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Mobilidade urbana muda perfil de Vitória e traz melhorias ao transporte coletivo

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Prefeitura de Vitória vai incorporar tarefas do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e mudar o perfil da capital. Lançado pelo governo do Estado, o programa abrange cinco municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

Ao todo, serão 51 ações, entre elas obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT (bus rapid transit) - os corredores exclusivos para ônibus - em 32 quilômetros, além de novos tipos de transportes. Estão previstas obras com entregas programadas para 2013 em diante, com projeção após 2016.

A apresentação do Programa de Mobilidade Metropolitana foi feita nesta terça-feira (19), na Prefeitura de Vitória, com a participação do prefeito Luciano Rezende e de parte do seu secretariado. Ele demonstrou total apoio às intervenções viárias detalhadas pelo secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. O transporte coletivo terá prioridade, sendo uma das iniciativas à integração entre os sistemas municipal e estadual.

BRT

Os corredores exclusivos de ônibus serão implantados, inicialmente, nas áreas do Centro, avenidas Vitória, Serafim Derenzi e Reta da Penha. Os ônibus terão alta capacidade, ar-condicionado e vão garantir rapidez, segurança, pontualidade e conforto para os usuários do sistema.

Por meio de um sistema inteligente com um amplo sistema de comunicação a ser implantado no BRT, os moradores terão acesso a um programa de controle. Isso será semelhante ao que existe atualmente com o Ponto Vitória, onde o interessado acessa um link no site da Prefeitura e fica sabendo o horário da passagem do ônibus. Esse serviço já é considerado um dos melhores do País, com mais de 100 mil acessos registrados.

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Novas ciclovias em Belo Horizonte agora terão o aval de ciclista

A BHTrans reconhece os tropeços na implantação de ciclovias na capital, revê os rumos do Pedala BH e promete chegar, sem mais atropelos, a 100 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas, o dobro do que existe hoje, até o fim do ano. Depois de críticas severas ao projeto, a empresa que administra o trânsito na cidade convidou ciclistas para formar um grupo de trabalho e vai construir novas faixas somente com o aval deles. Outro compromisso é readequar as pistas recém-implantadas das ruas Fernandes Tourinho, Rio de Janeiro e São Paulo, que estão fora do padrão recomendado pelo Ministério das Cidades. O trabalho será refeito quando as ruas forem recapeadas.

A construção das três pistas, todas na Região Centro-Sul, no fim do ano passado, desencadeou uma avalanche de críticas ao projeto das ciclovias. Como o Estado de Minas mostrou em novembro, as ciclofaixas, que totalizam 1,4 quilômetro, foram construídas entre o fluxo de veículos e o estacionamento. No trecho da Fernandes Tourinho, na Savassi, a pista é de mão dupla e à esquerda da via, apesar de o ministério estabelecer ciclofaixas à direita e de mão única – a exceção são vias com tráfego abaixo de 30km/h.

As pistas fazem parte de um contrato de R$ 4,3 milhões com uma empreiteira para implantar 69 quilômetros de ciclovias até o primeiro semestre. A BHTrans não informou o valor isolado das três pistas que serão refeitas. “Quando a Sudecap for recapear, faremos todas as readequações nessas ciclovias, que estão sob avaliação dos ciclistas. Elas estão dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Mas queremos que sejam seguras para quem usa, se tivermos que refazer para torná-las melhor, é isso que será feito”, afirma a assessora da Diretoria da BHTrans, a arquiteta Eveline Trevisan.

Ela garante que, independentemente das falhas, a sinalização das ciclofaixas teria de ser refeita com o recapeamento. As obras de readequação seguirão o cronograma da Superintendência de Obras da Capital (Sudecap). E a participação dos ciclistas não ficará restrita às ciclovias prontas. “Corrigimos os rumos do Pedala BH pelas críticas que o projeto estava sofrendo dos próprios ciclistas. Agora, são eles que avaliarão os projetos, e a ordem de serviço só será dada com a aprovação deles”, informou Eveline. 

