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Sistema BRT vai tirar 800 ônibus do Centro de Belo Horizonte

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sistema que chega a BH com a promessa de fechar as portas do Centro para 800 ônibus apenas no horário de pico, convencer o motorista a trocar o carro por coletivos e suprir a carência de um metrô insuficiente ainda é ilustre desconhecido para maior parte da população. EM antecipa como será o aspecto das estações e a lógica de funcionamento do projeto na área central.

Um novo sistema está perto de mudar o aspecto de algumas das principais vias de Belo Horizonte, e chega com a ambiciosa tarefa de suprir as lacunas deixadas por um metrô incipiente, além de transformar a lógica de um dos aspectos críticos da cidade: a mobilidade urbana. Se as linhas arquitetônicas das novas estações são novidade e as propostas de mudança ainda soam estranhas aos ouvidos de muita gente, pela capital elas já mostram seus reflexos. Mal deu tempo de trafegar pela nova Avenida Antônio Carlos e aproveitar as melhorias na Avenida Cristiano Machado e estão de volta o barulho ensurdecedor das máquinas, retenções no trânsito, concreto quebrado e ferragens expostas. Desta vez, a requalificação viária lança as bases do BRT, ou Bus Rapid Transit (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês).

O projeto está sendo preparado com a difícil missão de dar mais conforto aos passageiros, convencer motoristas a deixar o carro na garagem e desafogar o Hipercentro de Belo Horizonte. Nessa região, o BRT vai fechar as portas para cerca de 800 ônibus apenas no horário de pico da manhã, uma redução de 24,25% no tráfego local. Mais que isso: vai simplesmente proibir o tráfego de veículos de passeio em vias onde hoje o trânsito é frenético, como as avenidas Santos Dumont e Paraná.

O Estado de Minas mostra hoje, com exclusividade, o traçado do projeto na área central e o desenho das estações. E revela como essa sigla e o nome estrangeiro ainda soam estranhos aos ouvidos do belo-horizontino, que já ouviu falar, mas não tem a menor ideia do que será esse tal de BRT.

Principal aposta da capital em termos de mobilidade para a Copa’2014, o BRT terá nome e sobrenome em português, para facilitar entendimento e comunicação. A ideia é que o público dê sugestões e vote para batizá-lo. Inicialmente, dois corredores serão contemplados: o percurso das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e o da Cristiano Machado, não por coincidência as duas opções de ligação do aeroporto de Confins com o Centro da cidade. Serão 27 quilômetros de linha distribuídas nas duas avenidas e no Hipercentro (avenidas Paraná e Santos Dumont). Para que se tenha uma ideia do que representa isso, a distância equivale a cruzar duas vezes BH de leste a oeste ou a atravessar a capital do Barreiro até Venda Nova. O sistema tem entre seus trunfos um ônibus articulado (sanfonado) que pode transportar quase três vezes mais passageiros que os convencionais.

As vias serão totalmente modificadas e terão pistas exclusivas para o BRT, ao longo das quais haverá 41 estações de embarque e desembarque. Na Área Central, as intervenções estão sendo licitadas. As propostas de obra viária e construção das estações foram entregues à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) semana passada.

Os ônibus terão portas à esquerda ou dos dois lados e vão dispor de piso nivelado com as plataformas das estações. O pagamento da passagem ocorrerá antes, na área externa, o que facilitará o acesso aos coletivos, feito em tempo menor. Ao entrar na estação, basta pegar o primeiro ônibus. Todo o sistema será integrado às linhas municipais e metropolitanas. Será criado um conjunto de linhas alimentadoras que sairá dos bairros para levar os passageiros até as estações do BRT.

A partir dessas estações, haverá duas categorias de linhas: a expressa partirá direto ao Centro, com parada apenas nas avenidas Paraná e Santos Dumont. A segunda terá pontos ao longo do trajeto. Na volta, vale a mesma regra e nas estações haverá ônibus para levar os passageiros aos bairros, como ocorre atualmente no sistema BHBus de Venda Nova, São Gabriel e Barreiro: ônibus partindo rumo ao Centro e, a partir das estações, uma rede interligando os bairros.

O Plano de Mobilidade Urbana de BH prevê uma rede de transporte estruturada por ônibus convencionais, articulados e o metrô. De acordo com o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a médio e longo prazo a rede de BRTs será ampliada para toda a cidade. Há previsão para implantação nas avenidas Amazonas e Andradas. No Eixo Sul, em direção ao Bairro Belvedere, há estudos em andamento para verificar se o modal é a melhor opção. O projeto das avenidas Pedro II/Carlos Luz ficou para trás, sob a justificativa do alto custo das desapropriações, apesar de se tratar do segundo mais importante corredor para o palco principal da Copa: o Mineirão.

