Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Estação suspensa Vila Prudente do Metrô ganha primeira viga

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Foi içada a primeira viga da futura estação suspensa Vila Prudente, que será interligada à atual estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo. O novo trecho da linha 2-Verde irá funcionar com sistema monotrilho e se estenderá até a região de São Mateus e Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, estarão no local. Dois guindastes serão usados para içar a viga de concreto armado, que tem peso aproximado de 80 toneladas.

Outras sete vigas semelhantes serão içadas posteriormente visando estruturar a sustentação da plataforma da futura estação, que ficará sobre o terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila.

O novo trecho terá extensão de 24,5 km, com 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.


Fonte: R7.com


READ MORE - São Paulo: Estação suspensa Vila Prudente do Metrô ganha primeira viga

Em Maringá, Terminal metropolitano vai para Horácio Raccanello

O terminal metropolitano da Praça Raposo Tavares, no Centro de Maringá, será transferido para a Avenida Horácio Raccanello, em frente ao obelisco que marca o início das obras do Novo Centro. No novo local deverão ser construídos 48 metros de abrigos de ambos os lados da pista. Segundo a Secretaria dos Transportes (Setran), os usuários do transporte coletivo ficarão abrigados da chuva e do sol.

O gerente de Terminais e Concessões da Setran, José Maria Bernardelli, diz que o projeto do novo terminal está sendo finalizado para ser encaminhado ao prefeito Silvio Barros (PP) ainda em agosto. A expectativa é implantá-lo neste ano. "Isso dependerá da aprovação da prefeitura", ressalva o Bernardelli.

O gerente explica que a licitação para os abrigos está sendo preparada, mas a implantação dependerá da conclusão do rebaixamento da linha férrea na Avenida 19 de Dezembro. A Urbamar, que administra as obras, assegura que o rebaixamento deve ficar pronto no final deste ano ou começo de 2012.

Bernardelli afirma também que a Setran está preparando projeto para uma segunda pista de ônibus ao lado do terminal urbano. A nova pista começará na Avenida Duque de Caxias até o terminal. "O objetivo é colocar mais ônibus de transporte urbano ali", aponta ele, explicando que, após a mudança, serão retirados os pontos de ônibus da Duque de Caxias e da rua do terminal urbano, que, segundo ele, "é provisório há cerca de 20 anos, "mas é provisório". Ele diz que não tem informações sobre o local onde seria instalado o novo terminal urbano.

O diretor-presidente da Urbamar, Fernando Camargo, diz que, no futuro, todo terminal de ônibus e o trem de passageiros será subterrâneo. "Mas isso é um anteprojeto, nem há prazo ainda." "Maringá está se preparando para o futuro, para ter um sistema de transporte coletivo subterrâneo, tanto de ônibus quanto de trem", completa.

Queixas

Enquanto o poder público estuda mudanças para o terminal metropolitano, os usuários lidam com o desconforto. A Praça Raposo Tavares conta com quatro pontos, todos alinhados na Avenida Joubert de Carvalho, para ônibus com destino a Marialva, Mandaguari e Mandaguaçu. Os abrigos não dão conta de tantos usuários e, quando chove, muitos esperam os coletivos debaixo d'água, equilibrando sombrinhas, guarda-chuvas e sacolas. "É lotado assim todos os dias", reclama o motorista Laércio Dias Sales, 31 anos, que mora em Marialva. "Piora quando chove. A gente paga o transporte e preciso de mais dignidade."

Para a doméstica Lídia Jane Magno, 46, o desconforto é pior para idosos e crianças. "Quando chove, a gente vê aquelas senhoras com guarda-chuva esperando na fila. Nem tem lugar para todas no abrigo. E quando há mães com crianças? Pior ainda. Maringá é uma cidade tão linda e por isso precisa ter um terminal melhor."

