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Faixa exclusiva para ônibus em Maceió será implantada em fevereiro

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Faixa Azul, que prioriza a circulação de ônibus da capital e Região Metropolitana de Maceió nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, está dividindo opiniões entre os motoristas e usuários do transporte público. Muitos têm dúvidas de como vai funcionar o sistema e se a nova medida adotada nas vias vai ou não ser acompanhada de fiscalizações eficientes.

Para saber a opinião de motoristas e passageiros, a reportagem do G1 entrevistou 60 pessoas que se encaixam neste perfil. Do total, 35 responderam que não acreditam que a mudança será positiva, 17 falaram que sim, 5 disseram não ter opinião formada sobre o assunto e apenas 3 não sabiam da implantação.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), órgão que fiscaliza o tráfego de veículos, a intenção é priorizar o transporte público. “Desde o início da gestão da prefeitura nosso propósito é oferecer um melhor transporte para as 350 mil pessoas que precisam pegar ônibus diariamente”, disse o superintendente Tácio Melo ao lembrar que os ciclistas também poderão circular pela rodovia enquanto a ciclovia não é feita.

Para o motorista de ônibus Sérgio Rufino, que trabalha há 20 anos no ramo, o novo sistema de trânsito só terá êxito se a fiscalização for permanente. “A medida foi favorável para a nossa categoria e também para os passageiros, mas se a prefeitura não cumprir com a promessa, vai dar na mesma. No entanto, se cada um fizer sua parte, a história é outra. O grande fluxo vai continuar, isso é fato, mas acredito que não vamos ficar parados, a fila vai andar”, disse.

De acordo com a prefeitura, o novo sistema, que passará a valer a partir do dia 17 de fevereiro, vai funcionar da seguinte forma: o condutor que deseja virar à direita para entrar em alguma rua ou estabelecimento poderá rodar com o seu veículo até duas quadras antes do destino ou virar diretamente no trecho pontilhado. A mesma regra se aplica para quem sai da direita e precisa virar à esquerda.

Entretanto, o estudante Felipe Machado que faz faculdade de administração no bairro do Farol e mora em um condomínio na Gruta, duvida que o sistema vá funcionar. “A ruas são estreitas para o grande número de veículos. Tem locais que os ônibus vão poder circular em duas faixas. Vai virar um funil para quem dirige carro”.

Segundo a SMTT, este tipo de medida foi adotada para que os ônibus tivessem como ultrapassar em certos pontos mais cheios ou também desviar de algum acidente.

Fiscalização
De acordo com a prefeitura, do dia 03 a 16 de fevereiro, a população será alvo de ações de educação no trânsito que deverão explicar o objetivo da implantação da faixa exclusiva para ônibus. Entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março, a prefeitura informou que os condutores que não respeitarem a delimitação para os ônibus serão notificados. E a partir do dia 10 de março, os motoristas que infringirem a nova determinação de trânsito deverão ser multados.

O superintendente da SMTT, Tácio Melo, disse que as fiscalizações serão rígidas. “O condutor que insistir no erro será multado e, se for autuado por mais de oito vezes, vai perder a carteira”.

Ainda de acordo com Melo, para monitorar todo o tráfego, a SMTT vai contar com câmeras do videomonitoramento e também com as que são colocadas na parte frontal dos próprios ônibus. Além disso, as avenidas vão ganhar novos guichês de fiscais e gelos baianos serão implantados para evitar ultrapassagem.

Novas faixas
Segundo Tácio Melo, a prefeitura está planejando implantar o mesmo sistema de Faixa Azul em outras avenidas da cidade. “Pretendemos estender essa ideia em outros pontos como a as avenidas Comentador Leão, Dona Constança e João Davino. Em grandes cidades brasileiras, o sistema deu certo. É o caso de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Acreditamos ser uma questão cultural. Em breve as pessoas vão se acostumar e perceber as mudanças positivas, já que melhorando o transporte público o fluxo de carros diminui”.

