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Em Goiânia, Transporte coletivo tem nota 3,5

terça-feira, 2 de agosto de 2011

À ausência de corredores exclusivos, ao excesso de automóveis nas ruas, à queda gradativa da velocidade média das viagens, à superlotação e a todo o desconforto enfrentado pelo usuário, soma-se mais um gargalo do transporte coletivo de Goiânia: fiscalização ineficiente. Há menos de um fiscal escalado por dia, por terminal.

Dos 43 fiscais existentes, a reportagem apurou que apenas 27 estão atuando para cobrir os 19 terminais da região metropolitana. Os demais estão afastados ou em desvio de função. Como o trabalho é feito em sistema de escala, o resultado é menos de um fiscal por dia em cada terminal. Eles são responsáveis pela fiscalização de motoristas e empresas que operam 12 mil viagens por dia.

A realidade do sistema se reflete na insatisfação do usuário: pesquisa Serpes revela que 82% dos goianienses que aceitaram avaliar e dar uma nota reprovam o transporte coletivo, com notas de 5 para baixo. Dos abordados, 46% não opinaram e 54% deram notas ao sistema. Os dados são da pesquisa, que apurou a opinião sobre o serviço em 21 bairros de todas as regiões da capital. Numa escala de 1 a 10, a média ficou em 3,5. Apenas 18% dos que avaliaram concederam nota superior a 6 e 1% deu nota 10.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 20 de julho, período que compreende as datas das mortes do garoto Gabriel Henrique da Costa, de 7 anos, e da diarista Maria Zulmira Gerolineto, 57 anos, atropelados em terminais de Goiânia ( Leia detalhes da pesquisa em reportagem nesta página ).

As mortes de Gabriel e de Maria Zulmira levaram a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) a divulgar que 43 fiscais estariam em atividade. E os dirigentes do órgão - controlado por indicados do governo estadual e das prefeituras de Goiânia e de Aparecida - foram unânimes em afirmar que os acidentes não tiveram relação com a fiscalização, que esta seria "eficiente". Mas fiscais ouvidos pela reportagem revelam ser apenas 27 os profissionais responsáveis por todos os terminais da região metropolitana.

Eles trabalham em duas escalas: das 6 horas ao meio-dia e das 13 horas às 19 horas. Ou seja, entre meio-dia e uma da tarde, e após as 19 horas, não há fiscalização nos terminais. "Dá para saber o número de fiscais de acordo com a Ordem de Serviço, que é distribuída por semana. Da semana passada para essa (a ordem) subiu 27 números. Um exemplo, 30/2011 para 57/2011. Então atualmente existem 27 fiscais e desses alguns estão de atestado (médico)", disse um fiscal, em e-mail enviado à reportagem. A denúncia também diz que terminais ficam desassistidos de fiscalização inclusive em horários de pico.

Em conversa por telefone, outro fiscal confirmou o número e disse que acompanhou o treinamento da última turma de concursados, convocados em 13 de maio de 2011. "Colocaram um coordenador para ficar com os novatos. Em duas semanas, ele passou o que lembrou de passar e já colocou o pessoal sozinho nos terminais", disse, ressaltando: "Não existe programa de treinamento".



Fonte: O Popular
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Passagens de ônibus estão R$ 0,20 mais caras em Ribeirão Preto

O transporte coletivo está mais caro a partir desta segunda-feira (1º). Os mais de três milhões de passageiros  mensais do transporte coletivo vão pagar R$ 0,20 a mais por passagem em Ribeirão Preto. O bilhete único sofreu reajuste de R$ 2,40 para R$ 2,60 e o integrado passa de R$ 2,60 para R$ 2,80.

Os aumentos, 8,33% para bilhetes únicos e 7,69% para o integrado, foram aprovados na última sexta-feira (29), 21 dias após o pedido de reajuste ser protocolado pelas empresas Turb, Rápido D'Oeste e Transcorp, responsáveis pelo transporte da cidade.

O pedido foi analisado pela Contur (Conselho Municipal de Turismo) e prefeita Dárcy Vera e está abaixo do pedido pelas empresas comissionadas, que queriam aumentar em 15% o valor das passagens, subindo para R$ 2,76. Este valor estava baseado no cálculo total da planilha de custos das empresas responsáveis pelo transporte.

