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PRF já recolheu mais de 30 ônibus na Grande Aracaju

domingo, 13 de janeiro de 2013

Desde o último mês de dezembro agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vêm intensificando as fiscalizações em ônibus coletivos que realizam percursos na Grande Aracaju, e até o momento cerca de 30 veículos já foram apreendidos. Só na última segunda-feira, 8, cinco foram detidos por precariedade em faróis, assentos para os passageiros, problemas mecânicos e licenciamento atrasado. Por se tratar de um meio de transporte que atende a população, agentes da PRF admitem que já liberaram alguns veículos para serem encaminhados para a garagem enquanto as pendências são resolvidas.

Segundo o agente Mário Lúcio, inspetor da PRF, as empresas de ônibus em determinadas circunstâncias acabam desrespeito a determinação policial, e os veículos são imediatamente retidos e encaminhados para o pátio da companhia. "Para não prejudicar ainda mais a população a gente acaba aceitando que o motorista chegue ao final de linha e retorne para a garagem da empresa para regularizar os problemas constatados, mas como estamos observando, a maioria retorna para as ruas irregularmente e continuam oferecendo risco aos usuários", declarou. Entre os veículos apreendidos, alguns circulam no interior do Estado de Sergipe.
Para a PRF, a parceria entre a população e os órgãos de fiscalização é essencial para solução imediata dos problemas, e para que o serviço oferecido seja de melhor qualidade. Ainda de acordo com Mário Lúcio, a fiscalização continuará sendo realizada diariamente. "Esse é o nosso papel e estamos trabalhando conforme as leis exigem. Além do posto de fiscalização da saída de Aracaju, também estamos atuando rigorosamente no interior", concluiu o inspetor. Para retirar os ônibus que permanecem retidos, as empresas devem regularizar as pendências junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), e em seguida se dirigir à sede da PRF.

Fiscalização - Pela assessoria de comunicação da companhia não foi informado os locais onde agentes estarão atuando nos próximos dias. O objetivo é evitar que motoristas que conduzem veículos com irregularidade modifiquem a rota e driblem a ação policial. Até o início da próxima semana a PRF deve apresentar um novo balanço quanto a esse assunto.

Por Milton Alves Júnior
Informações: Jornal do Dia
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Chegou a vez do plano diretor de mobilidade urbana em Salvador

O crescimento das cidades fez com que a mobilidade urbana se transformasse em tema gerador de demandas de grande complexidade. Como, no geral, estas demandas são respondidas pontualmente, elas se esgotam tão logo são implementadas, com pouca ou nenhuma efetividade. Começa aí, então, um ciclo vicioso, no qual, o caos no sistema de transporte nas cidades se retroalimenta dos suas próprias limitações.

O elemento de complexidade reside no fato de que os transportes de pessoas e de cargas, sobretudo nas grandes metrópoles, se entrelaçam com questões de ordem econômica, social, política, ambiental e cultural. Nesse intrincado labirinto, as soluções para a mobilidade urbana não podem absolutizar os interesses daqueles que exploram o transporte público, sob pena de consolidar a distorção de um sistema de transporte baseado exclusivamente no ônibus.

A superação do sucateamento do transporte público e a construção de um novo sistema de mobilidade urbana nas cidades brasileiras, que leve em conta estas premissas,passaram a ter um ponto de origem a partir de 03 de janeiro de 2012, data na qual a presidente Dilma Roussef promulgou a Lei 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e dá a ela o caráter de instrumento da política de desenvolvimento urbano.

A nova lei passa a ser um parâmetro para toda e qualquer discussão e definição sobre mobilidade urbana no Brasil. O caráter sustentável está explícito quando a mesma interliga mobilidade urbana às políticas de habitação, saneamento básico, planejamento, gestão do uso do solo e prioriza o transporte não motorizado sobre o motorizado e o transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.

Consoante com o Estatuto da Cidade, do qual ela é instrumento, a Lei Nacional de Mobilidade estipula a necessidade de toda cidade brasileira, acima de 20 mil habitantes, elaborar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável.

