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Em Olinda, Asfalto do corredor da Pan Nordestina cede um dia depois de ser liberado

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A faixa exclusiva de ônibus recém-inaugurada na Avenida Pan Nordestina, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, já está interditada. No Sábado de Zé Pereira, um dia depois de ser liberada pelo governo do Estado, o piso da pista cedeu, dificultando o tráfego dos coletivos. Na segunda-feira de Carnaval, a situação se agravou e a passagem dos ônibus foi proibida. Nesta quinta-feira, os reparos começarão e, segundo a Secretaria das Cidades, sem custos adicionais.

Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
As obras de construção da faixa exclusiva, que tem apenas 850 metros, são de responsabilidade da Construtora Venâncio e levaram quase dois anos para serem concluídas. A faixa representa o prolongamento do corredor de ônibus da PE-15 e, futuramente, fará parte do Corredor Norte-Sul, ligação entre o norte do Grande Recife e a capital.
A secretária executiva de projetos especiais das Cidades, Juliana Souza Leão, garantiu que até o início da próxima semana o corredor da Pan Nordestina estará consertado, recebendo o tráfego dos ônibus. Ela defendeu que não houve precipitação por parte do Estado em liberar a obra antes do Carnaval. “Estava tudo pronto. Liberamos por isso. Mas infelizmente houve um problema de drenagem na execução da base, no sentido Recife-Olinda, que se agravou, provocando a interdição. Nossos técnicos já estiveram no local e a empresa responsável foi chamada para resolver tudo, sem qualquer custo a mais para o Estado”, disse.

Com a interdição da faixa exclusiva, as 19 linhas que passam na área voltaram a parar nas antigas paradas. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, no sentido Recife-Olinda os coletivos estão parando em frente ao supermercado Extra. No sentido oposto, a parada está localizada em frente ao Fórum de Olinda.

Fonte: JC Online

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Projeto disponibiliza placas nas paradas para usuários de ônibus em Manaus


Usuários de ônibus encontraram neste fim de semana placas disponiblizadas nas paradas. A ideia do projeto Trânsito Manaus, é mais uma vez contar com a ação voluntária das pessoas para melhoria do transporte coletivo na capital. Com as placas, passageiros poderão ajudar outros usuários a encontrarem o itinerário desejado, já que não existe a informação nas paradas.
O projeto Trânsito Manaus, utilizando-se das redes sociais, dissemina informações sobre o tráfego e transporte coletivo na cidade. A iniciativa, que partiu de um grupo de quatro pessoas, utiliza a ajuda voluntária de pessoas . Gerenciando as informações que chegam dos diversos canais, estão o analista de marketing Luiz Eduardo Leal e os estudantes Rebecah Keyce, Steven Conte, Glauber Gomes e William Maciel.
Desde Julho de 2009, quando foi publicado na internet o perfil no Twitter, o Trânsito Manaus já reuniu milhares de seguidores no serviço de microblog. Também no Facebook, internautas de toda a cidade acompanham as atualizações e contribuem com o conteúdo veiculado.
Em 2011, o grupo lançou o novo serviço: ônibus Manaus, um sistema de busca de itinerários de ônibus. “A idéia é reunir informações sobre os itinerários de ônibus na cidade. É um serviço que o poder público não disponibiliza. É muito comum ver pessoas perdidas em Manaus procurando por itinerários de ônibus, por isso resolvemos ajudar”, disse Luiz Eduardo Leal, Ceo do Trânsito Manaus.
Para contribuir com informações, basta enviar uma menção para o @TransitoManaus no Twitter, recado no mural da página no Facebook ou SMS para o número 8139-9334 (TIM) ou 9608-2328 (VIVO).
Para saber sobre o percurso de linhas em Manaus, clique aqui:

Informações: Portal Amazônia


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Governo do Espírito Santo lança edital para contratar projetos do BRT

Já está publicado o edital de licitação para contratação de projetos da primeira etapa do sistema BRT Grande Vitória. A publicação, feita pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), encontra-se no Diário Oficial da última quinta-feira (16).
O edital contempla a contratação dos projetos executivos de engenharia para desenvolvimento de infraestrutura viária, tecnologia, nova rede de linhas, modelo de gestão e projetos arquitetônicos dos elementos que compõem o novo sistema metropolitano de transporte coletivo. A estimativa da Setop é de que os investimentos do Governo do Espírito Santo somem um total de de R$ 27 milhões.

A primeira etapa do sistema BRT Grande Vitória compreende um trecho de 32 quilômetros de extensão, que passará pelos trechos onde circulam as atuais linhas troncais do Transcol, responsáveis pelo transporte da maior parte dos passageiros que circulam pela região metropolitana diariamente e também pelos trechos viários com maior concentração de tráfego.

O cronograma de trabalho aponta que, após a contratação, serão necessários 18 meses para realizar o trabalho de elaboração dos projetos, sendo que durante esse período será possível desenvolver produtos parciais, que permitirão ao Governo do Espírito Santo realizar algumas obras importantes para a mobilidade urbana e para a efetiva implantação do BRT.

“Este é um projeto prioritário de Governo na área da mobilidade metropolitana, com o qual os ônibus passarão a operar em pistas exclusivas, livres dos congestionamentos viários, podendo assim oferecer ao cidadão, serviços de transportes rápidos, pontuais e confortáveis”, explica a secretária estadual dos Transportes e Obras Publicas em exercício, Luciene Becacici.

Mobilidade urbana - O BRT é uma evolução dos atuais corredores exclusivos de ônibus que existem no país. O seu funcionamento é totalmente integrado e agrega alta tecnologia. Ele é caracterizado por um sistema de elevada capacidade de transporte, rápido e funcional, operando com ônibus modernos articulados, com portas de ambos os lados e com piso na altura das plataformas, o que facilita e agiliza o embarque e o desembarque dos passageiros. Este sistema agrega a rapidez e a pontualidade dos metrôs com a flexibilidade e economia dos sistemas de ônibus tradicionais.

O BRT a ser implantado na Grande Vitória é um sistema completo tendo como um dos principais diferenciais o ITS (Intelligent Transportation System), que em português significa sistema de transporte inteligente. Com o ITS, o controle da operação do BRT será realizado por uma central de onde, usando tecnologias que emitem informações em tempo real, será possível interagir com os condutores e administrar possíveis demandas em tempo real.

Para isto o sistema contará com rastreamento por GPS e imagens de vídeo monitoramento.

Nos ônibus, nos terminais e nas estações a comunicação com os usuários será feita por painéis eletrônicos apresentando os horários de chegada dos veículos de cada linha, além de outras informações sobre o sistema. Os usuários contarão ainda com informações pela internet e pelo celular. O ITS também vai permitir a priorização dos semáforos, ou seja, os veículos que estiverem nos corredores exclusivos terão preferência, pois o sistema automaticamente irá acionar a abertura e fechamento dos sinais de trânsito.

Outros países também investem no sistema completo de corredores exclusivos para ônibus, como a China, os Estados Unidos, a Colômbia e a África do Sul. O transporte é uma alternativa que diminui os custos e aumenta a produtividade.

FOTO: Romero Mendonça/Secom-ES

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Recife, Terminais Integrados do Aeroporto e Cajuero Seco na fase final

Ao todo serão três novos terminais de ônibus que serão entregues pelo Governo do Estado ainda no primeiro semestre, estes terminais serão integrados com o Metrô e também com o VLT(Veículo leve sobre trilhos), porém o que mais preocupa as comunidades é a extinção dos ônibus para o centro, comunidades defendem que as linhas com maiores demandas deveriam sim continuar para o centro. O fato é que muitas comunidades vão ter que se adequar a este novo sistema que vai desde a mudança dos itinerários, até a mudança padrão dos ônibus que serão padronizados na cor do SEI.
Comunidades lutam para manter linhas com grandes demandas

Depois da polêmica inauguração do Terminal integrado de Tancredo Neves, que até hoje não entrou em operação devido a problemas com as comunidades, está chegando à vez dos Terminais integrados do Aeroporto e Cajueiro Seco.


Estes terminais estão previstos para serem inaugurados ainda no primeiro semestre e as obras já estão na fase final.

Aeroporto
A situação parece ser mais favorável a estes terminais devido a proximidades das comunidades atendidas com esses terminais construídos, estima-se que muitas linhas não levarão mais do que 15 minutos para serem intergradas ao terminal e consequentemente ao Metrô da linha SUL.

Porém o ponto negativo deste terminal será a falta de uma linha troncal dada como certa por muitos conhecedores do sistema de transporte recifense.

O terminal integrado do Aeroporto está situado na área sul da cidade, a área construída é de aproximadamente 1.300m2, na qual foram investidos cerca de 03 milhões em sua construção que está na fase final.

Este terminal vai receber 09 linhas de ônibus na qual a estimativa é receber 60 mil usuários por dia e as linhas já estão pré-programadas e em fase divulgação nas comunidades.