Para a via, restou a proposta de faixas exclusivas para ônibus, nos moldes das adotadas na Nossa Senhora do Carmo. Será construída ainda a estação de integração São José, no bairro homônimo, nas proximidades do Anel Rodoviário. “A Antônio Carlos e a Cristiano Machado foram escolhidas porque ocorreu uma coincidência, que é Copa do Mundo, e esses corredores são caminho para estádio e aeroporto. Foi uma janela de oportunidades”, justifica o presidente da BHTrans, garantindo que o novo modelo não vai afetar os custos da passagem.

PELO MUNDO
Esse sistema de transporte coletivo vem sendo implantado em vários países, como Colômbia, Chile, México, África do Sul, China, Estados Unidos, Canadá, além de nações da Europa. Na Colômbia, há cinco cidades operando o BRT e em outras duas o sistema está em construção. A engenheira civil Monica Vanegas Betancourt, em workshop promovido em Belo Horizonte sobre o tema, disse que 20% dos motoristas colombianos deixaram de usar o carro depois da implementação do projeto. Em Los Angeles (EUA), o público do transporte coletivo aumentou em 25% depois do BRT, segundo Ethan Arpi, da rede Embarq (grupo internacional de consultoria a governos e empresas sobre transporte e mobilidade).



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Em Campinas, Motoristas e cobradores voltam ao trabalho

Após três horas de paralisação entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (16),  os motoristas e cobradores de ônibus do transporte público de Campinas da linha azul claro voltaram às atividades. A categoria cruzou os brazos e interrompeu a circulação dos ônibus para protestar em frente à garagem da VB Transportes e reivindicar o pagamento de folgas e horas extras. Eles também reclamavam de multas e punições que a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estaria aplicando aos trabalhadores. A área afetada pela falta dos ônibus da cor azul claro na cidade são as regiões do Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.

Segundo Emdec, poucos ônibus saíram da garagem esta manhã, e veículos de outras linhas foram colocados para tentar diminuir os transtornos. Mesmo assim, houve atrasos. O reestabelecimentos dos ônibus está sendo feito gradativamente.



Fonte: EPTV Campinas


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Dilma Rouseff visita a Bahia na sexta-feira para anunciar verbas para mobilidade urbana

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Na manhã desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner anunciou que Dilma Rousseff estará em Salvador nesta semana. "Vamos receber a visita na sexta (18) e no sábado (19) da nossa querida presidenta, que vem aqui anunciar um volume de dinheiro para Salvador na mobilidade urbana”, afirmou Wagner no programa semanal "Conversa com o Governador", veiculado pela Rádio Educadora.

A presidente fará o anúncio oficial dos investimentos do Governo Federal para as obras do sistema viário na capital baiana, visando a Copa do Mundo de Futebol 2014. Além disso, no encontro será discutida a solução dos problemas de congestionamento de trânsito em algumas regiões da cidade.

Dilma Rousseff também estará na agenda do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções.

Entre outros assuntos, o petista comentou sobre a instalação de mais uma montadora de veículos na Bahia. De acordo com Wagner, a JAC Motors anuncia nesta quarta-feira (16) a fabricação de modelos que, apesar da sua origem ser chinesa, serão adaptados à realidade brasileira. "Eu, inclusive, no dia 10 de dezembro devo estar indo à China para visitar a fábrica".

Fórum de discussão
Nesta quarta-feira (16), membros da sociedade civil latino-americana participam do fórum de discussão do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A abertura do evento será na quinta-feira (17) com encerramento marcado para o sábado (19). O Afro XXI reunirá líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos e africanos para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor ações que assegurem os direitos dos povos afetados pelo racismo.

Todas as vagas para participação no evento já foram esgotadas, mas abertura e o encerramento, além de algumas das principais palestras e debates, serão disponibilizados em tempo real no site do encontro, onde também está toda a programação do Afro XXI.



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Ônibus da linha Azul param nesta quarta-feira em Campinas

O sindicato dos rodoviários de Campinas anunciou uma nova paralisação, desta vez das linhas de cor azul do transporte coletivo. Os trabalhadores da empresa VB cruzam os braços a partir das zero hora desta quarta-feira, 16/11.

As linhas atingem essencialmente a região do Ouro Verde.