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Em Belém, AMUB inicia cadastramento do Passe Fácil Estudantil 2013

Na sexta-feira (15), as 627 escolas credenciadas no sistema da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) começaram a receber o ofício que determina o prazo de envio da lista dos alunos matriculados no ano letivo 2013. A Amub calcula que até o final do mês de fevereiro todas as instituições, entre públicas e privadas, terão recebido o documento.

O cadastro é o ponto de partida para a atualização do sistema de Passe Fácil Estudantil, que garante pagamento de meia passagem no transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém.

A partir do recebimento do ofício, as escolas têm cinco dias para o envio da lista completa com nomes dos alunos que estarão habilitados a receber o benefício da meia passagem em 2013, sejam eles novos ou já integrantes do sistema. As escolas ficam responsáveis por ceder os dados corretos de todos os estudantes matriculados no ano vigente, por meio do site www.passefacil.com.br, no link 'Acesso Escola'.

O sistema tem até uma semana para reconhecer os nomes aptos a receber o benefício pela primeira vez ou inserir os novos beneficiários. Ao todo, 500 mil estudantes em Belém e distritos possuem o direito de usufruir do benefício da meia passagem.

Primeira via - Em 2013 a Amub estima que 50 mil novos estudantes devem retirar pela primeira vez o Passe Fácil Estudantil. A idade mínima para solicitar a primeira via da meia passagem é aos sete anos.

O primeiro passo é verificar se a escola onde o aluno estuda já enviou a relação de matriculados, para então comparecer ao posto de atendimento no Mercado de São Brás, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. É necessário levar identidade ou certidão de nascimento (cópia e original), comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes. O cartão de Passe Fácil Estudantil é emitido no prazo de 30 dias.

Aqueles que já possuem o cartão continuam a usufruir o benefício da meia passagem automaticamente, desde que esteja matriculado em escola credenciada. Mesmo no caso de transferência de matricula, o nome continua no sistema, que mantém a validade do cartão.

Os cancelamentos também ocorrem automaticamente a partir do momento em que o nome do estudante não constar mais em nenhuma lista de matrícula. A previsão é de que até junho todos os que não estiverem matriculados tenham seus cartões desativados.

O aluno regularmente matriculado que não tenha o nome inserido no benefício ou que tenha sido desligado do sistema, deve primeiramente procurar a diretoria da própria escola para verificar se os dados de matrícula foram enviados corretamente, e só depois se dirigir ao posto de São Brás para providências.

A escola tem autonomia para fazer os ajustes necessários em qualquer período do ano letivo e nenhum aluno matriculado perderá o direito assegurado.

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Tarifa de ônibus de Fortaleza volta a ser R$ 2,20

A passagem de ônibus em Fortaleza sofreu a sétima modificação em dois meses. Somente ontem, foram três vezes, até o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Hortênsio Augusto Pires Nogueira, julgar o mérito da ação e proferir sentença a favor da tarifa de R$ 2,20. Portanto, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a nova tarifa será cobrada a partir da zero hora de amanhã (22).

Até a noite de ontem, a Prefeitura de Fortaleza informou que ainda não havia sido notificada oficialmente sobre o aumento da passagem, e que deverá se pronunciar somente após o aviso. Há a possibilidade de recurso tanto no Tribunal de Justiça do Estado quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sobre as outras duas mudanças durante o dia de ontem, a primeira, que aumentava a tarifa, foi proferida pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Foi concedida liminar ao Sindiônibus, em resposta ao mandado de segurança impetrado no TJ.

A argumentação do magistrado versa que a "manutenção do preço da passagem poderá trazer prejuízos irreparáveis para as empresas, com reflexos na qualidade do serviço", justificando o primeiro aumento ontem.

Porém, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará e a Corregedoria-Geral da Justiça decidiram suspender a execução de qualquer despacho proferido pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus durante as suas férias, que vão até o dia 14 de março.

Assim, na segunda mudança de ontem, a passagem voltou a cair para R$ 2,00, o que depois foi alterado após a terceira decisão, emitida pelo juiz da 1º Vara que concedeu o aumento.

Sobre a questão, no que tange o respeito ao consumidor, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB-secção Ceará), Ricardo Bacelar, acredita que a posição deva ser de prudência em relação ao exame da matéria, levando em consideração o interesse do bem comum.

"Infelizmente, a disputa judicial em curso é muito acirrada e está gerando uma grande situação de insegurança na população que utiliza o serviço de transporte público urbano", analisou Ricardo Bacelar.

Histórico

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, havia assinado o decreto que revogava o aumento da passagem na última sexta-feira (15) e, no sábado (16), os usuários de transporte coletivo voltaram a pagar R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia.

As variações de preços têm sido constantes desde dezembro, quando a tarifa subiu R$ 0,25. Neste período, a passagem já mudou cinco vezes.

A confusão envolvendo o Sindiônibus e a Prefeitura de Fortaleza começou no dia 4 de dezembro de 2012, quando o Sindicato entrou com uma ação contra a Prefeitura, mas veio à tona, em 10 de dezembro, quando foi anunciado o aumento do valor da passagem para R$ 2,25.

Já no dia 12 de dezembro, a Prefeitura conseguiu derrubar na Justiça a liminar, e a passagem voltou a R$ 2,00 a zero hora do dia seguinte. Naquela ocasião, o superintendente técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto, definiu a situação como "um litígio que está começando agora". À época, o Sindicato afirmou que as empresas estavam perdendo cerca de R$ 200 mil por dia com o valor "defasado".

No primeiro dia de 2013, veio outra reviravolta: tornou-se público que a ex-prefeita Luizianne Lins havia assinado um decreto em que, a partir do dia 11 de janeiro, a passagem sofreria novo aumento: R$ 2,20 fora o valor aprovado pela então gestora.

No dia 9 de fevereiro, a nova gestão conseguiu que o TJ revogasse o aumento da tarifa em caráter liminar. Novamente, o fortalezense voltava a pagar R$ 2,00 pela tarifa de ônibus.

Sindicato diz estar em meio a embate

Em meio ao impasse sobre o reajuste da passagem de ônibus, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, coloca-se no centro de um embate político envolvendo as gestões Luizianne Lins e Roberto Cláudio. "Essa situação foi uma delicadeza que aconteceu no momento da transição política, em que um decreto foi assinado na gestão anterior (de Luizianne Lins) mas com seus efeitos se fazendo valer na atual gestão (Roberto Cláudio). Virou um embate político, e a gente acabou ficando pelo meio, tendo todo este efeito ´vai e volta´, essa insegurança", reclamou.

O presidente do Sindiônibus também culpou os investimentos que o contrato com a Prefeitura exige das empresas como responsáveis pela necessidade do aumento da tarifa. "Todos os investimentos estão avançando. Temos investimentos a curto prazo em tecnologia para atender o bilhete único, e o principal investimento, em frota". Ele lembra, ainda, que a instituição tem obrigação contratual de fazer com que os consórcios tenham frota com idade média superior a 4 anos e meio, o que ele diz ser o investimento mais pesado.

Em entrevista coletiva, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, chegou a dizer que manter a tarifa em R$ 2,00 era "insustentável" por conta das mudanças econômicas do País. Ele citou os aumentos da gasolina e do salário mínimo como pilares para fortificar o argumento. Além disso, ele informa que está previsto para maio uma rodada de negociações salariais com funcionários.

Internautas

Enquanto as decisões sobre o reajuste eram alteradas, centenas de pessoas repercutiam o assunto. Na rede social Facebook, ganhou mais de 200 compartilhamentos, além de comentários, a notícia publicada na página do Diário do Nordeste. Os usuários pediam uma definição, exigiam mais respeito e teciam críticas em relação ao impasse que, segundo eles, prejudica o povo.

Muitos ironizaram a questão. Valdenia Bezerra, por exemplo, questionou: "Isto foi a grande piada do dia, foi? Três decisões em um só dia !" Já Júnior Facundo sugere que "deviam dar era passe livre enquanto não resolvessem essa peleja".

