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Metrô de São Paulo terá três estações fechadas no domingo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

As estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã do Metrô estarão fechadas na parte da manhã do próximo domingo, 22, por conta do início dos testes do novo sistema de controle de trens na Linha 2- Verde. Elas serão abertas a partir do meio-dia.

Durante o período de interrupção da circulação de trens, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), solicitados à Prefeitura por meio do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), e que cobrirão o percurso dos trechos interrompidos.

O Controle de Trens Baseado em Comunicação (CTBC) é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver implantado, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Novos testes serão realizados nos próximos domingos e feriados, excetuando-se o próximo dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Esses dias foram escolhidos devido ao menor número de usuários que utilizam os trens e estações metroviárias aos domingos.

Paese

O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) será acionado das 4h40 às 12 horas do domingo, com 15 ônibus da empresa Via Sul, que vai atender as estações Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã e Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Em Belém, Roleta estreita nos ônibus prejudica usuários

Usuários de transporte público em Belém reclamam que algumas empresas têm reduzido o tamanho das roletas dos ônibus. A modificação causa embaraços e situações constrangedoras para pessoas obesas e mulheres com gravidez avançada. Mas já existe lei que desobriga pessoas nestas condições a passarem pelas roletas. A Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel) também deve começar a orientar as empresas a manterem os padrões das roletas e posteriormente poderão multar aquelas que descumprirem as normas técnicas.

Na semana passada, segundo relato de um fiscal de uma empresa de ônibus que preferiu não se identificar, uma senhora obesa ficou presa por conta do tamanho reduzido entre os “braços” da roleta. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para serrar as barras e retirar a mulher. “Ela chorava muito, coitada. Tem empresa que reduz a largura e coloca os ferros até o chão para evitar que crianças passem por debaixo”, afirma o fiscal.

Além de evitar que crianças não paguem passagem, as empresas também estariam diminuindo o tamanho das roletas para evitar que passem duas pessoas ao mesmo tempo.

O autônomo Quirino da Silva Rabelo, 47 anos, 1,71m de altura e 130 quilos, relata que costuma andar de ônibus e muitas vezes têm dificuldade para passar pelas catracas dos coletivos. “Se nas normais já tenho de fazer um esforço tremendo para passar, imagina uma menor. Ainda não passei por uma situação de ficar entalado, mas se acontecesse iria procurar meus direitos na Justiça. Pago pelo serviço e exijo no mínimo respeito”.

O funcionário público Carlos Guedes também está um pouco acima do peso e diz que já teve dificuldades com os ônibus das linhas Marambaia e Médici. “São muito estreitas (as catracas)”.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), através do assessor técnico da entidade, Délcio Souza, ressalta que as roletas normalmente obedecem às normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Souza afirma que a empresa tem de adotar o que é estabelecido pelo órgão federal. “As roletas devem ter um espaçamento entre 90cm e 1,05m entre um braço e outro quando saem de fábrica. Isso foi estabelecido por lei desde 2008. A altura da catraca em relação ao chão também é normatizada: deve haver um espaço de 40cm entre a catraca e o piso do veículo. Se tentarem mudar, isso dá problema até no giro da roleta”.

LEI MUNICIPAL

Quanto ao constrangimento gerado aos usuários, Délcio lembra que no ano passado foi assinada a Lei Municipal 8.799, de 20 de janeiro, que desobriga mulheres grávidas e pessoas obesas a passarem pelas roletas dos ônibus. “O cobrador e o motorista não podem impedir uma pessoa com excesso de peso de subir no ônibus e mesmo uma mulher grávida, mas que ainda não aparenta fisicamente a gravidez. A pessoa paga a passagem, o cobrador gira a roleta, para evitar que ele fique com o dinheiro, senta nos bancos da frente e desce também pela porta da frente”.

Caso o usuário enfrente algum tipo de problema ou até mesmo a recusa de cobrador e motorista ao que estabelece a lei, Délcio orienta as pessoas a anotarem o número de ordem do veículo e denunciarem à CTBel.

