Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Alunos começam a receber as primeiras carteiras estudantis

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cerca de 20 mil carteiras estudantis de alunos da rede pública e privada de Fortaleza serão entregues a partir desta segunda-feira (5). Esse número corresponde apenas à primeira remessa das carteiras de estudante 2012. No total, serão entregues, em torno de 580 mil documentos.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já foram registrados pela internet cerca de 240 mil pedidos de novas carteiras de estudante. 
As entidades estudantis iniciarão a entrega nas escolas e universidades particulares, não havendo necessidade do comparecimento do aluno ou do responsável na sede da Etufor.
O documento, que garante a meia passagem ilimitada no transporte público da cidade, será desbloqueado automaticamente. No caso dos alunos veteranos, estará programado para valer no dia primeiro de maio. Já os novatos, que não possuíam carteira antiga, poderão utilizá-la de imediato, assim que receber.

Para realizar o requerimento online, os interessados devem
acessar o site das entidades estudantis e preencher os dados corretamente.

Entidades particularidades
Especificamente no caso dos estudantes de escolas e universidades particulares, será emitido também o boleto com as taxas de R$ 13,00 e R$ 15,00, respectivamente, para ser pago nas agências lotéricas. A carteira só será entregue mediante confirmação da matrícula, que deve ser efetuada pela instituição de ensino, e pagamento do boleto.



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A Explosão dos Ônibus Articulados no Recife e Região Metropolitana


Sistema SEI terá mais de 300 ônibus articulados
Hoje a Região Metropolitana do Recife conta com uma frota de quase 2.900 ônibus para atender a mais de 02 milhões de passageiros todos os dias nas mais de 300 linhas espalhadas pela cidade.
E o lado positivo do sistema de transporte da cidade hoje, é que existe já um grande número de ônibus articulados em circulação e com as futuras inaugurações dos novos terminais integrados de ônibus, será possível aumentar ainda mais este número.
Segundo o sindicato das empresa de ônibus de Pernambuco(URBANA-PE) existe 222 ônibus articulados em circulação na cidade.
Estes ônibus são bem comuns no sistema de transporte de Curitiba, que se expandiu ao longo dos anos 80 em outras cidades brasileiras e também no mundo. A capital paranaense também saiu na frente e já colocou em 2011 o maior ônibus do mundo, o chamado biarticulado, com capacidade de transportar 250 passageiros por viagem.
Aqui no Recife, estes ônibus chegaram em 1990 com a empresa Borborema com o apelido de Gonzagão devido a sua amarração ser igual a uma Sanfona.
E com a inauguração dos terminais de Cajueiro Seco, Aeroporto e Tancredo Neves, serão mais de 300 ônibus articulados no sistema SEI, que visará mais conforto e agilidade no transporte das cidades atendidas, visto que os ônibus articulados podem transportar mais de 150 passageiros por viagem, melhorando consequentemente o sistema.
Somente a Expresso Vera Cruz adquiriu 22 novos articulados, sendo que 15 já estão a caminho do Recife sem falar nas outras operadoras que também terão que comprar seus novos articulados para se integrarem aos novos terminais da linha sul do metrô.
Blog Meu Transporte



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Transporte público ineficiente faz brasiliense recorrer ao carro

Usar o transporte público implica riscos de toda natureza na capital do país. É rotina ônibus pegar fogo com passageiros no Distrito Federal, assim como veículos quebrados, atrasados ou que não passam pelo ponto. Drama é enfrentado por 1 milhão de pessoas, que aguardam a renovação da frota por meio da licitação iniciada na última sexta-feira pelo governo local. A precariedade do sistema leva a população a recorrer cada vez mais a veículos de passeio. O resultado é o aumento de congestionamentos, mais poluição e menos vagas de estacionamento.

A matemática é simples. Um coletivo transporta 70 pessoas, em média, e ocupa 13 metros de asfalto. Com capacidade para cinco ocupantes, os carros circulam com 1,5 passageiro, em média. Para levar a mesma quantidade de gente que um ônibus, são necessários pelo menos 46 carros. Enfileirados, eles ocupam 175 metros de asfalto, espaço 13,6 vezes maior que o de um veículo de transporte público (veja arte). Para a sociedade, a troca do transporte de massa pelo individual é um prejuízo para os governos, para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos.

