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domingo, 3 de junho de 2012Postado por Meu Transporte às 16:15 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Salvador terá licitação para o serviço de transporte público, diz Setin
Segundo a Setin, uma equipe técnica da Prefeitura, constituída pela Portaria SETIN 003/2012, já trabalha o projeto básico. Este consiste em estudos técnicos e mapeamento da situação, com o objetivo de preparar o edital.
O sistema de transporte público da capital baiana não é regulamentado e funciona há mais de 50 anos de forma irregular. Como as empresas de ônibus são permissionárias, não há contrato, resultando na falta de regras para medir e executar direitos e deveres entre o setor público e o privado.
O objetivo é que sejam definidos os padrões da rede de transporte e seus serviços, por ônibus, tendo por base as linhas existentes, através de indicadores de qualidade do serviços, como taxa de ocupação, intervalo das viagens, distância à pé dos pontos de embarque e acessibilidade. Ainda serão consideradas as mudanças que acontecerão durante o período de contrato, sejam a construção das linhas de metrô 1 (Lapa-Cajazeiras) e 2 (Av. Paralela), a modernização do sistema de trens do Subúrbio e melhorias propostas pela Rede Integrada de Transportes de Salvador (RIT).
Situação atualDe acordo com a Setin, a frota é composta atualmente por 2.742 ônibus, incluindo os ônibus complementares, chamados de amarelinhos. Todos os veículos estão em plena circulação e 42 milhões de passageiros utilizam o sistema por mês.
São 2.446 ônibus coletivos (do Sistema de Transportes Coletivos - STC) e 296 do Sistema Especial De Transporte Complementar (STEC), além dos 703 ônibus metropolitanos.
Na estação da Lapa, por onde circulam 460 mil passageiros diariamente, há 482 ônibus alocados e 88 linhas. No pico, em dias úteis, são 278 unidades ônibus por hora. Já na estação Pirajá, circulam por dia 130 mil passageiros e há 44 linhas e 228 ônibus. No pico, em dias úteis, são 170 unidades ônibus por hora.
O órgão também informou que, em Salvador, 100% da frota dos ônibus é equipada com câmeras e 55% da frota dos ônibus coletivos (STC) é equipada para deficientes. São 1.346 ônibus adaptados, em circulação, equipados para receber passageiros com dificuldade de locomoção ou usuários de cadeiras de rodas.
Postado por Meu Transporte às 15:29 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em Uberaba, Sistema BRT será implantado na avenida Leopoldino de Oliveira
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Foto: Blog O Melhor de Uberaba |
Postado por Meu Transporte às 15:24 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Em BH, BRT desatará nós no trânsito e também vai gerar corte de vagas
sábado, 2 de junho de 2012
O modelo Marcopolo Viale BRT, chassi Volvo B-340 M, foi configurado pelo grupo Treviso – que controla as viações Torres e Santa Edwiges – atendendo sugestões dos operadores de Belo Horizonte e especificações dos atuais ônibus que circulam na capital e região metropolitana. “Como a BHTrans ainda não estabeleceu o padrão definitivo, fizemos um BRT com cerca de 20 metros, média de comprimento desse tipo de veículo, e configuração interna semelhante à dos coletivos usados atualmente”, afirma Márcio Paschoalin, diretor-executivo do grupo Treviso.
A previsão inicial era de que a escolha dos modelos e a quantidade de veículos do BRT de Belo Horizonte tivessem sido definidas até fevereiro do ano passado. Em dezembro de 2010, dois ônibus articulados chegaram a ser apresentados na sede da BHTrans. Mas o tempo passou e a empresa que regula o transporte coletivo ainda não bateu o martelo sobre a configuração definitiva dos veículos do sistema, apontado como grande solução para o caótico trânsito de BH.
O padrão interno e externo da carroceria será escolhido até julho, quando portaria vai definir as normas, garante o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, confirmando que detalhes do veículo da Volvo podem ser aproveitados. Entre eles estão os bancos de encosto alto e os visores laterais com itinerários, instalados no salão de passageiros.