Quem precisa utilizar os coletivos acredita na eficácia da medida a ser adotada. É o caso da empregada doméstica Marizete Bezerra, que mora no Benedito Bentes, mas precisa se deslocar até a Ponta Verde para trabalhar. “Agora vai ser bom porque eu acordo 4h30, arrumo a casa, faço a comida das minha filhas e depois vou trabalhar. Demoro mais de 1h para chegar no serviço, mas com uma faixa só para os ônibus vou conseguir chegar mais cedo”, comemora.

Informações: G1 Maceió

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Porto Alegre: EPTC vai orientar motoristas sobre paradas fora de ponto à noite

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que a lei que permite a parada de ônibus fora dos pontos em períodos noturnos já vigora em Porto Alegre. O diretor-presidente Vanderlei Cappellari esclarece que desde a sanção, há 15 dias, a nova norma já é seguida pelos motoristas. Ainda assim, a EPTC elabora um regramento, que será enviado às empresas, com orientações sobre o cumprimento da medida, como os locais onde há permisisão. 

A lei prevê o embarque e desembarque de passageiros fora dos corredores entre 22h e 5h, de segunda a sexta-feira, e das 21h às 6h aos sábados, domingos e feriados. O objetivo é possibilitar maior segurança aos moradores de áreas mais desabitadas para sair e chegar em casa.

Cappellari explica que serão contempladas ruas de menor movimentação, dentro dos bairros, no Extremo Sul e em trechos ermos das regiões Leste e Norte. Outros locais, porém, não poderão contar com paradas fora do ponto. Entre eles áreas da II Perimetral (ruas e avenidas José de Alencar, Silva Só, Félix da Cunha, Mariante, Azenha, Princesa Isabel, Goethe, Farrapos e São Pedro) e em avenidas maiores, como Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Serraria. Segundo o presidente, nesses locais não há necessidade pois já existem várias paradas, normalmente com iluminação e insfraestrutura.

Usuários que tiverem dúvidas sobre a possibilidade de os ônibus que utilizem parar fora do ponto, podem perguntar diretamente aos motoristas ou ligar para o telefone 118 da EPTC.

Informações: Correio do Povo


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Rodoviários marcam assembleia para decidir greve em Manaus

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) convocarão uma assembleia, na próxima semana, para votar uma possível greve por conta do dissídio coletivo 2012/2013. A decisão foi tomada após reunião na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta sexta-feira (17). 

O MPT afirmou que o STTRM não poderá fazer nenhum movimento grevista até o dia 23 de janeiro, devido ao calendário do Ministério. 

Participaram da reunião o prefeito de Manaus, Arthur Neto; procuradora-chefe Alzira Melo Costa; a procuradora-chefe substituta Fabíola Bessa Salmito Lima; representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU); e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). 


A convocatória acontece após várias tentativas de assinatura em comum acordo entre o sindicato patronal e os rodoviários, visto que, segundo o STTRM, o dissídio foi assinado por uma junta governativa que não possuía autoridade para assiná-la, tornando o documento inválido. 

Na época, o acordo foi inferior ao pretendido pelos rodoviários, porque "a gestão anterior perdeu os prazos para o ingresso com ação de dissídio".

"Tentamos uma forma de entrar em acordo com o Sinetram, já que a junta era ilegítima. O Sinetram não trouxe propostas. Caso não haja um acordo, entraremos com o procedimento de greve, onde 70% poderá parar", afirmou Givanci Oliveira, presidente do STTRM. 

De acordo com o advogado do Sinetram, Ney Bastos, caso aconteça, a greve será discutida legalmente. "Eles (o Sindicato dos Rodoviários) estão isolados na defesa da greve. É um movimento que tem interesses políticos. Não podemos ceder", afirmou o advogado. 

Para o prefeito de Manaus,Arthur Neto, é preciso buscar um acordo entre as duas partes. "Temos que buscar uma decisão razoável para evitar que a população sofra. A greve deve ser o último recurso", afirmou. "Esperamos que até o dia 23 se chegue a uma conclusão", concluiu.

