Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novos trens do Metrô do Recife terão conexão entre os quatro vagões

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O primeiro dos 15 trens que devem reforçar a operação do metrô até o fim de 2013 foi apresentado na manhã desta quarta-feira (07). O veículo, que custou pouco mais de R$ 13 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), chegou ao Recife nas últimas semanas e já está em fase de testes. A previsão é que o trem comece a funcionar em fevereiro.

A máquina não deve nada aos padrões utilizados em países da Europa, com design e mecanismos que priorizam o melhor aproveitamento da energia e a acessibilidade dos passageiros. Há rampas e espaços para cadeirantes, bem como 20 assentos para idosos, obesos e gestantes, todos devidamente sinalizados com cores diferenciadas. Outra novidade é a conexão entre os quatro vagões, o que vai proporcionar maior mobilidade ao usuário. A capacidade é para 1,2 mil pessoas, com 228 passageiros sentados.
O trem também dispõe de câmeras de monitoramento, interfone entre o salão e a cabine do maquinista, telas e painéis informativos, além de botões de acionamento das portas descentralizados. A fabricação é de uma empresa espanhola com sede em Hortolândia, no interior de São Paulo. O segundo veículo deve chegar ao Recife em janeiro. De março em diante, duas composições estarão disponíveis a cada mês, totalizando os 15 trens até novembro de 2013. O custo é de R$ 196 milhões.

Atualmente, o número de usuários transportados, por dia, no sistema operado pela CBTU/Metrorec ultrapassa os 280 mil, nos horários de pico. Um total de 19 trens se dividem entre os trechos Centro e Sul. Com o incremento, 40 composições vão operar nas duas linhas, transportando mais de 400 mil passageiros até 2014.

Informações: Folha de Pernambuco

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BRT da Linha Verde de Curitiba é eleito a melhor obra de infraestrutura do Prêmio PINI

A rodovia BR-116, também conhecida como Régis Bittencourt no trecho entre Curitiba e São Paulo, cortava a capital paranaense de Norte a Sul da cidade, rumo a Porto Alegre. A convivência do perímetro rodoviário com a mancha urbana curitibana trazia diversos conflitos ao município e seus cidadãos, como alto risco de acidentes, difícil travessia da rodovia e tráfego intenso.

Mas o que antes era foco de problemas urbanísticos hoje é a matéria-prima para a criação de um novo eixo de desenvolvimento da cidade: a Linha Verde, obra em andamento e que está transformando o trecho urbano da BR-116 em Curitiba na maior avenida da cidade, com 18 km de extensão. Ao final das empreitadas em 2016, 20 bairros que antes ficavam separados pela rodovia serão interligados pela nova via municipal com sistemas integrados de transporte público.

O perfil de ocupação ao longo da avenida (agora antiga BR-116) também será expressivamente modificado a partir da mudança de zoneamento das áreas que a permeiam e da implantação de: transposições em desnível (viadutos e mergulhões), novas edificações comerciais e habitacionais, áreas verdes e espaços públicos, vias locais marginais, ciclovias, além de melhorias na infraestrutura viária, considerando pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública, paisagismo, canteiros e calçadas padronizadas.

A avenida Linha Verde terá dez pistas de rolamento, sendo seis para o sistema viário (três em cada sentido), duas vias locais de passagem (uma em cada sentido) e duas exclusivas para a circulação rápida de ônibus biarticulados - o sexto eixo de Bus Rapid Transit (BRT) de Curitiba.

Esse modelo de transporte, criado pelos curitibanos na década de 1970 e que serviu de modelo para países como Estados Unidos, França, México e Colômbia, aumentou em 47% a capacidade de transporte de passageiros em Curitiba, segundo a prefeitura. Apenas na Linha Verde, circularão três novas linhas do Sistema Expresso Ligeirão - ônibus curitibanos que transitam nos corredores expressos e fazem paradas a cada 1 km em média. Com isso, o novo eixo de BRT será integrado à rede de transportes local, que atualmente já conecta 13 dos 29 municípios da região metropolitana de Curitiba, e também à primeira linha de metrô da cidade, que está em processo inicial de licitação.