Postado por Meu Transporte às 12:52 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Estatal do trem-bala deve começar a operar em um mês
Postado por Meu Transporte às 12:43 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Tarifa de ônibus em Salvador vai a R$ 2,80 e vira a quinta mais cara do Brasil
O percentual foi definido após estudos feitos por técnicos da prefeitura. Segundo o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, o reajuste levou em conta os cálculos do empresariado, que reclamava de defasagem no preço da tarifa. “Tem 18 meses que não concedemos aumento, mas houve dois aumentos de salário da categoria nesse período”, justificou.
Depois de quatro dias de análise, os técnicos chegaram a conclusão que o aumento de R$ 0,30 seria, segundo o secretário, “o de menor impacto para a população”. O pedido de reajuste foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), logo após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ter concedido, dia 25, um aumento salarial de 7,5% aos rodoviários em greve e determinado pagamento de benefícios, como o quinquênio, e elevação no valor do tíquete refeição. Contudo, o valor pedido pelo Setps foi R$ 3,15.
“Não tínhamos como deixar de repassar para a tarifa, porque senão aconteceria o que ocorreu no passado, que é aquela dívida que a Prefeitura tem, através de uma ação do Setps, que já está transitado em julgado e não cabe mais recurso”, emendou Mattos, referindo-se à dívida no valor de R$ 600 milhões. Ainda segundo Mattos, o montante é relativo a desequilíbrios tarifários computados de 1997 a 2005.
O próximo reajuste da tarifa está previsto para dezembro de 2013 e constará no edital de licitação que a prefeitura vai abrir em junho, para efetivar contratos de concessão no serviço de transporte público da capital. Atualmente, as empresas de ônibus são permissionárias. “Hoje, não temos contrato formal, onde podemos efetivamente exigir determinadas ações. Mas só posso lançar o edital após a solução da dívida de R$ 600 milhões”, complementou o secretário.
De acordo com Mattos, o edital vai proibir, a partir de janeiro de 2013, as gratuidades não previstas na lei. “É inconcebível ter oficial de justiça, carteiros e PMs utilizando sem pagar”, disse. O secretário afirmou que pretende ainda apurar a quantidade de deficientes físicos que utilizam o transporte.
“Temos uma média de 33,3 mil passagens de deficientes físicos por mês. Mas não parece que é isso na realidade. Tudo isso impacta no valor da tarifa”, finalizou. O CORREIO procurou o superintendente do Setps, Horácio Brasil, para comentar o aumento, mas ele não foi localizado.
Salvador ultrapassa BH e Rio
Com o aumento anunciado ontem pela prefeitura, Salvador será a quinta capital com a tarifa de ônibus mais cara do país, atrás apenas de São Paulo (R$ 3), Florianópolis (R$ 2,90), Porto Alegre (R$ 2,85) e Campo Grande (2,85). O reajuste fez Salvador ultrapassar, no ranking, sete capitais. Entre elas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba (veja ao lado quadro comparativo).
Em relação ao Nordeste, Salvador já ocupava o primeiro lugar no pódio da carestia, mas ampliou ainda mais a diferença para a segunda colocada, Maceió, cuja tarifa foi aumentada para R$ 2,10 em fevereiro deste ano. Em comparação com outras capitais nordestinas de tamanho semelhante, o valor da tarifa em Salvador é R$ 0,65 maior que a de Recife, e R$ 0,80 que a de Fortaleza.
Contudo, o sistema de transportes públicos urbanos da capital é alvo constante de críticas de usuários, devido a problemas como frota envelhecida, baixa quantidade de veículos (2.446) e atrasos de linhas. Apesar das queixas, o secretário municipal de Transporte e Infraestrutura, José Mattos, disse que, para reduzir o impacto do aumento, até a Copa de 2014 serão renovados mil ônibus.
Está previsto ainda aumento no número de ônibus adaptados para deficientes físicos para 70% da frota. “A integração tarifária, que antes tinha tolerância de uma hora para pegar outro ônibus, passará a ser de duas horas”, salientou. Questionado se o aumento corresponde à qualidade do serviço oferecido, Mattos disse que o problema é de serviço público: “Como cidadão, vou dizer sempre que não vale. Como vou dizer também que a tarifa da energia não vale a pena, porque temos problemas constantes de queda de energia, como a água também tem”.