Informações do Diário do Nordeste Online


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No Recife, Licitação em andamento obrigará das empresas ônibus articulados em algumas linhas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Usuários de algumas linhas de ônibus do Recife tem o que comemorar com a licitação das linhas que se encontra em andamento no Estado, pois linhas como: PE-15/Afogados, TI Aeroporto/Afogados, TI Macaxeira/Parnamirim e as linhas circulares que operam no centro do Recife deixarão de operar com ônibus convencionais e passarão a operar com ônibus articulados e com ar condicionado, um grande ganho na qualidade dos serviços, pois essas linhas são alvos de reclamações devido principalmente na questão de superlotação.
Linhas Circulares operam hoje sem nenhum ônibus articulados, ônibus saem  dos terminais  superlotados, com a licitação, estes ônibus convencionais serão trocados por ônibus articulados conforme foto abaixo.
Um grande exemplo é em relação as linhas circulares, que hoje atendem a uma grande demanda de usuários, essas linhas estratégicas não oferecem nenhuma condição confortável aos usuários devido aos coletivos serem pequenos, e no momento não tem como mudar, para se ter uma idéia, os terminais Integrados do Recife e Joana Bezerra no horário de pico da manhã vivem lotados e os ônibus que chegam não conseguem diminuir as filas, visto a grande quantidade de usuários que descem do metrô.

Para muitos usuários, não era o momento de tirar as linhas de algumas comunidades do centro da cidade, pois não há estrutura suficiente para receber tantos usuários, tanto é que os terminais estão sendo reformados agora.

Pegava um ônibus e chegava no terminal Cais de Santa Rita direto, agora tenho que pegar 03 transportes para o mesmo trajeto, pra mim foi horrível, disse ele apontando para a fila, disse, Júlio Santana – morador do bairro do Jordão.

De fato ainda há muito a ser feito para ganhar o apoio dos usuários e a chegada desses novos ônibus após a licitação, juntamente com uma melhor estrutura nos terminais vai melhorar a situação dos usuários.

Espera-se que já no final do ano, estas linhas já estejam em operação com essas novidades.
Ônibus articulados
Com a circulação desses futuros ônibus, os usuários do sistema de transporte coletivo de Recife e região metropolitana terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.

Informações: Blog Meu Transporte
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Abaixo-assinado pede que Metrô de São Paulo funcione 24h

Com a Lei Seca ainda mais rigorosa, a falta de ônibus e o alto preço de táxis, sair à noite em São Paulo virou um desafio para quem mora longe da balada. Para tornar a volta para casa — tanto de quem sai quanto de quem trabalha à noite — mais fácil, um abaixo-assinado virtual pede que o Metrô de São Paulo passe a funcionar 24h, como acontece em Nova York.

No texto, o autor salienta o apoio à fiscalização da Lei Seca, mas argumenta que é preciso uma alternativa de transporte à noite na cidade. Atualmente, o Metrô funciona até às 00h30 em dias de semana e até à 1h na madrugada de sábado para domingo. Para pressionar o governo estadual para ampliar o funcionamento do sistema, o grupo tenta conseguir 100 mil assinaturas.

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Usuários devem atualizar Cartão Transporte na Baixada Santista

Os usuários de ônibus das cidades da Baixada Santista devem realizar a atualização do sistema de bilhetagem eletrônica da Viação Piracicabana, uma das empresas responsável pelo transporte coletivo nos municípios. Todos os usuários do sistema de transporte coletivo deverão realizar a conversão e atualização do Cartão Transporte (Vale Transporte, Comum e Cartão Escolar) até o final de março.

Desde a última segunda-feira (18), a conversão dos cartões está sendo realizada nos Pontos de Recarga (PR's) existentes em empresas cadastradas para usuários de Vale Transporte, ou em uma das lojas da Viação Piracicabana, para os demais usuários.  A conversão deve ser realizada até o dia 31 de março. As novas recargas serão aceitas após a conversão dos cartões. Outras informações pelo telefone 0800 771 7778 ou na ouvidoria online pelo site Santos Ônibus.