"A intenção é que a Linha Verde seja expandida tanto ao Norte, na direção do município de Colombo, quanto ao Sul, chegando até a cidade Fazenda Rio Grande, onde a duplicação da BR 116, no trecho entre Curitiba e Mandirituba, já está em curso", comenta Cléver de Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curituba (IPPUC).

O novo corredor de BRT terá pistas separadas por canteiros, sinalização específica, 13 estações para embarque e desembarque de passageiros, gradis no entorno das estações, ilhas de descanso e semáforos, além dos próprios ônibus biarticulados, com 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros.

Devido ao solo de turfa e à necessidade de suportar o tráfego intenso, a base da pavimentação do BRT da Linha Verde foi executada em concreto com acabamento em asfalto. O pavimento está sendo restaurado nos pontos de coincidência do traçado da rodovia com a nova linha.

As calçadas da linha serão amplas, antiderrapantes e em cores diferenciadas, com faixas e placas indicando o trajeto mais seguro a ser feito pelos pedestres. Em vias marginais à grande avenida, ao longo de toda sua extensão, serão implantadas ciclorrotas com trechos de uso exclusivo dos ciclistas e outros compartilhados com transeuntes.

Nos pontos de travessia de pedestres, as pistas têm 10,5 m e são intercaladas com canteiros, rampas no meio-fio, calçadas amplas, praças para estações-tubo, gradis, semáforos e sinalização adequada para o conforto e segurança dos usuários. Já nos trechos de travessia de veículos, serão implantados binários e trinários na avenida, permitindo o cruzamento em mão única e por ruas largas. Até então, nos bolsões da antiga BR a circulação era restrita a um veículo por vez, sendo a conversão feita na pista da própria rodovia.

O projeto de iluminação da Linha Verde e do corredor do BRT prevê a instalação de 352 superpostes de 16 m de altura (que iluminam áreas maiores e dificultam atos de vandalismo), 480 postes comuns ornamentais, 608 luminárias de alto rendimento de 400 W e 460 luminárias de 250 W, além de 40 mil m de cabos de iluminação e 26 mil m de fiação. Os antigos postes serão reaproveitados em outras áreas da cidade.

Dados do empreendimento

Iniciadas em 2007, as obras de implantação da Linha Verde têm previsão de término para 2016 e foram divididas em dois trechos: Sul e Norte. O primeiro, entregue em 2009, liga o bairro do Pinheirinho ao Jardim Botânico e foi construído em dois lotes pelos consórcios Rendram/Delta e Camargo Correa/Empo. Já a linha Norte vai do Jardim Botânico ao Atuba, somando 10 km de extensão, e foi dividida em quatro lotes. Numa terceira etapa, a Linha Verde Sul será ampliada até o município vizinho de Fazenda Rio Grande. Veja detalhamento das obras:

LINHA VERDE SUL (ENTREGUE EM MAIO/2009)
Trecho: 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico
Investimento: R$ 121 milhões
Bairros: Pinheirinho, Xaxim, Capão Raso, Fanny, Parolin, Novo Mundo, Hauer, Guabirotuba, Prado Velho e Jardim Botânico
Vias urbanas: 30 ruas dos bairros foram reformadas para formar quatro binários e completar o sistema trinário da Marechal Floriano
Estações: são seis no total (Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano, Avenida das Torres)
População atendida pelos ônibus: 37 mil passageiros por dia
Ciclovia: 10 km (6 km de ciclovia exclusiva e 4 km de ciclovia compartilhada)
Parques: está pronto o Parque Linear da Linha Verde, com área total de 21 mil m² distribuídos ao longo do trecho entre Pinheirinho e Hauer. Será implantado ainda o Horto-Parque, área do Horto Municipal do Guabirotuba
Viadutos: melhorias nos viadutos Xaxim e Hauer
Zoneamento: a região deixou de ser enquadrada como "setor de serviços" e passou a "setor especial", de acordo com a lei de zoneamento de janeiro de 2000. Com isso, já é possível a construção de prédios (antes proibida) e a implantação de comércio em geral na região

