A Faixa Azul, que prioriza a circulação de ônibus da capital e Região Metropolitana de Maceió nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, está dividindo opiniões entre os motoristas e usuários do transporte público. Muitos têm dúvidas de como vai funcionar o sistema e se a nova medida adotada nas vias vai ou não ser acompanhada de fiscalizações eficientes.
Para saber a opinião de motoristas e passageiros, a reportagem do G1 entrevistou 60 pessoas que se encaixam neste perfil. Do total, 35 responderam que não acreditam que a mudança será positiva, 17 falaram que sim, 5 disseram não ter opinião formada sobre o assunto e apenas 3 não sabiam da implantação.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), órgão que fiscaliza o tráfego de veículos, a intenção é priorizar o transporte público. “Desde o início da gestão da prefeitura nosso propósito é oferecer um melhor transporte para as 350 mil pessoas que precisam pegar ônibus diariamente”, disse o superintendente Tácio Melo ao lembrar que os ciclistas também poderão circular pela rodovia enquanto a ciclovia não é feita.
Para o motorista de ônibus Sérgio Rufino, que trabalha há 20 anos no ramo, o novo sistema de trânsito só terá êxito se a fiscalização for permanente. “A medida foi favorável para a nossa categoria e também para os passageiros, mas se a prefeitura não cumprir com a promessa, vai dar na mesma. No entanto, se cada um fizer sua parte, a história é outra. O grande fluxo vai continuar, isso é fato, mas acredito que não vamos ficar parados, a fila vai andar”, disse.
De acordo com a prefeitura, o novo sistema, que passará a valer a partir do dia 17 de fevereiro, vai funcionar da seguinte forma: o condutor que deseja virar à direita para entrar em alguma rua ou estabelecimento poderá rodar com o seu veículo até duas quadras antes do destino ou virar diretamente no trecho pontilhado. A mesma regra se aplica para quem sai da direita e precisa virar à esquerda.
Entretanto, o estudante Felipe Machado que faz faculdade de administração no bairro do Farol e mora em um condomínio na Gruta, duvida que o sistema vá funcionar. “A ruas são estreitas para o grande número de veículos. Tem locais que os ônibus vão poder circular em duas faixas. Vai virar um funil para quem dirige carro”.
Segundo a SMTT, este tipo de medida foi adotada para que os ônibus tivessem como ultrapassar em certos pontos mais cheios ou também desviar de algum acidente.
Fiscalização
De acordo com a prefeitura, do dia 03 a 16 de fevereiro, a população será alvo de ações de educação no trânsito que deverão explicar o objetivo da implantação da faixa exclusiva para ônibus. Entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março, a prefeitura informou que os condutores que não respeitarem a delimitação para os ônibus serão notificados. E a partir do dia 10 de março, os motoristas que infringirem a nova determinação de trânsito deverão ser multados.
O superintendente da SMTT, Tácio Melo, disse que as fiscalizações serão rígidas. “O condutor que insistir no erro será multado e, se for autuado por mais de oito vezes, vai perder a carteira”.
Ainda de acordo com Melo, para monitorar todo o tráfego, a SMTT vai contar com câmeras do videomonitoramento e também com as que são colocadas na parte frontal dos próprios ônibus. Além disso, as avenidas vão ganhar novos guichês de fiscais e gelos baianos serão implantados para evitar ultrapassagem.
Novas faixas
Segundo Tácio Melo, a prefeitura está planejando implantar o mesmo sistema de Faixa Azul em outras avenidas da cidade. “Pretendemos estender essa ideia em outros pontos como a as avenidas Comentador Leão, Dona Constança e João Davino. Em grandes cidades brasileiras, o sistema deu certo. É o caso de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Acreditamos ser uma questão cultural. Em breve as pessoas vão se acostumar e perceber as mudanças positivas, já que melhorando o transporte público o fluxo de carros diminui”.
Quem precisa utilizar os coletivos acredita na eficácia da medida a ser adotada. É o caso da empregada doméstica Marizete Bezerra, que mora no Benedito Bentes, mas precisa se deslocar até a Ponta Verde para trabalhar. “Agora vai ser bom porque eu acordo 4h30, arrumo a casa, faço a comida das minha filhas e depois vou trabalhar. Demoro mais de 1h para chegar no serviço, mas com uma faixa só para os ônibus vou conseguir chegar mais cedo”, comemora.
Informações: G1 Maceió
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