Segundo o sindicato patronal, o valor final é referente ao aumento de salário dos motoristas (9,5%), valor na compra de veículos novos (17%), combustível (4,5%), fiscalização e ISS (4%) e mão de obra (9,5%). Em 2010, os patrões reivindicaram R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40. Em 2009, a tarifa calculada pela Transerp foi de R$ 2,35 e fechada em R$ 2,30.

A Transerp disse em nota que a nova tarifa é uma das menores do Estado de São Paulo em comparação com cidades do mesmo porte habitacional. A frota de ônibus de Ribeirão Preto, que hoje é de 312 veículos, recebeu 29 unidades novas no último ano. Circulam pela cidade 75 linhas, além do “Leva e Traz” que é custeado pelas empresas. São, segundo o Sindicato, cerca de três milhões de passagens por mês.



Fonte: EPTV

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Intervenções no trânsito Recife não são suficientes. Transporte público é a solução

Esta segunda-feira (1º) é dia de volta às aulas. Se os estudantes se preparam para iniciar as atividades do segundo semestre do ano letivo, os motoristas também devem ficar prontos, neste caso, para ter mais paciência. O trânsito que já está complicado por conta das chuvas e dos milhares de buracos que surgiram nas ruas, promete piorar.


Nas últimas semanas, a Prefeitura do Recife vem realizando uma série de intervenções no trânsito da Zona Norte com o objetivo reduzir os engarrafamentos. Mas ainda não é possível sentir uma melhora significativa, principalmente em relação às mudanças na Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários da cidade. Embora o tráfego na avenida tenha melhorado, as vias locais e as ruas do entorno continuam congestionadas, principalmente no bairro do Espinheiro. Um conserto da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Rua da Hora contribui para aumentar o engarrafamento. De acordo com o órgão, se não chover, o problema na via será resolvido até a próxima quarta-feira (03).

Para o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) César Cavalcanti de Oliveira, a solução não está apenas em realizar intervenções no trânsito ou até mesmo aumentar o sistema viário.  É preciso mudar "o foco" das ações. Segundo ele, os projetos e as grandes obras estão voltadas para os motoristas, quando deveriam beneficiar os usuários do transporte público, pedestres e ciclistas.  

"Cerca de 30% da área do Recife é ocupada por ruas e avenidas, além disso já contamos com sistema viário, que sejá consolidado com a construção da Via Mangue. O equilíbrio acontecerá quando a população passar a utilizar menos o carro, e assim se moldar à nova realidade da cidade. O crescimento da frota de veículos chegou ao limite. Mas, para isso, é preciso que os gestores ofereçam um transporte público de qualidade e outras alternativas", explica o professor.


Enquanto a população do Estado cresce 1% ao ano, o número de carros aumenta em média 7% e o de motos, 15%, no mesmo período. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), 613.296 carros circulam hoje na Região Metropolina. O número praticamente dobrou em dez anos. No ano 2000, eram 395.742 automóveis.

O aumento na quantidade das motos impressiona ainda mais. Hoje, 207 mil motociclistas circulam no Grande Recife. Em 2000, eram 48.910 (confira abaixo o gráfico com dados do Recife, RMR e Permanbuco)

"Qualquer fenômeno que cresça 7% ao ano dobra no período de dez anos. Muitos dizem que o trânsito vai parar em 2020. Não concordo com essa afirmação. As pessoas serão forçadas a procurar outras alternativas. Certamente, os gestores deverão implantar sistema de rodízio e estabelecer outras proibições. O valor dos estacionamentos também deverá subir", analisa César Cavalcanti.

Já o número de ônibus não acompanhou o ritmo dos carros e motos. Segundo o Grande Recife Consórcio Metropolitano, 2.900 coletivos circulam atualmente na RMR. No ano de 1999, eram 2.550, entre ônibus sanfona, tradicional e micro-ônibus. Os veículos estão distribuídos em 385 linhas e transportam, diariamente, cerca de 2 milhões de passageiros, em 25 mil viagens. 

Como o transporte público ainda deixa muito a desejar, o pernambucano não é incentivado a deixar o carro em casa e procurar outras alternativas para se deslocar. As pessoas não costumam dar carona, por exemplo. Embora a capacidade de um carro passeio seja transportar até cinco pessoas, os veículos do Estado transportam uma média de 1,4 pessoa.

