. Na primeira fase dos testes, os motoristas do Consórcio Conorte, empresa que irá operar no corredor, iniciarão a operação sem passageiros, com oito BRTs em três estações: Estação Shopping Tacaruna (Cruz Cabugá 1), Estação Olavo Bilac (Rua do Hospício 1/ Praça 13 de Maio) e Estação Praça da República (Av. Dantas Barreto 1). Neste momento, os veículos irão utilizar o corredor Norte/Sul, saindo do Terminal Integrado da PE-15 em direção ao Centro da Cidade.

Os usuários do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começarão a utilizar os BRTs, a partir do dia 24 de maio. A primeira linha a operar o novo modal será a 915 – PE-15, que passará a se chamar, 1915 – PE-15 (Dantas Barreto). Nesta etapa, a operação passará a ser com 14 BRTs e cinco estações. O número de veículos e estações testadas serão acrescentados gradativamente, conforme a evolução das fases e a chegada dos BRTs. A meta é que até setembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando.

Informações: GRCT

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