LINHA VERDE NORTE
Etapas: serão feitas no total quatro licitações para todo o trecho de quase 9 km entre o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia
● Primeiro trecho: 2,3 km entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã (R$ 52 milhões)
● Segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral (R$ 36,700 milhões)
● Terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral - Solar (R$ 37,100 milhões)
● Quarto trecho: Solar - Atuba (R$ 66,500 milhões)
Construtora do trecho em obras: Consórcio Empo/Marc
Bairros envolvidos na primeira etapa das obras: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã
Obras em andamento: drenagem, canaletas para ônibus, pistas marginais e locais, sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, trincheiras e a Estação Jardim Botânico
Bairros por onde a Linha Verde Norte passará: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto, Bacacheri, Tingui e Atuba
Mergulhões: serão sete ao todo (dois no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru; um na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; três no Atuba e um entre os bairros Bacacheri e Bairro Alto
Viadutos: ampliação das obras de arte da Avenida Victor Ferreira do Amaral e da Avenida Affonso Camargo
Estações: são nove no total (Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, Avenida das Torres, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica)
Binários: nas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Por Mirian Blanco / Revista Construção Mercado

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No Rio, Secretário de Transportes vai aumentar frota de ônibus BRT

Diante de várias reclamações de passageiros a respeito do BRT Transoeste, que liga o bairro de Santa Cruz à Barra da Tijuca, o novo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse, na manhã desta terça-feira (6), que vai realizar melhorias no sistema. Segundo ele, o sistema deve receber mais coletivos.

“A solução é aumentar a frota. Já na semana que vem teremos cinco novos ônibus sendo agregados ao sistema e também exigimos que a concessionária também contrate a construção de mais 12, num prazo de até quatro meses”, conta.

Os usuários reclamam que nos horários de grande movimentação os coletivos ficam lotados e as estações têm grandes filas de acesso, como na estação Pingo d’Água, em Guaratiba. No local, os passageiros contam que há duas filas: uma para quem quer ir em pé e outra para quem prefere viajar sentado, como mostrou o RJTV.

O secretário Carlos Roberto Osório admite que o sistema tem problemas. “Está muito claro que, no horário de pico, o BRT Transoeste, está tendo mais passageiros do que o previsto inicialmente para esse trecho.”

O BRT Transoeste foi inaugurado há cinco meses, com o objetivo de reduzir pela metade o tempo de percurso entre a estação inicial e a terminal, além de oferecer conforto aos passageiros.

Informações: RJTV

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São Paulo: Monotrilho na zona sul pode não ficar pronto até a Copa

O monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até a estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), a chamada Linha 17-Ouro do metrô da capital paulista, pode não ser concluído até a Copa de 2014, que será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (6) pelo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, durante a feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo. "Nós não estamos garantindo para a Copa. Mas continuamos firmes até o fim de 2014. Se por ventura não der tempo para a Copa, nós vamos ajustar com fartas linhas de ônibus, linhas especiais para levar o pessoal de Congonhas para todos os destinos", disse. O trajeto de cerca de oito quilômetros entre o aeroporto de Congonhas e a região do Morumbi deve ser feito em 12 minutos com o monotrilho.

Sobre a linha 13, que ligará o aeroporto internacional de Guarulhos à capital paulista, o secretário disse que o governo do Estado enviou uma carta à concessionária que ganhou a licitação do aeroporto, liderada pela Invepar, solicitando autorização para começar logo após o feriado de 15 de novembro prospecções para sondagens geológicas no local onde está prevista a construção da estação, em frente a onde é hoje o estacionamento.

"A nossa proposta firme é fazer a estação onde ela já está projetada, onde já temos que é na frente onde hoje é o estacionamento. Eles vieram propor uma outra posição ali perto, mas essa não é uma proposta nossa. Ninguém aceitou nada até agora. Nós queremos fazer no local onde temos as licenças da Infraero", disse o secretário. "Estamos aguardando a manifestação deles agora."

