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Greve: Metrô de Belo Horizonte irá parar a partir da próxima segunda-feira

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os mais de 200 mil usuários que, diariamente, utilizam o Metrô de Belo Horizonte devem se programar para mudar a rotina de transporte na próxima segunda-feira, dia 14 de maio. Foi definida, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira, greve por tempo indeterminado dos trabalhadores em transporte metroviários, que estão em campanha salarial.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindmetro-MG), Alda Lúcia Fernandes dos Santos, a decisão foi tomada após mais de um mês de negociações entre a categoria e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“A categoria como um todo decidiu paralisar as atividades até que seja proposto um acordo que viabilize o reajuste salarial”, disse a presidente do sindicato. Segundo ela, a greve terá início às 0h de segunda-feira e será acompanhada pelos metroviários de João Pessoa, Maceió , Natal e Recife.

Segundo Alda, a CBTU negou qualquer reajuste nos salários dos metroviários, bem como definiu manter congelados os benefícios oferecidos à categoria, como auxílios para transporte, alimentação e outros. “Eles propuseram 0% de aumento nos salários. Exigimos um reajuste que cubra ao menos a inflação do período”, destacou. A categoria reivindica ainda participação nos lucros e resultados da empresa (PLR) e adicional noturno de 50%.


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Projetos viários estão sendo implementados pela Prefeitura para ampliar a mobilidade urbana de Salvador

Após identificação dos pontos críticos de congestionamento, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) programou intervenções em três etapas. Algumas já foram concluídas e outras estão em execução pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Confira abaixo.
Intervenções concluídas
Viaduto do Lobato (Suburbana) - Foi criado um recuo para a parada dos ônibus, com a implantação de um canteiro para relocação do ponto de ônibus, que, antes, era na faixa de tráfego. Com a intervenção, aumentou a fluidez do tráfego na área. Passam pelo local 155 ônibus por hora.

Avenida ACM - Foram feitas intervenções voltadas para o alargamento e correção nas faixas de trânsito das vias, facilitando a circulação de motoristas que partem do semáforo entre o Hiperposto e o edifício Thomé de Souza, em direção ao Lucaia e ao Iguatemi.

Também no local, foi construído recuo para ônibus, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte coletivo e liberando a entrada para a Avenida. Paulo VI.

Além disso, outro ganho para quem passa naquela área é a redução do tempo de espera do semáforo (antes era de 46 segundos no horário de pico). Com a conclusão das obras, o motorista vai trafegar diariamente sem encontrar congestionamento, apenas o tempo de espera da interseção do cruzamento, por onde passam cerca de 60 mil carros por dia.

Avenida Tancredo Neves (Stiep) - Foi construído um meio-fio direcionando o tráfego, para permitir que os veículos oriundos da Avenida Professor Magalhães Neto não fiquem retidos no congestionamento em horário de pico entre o ponto de ônibus do Hospital Sarah e a Avenida Professor Manoel Ribeiro, melhorando o tráfego daquela região. Passam pelo local cerca de 48 mil veículos por dia. Desse fluxo, 70% seguem no sentido Avenida Paralela ou Avenida ACM e Bonocô.

Avenida Paulo VI (sentido Rua Aristides Fraga Lima) - As mudanças contribuíram para acabar com os engarrafamentos na região: antes, o percurso era feito em um período que variava de 30 a 45 minutos; hoje, fica em 3 minutos. Passam pelo local cerca de 10 mil veículos por dia.

Avenida Octávio Mangabeira (imediações da Praça Nossa Senhora da Luz) - Foi feita a adequação do sistema viário entre as ruas Rio Grande do Sul e Pernambuco. A nova intervenção permitiu a utilização de mais uma faixa de tráfego com três metros e meio de largura. Com isso, foi reduzido o congestionamento da área, por onde passam cerca de 90 mil veículos por dia.

Pituba (Caranguejo de Sergipe) - Redução do estacionamento das imediações da Avenida Octávio Mangabeira para ampliação das faixas de tráfego no sentido Avenida Magalhães Neto e Avenida Manoel Dias da Silva. A intervenção proporcionou um ganho na fluidez no trânsito da Octávio Mangabeira para quem segue com destino a Itapuã. Passam pelo local cerca de 90 mil veículos por dia.