Fonte: O Diário

READ MORE - Em Maringá, Terminal metropolitano vai para Horácio Raccanello

Em Salvador, Plano Inclinado fica sem operar até segunda

Os usuários do Plano Inclinado Liberdade-Calçada (PILC) deverão ficar sem o serviço até a próxima segunda-feira (8). O ascensor foi desligado por volta das 14 horas desta quarta-feira, 3, após apresentar defeito em uma de suas rodas, conforme nota divulgada pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
Segundo o órgão, as providências já foram adotadas e o equipamento permanece em reparo. No período, a população tem como alternativa os ônibus ‘Amarelinhos’, que farão o percurso gratuitamente.

Fonte: A Tarde

READ MORE - Em Salvador, Plano Inclinado fica sem operar até segunda

Prefeitura de São Luís entrega mais 32 ônibus novos

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O prefeito de São Luís, João Castelo, presidiu, na manhã desta quinta-feira (04), a cerimônia de entrega de 32 novos ônibus à população da capital maranhense. Acompanhado do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, ele disse que há um diálogo permanente com os empresários do ramo, para que, a cada ano, possa ser renovada a frota e, consequentemente, seja assegurada a melhoria da qualidade do transporte coletivo da cidade.

“Estamos ultrapassando a meta traçada para renovação da frota”, disse João Castelo, lembrando que agora o sistema já conta com 312 ônibus novos. “A cada ano, vamos reduzir a idade média de uso destes veículos. Tudo será feito para que outros ônibus novos, modernos e confortáveis sejam colocados à disposição da nossa coletividade”, ressaltou o prefeito.

Os 32 ônibus fazem parte do compromisso firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, em fevereiro de 2010, para renovar, em aproximadamente 300 ônibus, a frota de coletivos da capital.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, explicou que todos os ônibus são acessíveis com elevadores, favorecendo maior tranquilidade às pessoas com deficiência. São carros longos com 16 metros de comprimento e três portas, próprios para Terminais de Integração.

Segundo Clodomir Paz, os 32 novos veículos são das empresas Taguatur, Santa Clara e Autoviária Matos e têm como principal objetivo proporcionar maior conforto aos usuários do sistema integrado de transporte das áreas Itaqui-Bacanga, zona rural e Bairro de Fátima.

Clodomir Paz frisou que, com a inserção destes novos veículos, está sendo cumprida a meta de renovação da frota, conforme compromisso firmado entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo em fevereiro de 2010.
Na ocasião, ficou acertada a troca de 300 dos 1.108 ônibus que atualmente rodam na capital maranhense.

Nova frota
Diante de diversos vereadores e secretários municipais, os cadeirantes Lindomar Rabelo e Antônio Nunes fizeram o teste de utilização dos elevadores nos novos ônibus. Castelo fez questão de cumprimentá-los, estendendo seus cumprimentos aos empresários e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SET).

Na solenidade, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Antônio Isaías Pereirinha, e também dos vereadores José Joaquim, Ivaldo Rodrigues, Vieira Lima, Josué Pinheiro, Chaguinha, João Batista Matos, Barbosa Lages e Silvino Abreu, o prefeito fez a entrega simbólica da chave de um dos novos ônibus a um motorista da Taguatur, Eliezer Diniz.

Durante a cerimônia, realizada no Anel Viário, Clodomir Paz frisou que a substituição destes veículos também possibilitará a redução da idade média dos ônibus que circulam no Sistema Integrado de Transporte de São Luís, conforme previsto em lei municipal.
O cadeirante Lindomar Rabelo elogiou os esforços do prefeito João Castelo, afirmando que os ônibus acessíveis diminuem, consideravelmente, as dificuldades das pessoas especiais.

Fonte: Jornal o Pequeno

READ MORE - Prefeitura de São Luís entrega mais 32 ônibus novos

Metrô de São Paulo planeja acesso dentro de Congonhas

O saguão do aeroporto de Congonhas (zona sul) poderá ter um acesso direito à futura estação Congonhas da Linha 17 - Ouro do Metrô.