Diante disso, a atual legislatura da Câmara de Vereadores de Salvador tem pela frente a tarefa de construir a mobilização da sociedade para exigir que o novo prefeito envie à Casa a proposta de PDMUS (Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável), com todos os estudos técnicos e pareceres, planilhas e índices técnicos. A partir daí as audiências públicas serão realizadas e finalmente o mesmo irá para apreciação final dos vereadores, que votarão e aprovarão o novo Plano de Mobilidade Urbana da cidade.

Salvador não pode perder mais esta oportunidade de repensar o transporte público sob o ponto de vista da maioria da cidade, adotando um sistema com vários modos de transporte (trens, metrô, VLT, BRT, ascensores, aquáticos, bicicletas, motos, à pé, ônibus), com acessibilidade universal, no qual todos possam confiar e deixar o carro em casa. A verdadeira solução para os engarrafamentos, acidentes constantes, perda de tempo e de qualidade de vida, passa pela afirmação do transporte público de qualidade, sustentável e justo socialmente.

Por Everaldo Augusto
Informações: Bahia Notícias

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Viação Estrela de Mauá deixa de operar após decisão judicial

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Os ônibus da Viação Estrela de Mauá, empresa cuja operação foi suspensa pela juíza Fernanda Salvador Veiga, da Terceira Vara Cível de Mauá, na Grande São Paulo, pararam de circular na cidade por volta das 07h30 da manhã desta quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2013.

Os veículos da empresa de David Barioni Neto, fundada por Baltazar José de Sousa, chegaram a sair das garagens e a embarcar e desembarcar passageiros, recebendo inclusive os créditos e dinheiro das passagens, mesmo depois de a Prefeitura ter sido notificada nesta quarta-feira para a suspensão imediata dos serviços.

No despacho da juíza Fernanda Salvador Veiga, do dia 08 de janeiro, é determinado o fim das operações da empresa.

“sejam intimadas as autoridades coatoras, ou seja, o Prefeito Municipal de Mauá e o Secretário de Mobilidade Urbana para que, IMEDIATAMENTE, interrompam a execução do aludido contrato emergencial formando com a Viação Estrela de Mauá Ltda…”
No dia 27 de dezembro, no final da administração do ex prefeito Oswaldo Dias, e do ex secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, foi assinado um contrato emergencial com Viação Estrela de Mauá para operar junto com a Leblon Transporte, empresa considerada vencedora da licitação dos transportes, em 2010, pela Prefeitura de Mauá e pelo poder judiciário.

Os passageiros que estavam nos ônibus da Estrela de Mauá foram desembarcados do lado de fora do Terminal Municipal Central de Ônibus. Os que precisavam fazer integração com outras linhas eram orientados pelos funcionários do terminal a seguirem com acompanhamento para o lado de dentro do terminal com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.

A retirada dos ônibus cumpre a determinação judicial. A Guarda Civil Municipal de Mauá, técnicos do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar acompanharam a movimentação que não registrou incidentes.

A disputa judicial entre Leblon e Estrela de Mauá pelo lote 02 vem desde 2008. Em 2010, a Leblon foi declarada vencedora da licitação. A Viação Estrela entrou com vários recursos jurídicos e perdeu em várias instâncias.

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


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Em Goiânia, Transporte coletivo terá mais ônibus para o vestibular da UFG

Para atender aos candidatos do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), que vão fazer a primeira fase neste domingo (13), as empresas de transporte coletivo de Goiânia vão reforçar a frota nos terminais. Com 31,6 mil candidatos inscritos, a prova acontece das 13h às 18h.

Se o exame for na Praça Universitária, o candidato dispõe das seguintes linhas de ônibus: 019; 020; 021; 027; 028; 164; 167; 170; 180; 257; 266; 400 e 401. Já o estudante que for fazer o exame no Campus Samambaia, na Vila Itatiaia, pode pegar a linha 263, que passa pelo Terminal da Praça da Bíblia. E ainda podem contar com as linhas, 268, 270 e 174.

Linhas de ônibus para a UFG:

167 - Terminal Parque Oeste - Centro –Setor Universitário
170 - Terminal Recanto do Bosque - Centro- Setor Universitário- Via Balneário
180 - Terminal Recanto do Bosque - Rodoviária- Setor Universitário
257- Aruanã II – Setor Universitário - Centro
263 - Terminal da Bíblia - Vila Nova - PC Campus
266 - Terminal da Bíblia - Bairro Feliz - Vila Nova
400 - Circular – Via Independência
401- Circular – Via Praça Walter Santos
019 - Terminal do Cruzeiro – Terminal da Bíblia
020 - Terminal Garavelo - Terminal da Bíblia – Via Terminal Isidória
021 - Parque Atheneu - Flamboyant- Terminal da Bíblia
027 - Terminal Bandeiras - Terminal da Bíblia – Via T-7
028 - Terminal Bandeiras - Terminal da Bíblia – Via T- 9
164 - Terminal Goiânia Viva - Centro – Setor Universitário
268 - Campus / Centro - Via Criméia Leste
270 - PC Campus / Rodoviária / Centro
174 - Campinas / Fama / Campus

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Holanda cria ciclovias com faixas que acendem no escuro

Companhias e projetistas da Holanda trabalham em projetos para criar ciclovias com faixas que brilham no escuro e pistas aquecidas. O uso da bicicleta como meio de transporte já é popular no país. Nos próximos 20 anos o governo quer aumentar em 20% o uso deste meio de transporte no caminho entre casa e trabalho.

Para isso, equipes de designers estão trabalhando para criar ciclovias com novas tecnologias, o que pode garantir a viagem de bike independente do clima.

Uma das companhias usa uma tinta sensível à luz para ser usada na sinalização de solo, que acumula energia como uma bateria e faz as faixas brilharem no escuro.

Outra usa tubos de plástico abaixo do concreto, por onde passa a água aquecida do solo. Isto impede o acúmulo de gelo na pista.

Com o aumento do preço do petróleo, muitos países tentam popularizar transportes alternativos. Se a escolha for a bicicleta, as ciclovias precisam ser seguras e livres para o uso, mesmo durante o inverno europeu.

Informações: BBC e Pedal.com.br

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Após paralisação de cinco horas, ônibus voltam a circular em Itajaí -SC

Os motoristas do transporte coletivo encerraram às 9h desta sexta-feira a paralisação dos ônibus na cidade. A interrupção de cinco horas foi um alerta para a que a empresa Coletivo Itajaí volta a negociar com o sindicato da categoria.

A paralisação começou às 4h e às 9h os ônibus de todas as linhas já estavam nas ruas, segundo o secretário-geral do sindicato Carlos César Pereira. A categoria reivindica reajuste salarial entre 10% e 12% e melhores condições de trabalho, a maioria delas relacionada à falta de manutenção dos veículos.

Pereira afirma que o movimento foi um alerta e que se não houver abertura para negociação, na semana que vem a categoria poderá entrar em greve.

- Mas se for decidido pela greve vamos avisar os usuários com 48 horas de antecedência como manda a lei - explica.

Mais cedo, o movimento foi anunciado pela Coletivo Itajaí como greve. No início da manhã a empresa já tinha recebido várias ligações de usuários que perderam seus compromissos por conta da paralisação.

Carlos César Pereira explica que desde novembro do ano passado a categoria está em negociação com a empresa e já estava estipulado que se até o dia 7 deste mês a discussão não fosse retomada haveria alguma medida. Até agora, segundo o sindicato, a empresa ofereceu 5% de reajuste aos motoristas.