Informações: Agência Estado

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Na Região Metropolitana do Recife, Cartões VEM possui mais de 350 pontos credenciados para carga de créditos

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante e Comum já contam com mais de 350 pontos de recarga espalhados pela Região Metropolitana do Recife. São estabelecimentos comerciais como lanchonetes, padarias, papelarias, farmácias, entre outros que foram credenciados para prestar o serviço. O aumento da capilaridade do sistema foi possível graças a parceria entre a Urbana-PE e a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga em créditos eletrônico para transporte de passageiros no País. A opção de recargas pela Internet também continuam.

No período de quatro meses, 225 mil pessoas foram atendidas pela rede de credenciados e a meta é duplicar o atendimento até o primeiro trimestre do ano que vem, com 600 pontos instalados. “Esta capilaridade permite atender ao usuário com conveniência e praticidade. Ou seja, as milhares de pessoas que utilizam a rede credenciada não necessitarão ir ao posto de atendimento para ter seus créditos de transporte, o que significa conforto para a população”, explica o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins.

A Rede Ponto Certo opera em Recife desde junho deste ano e é responsável também pela instalação das 20 máquinas de autoatendimento no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade.

Entre no site VEMGRANDERECIFE.COM.BR para conferir um ponto próximo a sua residência ou escola.

Sobre a Rede Ponto Certo
A Rede Ponto Certo é a maior rede de recarga de transporte do País. Conquistou cerca de 50% de market share no segmento de recarga para os usuários do transporte público paulista com 12 mil pontos na Grande São Paulo espalhados pelo varejo e mais de 200 unidades de autoatendimento nas estações de Metrô e nos terminais de ônibus.

Atualmente, a empresa realiza cerca de 11 milhões de transações por mês. Expandiu suas atividades para os sistemas RIOCARD, no Rio de Janeiro, Urbana, em Pernambuco (Recife e região Metropolitana), e AMTU, em Mato Grosso (Cuiabá e Vargem Grande).

A Rede Ponto Certo chegará ao fim do ano de 2012 com cerca de 5,5 milhões de usuários que realizarão 18,2 milhões de transações por mês. A movimentação anual atingirá R$ 2,2 bilhões em 2012.


Rede credenciada
Abreu e Lima - 6 pontos
Cabo de Santo Agostinho - 6 pontos
Camaragibe - 4 pontos
Igarassu - 5 pontos
Ilha de Itamaracá - 6 pontos
Ipojuca - 4 pontos
Itapissuma - 2 pontos
Jaboatão - 65 pontos
Olinda - 55 pontos
Paulista - 36 pontos
Recife - 212 pontos

Informações: Urbana-PE

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Semob anuncia mudanças na integração entre ônibus de Natal

A partir do próximo dia 15, 75 linhas de ônibus em Natal que tenham origem no mesmo bairro ou terminal deixarão de fazer integração entre si. A medida foi anunciada na portaria nº 063/2012-Semob, publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (2).

A justificativa dada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) na portaria foi a de que "foi constatada a existência de fraudes no Sistema de Bilhetagem Eletrônica". O documento alega ainda que "existe comércio paralelo e irregular de vales transportes e passes estudantis, que são utilizados em fraude ao sistema de integração temporal 'Passe-Livre' e que a utilização indevida do benefício do uso do 'Passe-Livre' tem como conseqüência a contribuição apara o desequilíbrio econômico-financeiro do serviço".

A medida determina ainda que seja criada uma comissão para monitorar as integrações pelo período de 60 dias, a partir da implantação da nova regra, a fim de sugerir aprimoramentos adicionais. A portaria ordena também que sejam realizados estudos para que a integração temporal não seja realizada entre linhas da mesma região.

Abaixo segue a lista das linhas que não farão mais a integração entre si.

