Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Plano diz que São Paulo precisará ter 264 km de Metrô até 2040

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Representantes da Prefeitura de São Paulo, de universidades e da sociedade civil se reuniram para traçar o plano de uma cidade melhor. Uma das metas do projeto "SP 2040" estabelece que ninguém gaste mais de 30 minutos nos percursos de ida e de volta ao trabalho.

Hoje, a capital tem 74 km de Metrô. Para que os deslocamentos possam ocorrer em até 30 minutos, é preciso ter 264 km de trilhos. Para ampliar a rede, que inclui a CPTM, serão necessários quase R$ 235 bilhões. Também é necessário investir em ônibus e até no transporte não motorizado para incentivar quem quer ir de bicicleta ou a pé. Outro objetivo importante é aproximar os empregos das residências. Assim, o morador não precisa fazer longas viagens todo dia.

O desenvolvimento de uma cidade não vem se não tiver planejamento. Assim como Nova York, Londres, Paris, Hong Kong e Chicago, a Prefeitura de São Paulo reuniu setores representativos da sociedade para pensar a cidade de 2040. Para traçar esse plano estratégico de longo prazo para a capital participaram das discussões 30 especialistas da USP e da Universidade Mackenzie, oito consultores internacionais, 50 técnicos da Prefeitura e 25 mil cidadãos.

São Paulo é a cidade da correria, onde não adianta ter pressa. Quem marca horário para um compromisso sabe que pode chegar atrasado porque pegar trânsito no caminho é quase regra. Então, que tal viver em uma cidade de 30 minutos, onde nenhum deslocamento demore mais do que meia hora? A Pesquisa Origem Destino mostra que ir de um lugar para outro leva uma média de 49 minutos, um período que aumento em muito em diversos casos. A velocidade média nos corredores de ônibus da cidade é de 21 km/h.

Mas a situação não melhora muito com o carro. Um cálculo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e que mostrou a velocidade média em São Paulo em 2011, concluiu que no horário de pico da tarde os motoristas andam a 21,46 km/h. Só um pouco mais rápido que os ônibus.

Quem fica em São Paulo nos feriados prolongados percebe a diferença no trânsito e no transporte público em geral. Para que em 2040 essa situação seja parecida, a capital não pode andar sozinha. Serão necessários investimentos e integração da Prefeitura, do estado e do governo federal.

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Empresas de ônibus de Natal se unem para sobreviver

O diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão, informou que as empresas Guanabara, Reunidas e Santa Maria vão se unir em consórcio. 

A decisão das empresas foi comunicada durante reunião do sindicato realizada na quarta-feira (14) à noite.Segundo Maranhão, o objetivo da formação do consórcio é tentar reduzir custos. 


"Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelas empresas. O motivo de se unificar é meramente econômico. Os empresários acreditam que unificando poderão dividir despesas e assim podem continuar operando no sistema. Eles vão compartilhar as linhas onde circulam atualmente", explicou.

Informações: Tribuna do Norte

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Edital do trem-bala será publicado no dia 26 de novembro

Depois de ter sido adiado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o edital do leilão para o trem  de alta velocidade (TAV) deverá ser publicado no próximo dia 26. A informação consta no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, divulgado hoje (19) pelo governo federal. A publicação do edital deveria ter ocorrido em outubro, conforme previsão anterior. O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas.

Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema (incluindo o fornecimento de tecnologia do veículo) e outra para selecionar a empresa responsável pela construção do projeto.

O leilão deverá ocorrer em 29 de maio de 2013. A empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre valor de outorga e valor para construção de túneis, pontes, viadutos e do próprio trem, além da transferência de tecnologia, manutenção e operação do veículo.

A Empresa de Planejamento e logística (EPL) será sócia do projeto e terá 10% de participação no empreendimento. A estatal será responsável pela apresentação do projeto executivo do trem e pela escolha da empresa encarregada da construção, em etapa posterior, da infraestrutura necessária para a entrada em operação do trem-bala.

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Em Fortaleza, Obras no terminal de ônibus Antônio Bezerra já duram 3 anos

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As obras do terminal de ônibus do Antônio Bezerra, em Fortaleza, que deviam ter sido concluída em 2010, continua desde 2009. A demora para conclusão das obras incomoda passageiros que fazem uso diário do terminal.

O local está cercado por tapumes e com materiais de construção espalhados por todo o terminal. Para o trocador da linha Bezerra de Menezes-Santos Dumont Wilson Batista o perigo maior está no acesso ao terminal, por onde os ônibus podem entrar e sair, que não conta com nenhum tipo de sinalização, aumentando o risco de acidentes.

Segundo a a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o motivo do atraso é uma ação judicial que impedia a desapropriação de imóveis, e que só foi resolvida em 2011. Até o fim de 2012, a primeira etapa será finalizada, de acordo com a Etufor, e terá início a transição de linhas de ônibus da parte antiga para a nova. Ainda de acordo com a Etufor, o prazo para conclusão é até o primeiro semestre de 2013.