Avenida ACM (Itaigara) - Prolongamento do canteiro central do Itaigara, evitando que os motoristas precisem cruzar as faixas de tráfego para acessar o final de linha da Pituba. A intervenção realizada na área reduziu significativamente o engarrafamento da região. Passam pelo local cerca de 25 mil veículos por dia.

Avenida Waldemar Falcão (proximidades da Rua Santa Luzia) - Foi desenvolvida uma pequena rotatória no local que inviabiliza o acesso à Rua Santa Luzia dos veículos oriundos da Waldemar Facão. Com a intervenção, quem sobe a Santa Luzia encontra o local livre, devido ao ordenamento daquela área. Passam pelo local cerca de 800 veículos por hora.

Avenida Jorge Amado - Foi feito um alargamento na saída da Jorge Amado para a Octávio Mangabeira, criando mais uma faixa de tráfego. Com isso, reduziu-se o congestionamento da região, pois antes da implantação da faixa, passavam pelo local oito veículos por ciclo do semáforo e hoje passam entre 15 e 18.

Ribeira - Implantação do sentido único da Avenida Beira-Mar sentido Espaço de Cultura, Esporte e Lazer Dodô e Osmar. A nova intervenção descongestionou o trânsito daquela região. Passam pelo local cerca de 250 veículos por dia.

Intervenções em andamento
Avenida Bonocô - Na Avenida Bonocô, que tem um fluxo de mais de 21 mil veículos diariamente, as obras estão ocorrendo nas proximidades de um ponto de ônibus e de uma concessionária, no sentido Centro-Rótula.

Depois das obras finalizadas, quem sair da Rua Odilon Dórea, em Brotas, terá uma via direta de acesso à Bonocô, evitando o afunilamento de veículos na região, ponto de ligação da avenida com a BR-324. Outro beneficio será o descongestionamento próximo ao ponto de ônibus da área.

Largo do Luso (Plataforma) - O projeto prevê relocação do ponto de ônibus, adequação do tempo do semáforo e da faixa de retorno para Plataforma, nova sinalização horizontal, melhoria na rotatória e redução no canteiro central para permitir o acesso de veículos que trafegam no sentido Calçada, visando acessar as ruas Planalto Real e das Pedrinhas. Quem trafega naquela área terá um ganho diário de 8 km. Passam pelo local cerca de 480 veículos diariamente.

Avenida Vale do Ogunjá - Projeto: recuo no atual ponto de ônibus, em frente à Cesta do Povo. Vai permitir a parada de três ônibus simultaneamente para o embarque e desembarque de passageiros com a construção do prolongamento do canteiro central, impossibilitando conversões proibidas no centro da via. A obra terá reflexos na melhoria do trânsito da Avenida Bonocô. Passam pelo local cerca de 58 mil veículos por dia.
Fonte: Tribuna da Bahia

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Paulistano leva 1h05 para ir ao trabalho de ônibus

Ir para o trabalho de ônibus em São Paulo exige paciência - e voltar para casa no fim do dia, mais ainda. O paulistano leva, em média, 1h05 no trajeto de casa para o trabalho no horário de pico da manhã, entre 6h e 8h59. Ao voltar, das 17h às 19h59, o percurso dura 1h10, segundo dados da São Paulo Transportes (SPTrans).

Os números levam em conta quem mora fora do centro expandido, mas trabalha ali. A SPTrans analisou o tempo de percurso de cada linha por três anos (2009 a 2011) para obter a média.

A situação é pior na área oeste que, para a SPTrans, abrange, além do Butantã, o Campo Limpo. Mesmo com a chegada da Linha 4-Amarela ao Butantã, lá perde-se, em média, quase 3 horas no ônibus no trajeto casa-trabalho-casa. A Estação Butantã foi inaugurada em março de 2011, mas a situação de quem usa o ônibus naquela região só piorou. Em 2009, antes do metrô, o tempo de viagem de ônibus do centro para o Butantã era de 1h17. Em 2011, o mesmo trajeto passou a durar 1h32 no pico da noite. Na manhã, a média foi 1h24.

"Isso mostra que não houve uma racionalização das linhas ou, se houve, não foi o bastante. O Terminal da Estação Butantã, mesmo, é algo que chama a atenção. O ônibus que sai do terminal tem de fazer uma curva de 90 graus e cruzar três faixas para seguir viagem", disse o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) Claudio Barbieri da Cunha.

O assessor especial da Secretaria Municipal dos Transportes, o engenheiro Ivan Whately, afirmou que a Prefeitura investe na construção de 130 km de faixas exclusivas e 69 km de corredores. "Mas todos os dias colocam mil carros na rua", diz.

O bom exemplo está na zona leste. Os ônibus que atendem a região da Penha demoram, em média, 56 minutos no pico da manhã. A volta para casa, porém, é melhor para quem mora na zona norte, em bairros como Freguesia do Ó, Pirituba, Brasilândia e Perus. No horário de rush, os moradores desses bairros levam 1h01 para chegar em casa, saindo do centro.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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Linha verde de ônibus em Campinas opera normalmente nesta sexta-feira

Os motoristas de cobradores da empresa de ônibus VB3 que trabalham na linha verde de Campinas (SP) voltaram ao trabalho por volta das 10h desta quinta-feira (10). Os trabalhadores fizeram uma paralisação das atividades no transporte urbano, que começou na madrugada desta quinta, e afetou passageiros das regiões dos distritos de Barão Geraldo e Sousas, Corredor Amoreiras e região do São Bernardo.

De acordo com a empresa, cerca de 85 mil pessoas foram prejudicadas com o protesto. Na quarta-feira (9), motoristas e cobradores interromperam as atividades do transporte coletivo chegaram a fechar o Terminal Central para protestar contra a administração da diretoria do Sindicato dos Rodoviários.

Um plano emergencial foi colocado em prática na manhã desta quinta-feira pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para remanejamento de linhas para amenizar os transtornos. A assessoria de imprensa da VB3 informou que o movimento foi motivado por uma briga política sindical da categoria e que espera os motoristas e cobradores retomaram as atividades porque teriam o dia descontado da folha de pagamento.

Com Informações do G1

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Em BH, Interdição na Avenida Santos Dumont muda itinerário de 160 linhas de ônibus

Começam a valer na próxima terça-feira, a 0h, as alterações no trânsito da Avenida Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte, para obras do BRT. O trecho entre as ruas Bahia e São Paulo ficará interditado e, segundo a BHTrans, 160 linhas de ônibus terão o itinerário alterado. Passageiros da capital e região metropolitana devem ficar atentos, pois o embarque e desembarque já serão realizados em locais diferentes na semana que vem.

Os pontos de 67 linhas administradas pela BHTrans e outras 93 sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) passam para as Ruas Guaicurus e Caetés. No trecho fechado, serão desativados 14 pontos do transporte coletivo e criados sete alternativos em outro locais.

Na área afetada pelas obras circulam cerca de 20 mil veículos por dia. A BHTrans alerta que as mudanças vão afetar todo entorno da Santos Dumont e pede para os motoristas redobrarem a atenção. O acesso às calçadas da Santos Dumont ficará liberado para os pedestres. A BHTrans vai distribuir 200 mil exemplares do jornal BRT, com informações para a população. Faixas de pano também ajudam na sinalização e orientação aos condutores.

Para reduzir os impactos da mudança, desde 21 de abril já começaram a valer algumas interdições na avenida, mas a maior alteração acontece na terça-feira, com a mudança de mais pontos de ônibus.

Confira o mapa dos novos pontos:


ObrasO BRT (transporte rápido por ônibus) em Belo Horizonte vai circular em dois corredores exclusivos – avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e Avenida Cristiano Machado – e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont.

Nesses locais, serão implantadas seis estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.

As obras de implantação do BRT estão orçadas em R$ 55 milhões. A etapa de alterações na Santos Dumont está prevista para acabar em outubro. O próximo passo serão as intervenções na Avenida Paraná.

Informações sobre o transporte coletivo e o trânsito podem ser obtidas na Central de Relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo telefone 156, ou no Portal da empresa,
www.bhtrans.pbh.gov.br.

Fonte: Estado de Minas

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Em São Paulo, Média de espera dos ônibus nos corredores aumentou nos últimos dois anos

A média de espera nos corredores de ônibus de São Paulo é de 9 minutos, conforme levantamento da São Paulo Transportes (SPTrans). Quem mais tem de esperar em toda a cidade são os passageiros que utilizam o corredor da Avenida Paes de Barros, na Mooca, zona leste. A média nesse local é de 12 minutos.

Esse tempo foi ainda maior, em 2011, do que o aferido em 2010 (11 minutos). O tempo é calculado, segundo a SPTrans, com base no tempo médio entre as partidas de ônibus.