A procuradora-chefe substituta Fabíola Bessa afirmou que aguarda o posicionamento tanto do sindicato patronal, quanto dos rodoviários. "Desde dezembro, tratamos deste assunto. Caso não haja o comum acordo entre as partes, vamos tentar discutir quais as obrigações desse dissídio. Estaremos de portas abertas". 

Informações: d24am.com
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Metrô de SP abre estação Adolfo Pinheiro dia 1º

Depois de quase dois anos e meio sem nenhuma inauguração, o metrô de São Paulo ganhará a mais nova estação no dia 1º.

Trata-se da parada Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul da capital paulista. O anúncio foi adiantado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta sexta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul.

"A Estação Adolfo Pinheiro deve ser (entregue) dia 1º, que é na outra semana", declarou. Essa data cai num sábado, dia de menor movimento na rede metroviária.

De acordo com Alckmin, a estação começará a funcionar em horário reduzido. "Eu não tenho detalhes, mas já começa a operar primeiro experimental, depois comercial, aquela regra que tem seguir por segurança."

Em dezembro, a gestão Alckmin tinha prometido entregar a estação perto de 25 de janeiro, quando a capital completa 460 anos. A parada está em construção desde 2009 e acrescentará mais 1,2 quilômetro de trilhos à Linha 5-lilás.

As últimas estações do metrô entregues pelo governo de São Paulo, República e Luz, na Linha 4-Amarela, abriram as portas em setembro de 2011. Atualmente, o metrô tem 64 estações e 74,3 km em cinco linhas.

por Caio do Vale
Informações: Exame Abril

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Em Fortaleza, Corredores passam a ser exclusivos para os ônibus

domingo, 19 de janeiro de 2014

Mudanças nas faixas para transporte público na avenida Bezerra de Menezes passam a valer a partir de amanhã. As faixas azuis, antes prioritárias, agora serão exclusivas para ônibus, vans, táxis e transportes escolares regulamentados. A nova medida deve valer nos dias úteis, de 5h às 21 horas, e aos sábados, de 5h às 16 horas. O sistema, chamado de BRS (Bus Rapid Service) ou Serviço Rápido de Ônibus, foi implantado em agosto de 2012, em uma tentativa de dar maior fluidez ao trânsito. 

Quem passa pela via já percebe mudanças. As sinalizações vertical e horizontal foram reforçadas na avenida. Ao longo da via, placas indicativas e de advertência foram instaladas para mostrar o que é e o que não é permitido, além dos acessos às ruas transversais.

A medida divide a opinião de usuários do transporte público e motoristas. O contator Manuel Vicente de Paula, 70, é direto: “ninguém vai respeitar”. Com endereço na Bezerra de Menezes, Manuel diz observar diariamente motoristas de carros e vans desrespeitando as delimitações dos corredores. Para ele, a medida ideal seria transferir as faixas para o outro lado da via, onde os ônibus parassem no canteiro central e não próximo às calçadas, como ocorre.

Esmeralda Fidelis, 50 anos, pensa diferente. Diariamente, a cuidadora toma a linha Antônio Bezerra/Papicu e acredita que, desde a implantação do sistema prioritário, a fluidez melhorou. “A gente que anda de ônibus nunca tem prioridade. Isso é bom pra gente”, diz

Inicialmente, oito equipamentos instalados ao longo da via, quatro em cada sentido, farão a leitura das placas dos veículos que estiverem irregulares no corredor exclusivo. Quem desrespeitar as regras de circulação receberá uma notificação educativa. Após 30 dias, multas passarão a ser aplicadas. As regras são baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estipula o valor da multa por transitar em faixa exclusiva no valor de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Informações: O Povo Online

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Em Porto Alegre, Estação da Terceira Perimetral será desativada para obras

Em razão das obras da Terceira Perimetral, em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, a partir deste sábado (18), a estação de ônibus da Avenida Carlos Gomes, próximo à Plínio Brasil Milano, será desativada temporariamente. 

