Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Faixa exclusiva para ônibus em Maceió será implantada em fevereiro

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Faixa Azul, que prioriza a circulação de ônibus da capital e Região Metropolitana de Maceió nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, está dividindo opiniões entre os motoristas e usuários do transporte público. Muitos têm dúvidas de como vai funcionar o sistema e se a nova medida adotada nas vias vai ou não ser acompanhada de fiscalizações eficientes.

Para saber a opinião de motoristas e passageiros, a reportagem do G1 entrevistou 60 pessoas que se encaixam neste perfil. Do total, 35 responderam que não acreditam que a mudança será positiva, 17 falaram que sim, 5 disseram não ter opinião formada sobre o assunto e apenas 3 não sabiam da implantação.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), órgão que fiscaliza o tráfego de veículos, a intenção é priorizar o transporte público. “Desde o início da gestão da prefeitura nosso propósito é oferecer um melhor transporte para as 350 mil pessoas que precisam pegar ônibus diariamente”, disse o superintendente Tácio Melo ao lembrar que os ciclistas também poderão circular pela rodovia enquanto a ciclovia não é feita.

Para o motorista de ônibus Sérgio Rufino, que trabalha há 20 anos no ramo, o novo sistema de trânsito só terá êxito se a fiscalização for permanente. “A medida foi favorável para a nossa categoria e também para os passageiros, mas se a prefeitura não cumprir com a promessa, vai dar na mesma. No entanto, se cada um fizer sua parte, a história é outra. O grande fluxo vai continuar, isso é fato, mas acredito que não vamos ficar parados, a fila vai andar”, disse.

De acordo com a prefeitura, o novo sistema, que passará a valer a partir do dia 17 de fevereiro, vai funcionar da seguinte forma: o condutor que deseja virar à direita para entrar em alguma rua ou estabelecimento poderá rodar com o seu veículo até duas quadras antes do destino ou virar diretamente no trecho pontilhado. A mesma regra se aplica para quem sai da direita e precisa virar à esquerda.

Entretanto, o estudante Felipe Machado que faz faculdade de administração no bairro do Farol e mora em um condomínio na Gruta, duvida que o sistema vá funcionar. “A ruas são estreitas para o grande número de veículos. Tem locais que os ônibus vão poder circular em duas faixas. Vai virar um funil para quem dirige carro”.

Segundo a SMTT, este tipo de medida foi adotada para que os ônibus tivessem como ultrapassar em certos pontos mais cheios ou também desviar de algum acidente.

Fiscalização
De acordo com a prefeitura, do dia 03 a 16 de fevereiro, a população será alvo de ações de educação no trânsito que deverão explicar o objetivo da implantação da faixa exclusiva para ônibus. Entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março, a prefeitura informou que os condutores que não respeitarem a delimitação para os ônibus serão notificados. E a partir do dia 10 de março, os motoristas que infringirem a nova determinação de trânsito deverão ser multados.

O superintendente da SMTT, Tácio Melo, disse que as fiscalizações serão rígidas. “O condutor que insistir no erro será multado e, se for autuado por mais de oito vezes, vai perder a carteira”.

Ainda de acordo com Melo, para monitorar todo o tráfego, a SMTT vai contar com câmeras do videomonitoramento e também com as que são colocadas na parte frontal dos próprios ônibus. Além disso, as avenidas vão ganhar novos guichês de fiscais e gelos baianos serão implantados para evitar ultrapassagem.

Novas faixas
Segundo Tácio Melo, a prefeitura está planejando implantar o mesmo sistema de Faixa Azul em outras avenidas da cidade. “Pretendemos estender essa ideia em outros pontos como a as avenidas Comentador Leão, Dona Constança e João Davino. Em grandes cidades brasileiras, o sistema deu certo. É o caso de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Acreditamos ser uma questão cultural. Em breve as pessoas vão se acostumar e perceber as mudanças positivas, já que melhorando o transporte público o fluxo de carros diminui”.

Quem precisa utilizar os coletivos acredita na eficácia da medida a ser adotada. É o caso da empregada doméstica Marizete Bezerra, que mora no Benedito Bentes, mas precisa se deslocar até a Ponta Verde para trabalhar. “Agora vai ser bom porque eu acordo 4h30, arrumo a casa, faço a comida das minha filhas e depois vou trabalhar. Demoro mais de 1h para chegar no serviço, mas com uma faixa só para os ônibus vou conseguir chegar mais cedo”, comemora.

Informações: G1 Maceió

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960