Segue lista com os locais para conversão do Cartão Transporte

SANTOS
Agência Rodoviária de Santos
Praça dos Andradas 45 Box 47
Centro - Tel. (13) 3219-4671
Segunda a sexta 7h às 19h - Sábado 7h às 15h

Agência Rádio Clube
Rua Álvaro Guimarães 653
Jd. Rádio Clube - Tel. (13) 3299-5634
Seg. a sexta 7h30 às 12h/ 13h às 17h - Sábado 9h às 12h e das 13h às 17h

Shopping Balneário
Av. Ana Costa 549 - Sala 11 A 1º PISO
Gonzaga - Tel. (13) 3289-5394
Segunda a sábado 10h às 21h - Domingo das15h às 21h

Carrefour
Rua Alexandre Martins, 80
Loja 43 - Aparecida - Tel. (13) 3273-4420
Segunda a sábado das 8h às 20h

SÃO VICENTE
Shopping Brisamar
Rua Frei Gaspar 365 - Loja 106 Piso Térreo
Centro- Tel. (13) 3467-7663
Segunda a Sábado 10h às 22h - Domingo 15h às 21h

Agência Rio Branco
Av. Dep. Ulysses Guimarães 310
Jd. Rio Branco- Tel. (13) 3576-6777
Segunda a sábado - 9h às 11h e das 12h às 17h

PRAIA GRANDE
Tude Bastos/Terminal Rodoviário
Av. dos Trabalhadores s/nº
Sítio do Campo- Tel. (13) 3491-2589
Segunda a domingo 4h30 às 0h20

Tatico/Terminal Rodoviário
Rua Valter José Alves 200
Vila Mirim- Tel. (13) 3495-5504
Segunda a domingo 5h às 0h40

CUBATÃO
Galeria Nove de Abril
Av. Nove de Abril 2026
Centro- Tel. (13) 3361-2011
Segunda a sexta 8h às 18h - Sábado 9h às 12h/ 13h às 17h

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Em Manaus, acordo suspende greve do transporte coletivo por 24 horas

A greve do transporte coletivo de Manaus, que aconteceria nesta quarta-feira (20), anunciada na tarde desta terça-feira (19) está oficialmente suspensa por 24 horas. A decisão aconteceu depois de uma reunião ente o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Manaus (Sinetram), intermediada pelo prefeito de Manaus, Artur Neto. Em documento assinado pelas partes, ficou definido que o sistema funcionará normalmente na manhã desta quarta-feira (20).

De acordo com Artur, os trabalhadores queriam paralisar o sistema para esperar o julgamento de uma ação trabalhista que será apreciada nesta quarta no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Manaus. A ação trata de uma convenção que definiu os direitos dos trabalhadores, que segundo o Sindicato dos Rodoviários estaria irregular.

Pelo acordo firmado na sede da Prefeitura, ficou definido que o Sindicato dos Rodoviários e os empresários acatarão o que ficar decidido no tribunal. "A greve sempre é o último recurso que o trabalhador deve procurar. Os trabalhadores do sistema não podem ser penalizados com decisões que os afetem negativamente e os empresários  não podem ter perdas. Conversando chegamos a um denominador comum", disse o prefeito.

O presidente do STTRM, Josildo Oliveira, decidiu assinar o acordo. "Queríamos esperar a decisão, mas depois de conversar com o prefeito ficou decidido que vamos acatar o que a Justiça Trabalhista disser", afirmou.

O presidente do Sinetram, Algacir Gurgacz, disse que a partir de agora vai manter contato direto com os trabalhadores e que os problemas de cada empresa do sistema serão tratados de forma individual. "Antes, discutíamos tudo de uma vez só, mas cada empresa tem sua peculiaridade. Então, queremos sentar com os trabalhadores e conversar sobre cada ponto", afirmou.

Ameaça de greve
Representantes do STTRM e do Sinetram já haviam se reunido na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AM) para tentar chegar a um acordo que impedisse a greve. No entanto, na discussão, marcada por muito bate-boca, não houve acordo e a possibilidade da paralisação não foi descartada. O presidente do Sindicato dos Rodoviários Josildo Oliveira, chegou a anunciar que 30% do sistema de transporte coletivo seria paralisado, enquanto 70% continuaria trafegando com as catracas livres.

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