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quarta-feira, 5 de outubro de 2011Postado por Meu Transporte às 11:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Presidente da CTTU completa 01 ano à frente do complicado trânsito de Recife
Porém para enfrentar todos estes problemas, o Prefeito da cidade João da Costa nomeou-a para mudar a cara do transito na cidade, e o Blog Meu Transporte teve o privilégio de conversar e tirar algumas dúvidas sobre a mobilidade urbana e os principais desafios.
Ela relata que foi difícil no começo, pois sabia que muita coisa precisava ser mudada, a começar pelo planejamento de engenharia de trânsito da cidade, pois com o crescimento da economia no Brasil e em Pernambuco mais ainda, muitas pessoas tiveram suas rendas aumentadas e conseqüentemente a comprar mais carros, principalmente pelas facilidades de compras nos financiamentos como a redução do IPI, com isso, é claro que o número de carros nas ruas da cidade cresceu, porém as vias permaneceram as mesmas de 20, 30 anos atrás. Somado a isso a falta de um sistema de transporte de qualidade.
“Quando assumir tinha apenas 300 agentes, e hoje já são 400 agentes de trânsito pela cidade, e mais um concurso público em andamento para contratação imediata de mais 200”.
O Prefeito João da Costa lançou em maio o plano de ação do trânsito para 2011 e 2012, para enfrentar os pequenos gargalos na cidade, e este plano já se encontra em execução, tendo em vista a sua conclusão em junho de 2012, De acordo com Pompéia, as intervenções já iniciaram, a exemplo da modernização da rede semafórica. “Esse é um trabalho que irá repercutir numa melhor sincronização dos sinais e garantir que não haja o desligamento dos equipamentos na falta ou variação da tensão de energia elétrica”, afirmou. A gestora também destacou a criação de um comitê para discutir mobilidade, uma iniciativa assumida desde quando assumiu a presidência do órgão.
Além desses planos, a prefeitura retirou vários giros à esquerda na avenida norte, melhorou a circulação dos carros na Agamenon Magalhães com proibição dos giros a esquerda e também na limitação das vias locais, ela relata que as próximas vias a serem revitalizadas na questão de sinalização será a Avenida Abdias de Carvalho, onde a intenção é melhorar o fluxo da mesma forma acontecida na Avenida Norte.
“É preciso entender que o trânsito do Recife é feito por todos. A sociedade em geral é responsável pela promoção de um trânsito melhor”, Maria de Pompéia.
Postado por Meu Transporte às 02:15 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
São Paulo: Expansão do metrô com privatização não garante bom atendimento
A boa qualidade de atendimento no metrô sempre foi resultado da dedicação, experiência e treinamento dos metroviários. Mas a determinação do governo em enxugar gastos com a mão de obra direta, terceirizando serviços e favorecendo empresários, começa a dar seus frutos amargos.
Um exemplo disso foi o caos provocado, no último dia 2, na Linha-3 após pane elétrica num trem recentemente reformado por empresa terceirizada.
A privatização da Linha-4 é outro exemplo da política que contraria o interesse da população. Para diminuir custos, utilizaram material de péssima qualidade, o que resultou no acidente de 2007 que matou nove pessoas. A Linha-4 estreitou a largura dos túneis e não instalou passarelas laterais para a evacuação dos trens e, em caso de pane no trem, os usuários são obrigados a descer pela frente e sair pelos trilhos. O projeto da Linha-4 é funcionar sem operador de trem, o que, além de aumentar o desemprego, acarreta riscos adicionais para os usuários.
O governo privatiza, alegando que não tem recursos. Mentira! A prova que o Estado tem recursos é o fato de que mais de 80% do investimento da Linha-4 saíram dos cofres públicos, por meio da Parceria Público-Privada.