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Em Belo Horizonte, Ônibus circulam normalmente nesta manhã

Apesar do estado de greve, aprovado na última semana pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), os ônibus circulam normalmente na manhã desta segunda-feira (5) na região metropolitana. De acordo com o sindicato, não há paralisações previstas para esta segunda ou terça (6).
Uma nova rodada de negociações está marcada para esta tarde com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Em seguida, a reunião é com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).
Na última negociação, o Setra-BH propôs aumento de 10% para os trabalhadores. A oferta anterior era de 6%. Além disso, os rodoviários que ganharem até mil reais receberiam R$ 150 na participação dos lucros e os salários acima deste valor contariam com um acréscimo de R$ 300.
Entre as 72 reivindicações da categoria está o reajuste de 49% no salário, que passaria de R$ 1.360 para R$ 2.026 (motoristas) e de R$ 680 para R$ 1.013 (cobradores). A classe quer ainda o aumento do vale-refeição, de R$ 260 para R$ 450, e a redução da carga horário diária, de seis horas e quarenta minutos para seis horas.

Fonte: O Tempo

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No Dist. Federal, Licitação do Transporte exigirá ônibus equipados com ar-condicionado, bancos estofados e GPS

Ser usuário de ônibus no Distrito Federal não é tarefa fácil. Diariamente, cerca de um milhão de pessoas sofrem com ônibus velhos, lotados e com defeitos. Por diversas vezes, o Correio denunciou a situação caótica da frota brasiliense, hoje estimada em 3,9 mil veículos. Do total, muitos rodam com pneus carecas, extintores vencidos e assentos quebrados. Por conta disso, a Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) aplicou, em 2011, 7.706 autos de infração às empresas. Mesmo com a punição, os empresários do ramo se mostram incapazes de melhorar o sistema.

Em janeiro de 2012, quando as novas empresas começam a operar no DF, quem depende de coletivos sentirá mudanças razoáveis ao cruzar a roleta. Pelo menos é o que garantem as autoridades ligadas ao transporte. Os quatro decretos assinados por Agnelo Queiroz nessa sexta-feira (2/3) dispõem do encerramento das “delegações precárias no sistema”. O projeto estabelece que todos os veículos serão equipados com ar-condicionado, bancos e encostos de cabeça estofados, piso antiderrapante e acessibilidade para pessoas com deficiência, por meio de uma plataforma automática para embarque e desembarque de cadeira de rodas.


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Em BH, Obras do BRT altera a circulação na busway na Av. Antônio Carlos

domingo, 4 de março de 2012

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que, devido às obras de BRT da Avenida Antônio Carlos, foi interditada o trecho da pista exclusiva de ônibus (busway) entre a Rua Alcobaça e a Avenida Major Delfino de Paula Ricardo, sentido Bairro/ Centro. Os ônibus e taxi são desviados para uma faixa da outra pista da busway, no sentido Centro/Bairro, operando em contra-fluxo. Os pontos de ônibus serão transferidos para antes e depois da área interditada na busway. 

Com a interdição os veículos provenientes dos bairros Liberdade, Santa Rosa e Jaraguá, que descem a Rua Alcobaça, não poderão cruzar a Avenida Antônio Carlos, que está em obras. Os condutores devem seguir um desvio que estará sinalizado com faixas de pano na região.

Desvio: ...Rua Alcobaça, Rua Beira Alta, Rua Estoril, Rua Viseo, Avenida Major Delfinode Paula Ricardo, Avenida Antônio Carlos.

Faixas de pano e sinalização de obra serão implantadas para orientar os motoristas e pedestres, para garantir maior segurança na região. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS e Polícia Militar) monitoram o tráfego na região.

Fonte: BHTrans

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São Paulo: Metrô promete construir ciclovia sob os 24 km do monotrilho da zona leste

O Metrô de São Paulo, responsável pela operação do monotrilho que está sendo construído na zona leste da capital, afirmou que vai construir uma ciclovia sob toda a extensão da linha. A proposta teria surgido de uma demanda da comunidade local e se tornado uma exigência do licenciamento ambiental da obra, de acordo com gerente do empreendimento, Paulo Sérgio Meca.

