Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Média de espera dos ônibus nos corredores aumentou nos últimos dois anos

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A média de espera nos corredores de ônibus de São Paulo é de 9 minutos, conforme levantamento da São Paulo Transportes (SPTrans). Quem mais tem de esperar em toda a cidade são os passageiros que utilizam o corredor da Avenida Paes de Barros, na Mooca, zona leste. A média nesse local é de 12 minutos.

Esse tempo foi ainda maior, em 2011, do que o aferido em 2010 (11 minutos). O tempo é calculado, segundo a SPTrans, com base no tempo médio entre as partidas de ônibus.

A média, no entanto, traz distorções. É fácil encontrar quem espera mais tempo. A aposentada Thereza Lengyel, de 73 anos, por exemplo, exercitou a paciência na tarde de ontem. Quando foi abordada pela reportagem do Estado, ela já esperava por mais de 30 minutos no corredor Paes de Barros. "Daqui a pouco, desisto desse ônibus e resolvo ir a pé", brinca.
Por outro lado, usuários como Ivan Moraes, de 51 anos, não têm tantas queixas. "Como só circulo pela Paes de Barros, qualquer ônibus que vier acaba servindo para mim", diz.

A média geral da espera nos corredores da cidade não melhorou. Em 2009, já era de 9 minutos. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Público, Otávio Vieira da Cunha Filho (NTU), afirma que, em São Paulo, as baixas velocidade estão ligadas à falta de mais corredores exclusivos. "Em cidades onde há corredores segregados, com pagamento do bilhete na plataforma, embarque de nível e pontos de ultrapassagem, o tempo de espera chega a ser de 2 minutos." O segundo corredor onde os passageiros mais têm de esperar é o de Pirituba, na zona norte, com média de 11 minutos.

Exemplo. A menor espera da cidade acontece no Expresso Tiradentes, que liga o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, ao Sacomã, na zona sul. Os passageiros da linha não costumam passar mais do que 3 minutos no ponto para pegar o ônibus. Em 2009, a espera era de 2 minutos e, no ano seguinte, passou para 8.

O corredor tem as características descritas pelo presidente da NTU.
Sobre os corredores, a SPTrans diz, em nota, que o programa lançado há um mês pela Prefeitura deve melhorar o tráfego dos coletivos. "No total, serão 68,5 km de vias exclusivas para o transporte público em importantes regiões de São Paulo, como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro", diz a nota, destacando ainda "mais de 130 km de corredores de ônibus à direita da via e faixas exclusivas". O texto também lembra que a Prefeitura investiu R$ 1 bilhão para ampliação do Metrô. /A.R. e B.R.

Fonte: O Estado de S.Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960