Paulo Serra, diretor de trânsito da Ctbel, explica que os ônibus já vêm das montadoras equipados com catracas que obedecem a normas técnicas e também de acessibilidade. “Tanto que se algum empresário tentar comprar um veículo sem acessibilidade, não vai conseguir. Mas já recebemos reclamações que empresas colocam um ‘ferrinho’ nas roletas. E completa dizendo que a primeira ação será a orientação: “Se elas não se adequarem, serão multadas.”

Informações: Diário do Pará

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Entenda os projetos de mobilidade urbana de Natal

Previstas para serem iniciadas em fevereiro, as intervenções de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo estão estimadas em R$ 338 milhões. Elas estão divididas em dois lotes e foi foram objeto de comentário do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura  (Semopi), Sérgio Pinheiro, durante entrevista ao Jornal 96.

São 11 intervenções ao todo. O primeiro lote é um corredor viário que ligará a Zona Norte da capital ao estádio Arena das Dunas. Tal corredor passa depende de alterações geométricas na Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta toda a Zona Oeste.

As mudanças se estendem ainda pelo viaduto da Urbana, equipamento o qual será ampliado e reformado, e pela via de acesso à ponte de Igapó, a Avenida Felizardo Moura, em cujo entorno está localizado área de manguezal, o que motivou demora no licenciamento.


As imagens mostram como esses trechos são atualmente e como deverão ficar. As projeções consideram alargamento das vias as desapropriações dos 429 imóveis inseridos em algum trecho de intervenção demandada. Para a desocupação dessas áreas, a estimativa é que se apliquem R$ 25,8 milhões.

O lote 1 pode ser resumido da seguinte forma:

O que é: corredor viário que liga a zona norte de Natal à Arena das Dunas, passando pela Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta a Zona Oeste.
Estágio: obras licitadas, aguardando ordem de serviço.
Valor: R$ 140 milhões
Prazo: início previsto para fevereiro de 2012 e término para dezembro de 2013.

Descrição e valores:
Corredor estrutural Oeste - BR-226 (R$ 39,5 milhões)
Complexo Viário em frente à Urbana (R$ 36,1 milhões)
Reestruturação geométrica da Mor Gouveia (R$ 24 milhões)
Entroncamento da Mor Gouveia com Prudente de Morais (R$ 26,1 milhões)
Implantação de plataformas de embarque e desembarque de passageiros (R$ 14,3 milhões)

O segundo lote são as melhorias no entorno do estádio para facilitar ainda mais o acesso de quem se desloca de qualquer uma das regiões administrativas da cidade. Num geral, consiste em interligar as principais ruas que cortam o quadrante no qual estará situado a Arena das Dunas. Esse pacote de modificações está orçado em R$ 167,7 milhões e pode ser resumido do seguinte modo:

O que é: conjunto de obras para melhorar acesso e entorno da Arena das Dunas, no centro de Natal.
Estágio: projeto executivo em fase desenvolvimento.
Valor: R$ 167,7 milhões
Prazo: estava previsto para abril deste ano, com término em 2013. Não há informações se o cronograma está mantido.
Divulgação

Descrição e valores:
Entroncamento da Prudente de Morais com a Raimundo Chaves (R$ 18,2 milhões)
Entroncamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva (R$ 75,4 milhões)
Entroncamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão (R$ 21,6 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a marginal da avenida (R$ 9,2 milhões)
Entroncamento da Salgado Filho com a Mor Gouveia (R$ 28,3 milhões)
Passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalização (ruas e trânsito) - (R$ 15 milhões)

Fonte:
NoMinuto.com


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Em Santos, Primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus registra 49 multas

No primeiro dia de reativação dos corredores de ônibus, em Santos, 49 motoristas foram multados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Cidade identificou irregularidades como estacionamento em local proibido e circulação indevida na faixa.

No período das 6 às 9 horas, dos aproximadamente 3.400 veículos que transitam pela Avenida  Ana Costa (praia/Centro), 12 foram notificados por estacionamento em local proibido e nenhum por circulação indevida na faixa.

Já no período das 17 às 20 horas, 16 foram notificados por estacionamento irregular 8 por circularem na faixa preferencial. De acordo com a CET, cerca de 4.200 veículos passam pela Avenida nesse horário.

Nos corredores da Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), das 17 às 20 horas, a circulação na faixa é permitida, portanto, não há multas neste aspecto. No entanto, 4 foram notificados por estacionamento irregular.