Postado por Meu Transporte às 02:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Edital de concurso do Metrô de SP deve ser publicado até dezembro
A previsão de que o edital deve ser publicado até dezembro foi feita pelo gerente de Recursos Humanos da companhia, Alfredo Falchi, em declaração exclusiva para a FOLHA DIRIGIDA, no último dia 15, durante a inauguração da linha 4-amarela. "Estamos trabalhando para divulgar em dezembro um edital com 63 vagas, tanto para cargos administrativos quanto operacionais", antecipou. A organizadora para este concurso já está definida e será a Fundação Carlos Chagas. Já está confirmado que o concurso contará com opções para cargos com exigência de ensino médio e superior, com salários que variam de R$1.401,22, para otms a R$5 mil, para engenheiros.
Além das vagas para OTM-I serão oferecidas vagas para os cargos de analista de desenvolvimento e gestão júnior, engenheiro júnior, técnico de sistemas metroviários, oficial de logística almoxarifado, oficial de manutenção instalações, oficial de manutenção industrial, oficial de movimentação, ajudante almoxarifado e assistente administrativo júnior.
Falchi esclarece que, para os cargos de analista, engenheiro, técnico, oficial logística almoxarifado, OTM-I, oficial de manutenção instalações e oficial de manutenção industrial, ainda há um concurso em vigência até 11 de maio de 2012. "Os candidatos que constam no cadastro vigente terão prioridade de convocação até o preenchimento das vagas previstas do concurso anterior", explica o gerente. Da mesma forma, até o dia 11 de dezembro, poderão ser convocados oficiais de movimentação aprovados no concurso anterior. Apenas os cargos de ajudante de almoxarifado e assistente administrativo júnior, com quatro e 10 vagas, respectivamente, não há concurso vigente.
As novas contratações serão feitas de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Como benefícios para todos os cargos o Metrô oferece vale alimentação (R$150,00), vale refeição (24 cotas de R$19,87, totalizando R$626,88) e vale transporte. Além disso, os servidores contam com plano de saúde, plano odontológico, plano de previdência e bilhete de serviços.
Para operador de transportes metroviários (OTM-I) é necessário possuir ensino médio. O salário inicial é de R$1.401,22. No entanto, este cargo apresenta um plano de carreira definido. Conforme avaliação interna, feita anualmente, o servidor poderá passar de OTM I para os níveis II, III e IV, respectivamente. As atividades atribuídas ao OTM-I são para a área de bloqueios, fluxo de usuários e monitoramento na Sala de Supervisão Operacional (SSO). O salário varia de R$1.401,22 a R$2.175,69.
Os funcionários de nível II podem exercer as funções de operadores de trens, controladores de tráfego e supervisão operacional, com salários que variam de R$2.340,01 até 2.999,68. Os OTMs-III atuam na supervisão da estação e da linha de trem, com remuneração de R$3.211,40 a 4.914,28. E, finalmente, os OTMs-IV trabalham no Centro de Controle Operacional (CCO), com faixa salarial entre R$4.989,13 a R$5.875,32.
CARGOS PREVISTOS PARA O PRÓXIMO CONCURSO | ||
Cargos | Quantidade de vagas prevista | Concurso vigente válido até: |
Analista Desenvolvimento Gestão Junior (diversas modalidades) | 5 | 11/5/2012 |
Engenheiro Júnior (diversas modalidades) | 4 | |
Técnico Sistemas Metroviários - diversas modalidades | 5 | |
Oficial Logística Almoxarifado | 4 | |
Operador Transporte Metroviário | 25 | |
Oficial Manutenção Instalações (diversas modalidades) | 2 | |
Oficial Manutenção Industrial (diversas modalidades) | 2 | |
Oficial Movimentação | 2 | 11/12/2011 |
Ajudante Almoxarifado | 4 | sem concurso |
Assistente Administrativo Jr | 10 | |
Total vagas previstas: | 63 |
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Postado por Meu Transporte às 02:10 0 comentários
DFTrans inicia operação para fiscalizar ônibus no período de chuvas
De acordo com o DFTrans, o objetivo da operação é prevenir acidentes e evitar que os veículos circulem com pneus em mau estado de conservação, falta de iluminação, problemas no sistema elétrico e sem limpador de para-brisas, por exemplo. Serão fiscalizados ainda os ônibus e micro-ônibus que estiverem nos terminais rodoviários e nas garagens das empresas permissionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo (SPTC).