Postado por Meu Transporte às 12:37 0 comentários
Marcadores: Bahia
No Rio, Com sete trens novos, SuperVia oferece mais 50 mil lugares por dia
Cada trem chinês, composto por quatro carros com ar condicionado, TVs e letreiros em LED, bagageiro, proteção acústica e câmeras de vigilância, entre outros itens de conforto e segurança, pode transportar até 800 passageiros por viagem.
Na semana passada, a SuperVia também acrescentou uma oferta de 26 mil lugares em sua programação de trens aos sábados. A medida melhora o fluxo de passageiros, e foi alcançada com a readequação dos horários dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro. A nova programação conta com um período maior de circulação dos trens semi-diretos (ramais Santa Cruz e Japeri) e a adição de viagens no ramal Deodoro.
Os trens chineses são parte de um programa de transformação do sistema de transporte ferroviário do Rio de Janeiro. São investimentos de R$ 2,4 bilhões, divididos meio a meio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a nova gestão da SuperVia, desde o ano passado sob controle da Odebrecht Transport, empresa de mobilidade urbana, transporte e logística da Odebrecht S.A..
Os 30 trens chineses novos foram adquiridos pelo Governo do Estado, que este ano fez licitação para comprar outras 60 composições. Caberá à SuperVia adquirir mais 30 trens novos até 2016 e reformar 73 de sua atual frota de 160 composições. A previsão é a de que até 2014 todos os trens da SuperVia terão ar condicionado – atualmente, 41 oferecem este conforto.
Dentro do mesmo programa que nos próximos quatro anos transformará os trens do Rio de Janeiro em moderno metrô de superfície, a SuperVia construiu e colocou em funcionamento em janeiro deste ano um novo Centro de Controle Operacional, que permite mais agilidade em toda a malha ferroviária. Além disso, um novo sistema de sinalização automática na via férrea e nos trens já está sendo instalado e testado. Até o final do ano estará funcionando no ramal Deodoro, e no próximo ano em todos os demais ramais. Com esse novo sistema de sinalização, o intervalo entre os trens no horário de pico diminuirá de seis para três minutos.[6]
Com sua malha viária de 270 km e média por dia útil de 540 mil passageiros, a SuperVia faz atualmente 765 viagens por dia entre as suas 99 estações (a centésima está sendo construída no Corte 8, em Duque de Caxias). Atende ao Rio de Janeiro e a mais onze municípios (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).
Postado por Meu Transporte às 12:37 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Em Belo Horizonte, Ônibus articulado em teste para o BRT trava em avenida do Mangabeiras
O coletivo branco circulou junto com outros veículos pelas ruas da capital na caravana. Passou pela Praça da Liberdade, Raul Soares e Praça do Papa. Seguiu pelo Bairro Mangabeiras para sessões de fotos organizada pela Treviso e Volvo. De acordo com o diretor-executivo do grupo Treviso, Márcio Paschoalin, quando chegou na José Patrocínio Pontes houve uma parada para que o motorista lanchasse e fotógrafos registrassem o veículo na praça que fica perto do Hospital Hilton Rocha. Contradizendo essa versão, às 15h45 testemunhas viram funcionários colocando combustível no ônibus em plena via púbica.
No início da noite, Márcio Paschoalin informou que o BRT flagrado no Mangabeiras parou para aguardar abastecimento, uma vez que para rodar depende do diesel s-50 (combustível especial, encontrado em poucos postos). O veículo seguirá para a sede do grupo em Betim, a 40 km de BH, e por isso dependia do abastecimento.
Enquanto a prefeitura luta contra o calendário e enfrenta questionamentos nas licitações para o projeto, o grupo Treviso trouxe o primeiro veículo articulado para servir ao BRT, dentro dos parâmetros exigidos pela BHTrans. O veículo tem quase 10 metros maior que modelos mais simples de coletivos e tem capacidade para até 180 passageiro, o dobro os ônibus comuns. Amanhã o coletivo segue para a Lagoa da Pampulha e para a Cidadade Administrativa em caravana.
Postado por Meu Transporte às 12:34 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
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