- As ciclovias não estavam previstas no projeto inicial. Elas foram uma das sugestões trazidas por representantes das comunidades na época do licenciamento. Nosso pessoal de arquitetura e urbanismo já está trabalhando nesse projeto.

Com 24 km de extensão, a linha Expresso Monotrilho Leste pretende ligar, até o fim de 2016, os bairros Vila Prudente e Cidade Tiradentes. A construção da ciclovia, ao lado do plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar. A alteração da paisagem e consequentes desvalorizações dos imóveis na região por onde a obra vai passar são as principais críticas ao projeto do monotrilho.

Meca, no entanto, aponta as vantagens do transporte, que tem custo total estimado de R$ 4,8 bilhões. Segundo ele, apenas 16 imóveis tiveram que ser desapropriados para a construção do primeiro trecho da obra, que já está sendo realizada entre Vila Prudente e Oratório. Ele comparou também o projeto do monotrilho com o dos metrôs.

Julia Chequer/R7
Monotrilho erguido na zona leste da capital paulista terá ciclovia por baixo da construção
CET bloqueia cruzamento de avenidas para obras do monotrilho

- O custo da obra do monotrilho é cerca de 60% menor do que o de uma obra subterrânea. E tem o tempo de construção também, que equivale a um terço das obras de metrô.

A previsão de término do primeiro trecho é o final de 2013, quando deverão ser postos em circulação quatro trens. O segundo trecho, até São Mateus, deve ser finalizado até 2014. A linha completa, entretanto, com 17 estações, deve estar pronta apenas em 2016. De acordo com o metrô, com a finalização do projeto, os usuários poderão chegar de Vila Prudente e Cidade Tiradentes em um tempo estimado de 50 minutos.

Trens
A empresa canadense Bombardier, responsável pela produção dos 54 trens que circularão pela linha, apresentou na manhã desta sexta-feira (2) um projeto em 3D dos veículos. De acordo com a empresa, a tecnologia permite identificar potenciais problemas e apontar as soluções antes do início da fabricação dos trens, que terão tecnologia driverless (sem condutores).

Apesar dos inúmeros recursos tecnológicos - que possibilitam inclusive redução de paradas de manutenção e sistema automático de resolução de problemas - os trens terão a mesma limitação dos que já operam na linha do metrô com relação à dependência de energia. Caso haja uma queda – como a que deixou os trens da linha 4-Amarela parados por 40 minutos nesta quarta-feira (29) – eles não conseguirão se deslocar até a plataforma, apenas manterão as funções internas (como ar condicionado).

Para Paulo Sérgio Meca, “é muito difícil que haja um problema de energia no monotrilho”, mas ele afirma que para os casos extremos em que é preciso retirar os usuários do trem, serão construídas plataformas entre as vigas de concreto.

A linha terá capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora, em cada sentido, o que deverá ser suficiente para atender a uma demanda de 550 mil pessoas por dia. Caso haja necessidade, o Metrô afirma que será possível reduzir o tempo de intervalo entre os trens de 90 segundo para 75 segundos, aumentando para 48 mil passageiros por hora a capacidade de transporte.

Fonte: R7.com

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Em Brasília, Câmara Federal analisa PEC que estabelece a gratuidade no transporte coletivo para os estudantes de todo o Brasil

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 110/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatório o transporte coletivo gratuito, entre a casa e a escola, para os estudantes de todos os níveis do ensino.

A proposta também cria o fundo de financiamento do passe livre do educando, com o objetivo de custear o transporte gratuito. Esse fundo deverá ser instituído por lei, depois que a emenda entrar em vigor.
Romero Rodrigues argumenta que obrigar o Estado a oferecer transporte gratuito aos estudantes vai complementar o ensino público obrigatório. De nada adianta garantir a gratuidade do ensino, se o aluno não tem como chegar ao estabelecimento de ensino, por absoluta carência de meios financeiros para custear o transporte de ida e volta de sua residência à escola, justifica.

Tramitação
A PEC terá a admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos e ser aprovada por 3/5 dos deputados.

Íntegra da proposta: PEC-110/2011

Informações: Agência Câmara

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