1. TERMINAL ALVORADA IV (ZONA NORTE) BAIRRO N. SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
07-ALVORADA IV/CIDADE JARDIM (REUNIDAS)
27-ALVORADA IV/ RIBEIRA, VIA ALECRIM (REUNIDAS)
68-ALVORADA IV/RIBEIRA,VIA PETRÓPOLIS (REUNIDAS)

2. TERMINAL BRASÍLIA TEIMOSA (ZONA LESTE) BAIRRO PRAIA DO MEIO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
36-BRASILIA TEIMOSA/NOVACIDADE,VIA CEASA (SANTA MARIA)
43-PRAIA DO MEIO/CANDELÁRIA,VIA BERNARDO VIEIRA (SANTA MARIA)
47-SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA,VIA PRAÇA (SANTA MARIA)
48-SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA, ALECRIM VIA CAMPUS (SANTA MARIA)

3. TERMINAL CIDADE DA ESPERANÇA (ZONA OESTE) BAIRRO CIDADE DA ESPERANÇA.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
01-CIDADEDA ESPERANÇA./GRAMORÉ/PQ.COQUEIROS/NOVANATAL (GUANABARA)
19-RODOVIÁRIA NOVA/ROCAS,VIAQUINTAS (GUANABARA)
20-CIDADE DA ESPER./RIBEIRA,VIA AVENIDA 09 (GUANABARA)

4. TERMINAL CIDADE NOVA (ZONA OESTE) BAIRRO CIDADE NOVA.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
34-CIDADE NOVA/ROCAS,VIA AV. 06 (SANTA MARIA)
39-CIDADE NOVA/RIBEIRA,VIA TIROL (SANTA MARIA)
41-CIDADE NOVA/FELIPECAMARÃO/RIBEIRA (CONCEIÇÃO)

5. TERMINAL FELIPE CAMARÃO (ZONA OESTE) FELIPE CAMARÃO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
21-FELIPE CAMARÃO AREIA PRETA (CONCEIÇÃO)
22-FELIPE CAMARÃO/ROCAS,VIA BOM PASTOR (CONCEIÇÃO)
30-FELIPE CAMARÃO/PIRANGY, VIA CAMPUS CANDELÁRIA (CONCEIÇÃO)
31-FELIPE CAMARÃO/PIRANGY, VIA CANDELÁRIA CAMPUS (CONCEIÇÃO)
63-FELIPE CAMARÃO/CAMPUS/MIRASSOL (CONCEIÇÃO)
71-FELIPE CAMARÃO PETRÓPOLIS (CONCEIÇÃO)
76-FELIPE CAMARÃO/CJ ALVORADA/PÇAKUBITSCHECK (EMPRESAS CONCEIÇÃO E GUANABARA)
83-FELIPE CAMARÃO/P.NEGRA (EMPRESAS CONCEIÇÃO E SANTA MARIA)

6. TERMINAL GRAMORÉ (ZONA NORTE) BAIRRO LAGOA AZUL.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
02-GRAMORÉ/MIRASSOL/CAMPUS/NOVAREPÚBLICA (GUANABARA)
11/17-GRAMORÉ/RIBEIRA VIA PETRÓPOLIS/RIO BRANCO (GUANABARA)
81-VILA VERDE/RIBEIRA/PETRÓPOLIS, VIA GRAMOREZINHO (GUANABARA)

7. TERMINAL NOVA NATAL (ZONA NORTE) BAIRRO LAGOA AZUL.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
10-NOVANATAL/RIBEIRA (GUANABARA)
64-NOVA NATAL/RIBEIRA/PETRÓPOLIS (GUANABARA)

8. TERMINAL PAJUÇARA (ZONA NORTE) BAIRRO PAJUÇARA.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
15/16-PAJUÇARA/RIBEIRA,VIA PETRÓPOLIS (GUANABARA)
60-PAJUÇARA/MIRASSOL (GUANABARA)

9. TERMINAL PARQUE DAS DUNAS (ZONA NORTE) BAIRRO N. SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
75-PARQUE DAS DUNAS/RIBEIRA (GUANABARA)
79-PARQUE DAS DUNAS/MIRASSOL,VIA CAMPUS (GUANABARA)