Uma das reivindicações é o não pagamento de folgas e horas extras, além de problemas nas escalas de trabalho dos motoristas.
A paralisação será de 100% na parte da manhã e depois em uma assembléia junto à classe poderá voltar alguns trabalhadores em deferimento de alguma possível ordem judicial.
As Linhas Central, Rotula, Shopping Dom Pedro e Shopping Iguatemi serão prejudicadas.
A Emdec só irar se pronunciar nesta quarta-feira sobre essa paralisação.
Informações da CBN e Blog Meu Transporte




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Trem Metropolitano pode ser estendido até Campinas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O corredor metropolitano terá os últimos dois trechos construídos que correspondem ao trecho Nova Odessa/Americana/Santa Bárbara e Campinas/Nova Odessa. Já o trem metropolitano, que ligará São Paulo a Jundiaí em 25 minutos, poderá ser estendido de Jundiaí a Campinas, dependendo dos estudos de viabilidade da equipe técnica estadual. - O governador Geraldo Alckmin também garantiu recursos para a duplicação da Estrada dos Amarais, além de autorizar projetos para o recapeamento da avenida Lix da Cunha, do acesso a Barão Geraldo, do trevo do Carrefour, do acesso ao anel viário e das marginais da rodovia Campinas-Valinhos.

Alckmin anunciou R$ 90 milhões em estradas que irão facilitar o acesso da região ao Aeroporto de Viracopos. O governador autorizou a Agência Reguladora de Transportes (Artesp) a avaliar a proposta de construção de uma nova estrada entre a Rodovia Luiz de Queiróz, em Americana, e a Rodovia D. Pedro, em Sousas. O investimento, de R$ 600 milhões, formará, com o prolongamento do Anel Viário, o Rodoanel de Campinas.

Com recursos da ordem de R$ 116 milhões será feita a duplicação da Rodovia SP-95 que dá acesso ao circuito das águas. A área de transporte foi uma das mais beneficiadas no anúncio de investimentos.


Fonte: DCI

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São Paulo: Metrô estuda a criação de mais saídas para a Paulista

Para desafogar o verdadeiro congestionamento de pessoas que se forma entre no túnel de 195 metros entre as estações Paulista, da Linha 4/Amarela, e Consolação, da 2/Verde, o Metrô estuda a criação de mais acessos. Este é um dos novos gargalos no sistema, admitido até mesmo pela estatal, segundo o Jornal da Tarde.

O Metrô pretende construir saídas para pessoas que precisam acessar a avenida Paulista. Atualmente, a estação Paulista dá vazão apenas para a rua da Consolação. Com isso, muitos usam as plataformas da estação Consolação para sair na Paulista.

Uma das possibilidades é criar uma saída num terreno na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, onde hoje funciona um elevador.

Movimento de usuários das estações Paulista e Consolação: gargalo
Alexandre Rezende/Folhapress


Fonte: Destak Jornal
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Prefeitura de Goiânia inicia obras para corredores de ônibus

Foram iniciadas as obras do corredor universitário preferencial de transporte. A expectativa é que as intervenções terminem em seis meses. As mudanças ocorrerão na estrutura da Rua 10, no Centro de Goiânia, passando pela Praça Universitária, até a Praça da Bíblia.

No canteiro central será construída uma ciclovia com dois metros e meio de largura. Atualmente existem três faixas, porém em uma delas é permitido o estacionamento de veículos. A partir das mudanças na Rua 10, isto não será mais possível. A faixa será destinada exclusivamente aos ônibus, as outras duas para os carros de passeio.

O Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, relata que haverá fiscalização para que motoristas de carro não trafeguem na via preferencial do ônibus.

“O objetivo principal é melhorar a fluidez do corredor, tanto para o transporte coletivo, como também para os automóveis.Os veículos individuais só poderão usar o corredor para fazer acesso no local ou conversões à direita.
Caso continue no corredor, será convertida uma multa”, declara.

Está previsto para ser feito o recapeamento das pistas, o calçamento será refeito, assim como os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Outro trabalho que será feito pela Agência Municipal De Obras (AMOB) será o aumento da captação das águas pluviais.

Quando chove, ocorre alagamentos na ponte sob a Avenida Marginal Botafogo. O Presidente da Amob, Iram Saraiva Júnior, descreve que este problema será solucionado. Segundo ele, a intenção é fazer com que a drenagem não seja única na região central.

Mais uma mudança a ser realizada será a retirada de mais de 200 árvores, principalmente mangubas. Elas precisarão ser retiradas em virtude das obras. De acordo com o Presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Pedro Henrique Lira, mais de 800 árvores serão plantadas, e a Rua 10 será modelo em arborização urbana.


“Existe um projeto de drenagem para ser instalado na Rua 10, para evitar os alagamentos naquela Avenida, de modo que para fazer esta intervenção, vai interferir no sistema radicular destas árvores”, explica.

Os oito pit dogs ao longo do canteiro da via serão retirados e a Comurg construirá novo modelo que será piloto para que haja a montagem em outros pontos da cidade.