A média, no entanto, traz distorções. É fácil encontrar quem espera mais tempo. A aposentada Thereza Lengyel, de 73 anos, por exemplo, exercitou a paciência na tarde de ontem. Quando foi abordada pela reportagem do Estado, ela já esperava por mais de 30 minutos no corredor Paes de Barros. "Daqui a pouco, desisto desse ônibus e resolvo ir a pé", brinca.
Por outro lado, usuários como Ivan Moraes, de 51 anos, não têm tantas queixas. "Como só circulo pela Paes de Barros, qualquer ônibus que vier acaba servindo para mim", diz.

A média geral da espera nos corredores da cidade não melhorou. Em 2009, já era de 9 minutos. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Público, Otávio Vieira da Cunha Filho (NTU), afirma que, em São Paulo, as baixas velocidade estão ligadas à falta de mais corredores exclusivos. "Em cidades onde há corredores segregados, com pagamento do bilhete na plataforma, embarque de nível e pontos de ultrapassagem, o tempo de espera chega a ser de 2 minutos." O segundo corredor onde os passageiros mais têm de esperar é o de Pirituba, na zona norte, com média de 11 minutos.

Exemplo. A menor espera da cidade acontece no Expresso Tiradentes, que liga o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, ao Sacomã, na zona sul. Os passageiros da linha não costumam passar mais do que 3 minutos no ponto para pegar o ônibus. Em 2009, a espera era de 2 minutos e, no ano seguinte, passou para 8.

O corredor tem as características descritas pelo presidente da NTU.
Sobre os corredores, a SPTrans diz, em nota, que o programa lançado há um mês pela Prefeitura deve melhorar o tráfego dos coletivos. "No total, serão 68,5 km de vias exclusivas para o transporte público em importantes regiões de São Paulo, como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro", diz a nota, destacando ainda "mais de 130 km de corredores de ônibus à direita da via e faixas exclusivas". O texto também lembra que a Prefeitura investiu R$ 1 bilhão para ampliação do Metrô. /A.R. e B.R.

Fonte: O Estado de S.Paulo

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Salvador: Metrô da Paralela não vai ficar pronto para a copa do mundo

O metrô da Paralela, uma das propostas para dar suporte a mobilidade urbana de Salvador para a Copa do Mundo 2014, não vai funcionar durante o evento esportivo. É o que afirmou o secretário estadual de Planejamento Sérgio Gabrielli, em entrevista ao site EcoD publicada nesta terça-feira (8).

"Não tem a menor possibilidade física. O metrô já deve estar em fase final, deve entrar em 2015, se começar a construir hoje. É um problema de gravidez, tem que ter nove meses. Com oito meses é prematuro, com sete meses é difícil sobreviver, com seis não sobrevive”, disse Gabrielli. De acordo com o secretário, a principal linha do metrô estará pronta até a Copa 2014, mas não estará funcionando.

No dia 15 de maio, está prevista a audiência pública da licitação do metrô da Paralela. O processo, previsto para o início deste ano, começa com atraso por causa da disputa para autorização do Convênio pela Câmara Municipal de Salvador.

O metrô terá 22 quilômetros de extensão e ligará o Acesso Norte a Lauro de Freitas, cortando toda a Avenida Paralela. Ele será interligado ao metro 1 - que vai ligar a Estação da Lapa à Estação Acesso Norte - e, depois até Pirajá. Além disso, o sistema contará com ajuda dos chamados BRT (Ônibus de Trânsito rápido). 

Fonte: Correio 24 Horas

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Em Jundiaí, Motoristas de ônibus ameaçam entrar em greve

O jundiaiense pode ficar sem transporte coletivo a partir da quinta-feira da próxima semana. Os trabalhadores da categoria estão em estado de greve, o que foi anunciado nesta quinta-feira após a realização de duas assembleias na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário.

A reivindicação é por aumento real de salário em 6%, junto com a correção integral da inflação no período de maio de 2011 a abril de 2012, PLR (Participação Real dos Lucros) no valor do piso salarial do motorista, hoje de R$ 1.649,00, vale alimentação de R$ 12,00 por dia e melhora da cesta básica.

De acordo com Reinaldo Dias Rabelo, secretário do sindicato, se as empresas não apresentarem uma contra-proposta até segunda-feira, a greve será oficialmente protocolada. "Respeitaremos todo o processo burocrático e, então, em 72 horas podemos parar", explica. Atualmente, a região de Jundiaí conta com média de 2 mil profissionais na área.

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