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Grande Recife reforça frota para o Vestibular da UFPE 2013

O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará a frota de coletivos para aqueles que farão as provas do Vestibular da UFPE 2013, nos dias 13 e 14 de janeiro. Os usuários contarão com um reforço em 59 linhas, no domingo (13), o que proporcionará um aumento de 668 viagens neste dia. 

Na segunda-feira (14), 24 linhas serão reforçadas, contando com 231 viagens a mais que o normal. 

As linhas reforçadas atenderão aos usuários que se irão se deslocar dos bairros do Curado, Barro, Macaxeira, Várzea, Candeias, Dois Irmãos e Rio Doce para o campus da UFPE, onde serão realizadas as provas na Região Metropolitana do Recife. O esquema funcionará durante o período das provas. 

Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo do número 0800 081 0158. 

Lista de linhas reforçadas: 

020 – Candeias/Dois Irmão 
032 – Setúbal/Cde. Boa Vista 
060 – Shopping/CDU 
061 – Piedade 
062 – Jardim Piedade 
118 – Prazeres/Boa Viagem, 
116 – Circular/Príncipe 
920 – Rio Doce/CDU 
040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 
431 - Cidade Universitária 
432 – CDU/Várzea 
424 – CDU/Torrões (Via San Martin) 
445 – Tabatinga 
446 – UR-07 
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 
450 – Camaragibe/Cde. Boa Vista 
459 – Loteamento Cosme e Damião 
460 – Camaragibe/Príncipe 
469 – Camaragibe/CDU 
490 – Camaragibe/Macaxeira 
330 – Casa Amarela/CDU 
520 – Macaxeira (Parnamirim) 
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa) 
303 – Curado II/Caxangá (BR 232) 
302 – Curado II/Caxangá 
974 – Jardim Atlântico 
977 – Paulista/Cde. Boa Vista 
981 – Rio Doce/Cde. Boa Vista 
983 – Rio Doce/Princesa Isabel 
987 – Rio Doce/Príncipe 
992 – Pau Amarelo 
138 – Zumbi do Pacheco 
202 – Barro/Macaxeira 
207 – Barro/Macaxeira (BR101) 
232 – Cavaleiro 
243 – Vila Dois Carneiros 
115 – Afogados/Aeroporto 
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) 
645 – Av.Norte/Macaxeira 
914 – PE-15/Afogados 
901 – Caetés/Macaxeira 
946 – Igarassu (BR 101) 
967 – Igarassu(Via Sítio Histórico) 
977 – Paulista/Cde. Boa vista 
971 – Amparo 
973 – Casa Caiada 
631 – Nova Descoberta (Cabugá) 
132 – UR 02 (Ibura) 
142 – Alto Dois Carneiros 
206 – Barro/Prazeres 
216 – Barro/Prazeres (BR 101) 
722 – Campina do Barreto 
731 – Beberibe (Espinheiro) 
742 – Linha do Tiro 
181 – Cabo/Cohab 
185 – Centro do Cabo 
187 – UR 11 
200 – Jaboatão (Parador) 
143 – UR 06 

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SMS Denúncia do Metrô de São Paulo ultrapassa a marca de 120 mil mensagens recebidas

O "SMS Denúncia" do Metrô já recebeu 120.627 mensagens de texto por celular, conforme último balanço realizado em dezembro de 2012.

Os números demonstram a evolução e eficácia do serviço. Em 2011, ano da implantação, foram enviadas 50.577 mensagens. Em 2012, o total de torpedos saltou para 70.050.

O SMS se apresenta como uma importante ferramenta para auxiliar na segurança dos passageiros do Metrô, pois facilita a comunicação entre os usuários e o Centro de Controle de Segurança da Companhia com o objetivo de combater o vandalismo, o comércio irregular, a mendicância e anormalidades dentro do sistema metroviário. 

Para denunciar, o usuário escreve uma mensagem com as características do possível infrator, a próxima estação em que o trem chegará, a linha e o número do carro em que está e envia o texto para o número (11) 97333-2252.

O serviço funciona 24 horas por dia e o Metrô garante o sigilo absoluto das denúncias.

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