Fonte: Portal 730

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Em Fortaleza, Trânsito pode entrar em colapso com intervenções

As obras de mobilidade urbana serão um dos maiores legados que a Copa do Mundo de 2014 deixará para a população. É o que afirma o Governo Federal. Em Fortaleza, as intervenções estão previstas para terem início em janeiro de 2012, com término em agosto de 2013. Dentre as obras do chamado Pacote Copa, estão previstos cinco túneis e três viadutos. Ao mesmo tempo, serão construidos pela primeira e segunda etapa do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), dois túneis e um viaduto.


Tensão
As obras ainda nem começaram, mas a população já está temerosa. O administrador Ellison Costa Machado, de 31 anos, mora no Passaré, bem próximo ao Castelão, e está apreensivo.

"O trânsito de Fortaleza já está em colapso e com essas obras da Copa a situação só irá piorar". Machado conta que nos domingos e feriados, o trajeto de sua casa para o trabalho, no bairro Dionísio Torres, é feito em 15 minutos. No dia a dia, no entanto, demora uma hora. Isso se não tiver nenhuma colisão.

O coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, assegura que as intervenções vão dar uma sustentabilidade para que a cidade possa ter uma mobilidade satisfatória. Para minimizar transtornos, afirma que as obras serão feitas por etapas, evitando que vias sejam completamente interrompidas. Quando tiver que interromper momentaneamente, diz que será dada opção para que as pessoas se desloquem. "As obras vão acontecer dentro do prazo previsto, mas a cidade tem que se movimentar".

O valor total a ser gasto com as obras de mobilidade urbana que competem à Prefeitura é de R$ 261,5 milhões. Desse valor, R$ 206,6 milhões são provenientes da Caixa Econômica Federal e R$ 54,9 milhões da Prefeitura.
ESPECIALISTAS OPINAM

O problema será resolvido?
Com tantas intervenções previstas para ocorrerem na cidade, uma pergunta que muita gente se faz é se essas medidas irão resolver o problema do trânsito de Fortaleza. Para o Ministério Público Estadual (MPE) não resolve, mas proporcionará uma melhor fluidez do tráfego.

"Onde o solo e o terreno comportarem, a solução para o problema do trânsito de Fortaleza são as passagens subterrâneas e os viadutos. Apesar de não resolverem, não restam dúvidas de que melhoram a situação", declara o promotor Gilvan Melo. Ele defende que, mais cedo ou mais tarde, a Prefeitura terá de pensar em fazer um rodízio de carros. Avisa ainda que o Ministério Público estará de olho nas obras que visam o Mundial de 2014 e, caso as intervenções prejudiquem o trânsito, informa que o órgão irá intervir.
Planejamento
Carla Girão, mestre em Urbanismo e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), afirma que os projetos de mobilidade da Copa são pontuais e fragmentados, implantados sem que tenha um planejamento macro para a cidade.

Sobre os túneis da Via Expressa, diz que vai amenizar o problema de alguns cruzamentos, mas não resolverá o problema. "O projeto da Via Expressa prevê via preferencial para ônibus? A questão é o transporte coletivo e não o individual". A especialista critica o governo por anunciar intervenções pontuais como se fossem projetos para a cidade, quando não são, e por mudar o processo em andamento de pensar a cidade, que está expresso no Plano Diretor de Fortaleza, criado em 2009. Com isso, quando o evento terminar, a cidade não vai saber quais frutos irá colher.

"O Plano Diretor vem sofrendo remendos a revelia da população, inclusive para se adaptar aos projetos da Copa".



Não restam dúvidas que as intervenções trarão melhorias para o trânsito da Capital, que vive situação caótica. O cenário diário é o mesmo, de extensos congestionamentos registrados nos principais corredores da cidade a qualquer horário do dia.


O problema é que, como as intervenções serão realizadas simultaneamente, até que sejam concluídas, o desafio será conseguir se locomover na cidade.


A Via Expressa receberá três túneis, nos cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Pe. Antonio Tomás e Alberto Sá. Já a Avenida Dedé Brasil ganhará dois túneis, no cruzamento com a Avenida Paulino Rocha e o metrô da linha sul, e um viaduto, na confluência com a Avenida Osório de Paiva. Está previsto ainda um viaduto no cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges.


Tem ainda os projetos do Transfor, que preveem na Avenida Engenheiro Santana Júnior um túnel no cruzamento com Avenida Pe. Antonio Tomás e um viaduto com a Avenida Antonio Sales. Será construído ainda um túnel na confluência da Rua Eduardo Perdigão com Avenida Osório de Paiva.



Luana Lima - Diário do Nordeste

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