Uma das novidades vai ser a criação da linha TI.TIP/TI Aeroporto, que tem a intenção de ligar o maior terminal rodoviário do estado com o aeroporto, essa linha trafegará pela mascarenhas de moraes e avenida Recife, passando em frente a CEASA e depois fazendo o contorno para BR-232.


Também outra novidade é a integração da linha Joana Bezerra/Boa Viagem com este terminal.

As novas linhas que atenderão a este terminal são:
Jordão Baixo/ TI Aeroporto (VRC)
Jordão Alto/ TI Aeroporto (VRC)
Jardim Jordão/ TI Aeroporto (VRC)
TI Aeroporto/TI Afogados (VRC Articulados)
Joana Bezerra/Boa Viagem (BOA Articulados)
TIP/ TI Aeroporto (BOA)
TI Aeroporto/Boa Viagem (BOA)
TI Aeroporto/TI Tancredo Neves (BOA)
TI Aeroporto/TI Afogados (EME Articulados)




Cajueiro Seco
O Terminal Integrado de Cajueiro Seco está sendo um dos mais esperados de toda Região Metropolitana, pois nele além das linhas integradas, o usuário poderá fazer baldeação em até 04 modais de transporte, isso mesmo, quem chegar ao term. De Cajueiro Seco poderá embarcar tantos em ônibus, Metrô, Trem a Diesel e o esperado VLT, que conduzirá boa parte dos usuários que se deslocam para o município do Cabo de Santo Agostinho.

Seu ponto forte também é a proximidade com as futuras comunidades atendidas, porém muitas são as ansiedades de muitos usuários referentes a este terminal, pois para eles, o ganho de tempo e também no bolso faz com que estas comunidades queiram logo usar este terminal.

Porém, comunidades como Conj. Marcos Freire e Muribeca embora estejam quase que certos para se integradas neste terminal, não está ainda na famosa lista de planejamento para este terminal, o Blog Meu Transporte vem a mostrar em primeira mão as linhas que já estão certas para integrarem o terminal de Cajueiro Seco.

Eis as linhas já programadas:
Brigadeiro Ivo Borges / TI Cajueiro Seco (BOA)
COHAB / TI Cajueiro Seco (SJT Articulados)
TI Cabo / TI Cajueiro Seco (SJT Articulados)
Ponte dos Carvalhos / TI Cajueiro Seco (SJT)
Curcurana / TI Cajueiro Seco (SJT)
Comporta / TI Cajueiro Seco (SJT)
TI Cajueiro Seco/Circular Recife (SJT)
TI Cajueiro Seco/Circular (VRC)
Barro (BR-101) / TI Cajueiro Seco (VRC Articulados)
Barro (Jordão) / TI Cajueiro Seco (VRC Articulados)
TI Cajueiro Seco/Afogados (VRC)

Blog Meu Transporte
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Em Sorocaba, Cadastramento e Recadastramento do Cartão Estudante 2012, veja algumas dicas:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

São beneficiários do passe estudante os alunos a partir de seis anos completos devidamente matriculados em cursos regulares de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio ou equivalente, supletivos, pré-universitários e universitários, de escolas regulares localizadas no município de Sorocaba ou atendidas pelo Sistema de Transporte Coletivo do Município.;

A utilização do Passe Estudante é de exclusividade do beneficiário que esteja devidamente matriculado e comprovadamente freqüentando as aulas para os seus deslocamentos entre a residência e a escola/e ou entre residência e a empresa concedente de estágio desde que se comprove uma distância entre esses locais, superior a um Km;

A solicitação da Autorização para Compra de Passe Estudante deverá ser feita somente pela Internet (www.urbes.com.br). O preenchimento deve ser feito pelos próprios alunos;
Professores e outros funcionários da escola, não são beneficiários do passe Estudante;

Cotas para Passe/2012
Atenção: A Autorização para Compra de Passe Estudante e Freqüência Escolar deverá conter, nos respectivos meses, o carimbo e assinatura autorizados da escola, atestando sua matrícula e frequência.
Nota: A escola não deverá carimbar e assinar cotas de meses antecipados, ou seja, deve carimbar e assinar somente a cota correspondente ao mês em exercício.

Alertamos que não poderão adquirir seus passes os alunos que não tenham suas autorizações devidamente assinadas e carimbadas pela escola;
As cotas de passe estudante serão únicas por aluno e na quantidade de até 50 (cinqüenta) créditos de viagem correspondentes ao valor de 50 passes Estudante por mês. Os créditos mensais não adquiridos ou remanescentes de aquisições inferiores aos permitidos não poderão ser adquiridos posteriormente;

É vedada a concessão de mais de uma autorização por aluno, exceto quando o mesmo realizar estágio profissional, o qual deverá ser comprovado através de declarações da instituição de ensino e da empresa concedente;
As cotas terão validade somente para os meses de aulas regulares Cota Extra Julho e Dezembro: será vendida somente para os dias de aulas confirmados pela escola;
O aluno que deixar de frequentar as aulas, perderá o direito ao benefício;

Aquisição de Passes

A aquisição do passe (crédito) estudante só poderá ser feita mediante à apresentação da "Autorização de Compra de Passe Estudante e Freqüência Escolar", devidamente assinadas e carimbadas pela Secretaria da Escola no mês correspondente e também a apresentação do Cartão Estudante para a devida recarga de créditos;

O Cartão Estudante permite a aquisição mensal durante todo o mês, em uma única vez e na quantidade de até 50 (cinqüenta) Créditos de viagem correspondente ao valor de 50 passes Estudante por mês.

Locais para Aquisição de Passes

Terminal Santo Antônio : Av. Afonso Vergueiro nº 855 CEP 18010-370
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h20 às 24h35;
Terminal São Paulo : Rua Leopoldo Machado nº 259 CEP 18035-075
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h30 às 24h35.
Casas do Cidadão (horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 09h as 16h30)
Dirceu Doretto : R. Estado de Israel n°: 424 - Jd. Ipiranga
Milton Antônio da Conceição : Av. Itavuvu n°: 3415 - Pq. das Laranjeiras
Orlando Cazerta : Av. Ipanema n°: 3439 - Vila Helena
Eugênio Leite da Cruz Filho : Av. Bonifácio de Oliveira Cassú n°: 80 - Éden
Dorival de Barros : Av. Bandeirantes n°: 4155 - Brigadeiro Tobias

Utilização do Passe Estudante

O uso do Passe Estudante (créditos) é pessoal e intransferível;
A utilização dos Créditos de viagem do passe estudante não é permitida aos domingos e feriados;
Não será permitida a utilização dos créditos de viagem do passe estudante de forma seguida na mesma viagem;
Em caso de perda ou extravio é necessário comunicar imediatamente à URBES, pessoalmente, na Central na Atendimento, ao lado do Terminal do São Paulo ou em uma das cinco unidades da Casa do Cidadão.

Informações: URBES

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Em Campinas, Vandalismo nos ônibus diminuem em relação ao ano passado durante o carnaval


As concessionárias que operam o transporte coletivo em Campinas, mais uma vez, foram vítimas de crimes de vandalismo. Entre os dias 17 e 22, foram depredados 11 veículos, que tiveram os para-brisas, janelas e vidros das portas quebrados. O prejuízo foi de cerca de R$ 5 mil. “Infelizmente este tipo de ação já é recorrente. No ano passado, por exemplo, tivemos R$ 230 mil de prejuízo com 66 ônibus depredados. Não é porque este número diminuiu neste ano que estes atos deixam de ser criminosos e inaceitáveis”, comenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.
As concessionárias VB Transporte e Turismo, Expresso Campibus, Itajaí Transportes Coletivos e Onicamp Transporte Coletivo, todas associadas à Transurc, disponibilizaram diversas linhas de ônibus para a Operação Carnaval, que consiste em fazer o transporte dos foliões durante a madrugada. Diferentemente dos anos anteriores, quando a região do Ouro Verde foi a que apresentou maior número de casos, em 2012 a mais afetada foi a do Campo Grande. “A Transurc e as empresas concessionárias têm uma campanha contínua contra este tipo de ato, mas algumas pessoas parecem se sentir bem agindo desta forma”, relembra o diretor.
Desrespeito com a comunidade
O vandalismo também acaba mexendo com o bolso do passageiro, pois o cálculo da tarifa no transporte urbano inclui os gastos com os reparos. “Enquanto as autoridades não tomarem atitudes preventivas e corretivas, os cidadãos de bem vão continuar a sofrer consequências dos atos irresponsáveis de alguns deliquentes. Vale lembrar que o valor da passagem é calculado de acordo com o número de passageiros transportados, mais o volume do subsídio a estudantes, idosos e outros benefícios à população. Se não existissem os gastos com vandalismo, haveria um impacto menor nos reajustes de tarifas”, completou Barddal.
A Transurc ressalta que esse balanço é referente apenas aos veículos das concessionárias que são suas associadas e que não possui os dados referentes aos veículos dos permissionários (alternativos) que se reúnem hoje em cooperativas.

Informações da Transurc
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Especialistas apontam medidas para priorizar o transporte coletivo e aliviar os congestionamentos

São Paulo deveria ter priorizado o transporte coletivo há muito tempo. “Fazemos dois quilômetros de Metrô por ano, mas precisamos de dez”, afirma Plínio Assmann, o responsável pela implantação do Metrô paulistano na década de 1970. “Agora estamos dando um passo importante e vamos ter a construção de três linhas ao mesmo tempo. Chegaremos a cinco quilômetros por ano”, prevê Assmann.

Especialistas apontam a importância de se priorizar o transporte coletivo para reduzir o trânsito na cidade. “Precisamos triplicar o número de corredores de ônibus”, diz Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). “Fazer corredor de ônibus é muito mais barato que qualquer obra”, acrescenta ele.

Para Cláudio de Senna Frederico, secretário de Transportes Metropolitanos entre 1995 e 2001, é preciso limitar a circulação de veículos, restringindo o estacionamento e reduzindo faixas de rolamento para ampliar calçadas, criar ciclovias e corredores de ônibus.

Os governos investem muito em obras viárias, que incentivam o transporte individual. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura aplicou R$ 72,5 milhões em corredores de ônibus, mas gastou R$ 185 milhões só em obras no corredor Radial Leste.

A administração estadual investiu R$ 4,3 bilhões nos últimos cinco anos na CPTM (Companhia Metropolitana de Transportes Metropolitanos), enquanto destinava R$ 6,5 bilhões para obras do Rodoanel, Marginal Tietê e Avenida Jacu-Pêssego. O Metrô recebeu R$ 7,3 bilhões no período. 

Região metropolitana /Frederico quer que a rede do Metrô chegue aos municípios vizinhos de São Paulo e que os trens da CPTM desenvolvam velocidades acima de 100 km/h. Além disso, ele defende corredores de ônibus de alta capacidade, sistema de ônibus com privilégio de circulação e reescalonamento de horários.

“Até o Metrô ter uma rede significativa, precisamos de corredores de ônibus”, preconiza Assmann. “É  pena não termos entendido isso há alguns anos”, lamenta o ex-presidente do Metrô, lembrando que um corredor de ônibus demora cerca de dois anos para ficar pronto.

São Paulo dispõe de apenas dez corredores. O último foi inaugurado há sete anos. Agora, a Prefeitura divulga que prepara licitações para mais três, em Santo Amaro, na Radial Leste e o da Berrini, na Zona Sul.

Sociedade quer obras para carros, diz diretor da ANTP
O sistema viário está saturado, mas mesmo assim a sociedade pressiona os governos por obras viárias, favorecendo o transporte individual. A opinião é de Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP. “Todo mundo quer espaço para o automóvel,  embora seja mais importante para uma cidade como São Paulo, que sofre com o trânsito, empregar os recursos em novos corredores de ônibus”, afirma Pires. “Ônibus ocupam menos espaço nas vias públicas e transportam muito mais gente que os carros”, acrescenta o presidente da ANTP.

O especialista também critica o crescimento desordenado, que leva os mais pobres a morar em bairros afastados. “Não é equilibrado esse contingente enorme passar mais de uma hora no trânsito para chegar aos bairros centrais e, depois, mais uma hora para voltar para casa”, diz ele.

O dirigente defende planos urbanos que reorganizem a cidade e permitam que as pessoas possam trabalhar perto de casa.



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Em Campo Grande, Cartão eletrônico ainda é desafio para os usuários

Má distribuição e falta de divulgação dos pontos de venda e recarga de cartões eletrônicos, principalmente nos bairros, são a principal dificuldade apontada pelo usuário para ter acesso pleno ao sistema de transporte coletivo em Campo Grande a partir de agora, com a obrigatoriedade de uso do cartão em todas as linhas de ônibus urbano da Capital.


Embora a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Associação das Empresas de Transporte Urbano (Assetur) divulguem a existência de 800 pontos de venda e recarga cadastrados em toda a Capital, nem todos esses locais estão devidamente sinalizados, dificultando a localização por parte do usuário.

Moradora do Núcleo VII do Conjunto Aero Rancho, Viviane Samudio, de 21 anos, já se habituou ao uso do cartão eletrônico — mantém inclusive o hábito de andar com um recarregável quando sai de casa — no entanto reclama que falta informação para a população sobre onde comprar cartões e fazer a recarga nos bairros.

Fonte: Correio do Estado

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