10. TERMINAL PARQUE DOS COQUEIROS (ZONA NORTE) BAIRRO N. SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
70-PARQUE DOS COQUEIROS/RIBEIRA/PETRÓPOLIS (GUANABARA)
77-PARQUE DOS COQUEIROS/MIRASSOL, VIA CAMPUS (GUANABARA)

11. TERMINAL DO PLANALTO I (ZONA OESTE) BAIRRO PLANALTO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
24-PLANALTO/RIBEIRA VIA PRUDENTE DE MORAIS (SANTA MARIA)
33-PLANALTO/PRAIA DO MEIOVIA BR101 (CIDADE DO NATAL)

12. TERMINAL DO PLANALTO II (ZONA OESTE) BAIRRO PLANALTO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
33A-PLANALTO/P.DO MEIO/AV. HERMES DA FONSÊCA (EMPRESAS CIDADE DO NATAL E SANTA MARIA)
38-PLANALTO/PRAIA DO MEIO/AV.06 (SANTA MARIA)
40-CIDADE NOVA/MÃE LUIZA (CIDADE DO NATAL)

13. TERMINAL REDINHA (ZONA NORTE) BAIRRO REDINHA.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
08-REDINHA/MIRASSOL (GUANABARA)
13 - REDINHA/URBANA (GUANABARA)

14. TERMINAL ROCAS (ÁREA CENTRAL) BAIRRO ROCAS.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
35-ROCAS/CANDELÁRIA,VIA PRAÇA (SANTA MARIA)
37-ROCAS/CIDADE SATÉLITE VIA PRAÇA (SANTA MARIA)
44-ROCAS/CIDADE SATÉLITE,VIA ALECRIM (SANTA MARIA)
51-ROCAS/PIRANGY,VIA PRAÇA (TRANSFLOR)
52-ROCAS/PIRANGY, VIA ALECRIM (TRANSFLOR)
54-ROCAS/PONTA NEGRA, VIA ALECRIM (SANTA MARIA)

15. TERMINAL SANTARÉM (ZONA NORTE) BAIRRO POTENGI.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
73-SANTARÉM/PONTA NEGRA,VIA ITAPETINGA (REUNIDAS)
78A-SANTARÉM/RIBEIRA/PETROP./PT.NEWTONNAVARRO (REUNIDAS)
78-SANTARÉM/RIBEIRA,VIA PETRÓPOLIS (REUNIDAS)

16. TERMINAL SERRAMBI III (ZONA SUL) BAIRRO NEÓPOLIS.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
50-SERRAMBI/SANTA CATARINA (TRANSFLOR)
65-SERRAMBI, VIA PRAÇA/ALECRIM/QUINTAS (TRANSFLOR).

17. TERMINAL SOLEDADE I (ZONA NORTE) BAIRRO POTENGI.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
12/14-SOLEDADE I/RIBEIRA,VIA IGAPÓ (GUANABARA)
26-SOLEDADE/PONTA NEGRA (REUNIDAS)
29-SOLEDADE II/VIADUTO DE PONTA NEGRA,VIA N. DESCOBERTA (REUNIDAS)
61/62-SOLEDADE/STA CATARINA/RIBEIRA (GUANABARA)
84-SOLEDADE I/PET./MOEMA TINOCO/PONTE NEWTON NAVARRO (GUANABARA)
85-SOLEDADE I/AV. JOÃO MEDEIROS/PONTE NEWTON NAVARRO (EMPRESAS REUNIDAS, CIDADE DO NATAL, TRANSFLOR E GUANABARA)

18. TERMINAL VALE DOURADO (ZONA NORTE) BAIRRO N. SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
As linhas que não se integram a partir desta localidade são:
05-VALE DOURADO/RIBEIRA (GUANABARA)
67-VALE DOURADO/RIBEIRA,VIA PETRÓPOLIS (GUANABARA)
72-VALE DOURADO/MIRASSOL (GUANABARA).

Por Paulo de Sousa
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Ônibus elétricos já são uma realidade no Brasil

Aos poucos, os ônibus elétricos ganham as ruas das cidades brasileiras, especialmente nos grandes centros. Em julho deste ano, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou que seriam feitos testes na região com um ônibus elétrico chinês - que chegaria ao Brasil em outubro, segundo a TCB, empresa pública de transportes de Brasília - e que modelos similares serão utilizados durante a Copa de 2014, quando já deverá estar instalada uma fábrica do veículo no DF. 
Ônibus Hibrido no Rio de Janeiro

Outros ônibus elétricos também já circulam no Rio de Janeiro, onde a brasileira Tracel, em parceria com a COOPE-UFRJ, desenvolveu um protótipo de ônibus híbrido movido a hidrogênio, e em São Paulo, através da Eletra. Mesmo sem fazer previsões exatas, especialistas da área acreditam que os coletivos que investem em energia limpa devem se tornar cada vez mais comuns no país.

Com 12 anos de experiência no setor de transportes, a Eletra é responsável por desenvolver ônibus elétricos de três tipos: trolebus, híbridos e elétricos puros. Enquanto os primeiros, que já são cerca de 300 em São Paulo e no ABC Paulista, precisam de uma rede de subestações para alimentar seu sistema de tração elétrica e não são poluentes, os híbridos, que já circulam em São Paulo e no ABC paulista com 38 modelos, apesar da tecnologia similar, apresentam emissão de poluentes, em um nível baixo. "O trolebus é cerca de 10 vezes mais barato do que o metrô, e em países como o Brasil, onde a matriz energética é a hidrelétrica, ele tem zero emissão, e é bastante silencioso. Já o nosso híbrido tem emissão de poluição, gerando energia a bordo, através de um gerador, queimando diesel ou álcool para fazer o veículo andar, o que dispensa a rede elétrica necessária ao trolebus, mesmo sendo vinte por cento mais caro que o primeiro", compara o gerente de engenharia da Eletra, Paulino Hiratsuka.

Elétrico puro usa apenas uma bateria
Ainda em fase experimental, o terceiro tipo de ônibus elétrico desenvolvido pela empresa, o elétrico puro, tem como grande diferencial o uso apenas de uma bateria, fabricada de acordo com a necessidade do veículo. "Como não tem autonomia para rodar o dia todo, o elétrico puro precisa de pontos de recarga ao longo do seu trajeto, demandando três horas para recarregar o suficiente para rodar 150 quilômetros. O custo dele é mais alto em relação ao híbrido e ao trolebus, mas esse valor depende muito do tipo de autonomia e bateria utilizadas, e como essa tecnologia não tem demanda comercial ainda, ela é relativamente cara ainda", explica Hiratsuka.

Diferentemente do ônibus híbrido desenvolvido pela Eletra, o protótipo feito em parceria entre a Tracel e a COPPE-UFRJ utiliza cerca de seis quilos de hidrogênio, um combustível não poluente, para 100 quilômetros percorridos, o que reduz a zero o nível de emissões. "O uso de um combustível limpo garante um ganho na combustão interna, e a eficiência na gestão de energia faz com que o sistema consiga reaproveitar boa parte da energia consumida, quando o veículo freia. Além da eficiência, o motor elétrico é bastante resistente, e em relação ao preço, a tendência é que acompanhe o barateamento da própria energia, o que esperamos que aconteça durante o desenvolvimento do projeto", destaca um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ônibus pela Tracel, Hugo Miranda.

Apesar de não precisar um período exato para o aumento do número de ônibus elétricos circulando no Brasil, Miranda destaca que o investimento em tecnologias renováveis e limpas tem sido cada vez maior entre as empresas fabricantes de ônibus. "Todas as empresas do setor no mundo estão investindo em projetos com essas soluções, o que deve indicar o caminho a ser seguido pelo setor no futuro", ressalta. O gerente de engenharia da Eletra também acredita no crescimento da frota de veículos elétricos nos próximos anos, especialmente nas grandes cidades. "Nos grandes centros, vai ser insuportável se isso não ocorrer, e as grandes montadoras estão investindo muito; por isso a tendência é o crescimento do número de ônibus elétricos, não em 50% da frota, mas talvez em 10%", estima Hiratsuka.