Para o professor da UFPE, infelizmente, ao invés de os governantes aumentarem a preocupação com o transporte público, acontece ao contrário. A avenida Herculano Bandeira, um dos principais corredores de acesso à Zona Sul, é um exemplo. Uma das cinco faixas da avenida era exclusiva para o tráfego de ônibus. Hoje, os automóveis são autorizados a trafegar na faixa.


Outra falha detectada pelo professor está na obra de duplicação do viaduto Capitão Temudo, que deverá ser inaugurada pela Prefeitura do Recife neste segundo semestre. "O projeto não prevê ciclovia e nem calçada para pedestres. Para se deslocar do Centro à Zona Sul, só dentro de um veículo", alerta o professor, lembrando ainda que "somos todos pedestres, por isso é importante favorecer o nosso deslocamento. Enquanto os países europeus aumentam suas calçadas, as nossas estão cada vez mais estreitas, cheias de buracos e sem acessibilidade".

Atualmente, as ciclovias do Recife são utilizadas basicamente para a prática de exercícios físicos. Por não terem ligação, o ciclista tem receio de pedalar entre os carros até encontrar outra via exclusiva para ele. Uma ciclovia no Capitão Temudo possibilitaria uma ligação com a ciclofaixa do Centro do Recife e a ciclovia da avenida Boa Viagem, racíocina o professor.

O professor César Cavalcanti também opinou sobre a intervenção realizada pela prefeitura na Conde da Boa Vista, Centro do Recife. "A ideia de transformar a Conde da Boa Vista em um corredor de ônibus foi correta, mas a implantação do projeto foi totalmente errada. Existem falhas no número e no direcionamento dos semáforos, na construção das plataformas, e vários outros erros. O projeto necessita de modificações".

VIA MANGUE - A Prefeitura do Recife iniciou, no último dia 15 de julho, mais um trecho da intervenção da Via Mangue. As ações estão sendo realizadas na Avenida Sul onde os técnicos estão trabalhando na cravação das estacas que servirão de base para a construção da alça ligando a Via Mangue ao Capitão Temudo. Além desse trecho, as obras foram iniciadas também na área da Praça Abelardo Rijo, no Cabanga.

A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75 km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37 km. De acordo com a presidente interina da URB, Flaviana Gomes, a Via Mangue vai melhorar o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.


Fonte: JC Online
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Em Manaus, Mais 60 novos ônibus devem chegar até quarta

Está prevista para a próxima quarta-feira (3) a chegada de mais 60 novos coletivos a Manaus. O comboio, vindo de balsa da cidade de Porto Velho (RO), tem previsão de atracar no porto da Sanave, na Compensa, Zona Oeste.

O prazo de liberação dessa nova frota ainda não foi estipulado, pois todos os ônibus precisam passar por avaliação mecânica antes de serem autorizados para circular nas ruas.

Até o fim deste mês, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o sistema de transporte coletivo da capital terá a frota elevada de 1,1 mil para 1,6 mil ônibus.

Segundo a assessoria de imprensa da SMTU, a prefeitura ainda não foi oficialmente comunicada sobre a chegada dos ônibus e a apresentação da nova frota, mas garantiu que o prazo de chegada dos coletivos não passa desta semana.

No último dia 12, outros 13 ônibus chegaram a Manaus. As linhas passam por um processo de avaliação e análise mecânica e devem ser encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para receber o documento de liberação.



Fonte: Em Tempo
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Greve de ônibus em Fortaleza começa à partir da meia noite de hoje

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) afirma que vai iniciar às 0h desta terça-feira (2) paralisação de 70% dos serviços rodoviários de Fortaleza. Segundo o primeiro suplente da executiva do Sintro, Tobias Brandão, a greve foi protocolada na última sexta-feira (29) e o sindicato respeitou o prazo legal de 72 horas para iniciar a paralisação.

Segundo Brandão, 30% dos servidores vão trabalhar, para garantir a legalidade da greve. Os servidores reivindicam aumento salarial de 9,9%, aumento do vale-refeição (R$ 6,50 para R$ 7,00) e da cesta básica, de R$ 55,50 para R$ 70. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindiônibus) se propõe a fazer reajuste salarial de 6,5%.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) diz que não foi comunicada a respeito do protocolo da greve. Segundo a Etufor, as empresas de ônibus que não funcionarem com 100% do efetivo serão penalizadas.