Na Avenida Bernardino de Campos (Centro/praia), dos cerca de 3 mil veículos que trafegam no período das 17 às 20 horas, 9 foram notificados por estacionar em local indevido, de acordo com a CET. Não há multa por circulação no local.

Atenção

Quem insistir em trafegar nas duas faixas exclusivas da Avenida Ana Costa pode receber uma multa de R$ 53,20. O tráfego de automóveis e motos fica proibido no sentido praias-Centro, das 6 às 9 horas, e na direção oposta, das 17 às 20 horas,

Já os corredores das avenidas Bernardino de Campos e Conselheiro Nébias contam com faixas preferenciais, das 17 às 20 horas. Veículos que forem flagrados estacionados no dois locais poderão receber autuações no valor de R$ 85,13.

Fonte: A Tribuna


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São Paulo: Donos de vans protestam e fazem reivindicações ao Governo

O Sindicato das Empresas de Transportes, Locação e Fretamento de Micro-ônibus do Estado de São Paulo (Setlofemesp) realizou nesta quarta-feira um movimento contra a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Uma carreata formada por vans partiu da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6) rumo à Capital. O trabalhadores represaram o trânsito na Rodovia dos Imigrantes, reduzindo a velocidade dos veículos.

A categoria afirma que a intenção é obter uma resposta do governador Geraldo Alckmin e acusa a Artesp de criar um 'monopólio' que os limita a trafegar na Baixada Santista. O diretor financeiro do Setlofemesp, Edson Rocha, afirma que a medida da Artesp impede o transporte intermunicipal e não é coerente.

“Nós podemos realizar o transporte de estudantes, por exemplo, porque o Governo permite. Mas, não podemos transportar passageiros que queiram ir à uma balada em São Paulo. A Artesp também é do Governo. Para uma finalidade pode e para outra, não. Não há lógica”.

Rocha ainda destaca que as vans possuem licença estadual e federal e estão totalmente regularizadas. “Nós pagamos impostos, empregamos pessoas, temos o registro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo''.

O sindicalista diz que a categoria está cansada de ser considerada clandestina quando sobe a Serra. “Nós queremos circular pelas rodovias e passar por fiscalização da Artesp. Não por proibição".

Em São Paulo, o grupo não foi recebido pelo governador, mas entregou as reivindicações à subsecretária de Assuntos Parlamentares do Palácio do Governo e a um diretor da Artesp.

Não oficial
A Artesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Setlofemesp não é considerado um sindicato oficial pelo Ministério do Trabalho.

Em nota oficial, a agência diz agir de acordo com um decreto de 1989, que regulamenta o transporte de passageiros. ''A legislação vigente no Estado de São Paulo não permite que vans operem no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros. A exceção se faz exclusivamente para o transporte de estudante, que possui legislação específica''.

A nota diz ainda que o Setlofemesp compareceu à Artesp em novembro de 2011 e recebeu orientação para o cadastro e regularização de seus veículos para operar, exclusivamente, nessa modalidade (transporte de estudantes).
“Contudo, não houve solicitação para cadastro nessa modalidade em que legalmente seus veículos do tipo van podem operar".

A agência rebate as acusações de ‘perseguição’ e 'monopólio' e afirma que “na verdade, o que a Artesp persegue é assegurar que o transporte intermunicipal seja exercido dentro das leis que regulamentam a atividade”.

Fonte: A Tribuna


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No Recife, Obras no Terminal do Jordão Alto estão Atrasadas

Passageiros estão sendo prejudicados com a demora na reforma do terminal de ônibus do Jordão Alto, o terminal estava com suas estruturas totalmente danificadas e com a parte elétrica e hidráulica totalmente defasadas, porém os moradores não se conformam com a demora das obras.
Além da reforma, o terminal apresenta iluminação precária durante a noite deixando uma sensação de insegurança.
O Terminal já está com pintura nova e boa parte dos serviços já foram realizados, porém ainda falta alguns ajustes para que ele seja entregue a população.
O GRCT informou a reportagem do NE TV que o terminal estará pronto no inicio de fevereiro e que as obras só não terminaram no prazo devido ao terminal ficar em funcionamento durante as obras.
Informações: G1 PE e Blog Meu Transporte