Caso o veiculo seja flagrado pela fiscalização com algum item de segurança fora do padrão permitido, será recolhido, lacrado e a empresa rsponsável deverá fazer o conserto imediato. Após a solução, o ônibus será levado ao DFTrans para passar por uma nova vistoria e, se for aprovado, será colocado em circulação novamente.
Segundo o diretor operacional do DFTrans, Ricardo Leite, as ações da Operação São Pedro acontecerão em vários pontos do DF, diferentes localizações, com alternância de endereços e não ficarão concentradas em poucos locais. "Queremos fazer a prevenção de acidentes. Com a chegada das chuvas, a fiscalização se torna mais importante e devemos diminuir as chances de problemas causarem acidentes", diz.
Postado por Meu Transporte às 02:08 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Via de Sorocaba comporta transporte BRT
Ainda que possamos, nos últimos anos, identificar ações efetivas que impactaram beneficamente os usuários do transporte coletivo em Sorocaba como as Áreas de Transferências (ATs) em algumas regiões, os ônibus adaptados e os movidos a gás natural, pouco se fez no sentido de novas alternativas para o transporte da população.
Enquanto o planeta vê no transporte de massa a solução para a mobilidade urbana, a cidade de Sorocaba gasta milhões pensando quase que exclusivamente no transporte individual, fazendo reinar o todo poderoso carro.
Como exemplos podemos citar os projetos das marginais da Rod. Raposo Tavares, o Sorocaba Total 1, Sorocaba Total 2, as vias do Parque Tecnológico e as ciclovias. Todos estes considerados projetos definitivos de grande porte, mas que não foram pensados em sua interação com o transporte coletivo, pois não dispõem de baias de acessos para paradas de ônibus, calçadas elevadas no nível de altura dos coletivos, mini-terminais ou corredores exclusivos para ônibus.
É bom lembrar que o Site VIVAcidade já chegou a propor projetos de como otimizar a marginal direita do Rio Sorocaba para o transporte de passageiros. Recentemente, o site idealizou a utilização de um metrô de superfície ou trem que ligaria a região do Campolim, percorrendo a marginal direita, até o acesso da Rod. Castelinho.
Aproveitando o momento favorável para o debate sobre o tema, até porque a própria Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos precisa saber se Sorocaba tem projetos que contemplem corredores de ônibus e transporte de massa, para implantar um terminal ferroviário de transporte intermunicipal de passageiros na cidade, o leitor do Site VIVAcidade e também usuário do transporte coletivo de Sorocaba, Rodrigo Alves de Paula, nos enviou proposta de um moderno sistema de transporte coletivo para a futura marginal direita do Rio Sorocaba.
Ainda que o projeto abaixo não seja novidade do ponto de vista prático (já que a discussão recai apenas sobre o tipo de modal a ser utilizado), o mesmo é de grande valia, pois serve para complementar e melhorar os projetos já propostos para a marginal direta do Rio Sorocaba.
Confira abaixo a íntegra do texto:
Pensando Diferente
Na semana passada, o jornal Cruzeiro do Sul noticiou que a prefeitura de Sorocaba iniciou estudos para a construção da avenida marginal direita do Rio Sorocaba, entre a Ponte do Pinheiros e o trevo da Castelinho. A nova pista de três faixas teria trânsito único no sentido Centro-Bairro, o que ajudaria a desafogar a atual Av. Dom Aguirre e, conseqüentemente, todo o tráfego na área central.
Projetada desde a década de 1960, a Marginal Direita sempre foi um sonho dos administradores locais para resolver os problemas de mobilidade urbana de Sorocaba. Entretanto, os tempos agora são outros. Estamos numa época em que a prioridade ao automóvel precisa ser reduzida, face aos problemas ambientais e econômicos diante da possível escassez de petróleo num futuro próximo.
Não se pode desprezar os benefícios que a Marginal Direita traria para a cidade; mas, devemos pensar diferente. A cidade recebe, diariamente, cerca de 50 novos carros e a construção de uma nova avenida tem apenas efeito paliativo, podendo estar congestionada nos próximos anos. As avenidas do plano Sorocaba Total são um ótimo exemplo: elas já estão nascendo obsoletas (sem complexos viários, semáforos inteligentes e vias para ônibus) e não resolverão os problemas de mobilidade urbana em nossa cidade.
Se devemos pensar diferente, então o que podemos fazer com a Marginal Direita? É simples: um corredor de transporte de massa, como o BRT (Bus Rapid Transit, ou Corredor de Ônibus).
A margem direita do Rio Sorocaba tem as características ideais para um sistema BRT, onde a sua construção demandaria poucas desapropriações e o eixo atenderia bairros populosos e com potencial para novos usuários do transporte coletivo, como Santa Rosália, Vila Rica, Porcel e Iguatemi.
O corredor BRT da margem direita interligaria o Terminal São Paulo e o trevo da Castelinho, com 3.600 metros de extensão em termos alternados entre viadutos e superfície. Além do Terminal São Paulo, duas estações seriam construídas ao longo do trajeto: Santa Rosália (sobre a ponte da Rua Pe. Madureira) e Porcel (ao lado da Sorodiesel e trevo da Castelinho), sendo que a Estação Porcel seria um verdadeiro terminal intermodal para linhas urbanas e intermunicipais (na prática, a nova Rodoviária). As estações teriam cobrança antes do embarque e teriam linhas alimentadoras, ou seja, micro-ônibus ligando as estações aos bairros mais próximos.
Além disso, as linhas provenientes da Zona Industrial poderiam usar o corredor BRT para seguirem ao centro, proporcionando mais rapidez na viagem e menos tráfego em avenidas como Carlos Reinaldo Mendes e São Paulo.
Os custos de construção não seriam tão altos e os benefícios econômicos seriam bem maiores do que a nova Marginal Direita. O Corredor BRT também traria um legado para Sorocaba, tal como as atuais ciclovias da cidade.
Assim, vale a pena pensar diferente e ousar. Sorocaba é uma cidade moderna e merece ter um sistema de mobilidade urbana à altura do município e sua população. Rodrigo Alves de Paula.
Fonte: Viva Cidade
Postado por Meu Transporte às 02:08 0 comentários
Prefeitura de São Paulo apresenta projeto que viabiliza monotrilho no Morumbi
Ela busca atender a rede hoteleira da região. A segunda, prevista para terminar em 2015, passará sobre o Rio Pinheiros, chegará ao Estádio do Morumbi e passará pela favela. O terceiro trecho vai de Congonhas à Linha 1–Azul do Metrô.
Investimentos
Para a construção da linha serão investidos R$ 3,1 bilhões. A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
Postado por Meu Transporte às 02:07 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Sem plano B, ViaQuatro pode ser multada devido a falha na Linha 4-Amarela
A pane, detectada durante testes de rotina feitos na madrugada, só foi contornada pouco depois das 8h, o que impediu a abertura das estações no horário regular, às 4h40. A falha foi no sistema de sinalização que controla a distância entre um trem e outro. Esse sistema está em testes há mais de um ano e já havia atrasado em no mínimo cinco meses a inauguração das últimas estações da linha 4: República e Luz.
Para o diretor do sindicato dos metroviários Ciro Moraes a paralisação poderia ter sido evitada caso o novo ramal não usasse apenas esse sistema, que só permite a operação remota dos trens. “Não existe uma segunda opção para problemas desse tipo. Poderíamos conduzir os trens também por maquinistas”, afirma Moraes.
A ViaQuatro discorda do argumento. Segundo o presidente da empresa, Luís Valença, o problema foi pontual e a possibilidade de se repetir é nula. “Encontramos a falha, fizemos o reparo e voltamos a operar.” Para ele, o sistema é seguro e eficaz.
Com a implantação da medida, que buscava atender a demanda de passageiros na região, vários pontos ficaram lotados e os coletivos circulavam sem espaço no corredor formado pelas avenidas Francisco Morato e Rebouças, na zona oeste.
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Postado por Meu Transporte às 02:05 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô