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Pernambuco: Estação de carnaval montada em terminal de ônibus promete animar usuários

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Que tal eternizar momentos de alegria e de muita festa? Esta é a proposta da Estação Clic Folia, um espaço montado pela Itamaracá Transportes no Terminal da PE-15, que durante todos os dias de carnaval vai possibilitar aos clientes usarem fantasias para serem fotografados. Haverá também um painel carnavalesco para outros clics.
                Os participantes terão as fotos publicadas na fan Page da Itamaracá, no Facebook. Uma comissão formada por funcionários da empresa elegerá as cinco melhores. Os escolhidos serão presenteados com brindes.
                O projeto começa no sábado de Zé Pereira (18/02), a partir das 8h. A iniciativa inédita faz parte da campanha “Não jogue pedra, jogue confete”, um movimento contra a depredação dos ônibus no período da festa de Momo. A ação conta ainda com arte-educadores, que de maneira descontraída, distribuirão entre os passageiros panfletos informativos, confetes, leques e preservativos.
                Tudo em busca de um carnaval no ritmo da paz, afinal Pernambuco é um estado de alegria!
Com Informações da Itamaracá Transportes
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Bilhete único no transporte coletivo de Teresina passa a valer neste domingo (19)


A Prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que a partir do próximo domingo (19) será implantado o bilhete único para o sistema de integração das linhas urbanas de Teresina. A medida foi acordada durante reunião realizada entre estudantes e representantes da Prefeitura no dia 18 de janeiro, no auditório da Secretara Municipal de Finanças (Semf).

O sistema de integração das linhas de ônibus foi implantado no dia 2 de janeiro de 2012 Já estão integradas 33 linhas e a expectativa é que até 1º de junho mais 23 linhas sejam integradas, totalizando 56 linhas. O sistema de transporte público de Teresina conta atualmente com 91 linhas e sua integração total foi antecipada para o mês de junho deste ano.

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, a gratuidade no segundo trecho já estava previsto no projeto de integração das linhas urbanas, mas após a reunião foi antecipada para o dia 19 de fevereiro. "Estávamos com esse trabalho todo preparado desde o início da integração. Com a realização da reunião com os estudantes apenas antecipamos a implantação do bilhete único, que passará a valer a partir do próximo domingo", acrescentou.

Lopes enfatiza ainda que o bilhete único será utilizando respeitando o limite de tempo da viagem. "O prefeito Elmano Férrer tem se empenhado bastante para a implantação do bilhete único na capital. A segunda viagem gratuita já estava prevista no nosso planejamento, e a expectativa é que até junho todas as linhas urbanas estejam 100% integradas", ressaltou.

O gerente informou ainda que a aceitação da integração das linhas urbanas por parte da população está sendo muito positiva. "Estamos satisfeitos com os resultados da integração, pois percebemos que, aos poucos, os usuários dos transportes coletivos estão se adaptando e sentido os benefícios do sistema de integração", complementou.

Lopes ressalta que a economia com o bilhete único será muito grande para todos. "Com essa nova medida as pessoas vão sentido no bolso a redução de gastos com transporte público. Além disso, o nosso serviço de transporte está mais ágil com a implantação da faixa semi exclusiva na Frei Serafim", finalizou.

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Em Curitiba, Passageiros aprovam sistema que monitora chegadas dos ônibus


Ainda em testes, o sistema que informa ao passageiro em quanto tempo o seu ônibus vai chegar já é um sucesso em Curitiba. O sistema está sendo testado no Terminal Cabral e estabelece o monitoramento dos ônibus e a comunicação direta e em tempo real dos motoristas com a Central de Controle Operacional da Urbs. O projeto será estendido à todos os terminais e ônibus da frota do transporte coletivo.

Instalada no terminal na última quarta-feira (8) uma tela de LCD, de 42 polegadas, traz informações da previsão de chegada dos ônibus e os três horários seguintes das linhas de alimentadores Solar, Tingui e São João. O uso da tecnologia fez sucesso e, mesmo quem normalmente não utiliza estas linhas, aprova o sistema.

“Isso é muito bom mesmo, é um avanço enorme que vai facilitar a vida da gente”, afirma Marcia de Cristo, educadora que seguia para Colombo em busca de informações sobre um concurso municipal. “Vou até o Guarituba (terminal de transporte em Colombo) e uso muito este terminal. Agora vou esperar que este sistema seja ativado nas outras linhas”, afirmou.

“A gente já consulta horário ali no totem ou em folhas que ficam pelo terminal. Mas aqui é muito mais fácil de ler e além de tudo é previsão de quanto tempo vai demorar. Dá até prá saber se dá tempo de comprar um sorvete ali na banquinha”, brinca Leonel Bueno, trabalhador que normalmente utiliza a linha Tamandaré-Cabral.