Segundo a Etufor estão sendo investidos na reforma cerca de R$ 14 milhões. A obra pretende dobrar o tamanho do terminal, com a implantação novas entradas e saídas, plataformas, pontos de táxi e moto-táxi, piso de concreto e bicicletário. Mais de 191 mil pessoas passam pelo Terminal de Antônio Bezerra todos os dias. São 345 ônibus divididos em 41 linhas que realizam 3.452 viagens a cada dia.

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Em Campo Grande, Consórcio Guaicurus assume transporte coletivo a partir do dia 26 de novembro

O Consórcio Guaicurus vai assumir a prestação do serviço de transporte coletivo urbano em Campo Grande a partir do dia 26 de novembro. A ordem de início de serviço foi publicada no diário oficial do município desta segunda-feira (19).

Comporto pelas empresas Viação Cidade Morena, Viação São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande, o consórcio que detém a exclusividade do serviço, deverá formar o SIT (Sistema Integrado de Transporte, caracterizando um sistema unificado mediante rede de terminais de transbordo com integração física, terminais abertos (ponto de integração) que realizam integração lógica e pontos de parada que permitem essa conexão.

A publicação determina que o consórcio assuma o serviço a partir das 00h do dia 26 deste mês. A assinatura foi feita no dia 14 de novembro, pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Por Diana Gaúna / Midiamax

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Simulador de ônibus articulado é destaque no Rio de Janeiro

O Brasil recebeu neste mês o primeiro simulador de ônibus articulado. O equipamento, fabricado na Espanha, foi uma das atrações mais visitadas da FetransRio, feira bienal de ônibus que aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro, juntamente com a Etransport – Congresso Sobre Transporte de Passageiros.

Com volante robusto e poltrona que balança a cada curva, o modelo tem imagens em 3D e para brincar com ele é preciso ter carteira de motorista. No simulador, o motorista percorre um trajeto existente no mundo real, incluindo as características físicas da pista e de suas imediações.

“Nossa ideia é fazer o motorista usar o simulador para mostrar trechos onde os acidentes são mais comuns e as práticas que ele precisa evitar, num processo contínuo de capacitação”, explica Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetranspor. Você pode conferir um vídeo do simulador em funcionamento clicando neste link. 

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Porto Alegre: Lei que garante assentos exclusivos para idosos, gestantes, deficientes físicos e obesos entra em vigor em dezembro

Seis meses depois da sanção da Lei 11.277, que modifica os assentos de ônibus da Capital de preferencial para exclusivo, sua aplicação terá início a partir dos primeiros dias de dezembro. A informação é da Empresa Pública de Transporte e Circulação. O texto que trata de sua aplicação está em análise pelo Departamento Jurídico da Prefeitura de Porto Alegre. A lei beneficia idosos, gestantes, deficientes físicos e obesos prevendo inclusive a retirada dos passageiros do coletivo que insistirem em usar os bancos exclusivos.

Conforme a EPTC, a lei garante ao motorista e cobrador autonomia para parar o veículo e solicitar apoio de agentes públicos para ajudar na retirada dos usuários que se recusarem a cumprir a lei. Porto Alegre possui mais de 1,6 mil ônibus dividos em 400 linhas. Parte da frota já começou a receber adesivos informativos anunciando a mudança na legislação.

Informações: Agência Estado

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Em Goiânia, Campanha incentiva uso do fone de ouvido dentro dos ônibus

Quem usa o transporte coletivo em Goiânia provavelmente já se deparou com alguém ouvindo música no celular sem fones de ouvido. Segundo informações da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, diversas reclamações são feitas diariamente deste tipo de comportamento nos ônibus que incomodam os usuários.

A gestora da imagem do serviço da RMTC, Alyssa Hopp, afirma que foram essas reclamações que deram origem à campanha #usefone, criada pela área de comunicação da empresa. “Nossos clientes reclamavam bastante dessa prática e, pensando como poderíamos minimizar esse problema, criamos a campanha”, comenta Alyssa.

A campanha aconselha os usuários de transporte público a utilizar os fones de ouvido quando estiver no ônibus ouvindo música em respeito aos demais passageiros. Nas redes sociais a ação ganhou adeptos.

“A adesão do público é bastante intensa, muitas pessoas mandaram suas fotos usando fone de ouvido em apoio à iniciativa. A campanha duraria somente duas semanas, mas devido à repercussão, continuamos”, comentou a gestora.

Celulares, MP3 e afins além de atrapalhar os outros usuários já geraram reações violentas no transporte público. Para diminuir as ocorrências, em São Paulo, por exemplo, os passageiros de ônibus de Campinas que insistirem ouvir aparelhos sonoros sem fone de ouvido dentro dos coletivos podem ser expulsos dos ônibus. Isso acontece porque uma lei que proíbe o uso.  

Ponto a ponto

A Rede Metropolitana também ganhou força na capital com o Ponto a Ponto. O serviço traz informações sobre o trânsito em diversas partes da capital informando sobre a velocidade e fluxo das principais vias de Goiânia e informando possíveis atrasos nas linhas dos ônibus devido a acidentes ou congestionamentos. Tudo isso também nas redes sociais.

Por Vanessa Martins / O Hoje

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