A Etufor disponibiliza em seu site um relatório operacional com a movimentação das frotas do transporte público de Fortaleza, via GPS. A empresa indica aos usuários de ônibus que chequem o relatório para saber se há linha de ônibus disponível na região onde de itinerário.

O Sintro afirma que pode suspender as paralisações caso representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) aceite as reivindicações. Sintro e Sindiônibus farão uma nova rodada de conciliação na próxima quinta-feira (4) na tentativa de chegar a um acordo.



Fonte: G1.com.br

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No Rio, Nova via expressa já rasga a Zona Oeste

Primeiro dos quatro corredores de ônibus a ser inaugurado, a Transoeste — que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz — já começou a mudar os bairros que serão cortados pelo BRT. Cinco favelas no Recreio e em Guaratiba deixaram de existir. No lugar onde estavam, começa a aparecer o alargamento da Avenida das Américas e o viaduto no entroncamento com a Avenida Salvador Allende para chegar ao Túnel da Grota Funda.

O corredor vai provocar a racionalização da frota de ônibus na região. A Secretaria Municipal de Transportes adiantou que 40% das linhas, como Barra-Santa Cruz e Barra-Campo Grande, serão transferidas para o sistema BRT. Mas a facilidade que a Transoeste trará para que moradores de outras região cheguem à Barra e ao Recreio preocupa moradores desses bairros. Eles temem a falência do comércio, a favelização e o crescimento da violência.

Brasil: ficará repleta de favelas e degradará a região”, desabafou o presidente da Associação de Moradores do Recreio, Dair José Zanoteli.

O secretário municipal de Urbanismo, Sergio Dias, rebate: “Não há desvalorização de área porque você permite o acesso a pessoas de outras classes. É um elitismo atemporal: a melhoria do transporte público é uma evolução numa cidade”.


“Não temos estrutura para suportar esse corredor. Ele é viável para quem vem trabalhar aqui. Essa é uma futura Avenida


Informações: O Dia Online

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Prefeitura de São José dos Pinhais discute integração no transporte público

A Prefeitura de São José dos Pinhais realiza hoje uma audiência pública sobre a concessão do serviço de transporte público. O principal objetivo é discutir e ouvir as sugestões e necessidades da comunidade para o transporte público do município. Um dos principais pontos do projeto que será apresentado pela Prefeitura é a integração total das linhas urbanas de São José, uma reivindicação antiga da população. Atualmente, o transporte público de São José dos Pinhais funciona no modelo de integração parcial dentro do município por meio do cartão VEM — os usuários que possuem cartão eletrônico pagam metade da tarifa na segunda passagem para linhas internas.
Foto: Jonas Ctba
“Este sistema de bilhetagem eletrônica é o único meio imediato de conseguirmos fazer a integração total das linhas urbanas de São José. Além disso, é um sistema que traz segurança para os usuários, que não precisam andar com dinheiro e nem com o antigo vale transporte em papel, correndo o risco de serem assaltados e, também, traz segurança para os cobradores e motoristas, que não precisam dar troco e nem transportar um volume muito grande de dinheiro. Este modelo de integração também traz a diminuição no tempo de percurso para o usuário, que não fica preso aos terminais físicos, podendo embarcar, de forma integrada, em qualquer ponto de ônibus”, destaca Luis Scarpin, secretário municipal de Urbanismo de São José.

Outra nova proposta é o pagamento de apenas 75% da tarifa (com a tarifa atual, seria um valor de R$ 1,65), para quem utiliza apenas os ônibus alimentadores. “Quem sai da Borda do Campo hoje e quer ir apenas ao Afonso Pena, por exemplo, pagaria apenas esses 75% da passagem. É o que já acontece para o cidadão que precisa sair das áreas rurais e ir até o São Marcos”, explica o secretário de Urbanismo.
Outros pontos do projeto elaborado, como o plano de transporte, a planilha de cálculo tarifário e o modelo de gestão do transporte também serão apresentados durante a audiência. Além da integração total, o projeto prevê, ainda, um controle de frequência das linhas e do cumprimento dos horários e itinerários dos ônibus. A audiência pública acontece no Auditório da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, das 18h30 às 21 horas.

Fonte: Bem Paraná
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Em Salvador, Depois do Metrô, a polêmica agora é sobre o sistema BRT

A possibilidade de o sistema BRT (Bus Rapid Transit) ser implementado em Salvador ganha cada vez mais força. A declaração da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante a apresentação do primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento para o período de 2011 a 2014 (PAC 2), de que as licitações do governo, especialmente no setor de transportes, vão dar preferência a obras com projeto executivo, pode ter efeito direto sobre a escolha do modal de transporte público que traria mobilidade urbana a Salvador.

Levando em consideração esse critério, segundo informações do próprio secretário da
Casa Civil João Leão (PP), apenas o BRT poderia ser escolhido.

Pois, de acordo com ele, o único modal que possui projeto pronto, elemento essencial para licitar a obra e, diga-se de passagem, aprovado pela Caixa Econômica Federal desde 2010, é o BRT.  “Temos
planos de colocar o metrô nos trilhos e ampliá-lo. A meta, na verdade, é fazer uma revolução no transporte público de Salvador, mas é uma questão de bom senso.

O BRT neste momento é o mais viável, pois, além de ter projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal, possui um montante de   R$ 570 milhões liberados, valor necessário para sua implementação, enquanto o VLT custaria R$ 2,7 milhões”.

Mais além, o pepista declarou ainda que se o governo estadual, que é responsável pelo processo licitatório, quiser, pode licitá-lo na semana que vem e no prazo de seis meses a população já estaria desfrutando do Bus Rapid Transit. “No entanto, a função da prefeitura não é brigar com o governo, mas sim chegar a um denominador comum. Contudo, não posso negar que o BTR é o mais viável e essa não é apenas a minha opinião, como também do ministro Mário Negromonte”.  

Uma reunião, conforme Leão, entre ele, o prefeito João Henrique, o governador Jaques Wagner e o ministro, com intuito de debater as declarações da ministra Miriam Belchior, será agendada para esta semana ainda.  “Mas, na minha ótica, a ministra está certíssima. Salvador não pode perder esse dinheiro. Tem ainda resguardado R$ 2,3 milhões para a área de mobilidade urbana, o que nos permitirá levar o metrô até Cajazeiras, São Cristóvão, entre outros bairros.

Ministério das Cidades reforça

Reforçando, o Ministério das Cidades informou oficialmente que vai vetar qualquer mudança pretendida por cidades nas obras para transporte visando a Copa de 2014. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Cuiabá e Salvador estão no rol das cidades que estariam sofrendo pressão para modificar seus projetos de BRT por VLT ou metrô. Os projetos são mais caros e não ficariam prontos para o evento.

Para fazer as mudanças, as cidades precisam de aval do ministério, já que as obras são financiadas pela Caixa Econômica Federal. Segundo o ministério, serão seguidas as orientações do governo dadas pela presidente Dilma Rousseff em reunião com governadores e prefeitos neste ano: as obras devem estar contratadas até dezembro próximo e finalizadas até dezembro de 2013.


Vale lembrar que em entrevista exclusiva à Tribuna, o ministro Mário Negromonte desde maio já havia antecipado que Salvador deve adotar o BRT como modelo de transporte coletivo para Copa do Mundo na cidade.

Segundo o executivo do governo federal, a presidente Dilma Rousseff solicitou a ele e ao ministro do Planejamento, Antonio Palloci, que as subsedes do evento mundial mantenham os projetos originais de transporte, entre elas a capital baiana, que apresentou o BRT como principal modalidade a ser implantada.

“A presidente pediu que nós anunciássemos em todas as cidades que os projetos não podem mais ser mudados porque não temos tempo, nem dinheiro para isso. Com isso fica inviável qualquer mudança também em Salvador. Além disso, já temos garantidos R$ 570 milhões para o BRT”, justificou. O sistema foi indicado para a prefeitura de Salvador pelos empresários de ônibus, para ser uma opção ao VLT.

Se for assim, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado pelo governo do Estado, que definiu um modelo sobre trilhos para as estruturantes – embora não tenha decidido qual será a tecnologia usada –, corre risco de perder a validade. O secretário estadual de Planejamento Zézeu Ribeiro foi procurado pela reportagem, mas não foi encontrado.



Informações da Tribuna da Bahia

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