Informações: Portal Terra

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Ônibus de Curitiba exibem mensagens de respeito aos ciclistas

Parte da frota dos ônibus de Curitiba passou a circular nessa segunda-feira (5) exibindo nos vidros traseiros mensagens educativas incentivando o respeito e compartilhamento seguro das vias. Duas das peças são voltadas exclusivamente à questão dos ciclistas no trânsito.
Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike

Uma delas foca no artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que o motorista deve guardar a distância lateral de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. O cartaz traz ainda a mensagem "Respeite o ciclista. Pratique essa ideia". Outra versão, voltada aos usuários da bicicleta orienta: "Ciclista, sinalize suas intenções. Pratique essa ideia".

A campanha faz parte da iniciativa Vida no Trânsito, da Organização Mundial de Saúde, órgão das Nações Unidas (ONU), para redução de mortes nas ruas e estradas do país. Curitiba é uma das cinco capitais do país com ações do programa, que por aqui é coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

O uso dessa mídia -- chamada busdoor -- é privativo da Prefeitura Municipal. A reivindicação de que esse recurso fosse usado para campanhas educativas voltadas aos ciclistas é uma antiga reivindicação dos movimentos cicloativistas da capital paranaense.

Mas, ao invés disso, o espaço vinha sendo frequentemente para publicidade institucional com fins, digamos, menos nobres.

Por isso, a implantação da campanha, que passa literalmente a circular pela cidade, levando a mensagem para milhares de pessoas, é uma conquista importante que merece elogios.

Porém, a inclusão da campanha educativa nos ônibus não é um fim em si mesmo. A criação de uma cultura de compartilhamento seguro das vias e respeito no trânsito só terá efeito se for uma política permanente, que vá além das discussões partidárias ou ideológicas.

Além disso, é preciso que a campanha educativa seja acompanhada da fiscalização efetiva, com aplicação de multa aos infratores.

Para os motoristas de ônibus e táxis da capital, se faz necessária a aplicação de cursos obrigatórios de reciclagem, com conteúdo para promover a distensão das relações com os diversos atores do trânsito.

Em São Paulo, por exemplo, a SPTrans, gestora do transporte público local, implantou um curso obrigatório para todos os motoristas, pautado na convivência pacífica entre ônibus e bicicletas. Em pouco mais de 6 meses, mais de 30 mil motoristas passaram pelo treinamento. Em três anos, o resultado foi uma redução de 66% no número de mortes envolvendo ônibus e ciclistas.

Outras ações

Criada na atual gestão municipal, a Setran sinalizou com o início da implantação de políticas amigáveis aos ciclistas no trânsito. Essas ações, porém, foram interrompidas após a troca de comando na secretaria por motivos políticos.

Em março, a secretaria promoveu o 2º Fórum Curitiba de Trânsito tendo como tema ciclomobilidade. No evento, o então secretário foi cobrado publicamente para promover campanhas com foco no artigo 201 do CTB, inclusive, usando o busdoor.

Em junho, foram instalados painéis publicitários do mobiliário urbano com cartazes promovendo o respeito ao ciclistas, mas eles permaneceram por apenas duas semanas.


Durante algumas semanas, a secretaria também passou a exibir nos painéis de trânsito do Anel Central mensagens educativas focadas exclusivamente na questão da bicicleta, como foco tanto na educação dos motorista quanto na dos ciclistas.

A secretaria também promoveu blitze educativas no calçadão da Rua VX de Novembro para evitar que ciclistas pedalem em local proibido.

Logo que foi criada, a Setran implantou uma ciclopatrulha, em que os agentes de trânsito usam bicicletas para fazer rondas e a fiscalização do trânsito na cidade.

A equipe conta atualmente com 4 viaturas -- a promessa era terminar o ano com 20 bicicletas, o que não será cumprido.

Informações: Gazeta do Povo

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