Neste sentido, a implementação de um modal integrado, uma das obras a serem realizadas por conta da Copa do Mundo de 2014, ganha muita importância. Oliveira ressalta que, independente de qual opção, seja o Bus Rapid Transit (BRT) ou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), é imprescindível que a qualidade das vias melhore.
Para Alves, a principal intenção das alterações no transporte público deve frear a migração da população dos ônibus para veículos de passeio e motos o que é um círculo vicioso. "A dificuldade na fluidez do transporte coletivo motiva as pessoas a comprarem carros e motos. Com mais veículos, a trafegabilidade das vias fica ainda mais prejudicada".
Atualmente, parte da população que pode contar com veículo próprio sequer cogita a hipótese de deixar o carro na garagem para utilizar os ônibus em algum trajeto. Com o novo modal e mudanças estruturais nas linhas, Oliveira acredita que haverá um grande número de pessoas dispostas a fazer uso dos transportes em massa nos trajetos dentro da Capital. "É fundamental que sejam bem planejados e, sobretudo, bem operados".
Fonte: Gazeta Digital