As linhas de ônibus que circulam no corredor serão desviadas para a via, junto aos veículos. Equipes da EPTC já instalaram paradas provisórias nas laterais, próximo à estação. 

As linhas que desviadas são  T2, T2A, T11, T11A, 314.2-Puc Restinga, 344.2-Santa Maria/3ª Perimetral, 314.3 – Restinga Puc/3ª Perimetral, 314.4 – Pitanga Puc/3ª Perimetral, 431 – Carlos Gomes e 520.1 – Triângulo/24 de outubro.

Informações: Jornal do Comércio


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1ª etapa da obra do Terminal Antônio Bezerra será entregue segunda-feira

A primeira etapa da obra de reforma e ampliação do Terminal do Antônio Bezerra, em Fortaleza, será entregue na segunda-feira (20), a partir das 9h. O terminal terá plataformas de embarque, prédio para a Administração do terminal, posto de controle, cobertura em estrutura metálica, auditório, rampas, túnel de acesso às plataformas para evitar o cruzamento entre os pedestres e os ônibus e boxes comerciais.

A obra teve início em 2009 e ficou paralisada por quase três anos. Em março de 2013, foi retomada e o projeto de ampliação do equipamento passou por ajustes e adaptações para tornar o terminal mais moderno, segundo a prefeitura. O terminal recebe 46 linhas de ônibus cerca de 200 mil passageiros por dia.

Com a conclusão e entrega da primeira etapa, uma nova obra de ampliação será iniciada no terminal antigo. As atividades serão transferidas para o novo terminal e a estrutura antiga será demolida para dar início à intervenção.  O terminal Antônio Bezerra terá o espaço físico aumentará de 12 mil m² para 29 mil m², passando a ter mais que o dobro de seu tamanho atual. A totalidade das obras no terminal de ônibus custou R$ 14.385.268,21 e tem prazo para conclusão ainda no segundo semestre de 2014.

Mudanças
Com as mudanças a estrutura de sinalização e operação foi reformulada para atuar provisoriamente em duas plataformas de embarque e desembarque. A alteração na operação dos ônibus, passando da estrutura atual para a nova, acontecerá na madrugada da próxima segunda-feira, quando o movimento de usuários é reduzido, segundo a Etufor. A partir da mudança, a nova bilheteria funcionará na Rua Demétrio de Menezes, por onde acontecerá a entrada de passageiros a pé.

Na parte interna do novo equipamento, as plataformas receberam placas de sinalização com os números e nomes das linhas para indicar onde são os 21 novos pontos de parada dos ônibus. Os motoristas foram previamente informados sobre as alterações, mas equipes de apoio estarão dispostas no terminal durante todo o dia para garantir mais agilidade durante a nova operação.

Para os coletivos, as vias de acesso ao terminal serão a Av. Mister Hull e Rua Coronel Carvalho e as de saída serão essas mesmas opções, além da Rua Demétrio de Menezes, que passou a ter sentido único para facilitar a circulação dos ônibus.

Informações: G1 Ceará

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Em São Paulo, Faixa exclusiva para ônibus é ampliada nesta segunda-feira, 20/01

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (20/01), mais 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na região do Carandiru, na Zona Norte da cidade. 

O transporte público terá prioridade pela nova faixa em direção ao Bairro nas ruas Jacuna e Galatéa, nos seguintes trechos e horários:
Na Rua Jacuna, no sentido Bairro, no trecho entre a Av. Zaki Narchi e a Rua Galatéa – De segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas;
Na Rua Galatéa, no sentido Bairro, no trecho entre as ruas Jacuna e Maria Cândida - De segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

As ativações estão inseridas na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Na segunda-feira de 20/01, ao todo, está prevista a deflagração de 3,6 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 303,6 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT).

População beneficiada
Pelas ruas Jacuna e Galatéa, circulam 11 linhas de ônibus municipais, transportando 76.016 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 68 ônibus/hora nos horários de picos.

Fiscalização
A ativação destes trechos terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 03/02, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público
Respeite a sinalização;
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários. 

Informações: Prefeitura de São Paulo

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