Trolebus em SP
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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012Postado por Meu Transporte às 02:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Belém, Roleta estreita nos ônibus prejudica usuários
Na semana passada, segundo relato de um fiscal de uma empresa de ônibus que preferiu não se identificar, uma senhora obesa ficou presa por conta do tamanho reduzido entre os “braços” da roleta. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para serrar as barras e retirar a mulher. “Ela chorava muito, coitada. Tem empresa que reduz a largura e coloca os ferros até o chão para evitar que crianças passem por debaixo”, afirma o fiscal.
Além de evitar que crianças não paguem passagem, as empresas também estariam diminuindo o tamanho das roletas para evitar que passem duas pessoas ao mesmo tempo.
O autônomo Quirino da Silva Rabelo, 47 anos, 1,71m de altura e 130 quilos, relata que costuma andar de ônibus e muitas vezes têm dificuldade para passar pelas catracas dos coletivos. “Se nas normais já tenho de fazer um esforço tremendo para passar, imagina uma menor. Ainda não passei por uma situação de ficar entalado, mas se acontecesse iria procurar meus direitos na Justiça. Pago pelo serviço e exijo no mínimo respeito”.
O funcionário público Carlos Guedes também está um pouco acima do peso e diz que já teve dificuldades com os ônibus das linhas Marambaia e Médici. “São muito estreitas (as catracas)”.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), através do assessor técnico da entidade, Délcio Souza, ressalta que as roletas normalmente obedecem às normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Souza afirma que a empresa tem de adotar o que é estabelecido pelo órgão federal. “As roletas devem ter um espaçamento entre 90cm e 1,05m entre um braço e outro quando saem de fábrica. Isso foi estabelecido por lei desde 2008. A altura da catraca em relação ao chão também é normatizada: deve haver um espaço de 40cm entre a catraca e o piso do veículo. Se tentarem mudar, isso dá problema até no giro da roleta”.
LEI MUNICIPAL
Quanto ao constrangimento gerado aos usuários, Délcio lembra que no ano passado foi assinada a Lei Municipal 8.799, de 20 de janeiro, que desobriga mulheres grávidas e pessoas obesas a passarem pelas roletas dos ônibus. “O cobrador e o motorista não podem impedir uma pessoa com excesso de peso de subir no ônibus e mesmo uma mulher grávida, mas que ainda não aparenta fisicamente a gravidez. A pessoa paga a passagem, o cobrador gira a roleta, para evitar que ele fique com o dinheiro, senta nos bancos da frente e desce também pela porta da frente”.
Caso o usuário enfrente algum tipo de problema ou até mesmo a recusa de cobrador e motorista ao que estabelece a lei, Délcio orienta as pessoas a anotarem o número de ordem do veículo e denunciarem à CTBel.
Paulo Serra, diretor de trânsito da Ctbel, explica que os ônibus já vêm das montadoras equipados com catracas que obedecem a normas técnicas e também de acessibilidade. “Tanto que se algum empresário tentar comprar um veículo sem acessibilidade, não vai conseguir. Mas já recebemos reclamações que empresas colocam um ‘ferrinho’ nas roletas. E completa dizendo que a primeira ação será a orientação: “Se elas não se adequarem, serão multadas.”
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Postado por Meu Transporte às 01:59 0 comentários
Marcadores: Pará
Entenda os projetos de mobilidade urbana de Natal
São 11 intervenções ao todo. O primeiro lote é um corredor viário que ligará a Zona Norte da capital ao estádio Arena das Dunas. Tal corredor passa depende de alterações geométricas na Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta toda a Zona Oeste.
As mudanças se estendem ainda pelo viaduto da Urbana, equipamento o qual será ampliado e reformado, e pela via de acesso à ponte de Igapó, a Avenida Felizardo Moura, em cujo entorno está localizado área de manguezal, o que motivou demora no licenciamento.
O lote 1 pode ser resumido da seguinte forma:
O que é: corredor viário que liga a zona norte de Natal à Arena das Dunas, passando pela Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta a Zona Oeste.
Estágio: obras licitadas, aguardando ordem de serviço.
Valor: R$ 140 milhões
Prazo: início previsto para fevereiro de 2012 e término para dezembro de 2013.
Descrição e valores:
Corredor estrutural Oeste - BR-226 (R$ 39,5 milhões)
Complexo Viário em frente à Urbana (R$ 36,1 milhões)
Reestruturação geométrica da Mor Gouveia (R$ 24 milhões)
Entroncamento da Mor Gouveia com Prudente de Morais (R$ 26,1 milhões)
Implantação de plataformas de embarque e desembarque de passageiros (R$ 14,3 milhões)
O segundo lote são as melhorias no entorno do estádio para facilitar ainda mais o acesso de quem se desloca de qualquer uma das regiões administrativas da cidade. Num geral, consiste em interligar as principais ruas que cortam o quadrante no qual estará situado a Arena das Dunas. Esse pacote de modificações está orçado em R$ 167,7 milhões e pode ser resumido do seguinte modo:
O que é: conjunto de obras para melhorar acesso e entorno da Arena das Dunas, no centro de Natal.