A ideia da ligação foi apresentada pela Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) à Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), segundo a Folha de S.Paulo.

O acesso dentro do aeroporto até a futura estação Congonhas poderá ser feito por um túnel ou uma espécie de viaduto.

O acesso pelo saguão depende porém da intenção de tombamento de partes do aeroporto. Inaugurado em 1936, o terminal tem valor urbanístico por ser o primeiro grande aeroporto urbano de São Paulo. Além disso, mescla art déco com moderna e possui painéis de artistas como Di Cavalcanti.

Algumas áreas, tais como a utilizada anteriormente pela Aeronáutica na asa norte do terminal, antigo hangar da Vasp e saguão, são de interesse da Infraero. Isso porque a estatal planeja obras de ampliação no local.

Se o conselho tomar essas áreas, as obras serão dificultadas, assim como a instalação do acesso.

18 km de extensão

A Linha 17 - Ouro teve o contrato de implantação assinado no mês passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A previsão é de que ela tenha 18 quilômetros de extensão e 18 estações. Com custo previsto de R$ 3,1 bilhões, deve atender cerca de 250 mil pessoas por dia. e a intenção do governo é que ela comece a operar a partir de 2015.





READ MORE - Metrô de São Paulo planeja acesso dentro de Congonhas

Os motivos que levam à preferência pelo BRT em Salvador

As dúvidas a respeito do modelo ideal de transporte urbano a ser implantado em Salvador ainda são muitas, porém, as vantagens do BRT (Bus Rapid Transit) sobre o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) cada vez mais apontam para a escolha deste modal composto por corredores exclusivos de ônibus e grande capacidade de passageiros.

A declaração da ministra do Planejamento Miriam Belchior de que as licitações do governo, especialmente no setor de transportes, vão dar preferência a obras que tenham projeto executivo, deve interferir diretamente nesta escolha. O BRT é único modelo que obedece tal critério.

A principal discussão gira em torno da escolha de um transporte sobre trilhos ou de um corredor exclusivo para ônibus que corte toda a cidade. No último mês de junho, o governo estadual, por meio do secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro, anunciou que a capital baiana possuiria os dois meios de transporte. Salvador será interligada a Lauro de Freitas com um transporte sobre trilhos implantado na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), um dos pontos de maior tráfego da capital baiana.

O principal benefício do projeto é o de viabilizar o metrô do ponto de vista econômico. Dos seis quilômetros que possui atualmente, ele passaria a ter 34, se incluído o trecho até a Estação Pirajá, ainda em construção. Os demais pontos da cidade seriam abastecidos pelo BRT. Em contrapartida, a execução deste projeto consumiria cifras astronômicas, previstas em até R$ 3 bilhões, além do extenso tempo que demandaria para sua execução.

Representantes da prefeitura, por sua vez, elegem corredores exclusivos de ônibus com grande capacidade de passageiros, ou seja, o BRT, como meio ideal para fazer a ligação entre os municípios, além de cortar toda a cidade.

A União dos Bairros Pela Mobilidade Urbana alerta sobre a existência de um estudo sobre a implantação de uma Rede Integrada de Transporte (RIT), com abrangência em toda capital baiana. O modelo proposto prevê 78 km de BRT e 12 km de Metrô. Diferentemente dos 22 km de metrô proposto pelo governo do estado. De acordo com a proposta, com o mesmo dinheiro, Salvador teria 90 km de vias exclusivas para transporte, 65 novas passarelas, 26 terminais de transbordo, 58 novos viadutos, 13 novos pontilhões e 10 passagens subterrâneas.

A entidade critica ainda o fato de o modelo proposto pelo governo não contemplar regiões periféricas da cidade, a exemplo do Subúrbio, Cajazeiras, Castelo Branco, Rio Sena, Liberdade, Pau Miúdo, São Caetano, Valéria, São Cristóvão, Boca do Rio e demais bairros populosos que, segundo a RIT, teriam caído no esquecimento.