O jovem trabalhador Wilson Diego, 21 anos, do setor gráfico, não economizou elogios. “Olha só, estão fazendo teste justamente na minha linha (Solar). Maravilha. Olha aí, meu ônibus vai chegar em dois minutos. Vamos ver”, afirmou. Dois minutos depois, ele fez questão de acenar com um sinal de aprovação avisando que estava entrando no ônibus, conforme o previsto.

Tempo real - O projeto da Urbs prevê informação online ao usuário em todos os terminais, de todas as linhas que passam em cada terminal. Para isso todos os ônibus (2,3 mil na frota operante integrada e não integrada) já contam com GPS, equipamentos e sistemas necessários a esta operação.

Acoplado na parte elétrica do ônibus, com tecnologia 3G, o GPS indica o ponto do trajeto em que está o veículo e software específicos enviam à Central de Operações e – conforme o que está sendo testado – às telas nos terminais, informação do tempo necessário para que o ônibus percorra o trajeto entre o ponto em que se encontra e o terminal.

Cerca de 500 ônibus já estão sendo monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional do Transporte Coletivo da Urbs. A partir dos resultados dos testes iniciados nesta semana, gradativamente a previsão de chegada destes ônibus também será informada aos usuários, em telas nos demais terminais.

O sistema, que será implantado em toda a frota até o fim do ano, também permite comunicação direta e em tempo real entre o motorista do ônibus e a Central de Operações. Assim, o motorista pode comunicar à CCO problemas durante a viagem – assalto, vandalismo, acidentes, necessidade de alteração de rota em função em função de obras ou bloqueios de ruas.

Da mesma forma, os técnicos operadores da CCO podem enviar mensagens aos motoristas, alertando por exemplo, da existência de congestionamentos, acidentes ou bloqueios ao longo do trajeto e orientando sobre eventuais alterações de rota.

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Tarifa de ônibus em Campo Grande sobe para R$ 2,85


A tarifa do transporte coletivo na Capital vai passar de R$ 2,70 para R$ 2,85. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (17) pela assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande. O aumento será de R$ 0,15 a partir do dia 1º de março.

De acordo com a prefeitura, o aumento foi aprovado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos com base na planilha de custos elaborada Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Segundo informações do diretor da Agetran, Rudel Trindade, o aumento no preço do pneu e no salário dos funcionários do transporte foram os fatores que puxaram o reajuste da tarifa.

Dados da planilha elaborada pelo órgão indicam que, nos últimos 12 meses, po preço do pneu teve um aumento médio de 10,32%; os salários dos motoristas de ônibus subiram 7,80%. Além disso, os gastos com compra de chassi aumentaram 10,19%. Em contrapartida, o preço do óleo diesel caiu 3,37%.

Uso obrigatório do cartão
A partir desta segunda-feira (20), será estendida às 113 linhas alimentadoras do transporte coletivo de Campo Grande (que fazem o itinerário bairro/terminal) o uso obrigatório do cartão no pagamento da tarifa. A determinação foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do município.

Segundo informações da prefeitura, a ação faz parte de umTAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o órgão e o Ministério Público Estadual definindo um período de transição para acabar com a circulação de dinheiro nos ônibus. A mudança começou em agosto pelos ônibus articulados (que fazem a ligação entre os terminais), atingindo 70 linhas utilizadas diariamente por 52% dos 270 mil usuários.

Segundo informações da Agetran, em Campo Grande existem 800 pontos de recarga de créditos.

Fonte: O Progresso
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No Grande ABC, Frota de veículos cresceu cerca de 86% nos últimos 10 anos


Trânsito caótico não é problema apenas da capital paulista. Há anos motoristas enfrentam engarrafamentos intermináveis em quase todos os municípios do ABC. Além da falta de investimentos na malha viária e em transporte público, o aumento da frota de veículos tem contribuído para o gargalo. Só nos últimos 10 anos a região ganhou mais de 663 mil veículos, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Enquanto os sete municípios contavam com 772,6 mil veículos em 2001, no último mês de 2011 tinham 1,4 milhão de carros, caminhões e motos nas vias da região.

O município com a maior frota é São Bernardo: são 479,3 mil veículos, seguido por Santo André, com 442,5 mil, e Mauá, com 163,2 mil. Quando o cálculo leva em consideração apenas os veículos, a região contabiliza mais de um milhão de carros, 36,8 mil caminhões e 185,9 mil motos.

Segundo Humberto de Paiva, professor adjunto de Transporte e Mobilidade Urbana do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC (Universidade Federal do ABC), a população cresceu 8% na região enquanto a frota aumentou 86% na última década. “O aumento da frota que está circulando nas ruas foi de 34%. Na pequena Rio Grande da Serra, a circulação aumentou 163%”, diz. O especialista afirma que os dados do Denatran indicam os veículos licenciados num determinado município e não os que estão necessariamente circulando nele.

“Se a tendência for mantida, a demanda por transporte coletivo deverá crescer em torno de 5% ao ano e a de transporte individual 3%, o que é mais acelerado do que no resto da região metropolitana e deverá exigir uma atenção maior”, alerta.

Caminhões
Para o professor, apesar de considerados os ‘vilões do trânsito’, os caminhões não são tão culpados assim. “Os caminhões são vítimas como todos os demais. Restringir a circulação deles é uma medida paliativa para recuperar parte da capacidade do sistema. Assim que os caminhões saírem os automóveis, em alguns anos, irão ocupar o seu espaço e voltaremos à estaca zero”, comenta.
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC confirmou no começo do mês que a restrição à circulação de caminhões em algumas das principais vias da região começará em abril. A proibição está sendo esboçada desde o final do ano passado e chegou a ser adiada, a pedido das empresas de transporte da região. A proibição será aplicada entre 6h30 e 8h30, e entre 17h e 20h.

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Em Olinda, Corredor exclusivo da Pan Nordestina está liberado


As duas paradas de ônibus localizadas na frente e do lado oposto ao Atacadão de Presentes na PE-15 estão sendo desativadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A medida está sendo tomada após a liberação do corredor exclusivo da Pan Nordestina.

Com a mudança, 19 linhas de ônibus que utilizam esses pontos de embarque e desembarque terão seus atendimentos modificados. Das 19 linhas que utilizam a parada em frente ao Atacadão, no sentido Recife/Olinda, oito passam a utilizar a estação dentro do corredor. Outras 11 passam a trafegar pela pista lateral, utilizando a parada ao lado do Posto BR.

Já no sentido oposto, 18 das 19 linhas envolvidas na modificação, com a desativação da parada do lado oposto ao Atacadão, passam a operar da seguinte forma: oito utilizarão a pista exclusiva; e outras 10 terão como ponto de embarque o abrigo localizado em frente ao Fórum de Olinda. Os usuários serão informados por meio de cartazes nas paradas desativadas. Informações pelo 0800.0810158.
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VLT provocará "mudança radical" em ruas de Cuiabá e Várzea Grande

O projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho), opção que o Governo do Estado escolheu para o sistema de transporte coletivo urbano, na Copa do Mundo de 2014, promoverá mudanças consideradas "drásticas", no tráfego de veículos em Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme o esboço do projeto apresentado em audiência pública, no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), nesta quinta-feira (16), pelo diretor de Mobilidade Urbana da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), Rafael Detoni, os dois municípios terão avanços significativos.

"São mudanças que têm a proposta de melhorar a qualidade de vida da população e desafogar o trânsito em setores estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande", comentou.

Somente na linha Coxipó/Centro, que o VLT vai percorrer, está prevista a construção de um viaduto na entrada da UFMT na Avenida Fernando Correa da Costa e outro na Avenida Beira- Rio.

Também será construída uma nova ponte no rio Coxipó e um viaduto na MT- 040, estrada que demanda a Santo Antonio de Leverger.

Na linha CPA/Aeroporto, serão 22 estações do VLT, que vai percorrer trechos como a Avenida XV de Novembro. Com 15 km de extensão, o trajeto contará com dois terminais de integração (CPA 1 e Terminal André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

A audiência pública segue na manhã desta quinta-feira, com a presença do secretário da Copa do Mundo, Eder Moraes, do secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda e outras autoridades do Estado.

Empresários e populares também marcam presença e deverão se manifestar quando houver a abertura de espaço para perguntas.

Fonte: Midia News



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Ônibus voltam a circular pelo Viaduto A, no Centro de Belo Horizonte


Após mais de um mês de interdição para obras, foi liberada nesta quinta-feira a circulação de ônibus pelo Viaduto A, alça da Avenida Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte.

De acordo com a BHTrans, o trânsito para o transporte coletivo foi fechado em 26 de dezembro do ano passado para os trabalhos de alargamento da pista. A obra faz parte do projeto de implantação dos corredores do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês). A previsão era de que o viaduto fosse liberado no dia 5 de fevereiro.

No fim do ano passado, também foi interditado o trecho da pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos entre as ruas Alcobaça e Flor do Índio, no sentido bairro/Centro, no Bairro Liberdade, na Região da Pampulha. Segundo a BHTrans, o local continua fechado e ainda sem previsão para liberação.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento Telefônico da companhia de trânsito, pelo número 156, ou no portal público da BHTrans.

Fonte: Estado de Minas

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