Estágio: projeto executivo em fase desenvolvimento.
Valor: R$ 167,7 milhões
Prazo: estava previsto para abril deste ano, com término em 2013. Não há informações se o cronograma está mantido.
Descrição e valores:
Entroncamento da Prudente de Morais com a Raimundo Chaves (R$ 18,2 milhões)
Entroncamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva (R$ 75,4 milhões)
Entroncamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão (R$ 21,6 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a marginal da avenida (R$ 9,2 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a Mor Gouveia (R$ 28,3 milhões)
Passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalização (ruas e trânsito) - (R$ 15 milhões)
Fonte: NoMinuto.com
Postado por Meu Transporte às 01:59 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio Grande do Norte
Em Santos, Primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus registra 49 multas
Já no período das 17 às 20 horas, 16 foram notificados por estacionamento irregular 8 por circularem na faixa preferencial. De acordo com a CET, cerca de 4.200 veículos passam pela Avenida nesse horário.
Atenção
Quem insistir em trafegar nas duas faixas exclusivas da Avenida Ana Costa pode receber uma multa de R$ 53,20. O tráfego de automóveis e motos fica proibido no sentido praias-Centro, das 6 às 9 horas, e na direção oposta, das 17 às 20 horas,
Já os corredores das avenidas Bernardino de Campos e Conselheiro Nébias contam com faixas preferenciais, das 17 às 20 horas. Veículos que forem flagrados estacionados no dois locais poderão receber autuações no valor de R$ 85,13.
Postado por Meu Transporte às 01:58 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
São Paulo: Donos de vans protestam e fazem reivindicações ao Governo
Postado por Meu Transporte às 01:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Obras no Terminal do Jordão Alto estão Atrasadas
Postado por Meu Transporte às 01:56 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Rodoviários de Porto Alegre farão protestos nesta quinta-feira
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Os rodoviários, cuja data base do dissídio salarial é 1º de fevereiro, pedem 22% de reajuste salarial mais 5,14% de variação da inflação. “As empresas nos oferecem somente 4% e R$ 0,50 a mais sobre o vale-refeição de R$ 13. Isso é um deboche”, desabafou Gamaiel.
O piso atual dos motoristas é de R$ 1,6 mil, e o dos cobradores, R$ 971. Na assembleia, muitos defenderam greve geral por tempo indeterminado, mas a continuidade das negociações venceu.
Se decidissem pela greve, os rodoviários precisariam manter 30% da frota de 1.679 coletivos de Porto Alegre em operação para evitar a decretação de ilegalidade do movimento, caso essa medida fosse solicitada judicialmente. A ATP não se pronuncia sob a argumentação de que o período é de negociações com os rodoviários. Não há uma agenda sobre nova reunião com a associação.
Fonte: Correio do Povo
Postado por Meu Transporte às 22:13 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Confira como são os sistemas de integrações nas 09 Capitais do Nordeste
Na capital baiana, também é cobrado meia passagem no transporte coletivo, durante a integração, a um custo de R$ 1,25. Lá o preço único da passagem é R$ 2,50. Entretanto, em Salvador o tempo máximo para que o usuário do sistema venha pegar um outro coletivo, e pagar a metade do valor, é de duas horas. Em Teresina, o tempo da integração é de 1h30.
Em todas as outras capitais, o segundo não trecho não é cobrado. A diferença entre eles, conforme o pesquisa realizada pela reportagem, aparece no tempo para a integração ou no valor da tarifa. Em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Natal (RN), por exemplo, o tempo de integração é bem menor que o registrado em Teresina. Nas duas primeiras capitais o tempo é de 30 minutos. Já na capital potiguar, o prazo limite é de uma hora.
Quanto ao valor das passagens, nas capitais potiguar e paraibana o custo é de R$ 2,20. Em Fortaleza, onde o sistema de integração já existe há quase uma década, a passagem custa R$ 2. No caso de Maceió (AL), as características do sistema de transporte coletivo são idênticas às implantadas em Teresina. A única diferença é que na capital alagoana não se cobra pelo 2º trecho. O tempo para integração e a tarifa são os mesmos: 1h30 e R$ 2,10, respectivamente.
Em Recife, O Usuário paga apenas a 1ª passagem |
Integração em Teresina
Em Teresina, há duas semanas que a Prefeitura implantou o processo de integração das linhas de ônibus coletivos na cidade, aumentando ao mesmo tempo o preço da tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,10. O sistema, bem como mo aumento da tarifa, foi questionado por estudantes que integram o Fórum de Defesa ao Transporte Coletivo de Teresina, que promovem desde então várias manifestações nas principais vias públicas da capital.
Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Bahia, Ceára, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe