Na sexta-feira (15), as 627 escolas credenciadas no sistema da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) começaram a receber o ofício que determina o prazo de envio da lista dos alunos matriculados no ano letivo 2013. A Amub calcula que até o final do mês de fevereiro todas as instituições, entre públicas e privadas, terão recebido o documento.
O cadastro é o ponto de partida para a atualização do sistema de Passe Fácil Estudantil, que garante pagamento de meia passagem no transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém.
A partir do recebimento do ofício, as escolas têm cinco dias para o envio da lista completa com nomes dos alunos que estarão habilitados a receber o benefício da meia passagem em 2013, sejam eles novos ou já integrantes do sistema. As escolas ficam responsáveis por ceder os dados corretos de todos os estudantes matriculados no ano vigente, por meio do site www.passefacil.com.br, no link 'Acesso Escola'.
O sistema tem até uma semana para reconhecer os nomes aptos a receber o benefício pela primeira vez ou inserir os novos beneficiários. Ao todo, 500 mil estudantes em Belém e distritos possuem o direito de usufruir do benefício da meia passagem.
Primeira via - Em 2013 a Amub estima que 50 mil novos estudantes devem retirar pela primeira vez o Passe Fácil Estudantil. A idade mínima para solicitar a primeira via da meia passagem é aos sete anos.
O primeiro passo é verificar se a escola onde o aluno estuda já enviou a relação de matriculados, para então comparecer ao posto de atendimento no Mercado de São Brás, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. É necessário levar identidade ou certidão de nascimento (cópia e original), comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes. O cartão de Passe Fácil Estudantil é emitido no prazo de 30 dias.
Aqueles que já possuem o cartão continuam a usufruir o benefício da meia passagem automaticamente, desde que esteja matriculado em escola credenciada. Mesmo no caso de transferência de matricula, o nome continua no sistema, que mantém a validade do cartão.
Os cancelamentos também ocorrem automaticamente a partir do momento em que o nome do estudante não constar mais em nenhuma lista de matrícula. A previsão é de que até junho todos os que não estiverem matriculados tenham seus cartões desativados.
O aluno regularmente matriculado que não tenha o nome inserido no benefício ou que tenha sido desligado do sistema, deve primeiramente procurar a diretoria da própria escola para verificar se os dados de matrícula foram enviados corretamente, e só depois se dirigir ao posto de São Brás para providências.
A escola tem autonomia para fazer os ajustes necessários em qualquer período do ano letivo e nenhum aluno matriculado perderá o direito assegurado.
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