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Rodoviários de Porto Alegre farão protestos nesta quinta-feira

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os 8,5 mil rodoviários de Porto Alegre, dos quais cerca de 5 mil são motoristas de ônibus, decidiram permanecer em estado de greve. Em assembleia realizada durante a noite, a categoria avaliou e rejeitou os 4% de reajuste salarial oferecidos pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). “Vamos protestar nas ruas nesta quinta-feira”, adiantou, sem dar possíveis roteiros, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano e de Passageiros de Porto Alegre, Júlio Gamaliel.
Os rodoviários, cuja data base do dissídio salarial é 1º de fevereiro, pedem 22% de reajuste salarial mais 5,14% de variação da inflação. “As empresas nos oferecem somente 4% e R$ 0,50 a mais sobre o vale-refeição de R$ 13. Isso é um deboche”, desabafou Gamaiel.

O piso atual dos motoristas é de R$ 1,6 mil, e o dos cobradores, R$ 971. Na assembleia, muitos defenderam greve geral por tempo indeterminado, mas a continuidade das negociações venceu.

Se decidissem pela greve, os rodoviários precisariam manter 30% da frota de 1.679 coletivos de Porto Alegre em operação para evitar a decretação de ilegalidade do movimento, caso essa medida fosse solicitada judicialmente. A ATP não se pronuncia sob a argumentação de que o período é de negociações com os rodoviários. Não há uma agenda sobre nova reunião com a associação.

Fonte: Correio do Povo


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Confira como são os sistemas de integrações nas 09 Capitais do Nordeste

Além de Teresina, somente Salvador, na Bahia, cobra o segundo trecho da passagem na integração das linhas de ônibus coletivo na região Nordeste. A informação é da TV Clube, afiliada Globo na capital piauiense, que apresentou em reportagem um levantamento sobre o funcionamento de todos os sistemas de integração de transporte urbano entre as nove capitais nordestinas.

Na capital baiana, também é cobrado meia passagem no transporte coletivo, durante a integração, a um custo de R$ 1,25. Lá o preço único da passagem é R$ 2,50. Entretanto, em Salvador o tempo máximo para que o usuário do sistema venha pegar um outro coletivo, e pagar a metade do valor, é de duas horas. Em Teresina, o tempo da integração é de 1h30.

Em todas as outras capitais, o segundo não trecho não é cobrado. A diferença entre eles, conforme o pesquisa realizada pela reportagem, aparece no tempo para a integração ou no valor da tarifa. Em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Natal (RN), por exemplo, o tempo de integração é bem menor que o registrado em Teresina. Nas duas primeiras capitais o tempo é de 30 minutos. Já na capital potiguar, o prazo limite é de uma hora.

Quanto ao valor das passagens, nas capitais potiguar e paraibana o custo é de R$ 2,20. Em Fortaleza, onde o sistema de integração já existe há quase uma década, a passagem custa R$ 2. No caso de Maceió (AL), as características do sistema de transporte coletivo são idênticas às implantadas em Teresina. A única diferença é que na capital alagoana não se cobra pelo 2º trecho. O tempo para integração e a tarifa são os mesmos: 1h30 e R$ 2,10, respectivamente.
Em Recife, O Usuário paga apenas a 1ª passagem
Já em Recife (PE), São Luis (MA) e Aracaju (SE), além de não se cobrar o segundo trecho da passagem, o tempo para que o usuário do sistema possa se utilizar para a integração é ilimitado. Porém, o passageiro não pode sair dos terminais de integração para poder fazer uso da integração. No que se refere às tarifas, em São Luis o valor é de R$ 2,10, na capital sergipana R$ 2,25 e em Recife o preço varia de R$ 1,30 a R4 2,10, dependendo do trecho.

Integração em Teresina

Em Teresina, há duas semanas que a Prefeitura implantou o processo de integração das linhas de ônibus coletivos na cidade, aumentando ao mesmo tempo o preço da tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,10. O sistema, bem como mo aumento da tarifa, foi questionado por estudantes que integram o Fórum de Defesa ao Transporte Coletivo de Teresina, que promovem desde então várias manifestações nas principais vias públicas da capital.




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