A escolha pelo BRT é endossada pela diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Ângela Levita. “A opção por BRT em Salvador é devido a sua adequação à nossa problemática de topografia, de uso do solo e da formatação dos movimentos da demanda, ou seja, onde estão as origens e os destinos das viagens. Esta é a melhor opção para a mobilidade de nossa capital”, afirmou. Para as obras de BRT, estão previstos investimentos da ordem de R$ 570 milhões.

A definição sobre qual modal será adotado em Salvador deve ser anunciada nos próximos dias. No total, foram enviados ao governo do estado sete projetos, todos de empresas privadas. A expectativa é de que o lançamento do edital de licitação, que seguirá o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), ocorra no mês de agosto. As obras devem começar no início de 2012 e acabar em 2014, antes da Copa do Mundo.

  Propostas apresentadas

A apresentação dos sete projetos que participaram do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) ocorreu no dia 7 de junho deste ano, com transmissão ao vivo pela internet. Um workshop foi promovido para que as empresas e consórcios participantes do processo exibissem seus projetos ao Grupo de Trabalho Executivo (GTE), responsável pela avaliação das propostas.

O consórcio entre o Setps e a Odebrecht Transport propôs a implantação do BRT em duas fases, a primeira, de 41,9 quilômetros, concluída até 2014, e a segunda, de 36,1 quilômetros, interligaria o aeroporto de Salvador ao metrô e ao sistema ferroviário suburbano até 2016. O projeto com custo final de R$ 2,9 bilhões teria 173 estações e terminais, 58 viadutos, 14 pontilhões e 13 túneis, além de ciclovias e calçadas. A capacidade máxima do sistema é de 45 mil passageiros por hora.

A Camargo Correia e Andrade Gutierres, consórcio que também é responsável pela execução das obras e implantação do polêmico Metrô de Salvador, propôs a execução de um metrô de superfície. São 23 quilômetros de linha ligando o município de Lauro de Freitas à Rótula do Abacaxi, passando pelo Aeroporto de Salvador, canteiro central da Paralela e Iguatemi. O projeto que seria implantado em três fases teria o custo final de R$ 2,9 bilhões.

A ATP Engenharia também apostou em um metrô de superfície. Inspirada no sistema de transporte coletivo da cidade do Porto, em Portugal, a proposta contempla a implantação de trilhos entre Lauro de Freitas e Rótula do Abacaxi. Seriam 23 quilômetros de vias exclusivas, construídas em nível de solo, com 19 paradas e capacidade de transportar 60 mil passageiros por hora. O projeto contempla também a integração por um sistema complementar de BRT passando pelas avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar. O custo é de R$ 3 bilhões.

Obras divididas em fases

Outra que aposta no metrô de superfície é a Invepar Investimentos, que inclui a OAS e administra a Estrada do Coco e Linha Verde. O projeto possui duas linhas, uma com 20,5 quilômetros, de Lauro de Freitas à estação do Acesso Norte, e outra, com 12 quilômetros, entre Estação da Lapa ao bairro de Pirajá. O custo do projeto é de R$ 3 bilhões. A proposta atenderia aproximadamente 37,8 mil passageiros por hora, podendo chegar a 80 mil.

O grupo baiano Prado Valladares adotou o sistema tipo trollebus, ou BRT elétrico, podendo evoluir até 2030 para metrô. São 41 quilômetros de vias aéreas, composta por pistas elevadas, passarelas e ciclovias. O projeto custa R$ 2,4 bilhões e atenderia 22 mil passageiros por hora até 2014, evoluindo progressivamente até atingir o topo de 60 mil, com a migração do sistema para metrô. A proposta prevê 26 paradas, 126 pontos de acesso às ciclovias e passarelas, e três rodoviárias, uma em Lauro de Freitas, outra em Valéria e a última em Simões Filho.

Com o sistema BRT, a proposta da Metropasse interligaria o centro de Lauro de Freitas à estação da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O projeto possui 75 quilômetros de vias exclusivas e contempla a construção de viadutos, passagens subterrâneas e passarelas. Orçado em R$2 bilhões, o sistema possui capacidade inicial de 18 mil passageiros por hora, atingindo o topo de 38 mil, em 2039.

O Grupo Queiroz e Galvão apostou no sistema de monotrilho, um trem encaixado em um único trilho em nível elevado, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. O projeto de 25 km, com 23 paradas, interligaria o aeroporto à Rótula do Abacaxi, passando pela Paralela e seguindo até a Pituba. O custo do projeto é de R$ 2 bilhões e atenderia aproximadamente 49 mil passageiros por hora, em uma velocidade média de 35km/h, com tempo médio de 25 minutos embarcado.



READ MORE - Os motivos que levam à preferência pelo BRT em Salvador

CBTU lança bilhete comemorativo dos 25 anos do metrô de BH

Desde de segunda-feira, os usuários do metrô de Belo Horizonte podem adquirir os bilhetes de uma edição histórica de bilhetes para comemorar os 25 anos de operação na capital. Os bilhetes comemorativos são do tipo unitário, ida e volta e múltiplo de dez viagens.

A série especial está sendo vendida pelo mesmo preço praticado atualmente nas bilheterias do metrô, sendo recolhidos pelos bloqueios da mesma forma que os bilhetes regulares, que também terão validade e utilização garantidos.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Belo Horizonte (CBTU-METRÔ BH), serão de 3 milhões e 780 mil peças estampadas com a logomarca dos 25 anos. A tiragem especial estará disponível para compra em todas as 19 estações do sistema, das 5h15 às 23h, até o esgotamento do lote.



Informações do Estado de Minas


READ MORE - CBTU lança bilhete comemorativo dos 25 anos do metrô de BH

Em Salvador, Internautas organizam protesto para marcar os 12 anos da obra do metrô

As obras do metrô de Salvador completam 12 anos em 2011, sem conclusão e sem nenhuma das etapas ter sido finalmente aberta ao público. Para lembrar a data e em protesto, internautas soteropolitanos pretendem ir às ruas reclamar.

Uma manifestação marcando estes 12 anos está sendo marcado pelo Facebook. "Com um trecho de míseros 6 km, já é o metro mais caro por km do mundo", diz a descrição na página do evento, que já conta com a confirmação de quase 6 mil pessoas pela internet.

A manifestação "Aniversário 12 anos do metrô de Salvador" está marcada para as 16h30 do dia 11 - a próxima quinta-feira - no canteiro central da avenida Bonocô, com concentração já a partir das 14h30.

Obras
Até o final do ano, a primeira etapa do metrô, que vai da Lapa à Rótula do Abacaxi, ainda vai consumir R$ 85 milhões do governo federal. Segundo o secretário municipal da Casa Civil, João Leão, o valor está garantido pelo Ministério das Cidades e será aplicado na construção de uma estação na Bonocô, além de estacionamentos e passarelas ao longo do percurso e um pátio de manobra.

O dinheiro, no entanto, não tem data para ser liberado - o que acontecerá de acordo com as necessidades. “À medida que formos tocando a obra, mandamos a nota para a CBTU, ela vai lá, fiscaliza e, se estiver tudo certo, libera o dinheiro”, explicou Leão. Ele estima que, em janeiro de 2012, esta primeira etapa esteja liberada para testes.

Para a segunda etapa (até Pirajá), engenheiros do Exército apresentaram um orçamento de valor não divulgado na última semana.



Fonte: Correio 24 Horas


READ MORE - Em Salvador, Internautas organizam protesto para marcar os 12 anos da obra do metrô

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960